Constelação de Aquário.
Aquário é um signo masculino, fixo e invernal. É também o domicílio de Saturno e não exalta ninguém, mas dá Triplicidade a Mercúrio e Júpiter. Sua natureza é Quente e Úmida sendo um dos 3 signos do ar. É o Exílio do Sol. Faz parte dos signos de ascensão curta no hemisfério norte. As estrelas fixas da constelação de Aquário atualmente são: Altair, Albireo, Armus,Bos, Nashira,Castra, Deneb Algedi, Giedi e Sadalsuud.
Esta é uma das constelações mais antigas da antiguidade, sendo mais amplamente cultuada entre os babilônicos e os egípcios e está profundamente conectada à fertilidade, benesses e ao descontrole.
Na Babilônia indicava o caminho do deus Ea durante o desgelo que precede a primavera, uma vez que o próprio Deus era representado na forma de um jarro que se derrama pelo solo no fim do inverno. Na Mesopotâmia antiga Aquário estava associada ao deus Enqui, o governante das águas doces que fertilizavam o solo para as plantações futuras. No Egito Antigo o caminho do Sol ao longo do zodíaco era datado e determinado e quando o Sol tocava Aquário as cheias do Nilo desaguavam sobre o solo, mas não só isto, o próprio Nilo seria representado por esta constelação e também ao Deus Hapi, o senhor do Nilo. Um fato curioso sobre Aquário e o Egito Antigo diz respeito ao local da nascente do Nilo que nasce no Sul da região de Mênfis, assim como Aquário que aparece na região do Hemisfério Sul do Céu.
A destruição era um dos efeitos das cheias e do fim do inverno com o desgelo das águas que se detinham na forma de gelo. Desta forma Aquário também se associava a todo tipo de descontrole e irracionalidade, inclusive na Grécia antiga o mito de Ganimedes exemplifica exatamente este descontrole típico ao arquétipo aquariano que precede a antiguidade. Neste mito, Zeus sequestrou o jovem herdeiro do reino da Dardânia e o transformou no seu copeiro real após se apaixonar por ele e a constelação de Aquário seria a representação deste amor homossexual, que aliás corrobora para a atual associação de Aquário e a homossexualidade.
Algo curioso sobre Aquário, é que após as cheias os homens voltavam a criar, já que o pior havia passado e por isto a inventividade também é um traço aquariano. Assim como os excessos, pois água demais também lava o solo do que há de bom nele e o encharca.
