segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Casa 4.

 Casa Quatro 4 -  Minha raiz de vida.


"Quando as raízes são profundas não há razão para temer o vento."

                          Provérbio Chinês.


Me arrisco em dizer que a casa 4 é mais complexa que a casa 12. Na 12 estão nossos padrões do inconsciente, mecanismos de auto sabotagem, vícios, infantilidade ou desejo de não crescer muito forte que nos impedem de ver claramente o caminho, entretanto, muito do que está nesta casa teve sua origem em algum lugar, mesmo que seja espiritual – carma. Já a casa Quatro é o suprassumo das nossas emoções e do nosso mundo emocional. É aquilo que nos alimentou emocionalmente ou aquilo que nos foi oferecido como alimento emocional. Todos sabemos que a relação com a família é algo difícil e por vezes insatisfatório, dolorido e totalmente involuntário, visto que muitas pessoas desde o nascimento são rejeitadas por seus familiares. Mas existem ainda aqueles que são amados por suas famílias e vêem nelas uma base de vida. Ou ainda, há pessoas que não se encaixam em seu meio de nascimento por nada, por mais que se esforce ou que sua família seja boa e acolhedora.


Compreender a quarta casa é ainda mais difícil que analisá-la. Num mapa diurno – Sol acima da linha do ascendente a casa 4 pode ser representada pelo pai, principalmente se a Lua estiver abaixo da linha do ascendente. Já num mapa Noturno – sol abaixo da linha do ascendente a casa 4 pode ser representada pela mãe sobretudo se a Lua estiver acima do ascendente. Mas existem controvérsias e vários pontos a serem analisados quanto à quarta casa e suas relações familiares. Na tradição o Sol é associado à quarta casa, que nos remete ao pai, sobrenome paterno, origem sanguínea e ascendência. Também está relacionada ao fim da vida, ao que está abaixo da Terra, ao nosso lar, Pátria, ancestralidade, origens e tudo que nos é familiar ou que nos traz essa sensação familiaridade. Na modernidade, todos os temas relacionados à família independentemente da posição do Sol passarão a ser vistos na casa quatro e acredito que a própria forma como as famílias passaram a se relacionar podem ter influenciado tal nova perspectiva. Fato é que nossas origens e raízes bem de algum lugar e na astrologia podemos identificá-lo no Fundo do Céu.


Planetas neste local tem sempre uma profunda conexão conosco, já que essa é uma casa angular, e é também a casa mais baixa de todo o mapa. Quando o Sol está aqui a individualidade sobressai ao seu meio, e não é incomum que traga para a pessoas uma necessidade de se auto afirmar dentro de seus relacionamentos de todo o tipo. A Lua está em casa por aqui, muito embora traga muita reclusão, introspecção e até um gosto pela própria companhia muito grande. São pessoas que em algum momento vão ter que relutar contra suas manias e seu fechamento interno. Solidão é um medo e sentimento que pode ser constante. Mercúrio na quarta casa é o estereótipo da mente fechada, podendo levar o nativo a desenvolver atividades em casa, principalmente trabalhos do estilo home office. São pessoas que irão buscar por respostas em si mesmo e quanto a sua mente fechada se deve pelo fato de serem pessoas que guardam tudo para si que precisam aprender a dialogar.


Vênus está confortável nesta casa, podendo levar o nativo a formar família muito cedo, ser muito preocupada com sua ascendência e até mesmo querer se destacar de sua família economicamente falando. Marte por aqui não só é um brigão ou um brigador dentro de casa, como pode ser infantil e ter dificuldades de crescer emocionalmente falando. Por outro lado, são os ditos filhos independentes e pioneiros que saem de seu meio familiar muito precocemente e até podem se mudar muito numa única vida.Pode trazer relações familiares fora da curva, pessoas que abandonam ou fogem de casa muito cedo ou ainda nativos que não se enquadram nos moldes de sua família Júpiter pode garantir grande família ou uma família muito grande. Demasiada importância com os seus, podendo até adquirir ou herdar bens e responsabilidades de família. Até mesmo crenças. Traz uma carga muito espiritual para essa casa podendo exercer uma forte influência sobre o nativo que fica embolado em suas relações familiares, que não possuem contornos ou limites, além de serem bastante confusas e cheias de deveres e promessas


Saturno é um tanto tenso nesta casa levando da orfandade a restrição familiar ou até mesmo a falta de um dos pais, lar muito rígido, responsabilidades precoces com a família, lar frios e um sufocamento com a sua família. É tão chocante quanto Saturno, desde um lar violento até ao abandono, e não é incomum pessoas com este planeta na casa 4 perderem status, bens e fortuna de sua família. Qualquer ponto nesta casa angular é de extrema importância, por isso analisa-los é algo que demanda tempo e sempre desenterram novos significados. Sempre é bom voltar a essa casa. Aqui tem sempre novas descobertas.


Relacionada a nossa estrutura de vida, quando olhamos para a casa mais baixa do mapa, nunca uma única visita será suficiente para remoer todo o conteúdo deste local que passa a maior parte da vida de muitas pessoas intocado ou levemente remexido. Não que seja fácil reconhecer o que sentimos de verdade, muito menos nossas carências afetivas, mas tudo isso mora nesta casa, bem como o que nos traz segurança, estruturação e bem estar, podem ser identificados por aqui. 


Descobrir o que fica encoberto ou submerso dentro de nós leva tempo e requer certa maturidade, porque do contrário, podemos ficar perdidos diante de tanto conteúdo. Se pudesse definir a casa quatro como um objeto, seria a Caixa de Pandora. Muitos males saem de lá, mas no fundo permanece o que é substancial para nossa existência, seja a esperança como no mito, seja nossa verdade mais escondida. A casa quatro é o local da nossa alma e de lá vem muitos dos nossos desejos mais sublimes, que não são como aqueles que estão na casa 12 que geralmente não sabemos ou reconhecemos que estão reverberando em nos. Os desejos da quarta casa são aqueles que nos enchem os olhos de vontade ou de expectativas, já que o que torna essa casa tão importante é o fato de que aqui moram nossos instintos primordiais. Nossas emoções mais complexas e nosso desejo de sermos acolhidos.


Por isso nunca é tão fácil o livre mesmo sem aspetos ou planetas por aqui, já que seu regente e sua condição cósmica irá determinar o funcionamento deste local em nossa vida.

Uma das coisas mais interessantes sobre a casa 4 diz respeito aos nosso padrões e reconhecer estes padrões é o mais importante para desvendar este ponto do mapa. Reconhecer que em todos seus relacionamentos afetivos você procura receber o amor que seu pai ou mãe não lhe deram  é algo doloroso, mas necessário para que seus relacionamentos não sejam sempre da mesma forma insuficiente de sempre. Admitir que ainda se compara com o modelo ideal de filho que seus pais esperavam que você fosse, não é tão bacana assim de se reconhecer. Descobrir que necessita de mais afeto que as pessoas podem lhe dar, mas que não sabe pedir por  isso ou colocar em palavras e gestos essa carência, requer tanta investigação pessoal, que chega a cansar. Mas são processos que erguem nossa consciência a novos patamares e nos ensina a sermos mais leais com o quem somos de verdade, e pouco a pouco passamos a desmascarar essa pseudo personalidade que tão fortemente mantemos no lugar da nossa verdadeira essência.


Procurar pelas raízes e origens das coisas que nos movem no mundo, independentemente de qual sentido seja esse movimento, faz parte de um processo de ascensão que está relacionado a casa dez: nosso objetivo de vida. Mas que para chegar a este topo, é preciso descobrir o que lhe sustenta por baixo. Por isso, ao procurar aqui em baixo na 4 por tais respostas hoje, é o que pode te ajudar a chegar no topo lá na casa 10 mais a diante.  Olhe para a casa quatro e se pergunte o que vem lá de dentro que irradia para fora. Busque pelo que está dentro, escondido e principalmente; busque aquilo que mais teme olhar. Ali estarão suas respostas, sobretudo aquelas que você ainda resiste em analisar.


E aí, como anda sua casa 4? Conta aqui nos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...