Por Isa Saints.
Nós sabemos que o universo ao qual o mapa astral nos apresenta é imenso! E ao mesmo tempo está delineado por regras básicas e lógicas as quais o exímio seguimento, garante maior sucesso. Hoje falaremos sobre as casas e sua relação com ascendente e o que as torna favoráveis ou não. Quando falamos de casa estamos falando sobre o palco de atuação dos planetas. Cada casa representa um “palco” ou área da vida e cada uma desta áreas possui significados que serão ativados pelo planeta ali posicionado. Seguindo uma regra básica atrelada ao hermetismo, planeta é causa e logo será única e exclusivamente ele quem desenvolverá temas de vida. Como estes temas são gerados depende e muito da qualidade do planeta e suas dignidades essências e acidentais.
As casas em si guardam nomes, significados e temas que estão muito atrelados seja a ordem caldeica seja a própria relação que fazem com o Ascendente, o ponto inicial de um mapa em que tudo que por ele é tocado (aspectado) chega até nos.
A casa 2 possui uma relação de sustentação do Ascendente, uma vez que ela não o aspecta. Está é a casa dos nossos recursos ou de tudo que precisamos para manter vivos o corpo físico. Daí a função de sustentação do Ascendente que inclusive garante a casa II uma forte conexão com a comida e dieta do nativo. Já a casa III, é uma casa cadente de força marcada como o local de júbilo da Lua e que também envia um aspecto de Sextil ao Ascendente. Por isso está não é uma casa tão “fraca” ou desafortunada quanto são as casas 12 e 6 que não enxergam o Ascendente e por isto seus temas são difíceis para o nativo e causam sofrimento. Por ser a casa de um luminar a casa 3, possui temas claros e evidentes para o nativo, sendo está uma casa tanto da prática religiosa quanto da comunicação com o mundo superior. Na casa 9 o júbilo do Sol, encontramos um local de clareza ou de esclarecimento também, pois o Espírito mora ali. Faz trigono ao Ascendente e a ele releva o mundo espiritual e os conhecimentos elevados, dando ao nativo ferramentas de despertamento e de sabedoria. Esta é a casa do conhecimento e da busca moral.
A casa 4 ou fundo do céu ou Imum Coeli que literalmente significa fundo do céu, é uma casa de desafio para o Ascendente pois aqui o primeiro ângulo de quadratura se forma a ele e por isto seus temas geralmente são impactantes a própria pessoa, como sua própria origem, ancestralidade, relação com o pai e não menos importante, sua própria casa ou imóvel. Nossa reputação, seja em vida seja na morte também é medida por esta casa que aspecta tanto o Ascendente quanto o Meio do Céu, ambas casas demonstrativas e públicas. Por está razão os segredos e nossa privacidade, podem sim impactar nossa vida lá fora. Ambos são temas da quarta casa.
Na quinta casa chegamos a um local fértil e bem relaciono ao Ascendente, pois essa não só é o local de Júbilo da Vênus como também forma um trigono com o Ascendente agora através de uma casa forte e sucedente. A boa fortuna, a fortuna do pai, a sorte, a alegria, o prazer e nossa própria capacidade de gerar vida ou de deixar uma descendência. Seja filhos, seja sucesso ou fortuna. É uma casa de suma importância para analisarmos a capacidade individual de florescimento e de crescimento de alguém, e não só de sua própria carne, mas seu florescimento em vida. Na sexta casa, encontramos todas as nossas dificuldades e antes que venham como aquela história do radicalismos da astrologia tradicional, já explico que assim como a vida, o mapa também demonstra locais de sofrimento e felicidade. E como a casa 6 não aspecta o Ascendente, seus temas são si difíceis, nebulosos ao nativo e que o levam a um árduo esforço. É o júbilo do Marte e também é uma casa cadente de força onde a doença nos drena a vitalidade causando sofrimento o corpo físico. É o local das humilhações, da má sorte e das dificuldades. Este é um local de servidão pela obrigação e de diminuição da liberdade, pois essa também é a casa de tudo que nos acontece e é mal e vai contra nossa vontade ou ações. Assim como a casa 5 a tudo nos favorece, a casa 6 a tudo nos desfavorece.
A existência é desta maneira, e assim também é na Astrologia. Horas de gozo e felicidade, horas de labuta e sofrimento.
Espero que tenham gostado e qualquer dúvida é só colocar aí nos comentários.
Obrigada e um ótima semana para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário