Casa – 12: “Nosce te ipsum”.
Conhece te a ti mesmo.
Como a última casa do zodíaco, a casa 12 recebe a aclamada fama de a casa mais negativa do mapa, uma vez que não enxerga o Ascendente e trata-se de uma casa de culminância de várias energias acumuladas em outras casas. Aqui moram os medos que não demonstramos no ascendente. Os sentimentos que não expressamos nem na 4 nem na 8. Os vícios e distúrbios que escondemos da casa 5 e 6. As vergonhas que não gostamos de reconhecer lá na casa 3, 7 ou 11. Toda a insegurança que temos na 2 ou na 10 ficam gravadas nesta casa, assim como nossos sonhos que se tornaram frustrações lá na casa 9, também deságuam por aqui.
Tudo que não queremos ver, enxergar ou admitir, mora na casa das prisões e confinamentos. A dor, a mágoa, a crise em existir e todas as fragilidades da psique humana aqui estão contidas, por isso os temas da casa doze são sensíveis e podem passar muitos anos despercebidos acumulados em nós.
Esta também é a casa do Carma ou de tudo aquilo que te acompanha sem que você perceba. É como a pedra de Atlas sobre suas costas. Essa é a imagem nítida da 12 que também trata da nossa vivência intra uterina e nossa conexão com o mundo espiritual e por esta razão, o regente desta casa e qualquer planeta que tenha aqui diz muito sobre tudo aquilo que terá que trazer a tona com muito esforço, uma vez que não se trata apenas da bagagem de hoje, mas de uma bagagem bem mais antiga.
O que adoece nossa alma e consciência são temas desta casa tão difícil de perceber e acolher em nós. Precisamos reconhecer nela nossas fraquezas e tudo que nos deixa fracos, oprimidos e paralisados. Não são temas doces os desta casa, mas são temas que está dentro de cada um de nós que precisam ser abraçados e compreendidos para que não nos sufoque.
O sol na casa 12 não está muito feliz. A luz brilha em nossas costas e não há nascer do sol, apenas o poente desta força e por isso nos sentimos desvitalizados. A Lua mergulha em termas psicológicos e emocionais de um nível tão profundo que sentimos que vamos nos afogar quando ela toca essa casa. Mercúrio fica calado e bastante investigativo, quase não trabalhando para fora, mas intensamente trabalha para dentro. Vênus costuma se esconder nesta casa e teme ver as dificuldades pelo que elas são, e de todos os planetas é o que mais se sacrifica nesta casa, associada a abnegação que exercemos ao abandonar o mundo espiritual para entramos na carne.
Marte numa casa doze também está desconfortável, não enxerga os desafios de frente e por isso os cria internamente.
Júpiter na casa doze possui um ar contemplativo e profusamente dado aos conhecimentos que foge a inteligência comum e por isto se atrai pelo inimaginável. Saturno se alegra nesta casa, ficando bastante confortável aqui, uma vez que todos os temas desta casa lhe apetecem, principalmente nossas contenções e carmas, podendo ser um dos planetas que mais nos conecta aos conhecimentos que vem de outro local e deságuam aqui. Os feiticeiros e mágicos tem grande contribuição saturnina em geral quando o tem na casa 12 ou quando ele a rege.
. Assim são os planetas nesta casa que significa o confinamento da alma, da consciência e das incertezas humanas que precisam ser iluminadas.
Tradicionalmente, é uma casa de magia e magos. De tudo aquilo que é feito nos bastidores, que ninguém vê. É o lar das sombras, mentiras, enganações e ilusões que são mais humanas do que somos capazes de admitir. É a casa dos inimigos ocultos e do próprio mundo oculto e de nossos dons espirituais que devem ser conquistados ou das nossas loucuras mais desvairadas. Tudo depende de que tem a chave desta porta. Para alguns a casa 12 seria a própria Hécate encarnada com poder e magia. Para outros seria o próprio Tártaro torturante e escura. E para muitos é a Caixa de Pandora rediviva. Um caos descontrolado e perigoso.
Conhece te a ti mesmo e conhecerá o Universo e os Deuses. Este é o lema da casa doze que não é agradável ou este parquinho de diverso que muitos pregam, mas é uma casa de poder e de conquista que muitos podem alcançar. Basta que não a temam e olhem na com verdade e sinceridade. Sem devaneios ou lentes cores de rosa. Por favor.
E aí, conheceram um pouco mais da “temida” décima segunda casa zodiacal? Espero que sim e que tenham gostado do texto. Contém aí nos comentários como está sua 12 e o que já descobriu sobre ela e como lida com isso. Trocar ideias é muito importante! Boa noite a todos!
Olá Isa
ResponderExcluirLi todos os 12 arquivos sobre as Casas e notei que faltou a Casa 8. Vc ainda pretende escrever sobre elá?