quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Analise do mapa da Queda da Bastilha.

Por Isa Saints.

Liberté, Egalité, Fraternité o início. 

Sem dúvida alguma a Revolução Francesa é um dos maiores marcos civis que estão registrados na história do Ocidente. A queda da monarquia, o início da busca pela ciência e tecnologia como mecanismo de sabedoria e orientação para o ser humano, o desenvolvimento social e abertura do mercado para os burgueses da época, além da implementação da democracia ainda que mais distante do que temos hoje que surgiu após este movimento nascido com a Queda da Bastilha, evento este que iremos analisar agora e compreende-lo do ponto de vista Astrológico. Este é sem duvidas um dos evento históricos que mais gosto no mundo todo. 

Vamos a ele então! Há algumas especulações quanto ao horário em que a Bastilha caiu. Num livro escolar de 2013 no qual estudei sobre este tema, nos falava que a Bastilha caiu anoite após as 18 horas mas antes da 0 horas. Já as fontes históricas indicam o horário das 22 como sendo o horário que a Bastilha caiu. Em outras fontes, desde o início do dia a Bastilha estava sitiada e veio a Cair de fato anoite. Trabalharei aqui com o horário das 18 horas,pois é aquele em que mais identifico com os acontecimentos do dia. Neste mapa utilizando o horário é os da 18 horas do dia 14 de Julho de 1789- Paris, França.

O Ascendente do evento caí em Sagitário aos 23° nos termos de Saturno e em trigono a Lua na casa 5 em Áries e em quadratura a Saturno na casa 4 em Peixes. Vemos a bestialidade sagitariana unida a necessidade de liberdade, pregresso e expansão do povo que se impôs perante o mundo quebrando paradigmas e uma cultura a muito estabelecida, vide o regente do Ascendente se dirigir para os temas da casa 9. As novas filosofias de mundo e culturais foram a pólvora que alimentaram e ergueram este ato de violência, ruptura e conquista. Júpiter se encontrava em Leão um signo bestial e do fogo. Unido a Urano, este Júpiter veio romper com as antigas regras do jogo e implementar um novo governo, tema tipicamente leonino: governo e poder. Por ser a casa do Sol e este não estava em casa, mas sim no signo anterior na casa 8, olhamos para este sol de casa 8 em aparente antecipação a morte do seu rei que já estava com seus dias contados e o quanto a vontade do Ascendente – povo era soberana até mesmo a seu poder. Não deu para o Lulu XVI. Este posicionamento representa muito o quanto a soberania do reino e a lealdade ao rei que estavam em seu fim, que viriam de uma maneira inesperada e violenta, mas eficiente como Leão.  

Vênus também participa deste ajuntamento lá na casa 9 em Leão, sem maiores dignidades e regente da casa 11 representante do ajuntamento populacional e a coligação entre diferentes grupos sociais que se alinhavam inteiramente aos designíos do regente do Ascendente e de seu regente- Júpiter. Mas não só isto, as questões financeiras e de classes influenciaram profundamente o estouro que foi esse momento histórico e brutal. Foram as decisões reais e seus conselheiros que acarretaram em um estresse social que marcaria o fim das antigas instituições de poder no país e no mundo. Essa Vênus que representa o povo unido, aplica um Sextil a Marte na casa 7 representante do armamento e dos exércitos que não vieram de fora, mas de dentro. Com o dispositor do Marte sendo Mercúrio em conjunção separativa ao Sol na casa 8, demonstrava o quanto a força e luta estava concentrada para as autoridades nacionais, e não internacionais cujo o alvo era principalmente o Rei que por não estar forte mas ainda assim era o rei- Sol, acreditou que poderia impedir que a revolta se espalhasse apenas com sua palavra e direito soberano de governar. Isso não aconteceu, pois Júpiter favoreceu o Povo e a Luta armada em sua conjunção a Vênus e Sextil a Marte e a falta de aspecto ao astro rei que estava em sua Exaltação no momento enquanto júpiter se encontrava em sua casa. Houve assim a troca de poder, do governante para os governados. 

Este povo revoltado, armado e belicoso estava descrito no posicionamento da Lua em Áries na casa 5, que aqui representa a repulsa social aos luxos e extravagancias da corte, tema desta casa neste mapa. Áries um signo quente e seco, bestial e tipicamente associado a fúria e a violência dispunha sobre os temas da casa 8, indicando o alto índice de morte oriundo das ações populares e do uso intenso de armas vide, a tão famosa guilhotina que foi implementada durante a Revolução Francesa como principal instrumento de morte. O caráter Lunar ariano demonstra também o quanto essa revolta estava apenas começando dado o fato de que a Tomada da Bastilha apenas acendeu o que mais tarde ficou conhecido como: Revolução Francesa. 

A Lua se opunha a Netuno, o demonstrava a antipatia da plebe as crenças e hierarquias existentes na época e a própria revolta que se virou contra o povo que se encarcerou, se matou e se destruiu neste processo de revolução que se instaurou com o fim da Bastilha, uma prisão muito utilizada pela monarquia para punir seus opositores. E fora ali, nas prisões de Netuno que o povo descontou sua fúria, e deu início a sua matança. O antagonismo da coisa e tal típico de Netuno que cabe um adendo para si mais a fim do texto. O Sol e Netuno se viam por uma quadratura separativa, o que indicava o distanciamento das intenções sociais inicias do movimento com os rumos que essa levaram mais para o fim de sua existência. E também o quanto o poder mudou de mãos muito rapidamente nos anos que se seguiram a luta e dentro da própria luta em si. Primeiro o povo, depois os guardas, depois os intelectuais assumiram a narrativa da briga. 

Saturno na casa do território nacional e o governo em si no signo de peixes retrógrado sem maiores dignidades e regente das casas 2 e 3 demonstram o quanto o apoio do antigo regime eram fracos, débeis e se apegavam a um poder inexistente, mas autoritário e possessivo. O próprio Saturno nesta casa demonstra a miséria que assolava o país e o favorecimento das elites que dominavam até então a economia e o comércio, vide o trigono Mercúrio a este Saturno, sendo ele regente da casa 2 das posses e valores correntes em aspecto ao regente da casa 10, casa essa que representam a nobreza e aqueles favorecidos pela realeza. Ambos fracos e emudecidos demonstram as várias manobras para eles permanecerem no poder a qualquer custo e sacrifício. 

Plutão retrógrado, cadente e nos territórios de Saturno demonstram o quanto essa explosão vinha se formando cada dia mais fortemente. Plutão na casa 3; a casa da comunicação nacional, as ideias regionais, fronteiras e a circulação interna de informações deixa ainda mais em evidência o quanto as fontes de conhecimento circulantes inflamaram o povo contra si mesmo e o Estado que se impunha sobre eles baseado em fatos e dados ultrapassados ao próprio momento histórico ao qual o mundo se preparava para entrar. O Sextil da Lua a Plutão demostra as convicções da massa quanto as suas ideias e intensões e o quanto suas ações poderiam reverberar no mundo a sua volta. Já o trigono a Netuno nos fala sobre o quanto a euforia do momento, e a crença aquariana em uma utopia renovadora estavam sendo influenciados por uma outra casta social que estava prestes a acender após essa revolta social ter se apaziguado. Netuno é de sua importância neste mapa coletivo, pois demostra claramente a existência de dois mundos dentro do movimento libertário francês: um desejavam que a monarquia caísse para assumir seu lugar e para isso financiou pensadores e filósofos que o autentificassem. Basta olhar para aquele Júpiter inflamado na casa 9 e o quanto as ideias pregadas pelos pensadores levaram todos a contribuir indiretamente ou diretamente para as aspirações deste grupo, enquanto o grande povo e a massa de manobra para a derrubada do poder vigente estava cega por estes mesmos ideias, mas que deles pouco compreendiam. Basta olha para a oposição Lua/ Netuno. Há uma separação bem clara ali de quem governaria e de quem seria governado. 

Quis me aprofundar apenas nos tópicos iniciais deste evento que foi um experimento para temas como análises de marcos históricos e grandes eventos sociais e também demonstram a leitura com certo fico no transaturninos. Também quero fazer algumas observações sobre posicionamentos planetários ainda comentando sobre este mapa, que poderão ser vistas neste 2023 – claro que não no mesmo tom, mas com a mesma pegada. Saturno esta prestes a entrar em Peixes, Marte já está em Gêmeos e Plutão daqui a pouco entra em Aquário, posicionamentos estes presentes no fatídico 14 de Julho de 1789 que se repetirão no próximo ano NÃO DA MESMA FORMA, MAS NOS MESMOS SIGNOS! É algo a se considerar dado o cenário mundial no qual estamos imersos. Os nodos estavam também em escorpião e touro mas em posição inversa; sul em Touro e Norte em Escorpião. Será um prelúdio para que as ideias pregadas lá na revolução francesa de fato sejam implementadas agora? Afinal foram 233 anos para que essas ideias fossem amadurecidas. Os frutos virão? 

Pessoal sigo de molho por recomendação médica e ainda em exames e análises. Por isso minha agenda segue fechado, exceto para duas pessoas com as quais já fiz contato e entregarei o mapa como combinado mais agora frente. Nessa rotina de hospital tenho estudado e repensado muitas coisas e esta da Queda da Bastilha foi um das quais quis refletir sobre a ótica Astrológica e gostaria de compartilhar com vocês aqui do tédio da minha cama. Gostaram? Comenta aí o que achou. 

Boa noite a todos!





Profissão dos pais no mapa natal.

Por Isa Saints. 

 Vocês sabiam que dá para ver a profissão de seus pais em seu mapa natal? 

São duas as possibilidades: através das partes árabes e das cada derivadas. Numa leitura de vida, um tipo de mapa que vou começar a trabalhar ano que vem podemos ver todas as áreas de vida do nativo e contemplar quase tudo! Mas isso é tema para 2023! Vamos ao que interessa. Com o sistema de derivação das casas e os Regentes dos temas podemos apontar como seria tal profissão. Veja meu exemplo: 

Ascendente em Áries sendo meu Pai a casa 4. Lua está em Leão na 5 para mim mas significa a casa 2 para meu pai, afinal é sua fortuna. Tomando a casa 4 como o Ascendente do meu pai, vamos contar as casas para frente e encontrar seu MC que será o signo de Áries onde tenho Marte, Mercurio e Saturno. Ora meu pai trabalha com solda concertando equipamentos eletrônicos. É um trabalho quente como Marte, manual como Mercúrio e demorado como Saturno. 

Agora olhando para mim mãe que é representada pela casa 10 onde tenho o signo de Capricórnio com Saturno na 1 em queda. Tomando essa casa como a seu ascendente a casa 10 dela recai sobre a casa 7 no signo de Libra. Vênus segue em Aquário em sextil Marte e Mercúrio e oposição a Lua. Minha mãe gerência pessoas seja no buffet com que trabalha, seja como gestora de qualidade sua "profissão oficial" digamos assim. Todo o trabalho dela é aparado pela Vênus que trata das relações e de queda ainda recebe um aporte do Marte e Mercúrio para ela trabalhar lá no buffet com coisas quentes, cortantes e manuais. 

Para este exemplo utilizei o radix das casas e apenas seus regentes, mas podemos utilizar várias coisas combinadas ao mesmo tempo, fora as partes árabes do sucesso e da fortuna do pai e da mãe ou da profissão deles. Neste caso é um pouco mais elaborado para um post de Facebook, mas gosto bastante de demostrar o quanto o Mapa é seu universo particular lido em doze casas e com "apenas" 7 planetas. 

Mercurio em aspecto a Júpiter no mapa natal.

 Dica astral: como resolver meus aspectos? 

Boa Tarde pessoal! Como prometi no final do ano, farei quadros semanais de tópicos interessantes do mapa visto de uma abordagem mais prática que auxilie a todos ou assim eu espero. 

Nas palavras de Dumbledore deixo essa reflexão para vocês.

“Para uma mente bem estruturada, a morte é apenas uma aventura seguinte.”


                            Alvo Dumbledore


O primeiro quadro do ano será; Júpiter □ Mercúrio. Como vão suas ideias? 

Para quem “sofre" com este posicionamento, a mente é tanto uma saída quanto uma prisão e nesta de prisão ou liberdade a pessoa se perde e pode inclusive, não saber se comunicar da maneira como gostaria oi fica muito tempo vivendo as ideias mirabolantes de sua mente e esquece de colocá-las para agir e ainda se questiona demais para poder agir e nessa as oportunidades passam..

É um posicionamento bem pedante diga-se de passagem, mas não sem sua funcionalidade, já que sua grandeza está em justamente acertar o time da mente ideal com a mente prática. São pessoas imaginativas que podem trabalhar com todo este lado mental e intelectual do mundo de maneira mais assertivo que podemos imaginar, basta que eles apliquem um conceito muito “simples" sua forma de viver: o mentalismo! Não entrarei em todos os detalhes porque quando se trata de hermetismo a astróloga aqui perde o prumo de tanto que fala sobre o assunto, mas em suma é aprender a equilibra a mente superior (Júpiter) com a mente mundana (Mercúrio). Ambas entram em choque pois literalmente quem tem este posicionamento que tirar de Júpiter e trazer para mercúrio sem fazer o longo processo de pesquisar, aprimorar e adaptar a sua realidade ao mundo em que vive, por isso sofrem com a frustração de suas ideias mais que qualquer um já que tem muito a dizer mas podem não saber como fazer isso. Você já conversou com alguém com Júpiter em quadratura a Mercúrio? Pensa num pessoal louco das ideias, cheio de opiniões e versáteis? São eles, e justamente por isso também sofrem com a falta de foco e com a ansiedade que atrapalha sim a execução das tarefas diárias e pode inibir a capacidade de pensar longe. Isso sem falar da mente condicionada à que estão submetidos pois uma vez internalizado acabou!! Crenças auto realizada é com eles mesmos. Por isso chamo a atenção para o princípio do mentalismo para lhe ajudar. O que está em cima é idêntico ao que está embaixo e a forma de unir ambos e trabalhar com as inúmeras possibilidades que podem fazer uma ideia dar certo, porque vamos combinar, vocês são MANÍACOS com detalhes e a forma de tudo. Não deixam nada fluir!!! 

Vamos aprender a acreditar que pode dar certo e trazer o plano das ideias para o plano das formas. Simples? Não. Impossível? Nunca! Apenas tentem e deixem a coisa se desenrolar de dentro para fora. 

Outra dica é estabelecer o dia o ócio e o dia no negócio. Como assim? Vocês amam planos que da o errado porque são amigos leais da procrastinação e colocam metas elevadas demais para sua realidade. Dessa forma estão sempre adiando os planos impossíveis quer querem ver realizados para ontem! Deste modo, indico para vocês o dia do nada mental e o dia do tudo mental. Brega, mas espero que fique na menta acelerada de vocês. 

Este ano teremos Júpiter e Mercúrio como protagonistas do ano, por isso decidi falar deste posicionamento primeiro, pois sim, aqueles que tem essa quadratura natal, podem experimenta-la muitas vezes este ano. Saibam onde querem chegar e aprendam a decidir, pois isso já é 50% do caminho andado....

Aprendam a mudar de forma e se ensinem a serem melhores! É este o pedido desta quadratura.

Isa Saints. 

Retorno de Saturno.

 Dica Astral: Retorno de Saturno.


Bom dia pessoal. Hoje falaremos de um tema que é muito importante dentro da astrologia, mas que a meu ver possui grande tabu sobre ele. 

      E aos vinte e nove com o retorno de Saturno.🎶🎶🎶. 

                      Legião Urbana - vinte e nove.


Vamos fazer uma recapitulação histórica primeiro. O homem antigo possuía uma curta expectativa de vida dada as condições em que vivia, e por tradição e pesquisa os 30 anos eram o máximo de uma expectativa de vida comum e um prêmio para os que passavam desta década de vida e seguiam em diante. Por isso os 30 anos sempre tiveram em si este simbolismo de fim de um estágio e entrada em outro grande estágio de vida, geralmente relacionado ao amadurecimento, conquista e estabilização ou a falta e perca disso. Astrologicamente este é o tempo que Saturno faz seu caminho pelos astros e em média temos a janela de abertura para seu retorno dos 27 aos 33 anos e essa é uma fase de vida em que experimentamos essa energia de “fim” ou de “reinicio” da nossa história individual e coletiva.


Historicamente, a essa idade dos 30 está associada a uma época do "homem maduro" que já conquistou o ápice de sua vida e que agora irá desfrutar de todos os frutos de seu árduo trabalho. Tanto é que isso é um tabu estabelecido, que muitos de nós escutam a frase : conquiste tudo até os trinta porque depois fica mais difícil. Mesmo com a expectativa de vida hoje ser maior que antigamente, e o sucesso não estar mais atrelado a idade, permanece entranhado na sociedade o entendimento que essa é a idade da colheita! E isso sim está muito conectado com o conceito astrológico da coisa, pois a humanidade pós iluminismo baniu, desacreditou e fez mau uso da astrologia desde essa virada histórica e hoje colhemos os frutos de tal revelia infelizmente, pois na antiguidade não tão longe assim, este era e ainda é um assunto sério, que requer tempo e estudo e acima de tudo comprometimento. 


Energeticamente, essa idade marca o ponto alto de uma vida inteira e sim é o momento em que tomamos consciência de algumas coisas a nosso respeito e queremos encontrar maior sentido nas coisas e isso independente de religião, filosofia de vida e nem nada do tipo. Este é o momento do grande saldão da existência que marca este período de passagem onde a vida entra em uma nova forma de experimentação que não está apenas relacionada a coisas ruins, duras ou difíceis mas a uma virada de chave para o despertar. Muitos encontram seus dons natos nesta idade. Já outros estabelecem família. Alguns mudam de país ou cidade. Mas há aqueles que morrem, que perdem seus pais ou emprego ou que ainda ficam doentes e isso tudo trata-se de uma mudança cíclica que indica um novo patamar para nossa existência. 


Nem todo mundo vai mudar aos trinta isso deve ficar claro, mas o primeiro retorno de Saturno mostra ou pelo menos aponta qual a nossa perspectiva de vida daqui para frente e isso é o que mais assunta durante essa fase de vida. É daqui que o relógio para e se reinicia para muitos de nós que não souberam ou quiseram construir uma vida para chamar de sua até atingir os trinta anos. Ou então é dos trinta em diante que muitas pessoas começam de fato a viver ou ainda tem uma grande virada para cima ou para baixo em sua jornada e ainda existe aqueles que não experimentam nada “muito forte”, mas que se encontram apáticos perante a existência e assim permanecem, fora aqueles que se conformam com a vida e deixa de lado qualquer esperança de piorar o melhorar, e isso tudo está relacionado a Saturno e o que ele vai apontar como grande percalço na existência de todo indivíduo, já que a ele cabe o juízo de estabelecer a melhoria em cada um de nós a seu modo.


Mas o que devemos esperar de um retorno desta importância? Primeiro de tudo, o que você fez da sua vida até hoje conta muito para passar por essa experiência. O seu nível de consciência sobre si e sua vida conta muito para se “preparar” para este momento e isso é bem nítido dentro dos atendimentos. Aqueles que estão entrando em um novo ritmo por si mesmo passam pelas suas mas firmes, aqueles avoados geralmente chegam até um astrólogo. Segundo, existe o carma associado a energia Saturnina que vem ceifar e finalizar muitos ciclos de nossa vida que podem jogar-nos cima e para frente ou para trás para recomeçarem do zero. E aí meus amigos, nada que uma boa consulta astrológica para entender este pré retorno, pois as energias em média vão se sobrepondo sobre nós e pouco a pouco o cenário vem mostrando qual a sintonia será tocada para você. Mas para aqueles que não possuem meios agora tal, aqui vai uma dica: qual área mais emperrada da sua vida? O que ficou e sempre foi mau resolvido para você? O que nunca quis mexer com relação a si mesmo por medo, receio ou impedimento? Essas áreas tendem a ser remexidas e claro que existe a possibilidade de não ser nada disso, mas quanto mais sua vida estiver preto no branco, mais as cores do seu retorno serão intensas. 


Para a geração de Saturno em Peixes, aproveitem este último ano de Saturno em Aquário para começarem a despertar, pois o tombo vem, e vem forte para Saturno que está associado a perdas, restrições, obstáculos, empecilhos e frustração. Mas é de Saturno que vem a chave para a recompensa de Júpiter ou tão somente para as recompensas de Saturno. 

Bom retorno para todos! Comenta aí como foi para você viver dessa fase de vida.



Sextil

 Dica Astral: sextil. Mas que diabos é isso? 


Boa tarde pessoal. Na dica astral dessa semana vamos explorar um aspecto pouco falado no meio astrológico, (assim eu tenho percebido), mas que é muito importante e nos ajuda a perceber pequenos detalhes dentro do nosso mapa natal. 


Sextil é uma ferramenta hamonizadora entre dois planetas ou de um asteróide ou de um ponto no mapa, no qual o elemento será importante para compreensão deste tipo de sextil, já que podemos encontrar um sextil feminino entre água e terra que nos remete a uma passividade entre ambos os pontos envolvidos neste aspectos ou ainda de uma necessidade de que algo externo desegatilhe aquele sextil natal, ou ainda será necessário uma grande concentração e investigação da nossa parte, para perceber a funcionalidade desta ferramenta para nos. Se tratando de um sextil masculino, ar e fogo pode muito bem ser uma daquelas situações em que só no caso da ação a pessoa pode perceber que uma área colabora com a outra ou que ainda, através de muita reflexão ela pode ativar aqueles dois pontos no mapa dela. Isso dependerá muito do quanto ele está prestando atenção em si ou na sua vida. 


Para dar um exemplo prático da aplicação deste aspecto que ocorre entre os corpos celestes na carta natal que estão se tocando em até 60° de distância vamos utilizar o grande sextil da semana como exemplo. Marte em Capricórnio no grau 1 neste dia 26 se aplica a Júpiter em Peixes no grau 6. Para fins didáticos, o sextil acontece no intervalo de dois signos. Capricórnio está atrás de Peixes, logo dois signos de distância. 


Com isso esclarecido, vamos ao aspecto em si. Primeiro, Peixes e Capricórnio são ambos signos femininos, de natureza primitiva fria, mas peixes é úmido e Capricórnio é seco e nisso se diferem, mas são da mesma natureza: femininos. Água umedece a terra e terra pode conter a água. Essa questão de equilíbrio é importante para que exista o sextil. Este é o segundo ponto importante, já que terceiro tem primorosa relação com os planetas que são os mais importantes a serem analisados, mas que aqui precisavam entrar no fim da nossa observação. Marte é quente e seco e Júpiter é quente e úmido, logo possuem natureza distintas no aspecto receptivo sendo Júpiter diurno e Marte noturno. Eles irão se auxiliar quanto a abertura de uma via de diálogo quanto as questões piscianas e capricornianas dentro do nosso mapa natal agora neste transito. Perceberemos uma certa facilidade em “movimentar” Capricórnio até Peixes, já que o signo anterior pode ser aquele que dará o tom do que e do como uma área da vida vai influenciar na próxima. Então alguém com Peixes na casa dois está recebendo de Capricórnio na casa 12, insight de como movimentar a vida financeira está semana e assim se dá o sextil. Usando da ferramenta do signo anterior no qual um planeta está, no caso Marte que é o grande disparador do zodíaco, poderemos encontrar sucesso na área em que Júpiter está buscando expandir, que é justamente a casa dois. Será um sextil mais suave, já que o nativo terá que se colocar em “observação” para capitar de onde vem os sinais. 


Vamos a mais um exemplo para compreender mais sobre do sextil, que muitas das vezes está ali “parado” e funciona sem o nativo perceber que ambas as áreas estão se tocando ou mesmo se complementando. Lua em Sagitário (quente, seco e colérico) na casa 5 em sextil a Vênus em Libra (úmido, frio e sanguíneo) na casa 3. Através dos processos mentais, da comunicação e da internação deste nativo, onde a vênus estimulara o contato, o aprendizado e o deslocamento, este nativo pode nutrir sua lua na casa 5, e isso fará dele um bom artesão trabalhando muito bem também com comércio de bens de consumo para crianças ou com a importação de maquiagens ou bebidas do estrangeiro. Lua também nos fala sobre capacidade de produzir dinheiro. É o nosso ponto de fertilidade material também, logo este sextil pode estimular o nativo para encontrar seu sucesso profissional através das questões da casa cinco. 


É possível ter um sextil ruim? Depende da natureza dos planetas, mas o sextil se trata de um aspecto benéfico. Se Marte em Aquário se aplica em sextil a Mercúrio em Áries, Marte por ter uma natureza “maléfica” não vai atrapalhar o sextil a Mercúrio de natureza neutra, mas pode tornar difícil a comunicação aberta entre aquelas áreas da vida, levando o nativo a iniciar muitas coisas apenas no plano mental relacionadas as áreas natais que se tocam. Pode até mesmo causar certa agitação, mas não deixa de comunicar-se abertamente com Mercúrio, pois é a via aberta que o sextil traz consigo, possibilitando a conversa harmonia entre os astros. Vamos prestar mais atenção a este aspecto celeste para não deixarmos passar “batido” boas qualidades pessoais nossas “escondidas” em um sextil. 

Isa Saints. 



Jornada de vida através do Sol e Saturno.

 Dica Astral da semana: Saturno, Sol e nossa jornada de vida. 


“ A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.” 


                              Immanuel Kant. 


Na dica astral desta semana, falaremos sobre a conjunção de Saturno e o Sol que ocorrerá neste dia 04 agora marcando o início de um longo ciclo até o próximo retorno de Saturno a Aquário. 


Sol é nossa identidade. É tudo aquilo que precisamos ser, materializar e adquirir nesta vida, por isso ser o seu signo solar é mais difícil que “ser” ou se identificar com seu ascendente ou lua por exemplo, já que o que nós precisamos alcançar mora no sol natal e lá é um local de difícil acesso. Veja, o Sol é quente e seco, luminoso e masculino. Tudo que gira entorno dele nos fala sobre vencer, sobre dar muito e ainda mais, nos fala sobre avançar níveis e mais níveis para chegar ao nosso supra sumo. Olhar para a estrela sol, é difícil e dói, assim como é ser o seu signo solar, mas com as ferramentas certas, nos podemos alcança-lo. Você pode não conseguir 100% olhar para o sol, mas com um óculos (metáfora) você consegue e nosso “óculos astral” é o ascendente que nos permite acessar a luminosidade solar, sem nos queimarmos. Nossa vitalidade depende do Sol, assim como nossa fonte primordial de luz emana dele, por isso seu mapa e sua vida, são profundamente guiados por sua força solar, que é algo a se conquistar e não algo já estabelecido dentro de você, por isso o caminho para o sol, vem através de outras ferramentas no mapa e a principal delas é o ascendente, até mesmo para aqueles cujo sol e ascendente estão no mesmo signo! 


Saturno é averso ao Sol. É frio e seco, mas também é masculino e diurno, mas não luminoso. Saturno é tudo que precisamos melhorar, superar e transpassar. Nele também moram nossos limites, mas estas são limitações que não gostamos de olhar ou queremos vencer. Com Saturno não é sobre vencer e conquistar mas sobre se sacrificar e se esforçar sem louros ou comemorações, apenas uma passagem difícil de um local para outro. Ele não nos fala sobre ser um bom menino e ser bem retribuído por isso, mas fazer o que nos compete e ficar grato com o que vier disso. Os limites que nos impedem de sermos soltos. São nossas regras duras e restrições que moram em Saturno e não é sobre alcançar, mas sobre passar por essas restrições para sair de um patamar de estagnação de espírito, para chegar a outro. Por essa razão, Saturno é carmico, já que a lapidação que ele exige, é aquela de ser melhor porque ali você é um fracasso e por isso precisa melhorar se quiser sair de onde está. A estrutura que ele nos leva a construir é justamente aquela que nos fará mais fortes para em fim sermos capazes de chegar ao Sol, nossa última grande jornada do mapa. Por isso a lição de Saturno dentro do mapa, te aproxima daquilo que você precisa ser para alcançar o seu signo solar. 


Essa semana ambos se unirão em uma conjunção fortíssima que abrira precedentes para uma nova fase da humanidade, pois Saturno é a nossa responsabilidade social e sol é nossa responsabilidade individual e quando eles se unem a grande pergunta é: quem sou eu para o mundo em que vivo? Este é o tom dado nesta conjunção que nos levará a refletir sobre qual nosso papel no mundo e qual espaço podemos alcançar para nós enquanto indivíduos vivendo numa coletividade. Dessa forma, serão muitos e muitos anos para que você possa responder a isso, dado o fato de que, quando Saturno ficará cazime com Sol lá em Touro em 4 de maio de 2029, marcará o primeiro check list que deles a respeito deste momento que se inicia neste dia 4 de janeiro de 2022. Lá, eles nos cobrarão uma base estabelecida de agora até lá e sobre o que já demos forma de tudo que referimos e pensamos. Temos muito até essa data, mas não pensem que tempo é sinônimo de esperar até la para realizar alguma coisa. Faça desde já!


Quando Saturno no seu local de exílio em Leão estiver conjunto ao Sol domiciliado em Leão no dia 1° de agosto de 2035, eles vão nos cobrar uma atitude perante este mundo, já que em Aquário lançaram a ideia para que em Touro nós enquanto sociedade, demos forma a este local novo coletiva e individualmente falando, uma vez que eles dançarão essa dança sempre de mim (Sol) para o Grupo (Saturno). No grau 8 de Leão teremos essa conjunção Saturno em exílio e Sol em seu domicílio. Quando Saturno e o Sol se encontrarem em Escorpião no grau 8 também no dia 31 de outubro de 2042, teremos o primeiro corte e lapidação desse novo destino que iniciamos aqui em 22. Muitos de nós nem podem mais estar aqui é verdade, nem mesmo a terra. Mas os astros, bom com eles a conversa é outra e como escorpião também fala sobre fins, tudo que não tiver entrado nós trilhos socialmente e pessoalmente falando tende a morrer para renascer e se reinventar lá com a finalização desta conjunção e início de outra em Aquário na data do dia 02/02/ 2051. 


Os números e os anos pareceram longos para muitos, mas Saturno e o Sol falam de tempo e eternidade cada um a seu modo, por isso não se assustem ou pensem que a conjunção de amanhã não terá peso, pois terá, e como gosto de trabalhar o indivíduo e sociedade juntos, acredito que o gatilho para o mundo melhor tanto dentro quanto fora, será dado através dessa conjunção. Nada bombástico, não, Saturno e o Sol em Aquário não são afáveis ao que é escandaloso, mas será sim algo significativo e como estamos falando de ar, será mental por isso reflitam bem sobre qual seu papel no mundo. Deixe de ser o antagonista ou coadjuvante da sua vida e passe a ser o protagonista da sua encarnação. Não, não será fácil ou doce, mas é importante e necessário para si e para o grupo. 


Isa Saints. 



Pedras e metais dos planetas na Astrologia.

 Curiosidade Astrológica. 


Boa tarde grupo. Espero que estejam todos de pé depois deste Eclipse. Bom, meu intuito com os posts é demonstrar o quanto o universo astrológico é vasto e como vários autores ao longo do milênios em que a Astrologia existem contribuíram para a formação de todo o entendimento que possuímos hoje, além de despertar curiosidade em todos para um estudo mais aprofundado. Fora que acho divertido trazer novas informações Astrológicas além das que já conhecemos. 


Hoje falaremos do metais e jóias dos planetas. Bons estudos! 


RELAÇÕES COM OS MINÉRIOS, METAIS E JÓIAS, SEMENTES E FRUTOS segundo o renomado astrólogo Al Biruni. 


Indicações de acordo com as minas; metais e pedras preciosas; sementes e frutos.

 

Saturno: Óxido de chumbo, escória de ferro, pedras duras. Chumbo. Pimenta, belérico, mirobálano, azeitonas, nêsperas, romãs amargas, lentilhas, semente de linho, semente de cânhamo. 


Júpiter: Marcasite, tutty (substância obtida do zinco), enxofre, arsênico vermelho, todas as pedras brancas e amarelas, pedras encontradas na vesícula do boi. Estanho, chumbo branco, latão fino, diamante, todas as jóias usadas pelo homem. Romã selvagem, maçã, trigo, cevada, arroz, durra, grão-de-bico, sésamo. 


Marte: Ferro magnético, shadna (pedras em forma de lentilha), cinábrio, carmim e mosaicos (fasifusa). Ferro e cobre. Amêndoas amargas, sementes da árvore da terebintina. 


Sol: Zircônio vermelho, lápis-lazúli, enxofre amarelo, sulfureto de arsênico, vidro faraônico, mármore, rosalgar, alcatrão. Ouro e tudo o que é cunhado a partir dele para os reis. Laranja e 

milho. 


Vênus: Magnésio e antimônio. Prata e ouro e jóias colocadas nestes, vasilhas usadas em casa, feitas de ouro, prata e latão, pérolas, esmeraldas, conchas. Figos, uvas, tâmaras, orégão e funcho. 


Mercúrio: Depilatório, arsênico, âmbar, todas as pedras amarelas e verdes. Todas as moedas cunhadas com nome e número, tais como os dinares, e as moedas de cobre, ouro velho e mercúrio, turquesa, coral, árvore de coral. Ervilhas, feijões, cominho, coentro. 


Lua: Vidro dos nabateus, pedras brancas, esmeraldas, pedra da lua. Prata e coisas feitas de prata, tais como taças, pulseiras, anéis e coisas semelhantes, pérolas, cristal, contas amarradas. Trigo, cevada, pepinos grandes e pequenos, melões.



Profissão e a Astrologia parte II.

 Lá vem textão...


AJUDA E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM BASE NO REGENTE DO MC.


São vários os fatores que podem lhe indicar o caminho financeiro, porém algumas dicas podem te orientar com base no seu mapa natal. Não se esqueça de aplicar os decanatos quando elaborar um mapa vocacional, pois os decanatos são “temperos” para os planetas localizados dentro de cada um dos dez graus que compõem um decanato, e este tempero indica uma associação com o planeta que é o mais “dominante” dentro do seu caminho profissional. Para tanto utilize os decanatos caldeus. Pelo menos são os que mais gosto em minhas análises.


Observar Mercúrio que trata sobre áreas de domínio intelectual é uma importante ferramenta na hora de explorar um ramo do conhecimento. Lembrando que Mercúrio forte ou muitos planetas no decanato de Mercúrio pode indicar trabalhos intelectuais e metódicos. Elétrica, eletrônica e cálculos estão favorecidos.


Vênus. Observar onde ela está pode indicar a forma como você pode ganhar dinheiro e qual podem ser seus públicos alvos para vendas ou ganhos financeiros. Os decanatos venusianos muito proeminentes indicam forte apelo artístico, público feminino, decoração ou beleza como a chave profissional.


Marte deve ser observado como sua motivação ou aquilo que te destacará no meio em que for atuar. Onde e como pode gastar suas capacidades e qualidades. Marte indica trabalhos com corte, envolvendo a natureza ou trabalhos árduos e desgastantes ou ainda trabalhos que envolvam perigo constante, por isso se os decanatos marcianos estão em destaque, seu labor pode estar relacionado ao desgaste físico como a construção civil.


Sol deve ser observado como um local de dons ou talentos natos. Onde ele está indica um conhecimento ou domínio pessoal muito forte ou hábil para te orientar profissionalmente. Como você irá se realizar ou pelo menos onde, também são assuntos do Sol. Imagem, mídias e carreiras expositivas são a tendência por aqui. 


Lua em destaque nos decanatos podem indicar trabalhos envolvendo o mundo emocional, trabalhos de cunho familiar ou voltados para o lar. A Lua também pode indicar trabalhos envolvendo água, cheiros, remédios, cura e culinária.


Decanatos de Júpiter muito povoados podem indicar trabalhos nas áreas acadêmicas, descoberta, pesquisa e justiça.


Decanatos de Saturno forte podem indicar governo, trabalhos “sérios” e formais e ainda profissões consolidadas pela tradição e até inventividade e criação.


Sabemos que o ascendente é nossa ferramenta de vida para colocar nossos projetos para andar como um todo. Ele é o nosso corpo e personalidade que nos destaca e prepara para viver nossas experiências neste mundo. Como o momento pede um caminho profissional de maneira geral, sabemos que o regente do ascendente pode indicar como colocar essa ferramenta para funcionar a nosso favor, sobretudo nos possíveis ramos de atuação profissional. Portanto, a casa onde o regente do seu ascendente está pode indicar uma área de atuação profissional e\ou a forma como essa se dará.

Mas o mais importante em temas de carreira Al do mister profissional, é encontrar o regente do MC e qual casa está. 

Sobre os regentes dos signos: Marte rege Áries e Escorpião. Vênus rege touro e Libra. Mercúrio rege Virgem e Gêmeos. Sol rege Leão e Lua rege Câncer. Saturno rege Capricórnio e Aquário e Júpiter rege Sagitário e Peixes. Utilizam-se os REGENTES TRADICIONAIS, EMBORA VOCÊ SEJA LIVRE PARA ASSOCIAR DA MANEIRA QUE MELHOR LHE CONVIER.


Regente do MC domiciliado na 1 ou dez ( MEIO DO CÉU) pode indicar carreira independente que envolva a própria imagem e qualidades, mas ainda indica cargo de responsabilidade e destaque. Na casa dez trabalhar nos ramos tradicionais da vida podem te chamar, mas preparasse para um longo caminho de profissionalização se seguir por esse lado. Na casa um elaborar seu próprio negócio é um chamado ou trabalhar de maneira independente pode lhe trazer maior satisfação, e aqui não estamos falando de uma profissão em especifico, mas sim sobre o fato de ser seu próprio chefe e alcançar sua independência profissional.


Regente do MC na casa 7 ou 4 pode indicar trabalhos com outras pessoas ou para outras pessoas como consultoria e prestação de serviço ou ainda precisar do auxilio de outras pessoas para trabalhar sobretudo a família ou cônjuge. Na casa quatro você pode seguir os passos dos seus familiares e ainda pode trabalhar com restauração, reconstrução ou e com artigos domésticos ou construção e decoração de ambientes e ainda culinária e cozinha. Na sete você pode trabalhar com público de noivas ou casamento e publico em geral, principalmente em eventos.


Regente do MC na casa dois. Explorar talentos e dons natos é o mais recomendável para ter sucesso profissional e aqui cabe uma distinção entre carreira que requer tempo e construção individual e renda, já que dinheiro pode vir de qualquer fonte por qualquer método. Na casa dois podemos trabalhar com bens, posses e finanças ou artigos de luxo e artes de modo geral, bem como com cultivo ou alimentação.


Regente do MC na casa três. Comunicação de várias formas é uma inclinação, mas o comércio estará mais “forte” por aqui, principalmente vendas rápidas. Telecomunicações, atendimento e atividades manuais são outras possibilidades. Pense em mais de uma renda ou empregos e ainda instabilidade profissional. O trânsito ou locomoção também são áreas favorecidas. Música não está descartada ou trabalhos envolvendo o intelecto ou escrita.


Regente do MC na casa cinco. Entretenimento, crianças, artes de modo geral principalmente o teatro ou moda são possibilidades a serem exploradas. Atividades criativas como corte e costura ou artes pintadas e ainda produções artísticas como fotografia, também podem ser favorecidas e ainda, tudo que envolva artes manuais. Trabalhar com a imagem dos outros ou como esportista ou competidora pode ser um chamado, até mesmo trabalhar como leiloeiro.


Regente do MC na casa seis. Trabalhos degradantes, com muito esforço físico, envolvendo animais, saúde ou ambiente contaminante ou insalubre. Trabalho forçado ou medíocre.  Trabalhos envolvendo química ou ainda a agronomia não estão fora de cogitação.


Regente do MC na casa oito. Necropsia, investigação, socorrista e até carreiras militares podem te chamar. Trabalhar com ocultismo, estudo da alma e da psique também estão em destaque por aqui. Trabalhos de cunho sexual ou para o público adulto também são tendenciosos. Investimentos ou administração de negócios e recursos dos outros são áreas para explorar.


Regente do MC na casa nove. Atividades intelectuais, idiomas, comércio exterior, importação e exportação, trabalhos no ramo acadêmico ou que envolva a academia são opções. Turismo e cultura também estão em destaque, assim como direito e carreiras religiosas ou de cunho religioso ou pesquisa ou estudos avançados como escritor acadêmico ou professor.


Regente do MC na casa onze. Trabalhos institucionais, divulgação, publicidade, marketing, propaganda, produtos ecológicos ou tecnológicos estão em destaque. Bem como trabalhar para multinacionais ou com imigrantes são outras possibilidades em destaque. Ser freelancer é algo para se ter em mente. Trabalhar com organização de grandes públicos para eventos ou festas importantes ou para entidades públicas e internacionais podem ser do seu interesse.


Regente do MC na casa doze. Terapias intensas, trabalho em regime de plantão ou em isolamento, trabalhos arriscados e mau remunerados. Trabalhos voluntários ou para menos favorecidos. Trabalhar em locais isolados ou “sozinho” como caseiro ou policial penal e afins são áreas para investigar. Cuidador de idosos ou com resgate de pessoas em situação de rua ou em recuperação ou passando por processos de cura também estão indicadas.


PS: reparem que a imagem reflete o que a sociedade idealiza como bem sucedido ou qual a imagem que o sucesso deve ter. Não se delimitem por isso, mesmo que o preço seja alto para encontrar a própria felicidade.

Que mapa astral contratar?

 Bom dia pessoal!!!! 


Gostaria de dar uma dica para quem quer fechar o mapa. Veja o que está buscando para seu momento de vida e tente ser mais “especifico” quanto ao que quer na hora de buscar um astrólogo. Eu trabalho na linha do autoconhecimento mas aos poucos estou regressado para área que gosto mais como carreira e predição. Para carreira temos o mister, motivação, missão e afins. Uma mapa de carma/ missão podemos analisar o almuten e afins. Numa RS tem as direções, senhor do ano e mapa progredido que são uma das técnicas que podemos utilizar. Por isso, sempre que possível, dê um guia para nós astrólogos. As vezes podemos indicar um amigo que está mais afinizado com seu objetivo. Sei que podemos não dominar todos os “nomes de mapas” e tem alguns que são hiper abrangentes. Então separei essa lista com alguns nomes comuns. Inclusive eu dei uma mudada no que ando abordando. Não estava feliz com o desempenho.


JÁ DEIXO CLARO QUE TUDO AQUI APONTADO COMO UM “TIPO” DE MAPA ESPECÍFICO, PODE SER LIDO DE UMA VEZ CASO VOCÊ QUERIA E TAL, MAS PROCURE AQUILO QUE MAIS TE INTERESSA NESTE SEU MOMENTO DE VIDA. SEGUE OS “TIPOS” DE MAPA:


Mapa natal geral – autoconhecimento. Voltado para compreender seus “porquês”. 

Mapa da Vida. Este tem mais a noção de destino e pode ser bem parecido com o natal ou carta natal, mas tem mais relação com o seu “eu predefinido no mapa”. 

Mapa vocacional ou profissional. Voltado para analisar aptidões pessoais, mister, motivação primaria e casa 10. 

Mapa afetivo. Gravidez, casamento, “porque não dá certo”, lote do casamento, mapa composto e sinastria. 

Mapa cármico. Almuten, nodos, dificuldades, inclinação filosófica, busca e desorientação interior. 


Mapa da Saúde. Temperamento, longevidade, vitalidade, luminares, ciclos de vida e debilidade.


Predições. Regências, ciclos maiores e menores, Revolução Solar, trânsitos, horárias, progressão, firdaria e afins. 


Foi um norte para quem está começando e não sabe o que ou como quer contatar um astrólogo. Claro que podemos ler tudo. Mas tudo isso de uma vez, porém acho válido você experimentar aquele tipo de mapa que mais te atrai nesta fase de vida a qual se encontra. Já vi pessoas meio perdidas antes e ainda mais depois da consulta, até clientes meus e vejo que o erro pode ter sido de comunicação. Por isso, o que você busca é mais importante e pode fazer a consulta maravilhosa se souber o que procura para você.


Eu particularmente gosto de trabalhar com mapa da vida, cármico e carreira. Também adoro trabalhar com trânsitos e predições. Caso queira, são meus pontos chaves. Estou até saindo bem deste autoconhecimento por motivos meus. Mas gostaria de fazer este post para quem está começando. 

Isa Saints. 



Como interpretar um Retorno?

 Como interpretar um retorno? 


Cada astro possui um ciclo próprio em que este retorna a um ponto específico em que já esteve dentro do seu mapa natal. 

Retorno significa numa linguagem astrológica: a confirmação de eventos determinados no mapa. Ele traz contornos específicos para acontecimentos em nossa vida que já estão descritos na carta natal, contudo este retorno traz dinâmica para nossa vida visto sobre os olhos astrológicos da coisa. Cada astro tem seu período de retorno e também sua importância e impacto. Sendo classificados de menor a maior impacto em nossas vidas. O grau de regresso do astro também é importante para os astros, sobretudo o Sol. 


Contudo, quando um astro em questão adentra um signo ele já está se preparando para o retorno exato no seu mapa que é o momento de ativação daquele ponto celeste. Então temos o retorno por signo e o retorno em graus, onde um marca a previa dos acontecimentos do retorno e o grau marca o momento em que houve a confirmação daquele astro em nosso mapa natal. 


Sol faz seu retorno à cada 365 dias. Este retorno é o mais conhecido dentro da astrologia uma vez que, o retorno solar marca nosso aniversário e nosso novo ciclo de vida. Este retorno solar é um mapa cíclico que a cada ano vai narrando como sua vida tem se encaminhado. Isso mesmo, seu mapa do retorno solar conta a suas histórias de anos e mesmo assim pode contar coisas novas para sua vida. 


Lua faz seu retorno à cada 28 dias! O mais rápido dos astros que também possui uma revolução própria , a revolução lunar que requer mais que um mero post para ser entendida, mas que mesmo assim possui um ciclo pequeno mas importante. Sabe aquele dia chato ou aquele dia animado demais? Ele está relacionado ao retorno da sua Lua mensal dentro da posição natal. Sugiro que todos preste atenção neste pequeno retorno, já que é muito saudável acompanhar como a Lua mexe com seu mapa, já que um dia de “Lua ruim" pode comprometer um ano todo. 


Mercúrio faz seu retorno todos os anos, e nem sempre fazemos aniversário com o mesmo Mercúrio natal, já que isso depende de seu tempo de retrogradação que acontece de 3 a 4 vezes por ano. O ciclo de Mercúrio ao longo do ano é importante, uma vez que suas oposições podem indicar períodos de atrasos de pagamentos, contradição, irritação e sensibilidade para se comunicar. Todos os anos você tem uma conjunção de Mercúrio ao seu mercúrio natal, duas quadraturas a este mesmo mercúrio e uma oposição que geralmente são o momento mais difíceis do ano, até mesmo para se organizar. Não é atoa que mesmo entre meios não astrológicos sérios a retrogradação de Mercúrio é “famosa" e um tanto midiática.  


Vênus tem em média o mesmo ciclo de Mercúrio e o Sol com pouca variação para o grau de seu retorno que pode variar de 3 a 4 meses de diferença o que também depende do seu tempo de retrogradação, que em média são de 40 a 45 dias a cada 18 meses. O retorno da Vênus é de suma importância, pois aponta períodos de maiores ou menores ganhos financeiros, maior o menor dificuldade de se relacionar e seu potencial criativo ou fértil. Por ano temos de uma a duas quadratura da sua Vênus natal a Vênus em trânsito e até uma oposição no ano. Esses períodos podem nos falar sobre promoções, negativas, namoros que reatam e até mesmo períodos de maior carência. 


Marte demora até 2 anos ( cerca de 22 meses para ser exata) para fazer seu retorno, e fica de 60 a 80 dias retrógrado nestes dois anos em que faz seu retorno, que nos traz situações e sensações de que algo está se encaixando, muito embora não sem gerar atrito, aumento de força ou de irritabilidade como uma sensação de não caber em si mesmo. Durante sua retrogradação podemos experimentar maior dificuldade para tomar atitudes, um número maior de acidentes, mais revisões antes da entrega de produtos e serviços, dificuldade de manter a energia corpórea ou a animação. Até mesmo as relações sexuais podem ficar comprometidas. Mas durante essas retrogradações também estamos mais cautelosos e podemos nos preservar com mais afinco, por isso nem tudo é uma desgraça. Só é mais complicado. Por ano podemos sofrer com um quadratura e uma oposição de Marte, mas nem todo ano temos um retorno exato de Marte ao seu ponto natal. 


Júpiter faz seu retorno de doze em doze anos, e é sempre um momento de grandes acontecimentos em nossa vida. O primeiro sempre ocorre no início da adolescência, um período de grande impacto em nosso caráter. Daí de 12 em 12 anos temos alguma mudança significativa acontecendo em nossa vida e de 3 em 3 sofremos um quadratura de Júpiter ao nosso Júpiter natal que em média pode nos levar a oficializar algo, buscar a justiça, começar a estudar, gerar filhos ou fazer um grande viagem e de 6 em 6 anos temos uma oposição de Júpiter que pode marcar um período de maior dificuldade de conseguir sair do lugar. Isso tudo no ciclo de Júpiter que também pode desengatilhar exageros ou perdas muito grandes, como perder muito peso de uma vez só. Esteticamente é belo mas pode indicar uma doença por exemplo. As realizações significativas são a tendência de Júpiter fazendo seu retorno pela mandala astrológica. Júpiter fica retrógrado todo ano num período de até 121 dias e faz seu trânsito por dois signos por ano. Um direito e outro retrógrado ou próximo da sua retrogradação que dura em média 3 ou 4 meses.


Saturno percorre sua volta ao Sol a cada 30 anos, mas em média permanece 2 anos em cada signo e pode fazer seu retorno natal dos 27 aos 33 anos numa janela de trânsitos. Seu retorno é o mais significativo de nossa vida, pois marca grandes viradas para melhor ou pior. Sim Saturno cumpre suas promessas natais, mas não só isso, ele realmente mostra o que tem feito da sua vida ou indica o caminho para fazer algo melhor com sua existência ou então vem e lhe retira totalmente o chão e você se vê perdido e tendo que recomeçar do 0. É o retorno mais radical de nossa vida e precisamos de algum modo nos preparamos para este regresso grandioso. A cada 8 anos podemos experimentar uma quadratura de Saturno no céu a nosso Saturno natal e um oposição também acontece nesta janela de tempo. São períodos de intransigência, isolamento, progresso, construção ou negação. Saturno fica cerca de 138 dias retrógrado por ano e sentimentos uma estagnada maior na área da vida em que ele está retrógrado em nosso mapa, contudo estagnação ou restrição são assuntos saturninos.


Urano faz seu retorno à cada 84 anos mas, este não é seu ciclo mais importante, mas sim a oposição de Urano que podemos experimentar dos 36 a 43 anos que é quando Urano em média faz sua oposição natal, a famosa crise dos 40, profundamente relacionada a Urano. É um momento que podemos sair de vez dos trilhos e isso não é 100% negativo. Vejam, você pode aos 40 anos fazer algo que nunca teve coragem aos 21 que geralmente é o período de quadratura de Urano no céu a Urano natal. Mas essa oposição pode indicar uma necessidade de dar uma guinada mais forte e mais expressiva em nossa vida, e inovação é o assunto de Urano ou então o surto vem, quando passamos por essa renovação interna com as ferramentas que possuímos. Urano fica 158 dias retrógrado por ano e percorre um signo durante 7 anos. 


Netuno e Plutão já são mais difíceis de marcar um retorno, uma vez que, Netuno percorre o Sol em 168 anos. Tempo este que tem para retornar a sua posição natal e Plutão tem seu retorno em 248 anos. Netuno permanece num signo por 14 anos em média e Plutão permanece num signo de 14 a 20 anos. Seu ciclo é irregular, e por isso, é difícil estabelecer um período para saber quando fará um quadratura ou oposição natal. Netuno faz sua primeira oposição a ele mesmo dentro do mapa por volta dos 40 a 42 anos e como Urano, pode bagunçar ainda mais o período pós retorno de Saturno. Netuno permanece 159 dias retrógrado e Plutão permanece retrógrado por cerca de 162 dias ano. Mas este período pode variar de um ano para outro. 


Os nodos fazem seu retorno a cada 18 anos na mesma posição natal. E inversamente, Norte e Sul em posições opostas a carta natal, fazem seu retorno a cada 9 anos. Esses retornos também são impactantes, e geralmente estão relacionados a momentos desorientação ou de redirecionamento de vida. Marcam inícios e fins abruptos. 


Algo importante sobre ciclos planetários: existem trigonos e sextis acontecendo todos os anos entre os astros e isso é importante para medir os eventos dos nossos anos, e este trigonos e sextis possuem aplicação de graus que podem variar. De 0 a 5 graus é considerado muito forte. De 6 a 10 mais fraco. O mesmo vale para quadraturas e oposições. As progressões natais passando sobre pontos e casas na carta natal tem suma importância para medir o impacto dos acontecimentos em nossa vida. Outro detalhe: é sempre importante observar o céu em trânsito por seu mapa natal e onde estes acontecimentos estão influenciado. Vejam, uma casa 6 muito ativa pode indicar momentos de pouca saúde, ou muito trabalho ou ainda muita dificuldade de contratar serviços de terceiros. Mas também pode indicar mais cuidado com a saúde ou mais organização para executar suas tarefas. Assim são com todas as casas, pois estes trânsitos planetários dão o tom de como será determinada semana, dia ou mês. Por isso se você é um adepto da astrologia, acompanhar o calendário astrológico do ano pode te ajudar a se preparar para eventos importantíssimos como eclipses ou viradas astrológicas que acontecem quando um astro entra em determinado signo por exemplo.


Retornos são em média marcantes, mas compreender a área da vida em que ele irá acontecer é tão importante quanto. Farei uma série de posts sobre retornos, mas saibam que nossas dicas astrológicas feitas em posts são insights e pequenas dicas. Se afiem em suas experiências e estudos. Bons estudos e ótimos retornos!


Isa Saints.



Sol e Retorno Solar

 Sol e o Retorno Solar. 


Olá pessoal, hoje farei uma brevíssima explanação sobre Retorno Solar. Tentei ser sucinta, pois este é um tema denso e extenso com muitas contradições entre aplicações e regras. Trouxe o básico para explanar a pesquisa. 


O Sol é o astro mais vital dentro do seu mapa. Ele não só aponta quais qualidades você tem, como também narra o qual seu grau de sucesso nesta vida em toda sua empreitada. É no sol que moram nossas virtudes, nosso ego e nossa força. Conjunções solares são bem fortes! Já que o sol pode tanto queimar um planeta e este se tornar inexpressivo dentro do mapa, quanto pode maximizar a potência deste astro quanto está na posição cazime ( dentro do coração do Sol no grau exato). 

Sua vitalidade física também é expressa através do Sol uma vez que este faz parte dos cálculos do Hyleg e do Alcocoden, ambas técnicas de longevidade, mas não só isso, quem possui um sol Peregrino ou em Queda pode encontrar muita dificuldade em manter a força física por exemplo. O sol faz parte da triplicidade do fogo junto a Júpiter e Saturno. E como o nome diz, é um planeta diurno e quando se encontra acima da linha do horizonte num mapa está em seu sect que é diruno. Quando abaixo é fraco e não possui tanta expressão assim. É um planeta masculino, quente e seco mas não abrasivo como Marte. É reconfortante e iluminado, mas também difícil e intangível. 


Na ordem caldeica está associado a casa 4, casa essa em que moram nossos recursos primários de vida e literalmente onde nascemos. Casa do nosso sobrenome, origens e bens existenciais. Em sua associação a casa 11 vemos o sol como nossas conquistas, sonhos e reconhecimento. Sua casa de Júbilo é a 9. Seu dia é o domingo e suas cores as brancas e douradas. Seu ciclo é de 1 ano para dar uma volta completa. O signo solar possui estações as quais tem mais o menos atividade sendo a Primavera sua Exaltação – Sol em Áries. Auge do Verão seu domicílio – Sol em Leão. Outono tem sua Queda – Sol em Libra e no auge do Inverno tem seu Exílio – Sol em Aquário. Pode ser tanto o pai quanto o Deus ou Deuses num mapa. É aquilo que viemos desenvolver nesta vida, ou seja seu Sol é algo para que você conquiste e não só seja. Sua casa de atuação é importantíssima, bem como todo aspecto feito a ele, já que podem dar indicativos do que será difícil ou fácil com relação a expressão do seu signo solar. 


O Retorno Solar é um marco importante dentro da astrologia e de todo o estudo astrológico. Tem origem na tradição já que faz parte de uma das técnicas preditivas mais antigas existentes. O retorno solar nada mais é do que o retorno do Sol ao seu grau de nascimento exato, somado ao céu do momento deste retorno sobreposto ao seu mapa natal. Atualmente tem uma aclama de descrever o acontecimento de um ano, contudo ele é mais que isso, já que está relacionado aos nosso ciclos, dado que não basta apenas elaborar o novo mapa do ano, mas é necessário sobrepor este mapa da RS ao seu mapa natal e mais uma série de informações. 


Para o cálculo mais assertivo de um novo ano podemos utilizar o mapa progredido que é em curtas palavras o movimento que os astros fizeram na sua vida até hoje. Cada ano representa um grau de avanço celeste. Nesta progressão veremos o para aonde seu mapa está se dirigindo, e eu particularmente prefiro a progressão do mapa as direções primárias que consistem em outra técnica preditiva complexa, mas que sucintamente pode ser entendida como a movimentação simbólica que os astros fazem devido a rotação da Terra. Essa técnica é bem certeira, mas sem um bom software, pode ser bem complicada de ser elaborada. 


Unida as direções ou a progressão astrológica, temos a Firdaria que fora introduzida por Abu M’ashar que relaciona nossos ciclos de vida aos ciclos de governo dos planetas sobre nossa vida. Os chamados cronocratores, que em síntese são os regentes do tempo. Os mapas diurno recebem uma sequência de regentes e os mapas noturno outra. Veja a sequência abaixo:

Sol 10 anos;

Vênus 8 anos;

Mercúrio 13 anos,

Lua 9 anos,

Saturno 11 anos,

Júpiter 12 anos,

Marte 7 anos,

Nodo Norte 3 anos,

Nodo Sul 2 anos,

Completando 75 anos, retorna ao início. Mapas noturno:

Lua é de 10 anos;

Saturno 11 anos

Júpiter 12 anos

Marte 7 anos

Sol 10 anos

Vênus 8 anos

Mercúrio 13 anos

Nodo Norte 3 anos

Nodo Sul 2 anos

Completando 75 anos no total, e recomeça.


Junto a Firdaria temos a subfirdaria, na qual o Firdario fala como e o subfirdario fala o onde. Por exemplo Sol e Marte regendo a vida de uma pessoa podem indicar um grande momento de trabalho, esforço mas também de reconhecimento por este trabalho. Lembrando que devemos associar o Firdario a casa em que rege no mapa e a sua colocação dentro do mapa (casa). Por exemplo Lua regente da casa 8. Então sabemos que os assuntos da oito ficarão em destaque na carta natal e onde a Lua está regendo na carta do retorno e onde está Lua está. Aí o subfirdario dirá onde os assuntos da 8 podem desaguar. Por exemplo: Lua regendo a 8 e Vênus na subfirdaria regente das casas 11 e 5. Podemos dizer que essa pessoa pode por exemplo começar a desenvolver um vicio por jogos para sanar dívidas ou que iniciará um momento de administração de bens de terceiros que trabalham com festas para muitas pessoas. E por aí vai. 


Somado a tudo isso, temos a profecção, que é o momento de vida em que um signo da nossa mandala toma as rédeas dos acontecimentos do ano. Existe uma tabela baseada na nossa idade que dirá qual signo profetado daquele ano, e para ficar claro, saiba que ela (mandala) começa no signo 0 ou seja, seu Ascendente natal e no seu 1° ano de idade é o signo da casa dois que irá conduzir sua Profecção e assim por diante. Para saber quem será o senhor da Profecção existe uma ordem a ser respeitada. Segue a ordem:

1. Se houver um planeta no signo profectado no mapa natal, ele será o senhor do ano.

2. Se não, o planeta que estiver na revolução solar no signo profectado, será o regente do ano.

3. Se não houver planeta nas duas condições anteriores, então será o regente normal do signo. 

Quando houver mais de um planeta no signo profectado do ano, eleja aquele que está em melhores condições astrológicas. Exaltação, domicílio e afins. Contudo isso pode gerar alguma confusão, e há quem eleja para o signo profetado o regente natural deste como senhor da Profecção. Acredito que seja um tema abrangente que mereça seu post. Contudo é uma corrente de pensamento que sou bem adepta. PS: considera-se o regente tradicional dos signos. Existe muita lambança nessa nova ordem e até mesmo filosófica para que tenha sustentação e a escola francesa a algum tempo tem feito excelentes colocações sobre essa regência. Sugiro leitura. 


As direções secundárias também estão em profundo destaque para a análise da RS e tal técnica consiste no caminhar dos astros ao longo do tempo de vida. Ela é profundamente parecida com a Direção ou Arco Solar que demonstra onde e como os planetas estão sobre sua carta natal. Naquela máxima de um dia = um ano. Mas até mesmo a direção secundária precisam de maiores explanações. Pretendo esmiuçar tais questões em vários posts, mas quis fazer este sobre o básico do retorno solar para delimitar o quanto pode ser extenso a análise de uma boa RS. Além disso, precisamos comprar aspectos natais e revolucionais como conjunções, trigonos, quadratura e sextis. Dos trânsitos é importante o trânsito do senhor da Profecção, eclipses, retrogradações e os trânsitos do regente do ascendente. Com tudo isso, o astrólogo ou você mesmo pode descobrir a didática do ano e quais serão os assuntos tratados casa a casa e no aspecto geral do Retorno Solar. 


Ainda temos a sobreposição das casas natais as casas da RS que são de suma importância, ainda mais para determinar onde o ascendente revolucional cairá de acordo com a carta natal. Sem isso, essa justa posição de cada casa sobre cada casa, é praticamente inútil um novo mapa da revolução. Essa sobreposição traz o tema da casa natal para o ano. Por exemplo casa 6 natal sobre a casa 3 natal, pode falar de mudança da rota para o emprego naquele ano. Sobreponha uma casa a outra para saber quais assuntos estou se correlacionando naquele ano. 


Quanto ao local da RS serei bem clara quanto a posição que eu acredito ser a correta. Usa-se sempre o local de nascimento. Você não vai mudar suas tendências natais mudando de cidade. Contudo a quem creia que isso possa ter alguma interferência e cada astrólogo é livre para se posicionar como quer ok?! Dei minha visão da coisa. Apenas isso. 

Mais um adendo, fiz um post mais enxuto visando ser mais didática e trazer contornos ao que podemos utilizar para uma boa análise da RS e ainda temos os trânsitos do ano, que são extremamente importantes para algo mais dia a dia do que um geral especial que é a categoria da RS. 

Isa Saints. 



Analise do mapa astral de Jhonny Deep.

 Análise do mapa de Johnny Depp. 


Dados coletados via astrobank. Nascimento em 08/06/1963 às 08:44 em Owensboro KY UK. 


Estudarei alguns pontos natais e da revolução do referido ator. 

Não estou falando de certo ou errado. Estou analisando o caso de maneira neutra e astrológica. Sim, deu um textão!


Mapa diurno com Sol na casa 11 no signo de gêmeos e regente do Ascendente, evidencia o talento do ator em se metamorfosear para seus papéis no cinema. O mister também é a Vênus na casa 10 conjunta a Mercúrio também na casa 10 e que inclusive é seu Almuten Figuris. Sucintamente explicando: é o guardião de seu mapa. O ator possui grande talento artístico e ótima performance, onde traz inovação, adaptação de seus personagens e alta caracterização facial. Contudo, a quadratura de Saturno domiciliado e angular a Vênus também angular e em domicílio, mas fora de seu sect, que é o noturno e conjunta a estrela fixa Algol, e isso explica a grande dificuldade do ator em ser premiado ou até mesmo ser indicado ao Óscar. O ápice de um ator de grande renome como ele. Essa Vênus fortíssima também demonstra o desperdício econômico do ator e sua tendência a regalias e dívidas, principalmente pelo Marte na casa dois em Virgem, um signo estéril e a queda da Vênus que evidencia seus altos e baixos econômicos. Quer esbanjar a todo custo! Mas logo se recupera, e é inclusive uma pessoa dada a caridade e reconhecido por sua generosidade, um dos traços de virgem na segunda casa astral. 


Seu Marte também não é tão maléfico por estar em seu sect, mas sofre oposição por graus de Saturno e está conjunto a Urano e Plutão. O ator é conhecido por sua instabilidade e alta mutabilidade, mas também é conhecido por ser gentil, dedicado e altamente perfeccionista! Mesmo que goste de improvisar para muitas de suas cenas icônicas. 

Marte rege a casa 4 do ator e está quadrado o Sol e se opondo ao Saturno forte em seu mapa expondo a infância turbulenta e violenta em que viveu e a fraqueza de seu pai – Sol peregrino e mutável, mas em dignidade acidental. A Lua está em seu sect, mas numa casa debilitada e cadente, sendo disposta por Saturno e regente da casa 12. Tendo a Lua na exaltação de Marte podemos ver as tendências destrutivas do Depp e seus vícios, mas também sua mãe violenta e narcisista. 


Sua Lua também demonstra sua capacidade de se moldar emocionalmente a seus parceiros, uma vez que o regente da Lua está na casa 7 muito forte. Também demonstra a fraqueza do ator ao se impor! Mas seu temperamento Colérico – predominantemente, o leva a explodir e extravasar, muito embora seja evidente que ele se contenha fortemente e prefira se aniquilar ou se anular, algo evidenciado pela interceptação de Áries e Libra em seu mapa. A mescla Sanguínea a seu temperamento lhe traz leveza, mas também lhe emprega um ar de superficialidade e inconstância. A presença de Netuno na casa 4 conjunto a Lilith demonstra seu lado sombrio e intenso, além de seus longos silêncios e várias casas na praia e/ou cidades litorâneas.


Em seu último aniversário em 2021, marcando sua passagem para os 58 anos e profectando seu ascendente para a décima primeira casa, onde seu Sol está e é disposto por Mercúrio, percebemos grande foco em sua fama (assunto solar) e em sua participação nos meios sociais e coletivos (assunto da casa 11). Recebeu dois eclipses em conjunção a seu Sol, levando sua imagem pública para o limbo e a perda de sua notoriedade e da vitalidade, uma vez que infelizmente tentou algo contra si e ficou muito debilitado segundo fontes próximas à ele. A quadratura de Saturno fazendo seu retorno por sua casa 7 a seu Mercúrio natal, nos leva a perceber a diminuição de sua popularidade, já que é o regente do Sol e estava combusto no tempo de seu aniversário, além de estar retrógrado, e se encontra no mapa natal na casa da imagem social conjunto a Vênus. 


Sua imagem e sua participação social são o assunto de maior destaque em sua RS, contudo em seu mapa revolucional, Depp repetiu seu mapa de nascimento na composição de suas casas astrológicas mas com mudanças. Estava também passando por seu segundo retorno de Saturno, e vejam o cumprimento de suas promessas natais acontecendo: sua relação afetiva interferindo em sua imagem pública. O casamento como algo que lhe traria prejuízos e dificuldades de se manter publicamente. Ao analisar o terceiro regente da sua triplicidade da casa sete pelo seus anos de vida, notamos que está agora nas mãos de Júpiter, super forte em seu mapa e na casa dos assuntos legais e de justiça, e está fazendo um sextil a seu Sol, o que pode lhe trazer favorecimento em suas causas legais e recuperação do que foi perdido, mas não antes de passar por um escrutínio e um julgamento de valor muito forte, além de depender de homens de poder – juízes e afins – para se recuperar – Júpiter. Sofreu uma dura exposição sendo rapidamente julgado e condenado sem ter seu lado ouvido. Só pela presença de Júpiter em Aries, onde tem a triplicidade e o sect, percebemos tal tendência súbita, que inclusive é o indicador dessa virada notória de um julgamento para o outro tão rapidamente. De algoz para vítima segundo informações e análises jurídicas atualizadas diariamente. Mas Júpiter no mapa da RS está debilitado na casa 8, porém em domicílio e sect.


Lembrando que sua batalha judicial começou em 2020, mas o julgamento foi adiado mais de uma vez, vindo a se consumar apenas quando ator entrou em um ano de casa 11 – casa dos resultados entre outras coisas. Além deste ser o ano em que Júpiter entra em sua casa 9 para iniciar seu retorno, agora no dia 10 de maio. Mas ele receberá uma visita do nodo Sul em sua casa 4 e dois eclipses por ali. Algo sombrio de seu passado pode ser trazido a tona, principalmente pelo Marte da RS estar na casa 12 conjunto a seu Nodo Norte e se opondo a Plutão na casa 6. Também não seria discrepante o ator sofrer revezes em sua saúde, sobretudo a emocional e mental. 


Na sua RS, Mercúrio está mais ou menos dignificado. Digno acidental pela casa e domiciliado, mas combusto e retrógrado. Seu primeiro julgamento foi um fiasco para sua imagem social, já seu segundo julgamento que inclusive está correndo em outro país, está mais favorecido para ele e vemos tal melhoria pelo trigono de Júpiter (por grau não por signo) e Saturno a Mercúrio da RS. E os dois planetas que regem sua Firdaria e subfirdaria são justamente Júpiter e Mercúrio. Sendo Júpiter regente de sua casa 5 e 8 e Mercúrio das suas casas 2 e 11. Percebemos que a casa das esperanças, a casa 11 é um grande apelo para o ano, sendo a esperança o que resta a ele para se recuperar e sair vitorioso. Seu Saturno natal está retrógrado mas em seu sect, além de angular e garante um trigono a seu Sol. Fácil não será para se recuperar, mas não é impossível. 


Já neste dia 30 um eclipse acontece aos 10° de touro em sua casa 10, conjunto a seu Meio do Céu e a sua Lua da RS e também em quadratura a Saturno da RS e em quadratura a seu Saturno natal fazendo seu retorno por grau em seu Mapa, podemos esperar uma grande reviravolta para o ator. Creio que a Amber apronte algo que o coloque na berlinda novamente, porém o cenário segue favorável para Depp, uma vez que Urano também está na jogada neste eclipse... Nada é caos, tudo é movimento. 


Já Amber possui planetas dignos como Vênus e Júpiter, e Marte exaltado além de Mercúrio em Áries oposto a Lua em Libra e em quadratura a Marte em Capricórnio. Ela é quem receberá neste ano dois eclipses conjuntos a seu Sol a 2° de Touro. E já neste dia 30/04 acontece o primeiro. Segundo o site: https://allfamous.org/pt/people/amber-heard-19860422.html, Amber possui a mesma orientação astrológica que Deep. Resta saber se é verdade. Pesquisarei no astrobank e trago mais informações. 


Espero que tenham gostado do texto que inicialmente fui visto por mim pelo viés jurídico e depois astrológico.



Revolução Solar e como analisar.

 Dica para compreender sua RS. 


1- Para onde está se dirigindo seu ascendente da RS e qual casa ele é no mapa natal apontam para o assunto chave do ano. 


2- Conjunções de planetas natais a planetas da RS indicam uma ativação daqueles temas. Sejam o mesmo planeta seja algum outro. Exemplo: Vênus natal na casa 4 e Júpiter da RS sobre a Vênus. 


3- Observe a fase lunar sobre a qual você fez aniversário. Ela pode indicar como caminha as questões práticas de vida e como será sua percepção para as coisas de modo geral. Lua nova inícios e movimentação. Lua crescente projeções e protagonismo. Lua Cheia concretização e estabilidade. Lua Minguante fins e introspecção. 


4- A casa do Sol na RS mostra um local de temas centrais em que você demandará mais energia ou dará mais atenção naquele ano. Ou ainda representará um local de maior atuação pessoal. 


5 - O regente do ascendente do ano é o planeta em que os trânsitos atingiram você com mais ênfase. 


6- O MC da RS somado a casa em que rege pode apontar para o local de maior busca pessoal no ano.


Espero que tenha gostado.

Isa Saints. 



Parte da Fortuna.

 Dica Astral da Semana – Parte/ Lote da Fortuna. 


“Nem a fortuna nem a grandeza são, por si sós, suficientes para sermos felizes.”


Jean de La Fontaine.


Sim, não é Roda da Fortuna. Isso é assunto do Tarot/Tarô que errônea foi associado a um tema tipicamente astrológico. Não devemos confundir muito menos pensar que são a mesma coisa!  


A Parte/ Lote da Fortuna é um tema tão antigo na astrologia que algumas de suas interpretações foram perdidas ou desestruturadas com o passar dos anos. Foi profundamente utilizada durante o período Helenista da Astrologia, sendo mais tarde “regatada” pelos Árabes que deram suas contribuições para o estudo deste ponto fictício dentro do estudo dos mapas, pelo qual ficou conhecida como mais uma das partes árabes, quiçá a mais conhecida. 


Com exceção a Ptolomeu e Lilly, outros astrólogos faziam o cálculo invertido para a parte a fortuna, e tal necessidade tem sua justificativa pela análise do sect do mapa, que determina se o nascimento é diurno ou noturno. Sol acima da linha do horizonte caracteriza um mapa diurno. Sol abaixo da linha do horizonte caracteriza um mapa Noturno. A não inversão do cálculo da Fortuna mudará o resultado obtido, uma vez que obteremos o resultado de outra parte árabe, o Lote do Espírito ou Parte do Espírito como também é conhecido. O assunto é vasto e cabe estudo e análises, mas aqui vamos ficar focados na utilização e cálculo da PF (parte da fortuna). 


Para mapas diurnos o cálculo é o seguinte = Ascendente + Lua – Sol. Mapas noturnos = Ascendente + Sol – Lua. Muitos aqui fazem o mapa pelo astro.com, e por lá na sessão alargada de mapas, numa aba chamada opção de exibição e cálculo - existe a opção de fórmula diurna para a P. Fortuna e isso é de suma importância, pois um mal cálculo da PF pode gerar na verdade uma outra Parte, a Parte do Espírito que tem grande importância em um mapa, assim como a PF, porém não tem o mesmo cálculo ou aplicação. Se seu sol está localizado acima da linha do ascendente, é um mapa diurno e para isso você utiliza essa opção. Se seu Sol está a abaixo da linha do ascendente, não será necessário. Há mapas que a correção é automática. Mas nem todos. 


Mas afinal, qual a “utilidade” desse ponto fictício? 


Primeiro a parte da fortuna está associada a nossa vitalidade e saúde, pois para chegar a seu cálculo temos o Sol – fonte de vida, Lua – corpo e substância e o próprio Ascendente que é o ponto hiperativo para a qualidade da saúde de um indivíduo. E por essa razão muitas das vezes podemos perceber que a PF de alguém trará de sua saúde mais que de sua própria fortuna em si. Além disso, sabemos que a PF é de suma importância para sabermos questões como potencialidade máxima de uma pessoa, sucesso em realizar suas metas e tarefas. Em segundo lugar, a PF não é está relacionada apenas ao nosso dinheiro em si, mas a tudo que nos traz bem estar, conforto, benefícios, prosperidade e qualidade de vida. É aquilo que nos eleva enquanto seres em ascensão. 


Aponta para onde podemos ser afortunados ou gerar fortuna com a união das ações de nosso Ascendente, Sol e Lua. Em terceiro lugar o dispositor – planeta que governa a PF também é importante para qualificar o quão afortunado ou desafortunado será o nativo. O planeta que o rege pode dar os contornos de como alcançaremos bem estar, conforto ou qualidade de vida (essa última não trata apenas de dinheiro!). Em quarto lugar, temos os aspectos que a PF recebe, que indica os modos como podemos receber e lidar com as riquezas e bens que recebemos ou as dificuldades em obter e/ou manter nossas riquezas. 


Em quinto lugar a casa a qual se dirige a parte da fortuna também é muito importante, uma vez que terá grande atuação naquela área da vida e também pode influenciar técnicas de previsão para a vida do nativo a partir do ponto onde se encontra no Mapa. Por isso, ela não é um enfeite astrológico, e pode e para alguns deve, ser analisado a parte numa leitura astrológica, tamanha é sua importância e interpretação. A PF pode se tornar um segundo ascendente num mapa dando informações sobre a forma que você pode agir para obter êxito ou encontrar seu sucesso nesta vida. Dessa maneira, não é que a PF será a grande virada de seu mapa, mas pode demonstrar muito sobre suas questões de vida. Principalmente seu sucesso!


A disposição da P. Fortuna (planeta que a governa) é um assunto bem interessante e importante para ser analisado e sugiro que para uma maior assertividade na análise, que utilizem a regência tradicional dos planetas. Bem como a condição cósmica deste dispositor no mapa, uma vez demonstra a dificuldade ou facilidade para os assuntos relativos a P. Fortuna, além de dar suporte ou renegar suporte para a fortuna do nativo. Nem sempre um Saturno será um mal regente para a parte da fortuna. Se estiver em seu sect diurno, em triplicidade, digno acidental nas casas 2, 5 ou 11 ou angular, 1, 7 ou 10 principalmente. E se ainda receber um bom aspecto do Sol ou Júpiter, pode ser um bom dispositor, mas ainda será o Saturno que tanto amamos odiar. O mesmo pode ser dito do Júpiter, se estiver em exílio, fora de seu sect atuante que é o diurno, combusto e em debilidade acidental – na 6, 8 ou 12, ainda é Júpiter, benéfico como conhecemos, mas tão pouco benéfico que nem parecerá o Júpiter. 

Veja agora como o dispositor da parte da fortuna a influência. 


Sol – demonstra vitalidade, notoriedade ou busca por notoriedade. Orienta o nativo para assumir protagonismo de vida e pode estar relacionada ao coração, córnea esquerda, flancos, tórax e sistema cardiovascular para tópicos de saúde. 


Lua – denota produtividade, subsídios matérias ou/e angariação dos mesmos. A busca é por conforto, mas pode te orientar para a abnegação e sensibilidade extrema. Está relacionado aos seios, estômago, esôfago, líquidos do corpo, hormônios e abdômen. 


Mercúrio – Aponta para intelectualidade, inteligência, conhecimento pratico e aplicável a realidade do nativo. Há uma busca em aplicar aquilo que se aprende aceleradamente e obter resultados imediatos. Está relacionado a mãos, ombros, pulsos, vertigens, cérebro, língua, memória, fala, pulmões e raciocínio. 


Vênus – a sua fortuna está nos bens materiais, nas relações, nas artes, no que é belo e aprazível. O maior desejo é por satisfações matérias, realização pessoal dentro das suas relações e conquista material. Relaciona -se com os rins, bexiga, órgão sexuais, doenças sexuais, diabetes e infecções agudas. 


Marte – Orienta o nativo para a competitividade, superação, conquista, imposição, autoridade, força, capacidade, assertividade, esforço e êxito a qualquer custo. Na saúde está relacionado a cabeça, tendões, sangue, pressão alta, contusões, coágulos, ouvido esquerdo, mau súbito, hemorragias e cóleras de todo tipo. 


Júpiter- glórias, honras, grandiosidade, busca a espirituais, viagens, filosofia de vida, elevação da consciência, dignidades, justiça, benevolência, grandes feitos, eloquência, méritos, visibilidade e importância serão coisas que Júpiter influenciará sendo dispositor da parte da fortuna. Rege as coxas, fluxos sanguíneo, fígado, gorduras do corpo, membros inferiores, baço, olhos e veias. 


Saturno - solitude, reserva, cautela, paciência, resignação, persistência, método, grandes construções, trabalhador, austero, inflexível, permanente e estável serão atribuições de Saturno como regente da PF. No corpo cuida dos ossos, músculos, tenacidade, dentes, hérnia, sistema reumático, urticárias, mau crônico, doenças degenerativas e imunes. 

 

Fonte: Tratado das esferas. Autores Helena Avelar e Luís Ribeiro. Editora Prisma.


E ai, como está sua parte da fortuna? Conta aí nos comentários. 

Isa Saints. 



Analise do mapa astral de Cristiane F.

 Análise do Mapa Astral de Christiane Vera Felscherinow ou simplesmente: Cristiane F. 


Meu objetivo é uma análise neutra de pessoas que estejam passando pelo retorno de Saturno. 


Nascida em Hamburgo Alemã Ocidental em 20 de maio de 1962 às 13:45, Christiane Vera Felscherinow ficou famosa na década de 80 após a publicação de sua biografia que se tornou um best seller de sua época através do escandaloso livro: Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituída. publicado em 1978.


Aos 13 anos, Christine se viciou em heroína, LSD e similares após ir a um show de David Bowie e experimentar a droga ainda muito jovem. Para financiar seu vício, a jovem resolve se prostituir na estação Bahnhof Zoo, próxima ao zoológico, na região mais decadente de Berlim, onde vários outros jovens se prostituiam para manter seu vício crescente em drogas. Sua vida foi marcada por intensos acontecimentos, desde a separação de seus pais que viviam uma vida conturbada num lar abusivo em um país aos pedaços pela guerra até a fuga da Alemanha Oriental para a Alemanha Ocidental no ano de 79 quando a família fugiu do país utilizando um balão de ar quente caseiro.  


Sua vida foi marcada por violência doméstica, negligência materna e paterna, uma adolescência complicada em um mundo em transformação, atividades ilícitas, prisões, problemas de saúde, riqueza e fama súbita, uma vez que após o lançamento de seu aclamado livro “afrontoso” para a época, Christiane se tornou um símbolo teen, mesmo que controverso e difuso. Quantos aqui não foram proibidos de lerem seu livro polêmico e transgressor? Pois bem, F é uma pessoa com uma história que pela visão astrológica, cabe grandes meditações.


Mas chega de enrolação. Vamos à análise astrológica dela que é o que importa aqui. Ela está passando por seu segundo retorno de Saturno neste ano, além de um retorno de Júpiter e uma quadratura de Urano natal a Urano em trânsito. São muitos acontecimentos para seu aniversário de 60 anos.


De temperamento melancólico cujo as características são o excesso de materialismo, frieza, ambição, melancolia, insubordinação, fraude, detalhamento, ponderação, lento para se decidir, com tendências depressivas, magro, fixado, cauteloso e solitário. Podemos perceber algumas dessas características latentes em F, que sempre tendeu a magreza chegando a pesar menos que o recomendado para sua altura. Extremamente solitária, depressiva e insubordinada. Mas também observamos sua contenção, pois mesmo sendo alguém que trabalhava com o público ficava muito tempo em sua própria companhia e de seus maços de cigarro e baseados. 


Seu Almuten figuris é Marte localizado na casa 8 em Áries e percebemos que sua trajetória foi marcada por lutas, brigas, conflitos, perdas, aflições e muita coragem para não só se submeter ao submundo alemão daquela época, como para dar a volta por cima e se auto afirmar, algo imprescindível para os nativos cujo Marte é o anjo da guarda da natividade. Há sempre uma luta a ser vencida quando o assunto é Marte, e ela lutou e luta muito contra suas sombras e angústias que lhe garantiram a fama, mesmo que de maneira antagônica.


Marte não só se aplica a seu MC, mas a Mercúrio que aqui pode ser indicado como seu mister. Ela já se arriscou na carreira musical, mas não obteve sucesso, porém ela garantiu sua ocupação principal através da narração de toda sua vida em um biogeografia e depois uma autobiografia lançada anos após sua história ser contada no cinema de vários países, inclusive o Brasil. Ela alcançou sua fama, pela sua mensagem para o mundo e até hoje se dedica à escrita e também a vida como blogueira. Mercúrio conjunto ao MC e a Vênus também conjunta ao MC podem evidenciar isso. Sua imagem circulou o mundo e aqui vemos sua Vênus conjunta a seu MC e sendo dispositora de seu Sol anaretico em Touro na nona casa. Sua imagem desafia todos os assuntos desta casa, como a ética, moral, os temas elevados e as grandes inspirações divinas. Mas com um Sol em quadratura a Urano em Leão na casa doze, é claro que, a ela seria apenas atribuído o título de drogada e prostituída, e sua própria história de vida seria deixada de lado. A marca da adolescente problemática foi cunhada nela, sendo algo que mais tarde atrapalhou sua recuperação no mundo das drogas ilícitas.Notamos isso nesta quadratura de Urano ao Sol. 


Para alguns é vista apenas como uma rebelde sem causa, para outros, é tida como uma garota problema que ficou famosa com uma história problemática. E aqui vemos a dualidade geminiana aplicada bem a sua fama, tema da casa 10. Ela não é nem luz nem sombra, mas um pouco de ambos, mesmo que seja dúbia e antagônica. 


Ainda sobre sua carreira, ela tentou a música na década de 90, mas não foi para frente com o projeto e isso apenas reforça Mercúrio como mister que está inclusive junto a Vênus. Ela voltou a ocupar o rol da fama quando lançou sua autobiografia: Eu, Christiane F., a vida apesar de tudo, lançada em 2013. Aqui a conjunção se reafirma nesta mescla de Mercúrio e Vênus em sua casa 10, onde Mercúrio leva a melhor pelo domicílio e alta dignidade, enquanto a Vênus segue peregrina…


Com Saturno domiciliado mas cadente e conjunto ao nodo Sul na casa 6, podemos perceber a luta para restituir a saúde e se recompor de vícios, além da dificuldade em se curar, já que as recaídas foram constantes.  


Seu vício também manchava sua imagem, Saturno se aplica em trígono a Mercúrio e a Vênus na casa 10 e seu labor assunto da 6ª casa, era um trabalho humilhante pelo qual ficou famosa vindo inclusive a se submeter a zoofilia para sustentar seu vício. Chegou a ser presa, Sol regente da casa doze e quadrado Urano evidenciam não só isso, mas seus inúmeros problemas com a justiça e a imagem que ela representava de seu país e da própria cultura de sua época. Sua entrevista para os autores de sua biografia não foi muito bem recebida por seus compatriotas, que chegaram a pedir sua deportação para a Alemanha Oriental. Sua história, marcava um juventude que se “desviava” dos bons costumes e da ética, reforçando o posicionamento de seu sol em grau anaretico na casa 9. Sua luta para se reerguer nunca foi tão explorada quando seu “mau” comportamento, evidenciando que sua missão solar era muito mais difícil do que conquistar a tão sonhada estabilidade financeira de Taurina, a qual ela conquistou subitamente. Vênus rege sua casa 2 e está em Gêmeos, que entre outras coisas é associado a precocidade e juventude. Ela ficou famosa aos 16 anos de idade, após o lançamento de sua biografia, e veja, vênus dispõe seu sol que está na casa 9, ela foi internacionalmente reconhecida em um curto período de tempo e através da escrita e da sua imagem. Vênus + Mercúrio. 


Lilith é um ponto de destaque em seu mapa, uma vez que está cravado em seu Ascendente, que por si só já é um ascendente complicado, principalmente pela presença de Plutão na casa um. A fama de Bad Girls está marcada em seu mapa e reforçada em diversos pontos, bem como o autoflagelo, o repúdio a si mesma e a transgressão que fazia a si em nome de seu vício. Ela não pensou uma única vez no custo de manter sua dependência, apenas deixou que ela a consumisse ainda muito jovem. Em suas palavras; a heroína, a droga que mais a viciou, faz parte dela e de sua história.


Seu Júpiter na casa 7 não só evidencia a pluralidade de suas parceiros, afinal ela era um prostituta muito reconhecida em seu local de trabalho, como também demonstra o quanto isso a machucava e a destruíram emocionalmente, já que Júpiter está conjunto a Quiron e faz uma quadratura a sua Lua na casa 4 e oposição a Plutão na casa 1. Porém, isso era algo incontrolável e necessário, nas palavras da própria F. A prostituição foi algo que ela conseguiu abandonar. Era o meio para seu objetivo final= drogas, as quais não conseguia abandonar evidenciando Saturno na casa 6. 


Sua maior ambição segundo ela mesma era ser livre, algo que condiz mais com sua Lua em Sagitário, mas também mostra o quanto seus instintos a escravizavam e a faziam pequena, uma vez que a Lua é o astro a qual devemos dominar. Ela nega ter conseguido abandonar totalmente o seu vício, inclusive teve e tem sérios problemas de saúde atrelados a sua dependência e aos efeitos do uso abusivo de drogas. Ela tem hepatite C, o que ressalta um tópico de seu temperamento melancólico que está associado à bílis negra, cujo os órgãos sensíveis são o baço, fígado e pâncreas. Sim, temperamento se relaciona profundamente com a saúde da pessoa. Além da hepatite C adquirida, ela possui problemas circulatórios, algo bem comum aos melancólicos que tendem a reter as coisas e a sofrerem com todo tipo de obstrução, e é algo bem típico de Saturno na 6 em Aquário que tende a doenças crônicas, destrutivas e muitas das vezes adquiridas. Seu Saturno na seis demonstra a restrição e toda a dificuldade que podemos ter na área da vida em que saturno está, bem como seu Júpiter angular, demonstra a fertilidade natural de Júpiter que pode tender ao excesso e ao exagero. Seu Netuno na 3 em Escorpião demonstra a profundidade da sua mensagem para o mundo e o quanto ela pode ser impactante, hostil, indesejada e mais que isso, reveladora de problemas sociais, que até então eram ignorados pela sociedade de sua época. Hoje a prostituição é legalizada na Alemanha, mas em seu tempo não era e nem podemos dizer que sua biografia contribuiu objetiva ou subjetivamente para isso.  


Seu nodo norte em leão demonstra o quanto teve que ir ao limbo para se refazer e mesmo assim, isso foi difícil e muitas das vezes nem pode ser visto como uma vitória, dado o número de vezes que precisou se recompor. Teve muito dinheiro e reconhecimento precoce, gêmeos na casa 10 lhe permitiu isso, mas o dinheiro nunca foi um problema, já que não se deslumbrou com a fama, mas sua mania em se autodestruir, foi e ainda é sua maior luta. Para isso Marte está na 8 pronto para a luta, mas também para destruir, afinal nosso guia de vida, Almuten, pode nos revelar como nossa missão de vida pode se desenvolver. 

E ai? Gostaram do mapa da Christiane? Eu gostei muito, principalmente por poder abordar um livro que sempre foi comentado em minha família por sua polêmica. Inclusive, por aqui é proibido falar dele hahahaha. 





O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...