sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Destino e astrologia.

 Previsão é determinismo? Ao saber de uma previsão estamos fadados a realizá-la? 

Nossa cultura greco-romana nos ensina que o destino é imutável e cabe ao homem aceitar o que lhe foi proposto sem rebeldia, mas com resiliência e obediência aos deuses. Algumas sinas como a de Édipo ou Medusa, foram horríveis e seus destinos nada gloriosos. Aquiles e Teseus tentaram mudar sua sina e acabaram tão mal quanto o esperado. Mas por isso? O objetivo de saber de uma previsão não é outro senão o de muda-lá ou evitá-la? Um conto antigo pode nos ajudar a entender isso. 

Um aluno pergunta ao mestre; - senhor, porque os deuses nos mandam visões do futuro senão podemos mudá-las? 

Responde o mestre: - ao saber o que te aguarda, os deuses querem que você se prepare para passar bem por aquilo e cumprir com sua missão. - Mas como e porquê? Insiste o aluno. 

- Se os deuses dizem que haverá chuva e assim ela vem, vocês descrentes esperam que ela os molhe e destrua sua casa. Alague o campo e molhe o rebanho. Mas jamais se protegem dela ou aproveitam o que dela vem para o futuro. Não enchem seus baldes de água pura do céu nem evitam se molhar. Querem ver para crer que a palavra dos deuses se cumpriu e querem a prova que eles são deuses! Querem poder julgar o arauto por sua sabedoria e reclamar do que os Deuses mandaram ou se amedrontar perante seus poderes. Elevam o profeta, que nada mais é que um arauto quando ele acerta. Ou julgano-o quando a coisa não vem em seu tempo. Vocês querem controlar as previsões para que elas sejam o que esperam delas. Nunca querem ver o que os Deuses têm a oferecer. 

Este conto tem uns 3 mil anos e até hoje é assim. Se um arauto lhe avisa sobre a fome, é para que você faça seus estoques para quando ela vier, você coma, mesmo que pouco e de maneira reduzida, pois não será um tempo de fartura, mas sim de míngua. Você não escapará da fome, pois ainda quererá comer bem, mas sabendo que há pouco, evitará se alimentar muito por medo da falta. Mas ainda assim terá alimento. Mas você não quer se preparar para a onda de fome ou de escazes. Não! Você quer driblar o destino quer ver se quem disse sobre a fome, falou a verdade. Quer testar os deuses e reclamar da fome! E é por isso que se assustam com os deseus. Porque o que eles dizem é verdade para seu espírito, que acolhe e guarda isso em sua mente. Mas seu corpo mortal quer dúvida deles, porque ele ama os fatos, o imediato e a si mesmo. Não têm tempo para os deuses. 

Ah mas então eu tenho que aceitar passar por privações? A menos que seja um Deus, têm. Mas ao invés de esperar a chuva para se molhar, guarde água para o tempo da seca. Mas lembre-se que tudo é um ciclo. As vezes está num ciclo da tempestade onde tudo vai ser molhado e sacudido. Mas depois sobrevira a paz e a calmaria. Passe pela tempestade para que viva o tempo de quietude. 

Dorotheus de Sidon afirmava que um homem que escolhe saber de seu destino (futuro) aceita-o e assim irá cumpri-lo. Cabe ao vidente ver bem sobre o destino dos homens e não promover julgamentos! Deve ser como a água: pura e estável. Mas verdadeira. 


Boa noite a todos.

Saúde e a astrologia.

 DECUMBITURA. 

No momento em que uma pessoa cai doente, podemos eleger um mapa para se descobrir qual melhor tratamento para que ela possa se recuperar como nos ensina William Lilly em sua obra: Astrologia Cristã. 

Aqui entra a decumbitura, uma técnica especial da astrologia médica. A decumbitura deriva do nome latino decumbo 'deitar ou cair'. Podemos eleger esse mapa em outro momento que não o exato em que a pessoa cai doente ou que descobre uma doença, ele pode ser eleito também no momento em que o julgamento é pedido ao médico ou seja, no momento que o nativo procura um profissional para curar sua doença ou quando o nativo procura o astrólogo para compreender seu estado de saúde.

Com o mapa do momento eleito, serão feitas observações astrológicas com base nesta carta, para que sejam feitos os julgamentos do diagnóstico, prognóstico e quais medicamentos - predominantemente ervas - serão utilizadas para a cura do nativo. A ênfase é colocada no melhor momento para coletar e administrar ervas no paciente. Durante a Idade Média este tipo de serviço era requisitado pelos médicos ou curandeiros a um astrólogo de sua confiança e então com o auxílio deste mapa o melhor tratamento era calculado, se a carta do momento favorecesse a cura de acordo com os planetas ali dispostos. Alguns alquimistas ou botânicos eram médicos e também astrólogos, pois o ramo da astrologia médica é um dos mais importantes durante essa fase da história e alguns cirurgiões também apendia o ofício dos astros, o que era raro, pois levava-se (e ainda levam) anos para formar um bom médico ou astrólogo. E os estudos eram caros! E ainda são. Portanto o doente ou sua família primeiro buscavam o médico e este procurava o astrólogo. Este mapa também poderia ser feito no momento em que levasse a urina ao médico ou com base no momento em que o médico coletava a urina do paciente também. 

Ainda hoje poderemos requisitar este mapa a um astrólogo! Seja baseado no horário em que o nativo descobriu a doença, seja com base no momento em que o nativo busca o astrólogo após o diagnóstico da doença. Recomendo que não sejam feitos numa distância tão grande entre o diagnóstico e a busca pelo astrólogo. É apenas algo que eu particularmente faço. Mas tal mapa poderá ser requisitado a qualquer momento e hoje em dia com os horários digitalmente indicados nas folhas de exame, fica ainda mais fácil eleger um mapa com horário preciso! 

Adoro este tipo de trabalho! Medicina e a astrologia combinam muito bem.



Retrógradação.

 Mercúrio Retrógrado:

Os planetas inferiores: Vênus e Mercúrio, fazem duas movimentações entorno do Sol: Um alongamento no Oriente e outro a Ocidente. Quando precedem o sol (estão a leste dele) eles o deixam na maior distância e por isso eles se tornam visíveis após o pôr do sol. Sua visibilidade aumenta com a distância que percorre do sol até o maior alongamento oriental ser alcançado. Depois disso, seu movimento se torna mais lento e eles novamente começam a se aproximar do sol, quando seu movimento se torna lento até uma parada completa. Depois disto param, eles entram em seu movimento retrógrado e tornam-se mais rápido até o conluio inferior. Este é a o movimento retrógrado que ocorre quando o planeta interno está mais próximo da Terra, em conjunção inferior ao Sol. 

Depois que emergem do outro lado do Sol, movem-se mais lentamente em seu curso retrógrado e começam a nascer antes do sol, para serem visíveis quando escaparem de seus raios; isso é chamado de aparição matutina. Então o movimento retrógrado se torna ainda mais lento até que os planetas alcancem o segundo período estacionário, antes de entrar em seu curso direto. Então eles logo alcançam sua maior distância do sol, seu alongamento ocidental e prosseguem em sua direção caminhando até que se aproximem dele novamente e, na conjunção superior, se tornem invisíveis em seus raios, seus raios matutinos de ocultação. Depois disso, através dos raios, eles novamente se tornam visíveis no oeste à noite, o retornando assim à sequência de eventos descritos após sua conjunção superior com o Sol. 

Trocando me miúdos, Vênus e Mercúrio passam uma parte de seu percurso "aparecendo" antes do Sol durante o inicio da noite até que chegam no máximo da distância que podem alcançar do Sol e depois de alcançada, param e entram em movimento retrógrado até alcançarem novamente o Sol e ele ultrapassa-os após a formação de uma conjunção inferior. Depois disso ele torna-se mais rápido porque terá que alcançar o Sol novamente, já que este ultrapassa-os depois deste movimento. Quando estão aparecendo depois do Sol e rápidos, atingem-no novamente até que o ultrapassam-no novamente numa conjunção superior, e se distanciam novamente do Sol ultrapassando-o e ficando retrógrado quando o Sol se distância do planeta já paralisado. 

Mercúrio por permanecer mais próximo ao Sol e alongar-se e retrocede-lo mais rapidamente, repete este movimento mais vezes num ano, de 3 a 4 vezes. Em cada um destes momentos ele está forte ou fraco no que toca as dignidades que alcança nestes pontos e cada uma das vezes que se encontra nesta condição, nos observamos alguma lentidão ou atraso nas áreas da vida tocadas pelo astro da comunicação. O movimento retrogrado é uma debilidade acidental porque o planeta nem sempre estará nesta condição e não necessariamente significa o caos que prometem. Como vimos essa é uma condição planetária que diz respeito a sua natureza e ciclo. Por Mercúrio ser um planeta inferior, ou seja, sua esfera é a 2ª mais próxima a Terra, qualquer alteração em seu percurso tende a nos balançar mais que os demais astros. Mas não significa o fim do mundo! Apenas indica que as coisas serão mais lentas e mais ineficientes durante este período de tempo que não ultrapassa os 24 dias.  

Pelo fato de ficar retrogrado parte em Capricórnio onde está peregrino e parte em sua debilidade que é o exílio em Sagitário, este será um momento mais estressante para nos naqueles assuntos tratados por Mercúrio. Como a lentidão para as trocas e negociações ou ainda para as viagens. Mas como sabemos, nada de sobrenatural virá disso! Será apenas chato e incomodo.

Casa 9 e os sonhos.

 Significado dos sonhos na Astrologia Tradicional. 

Olhe primeiro para a casa 9 e seu regente e onde ele está colocado e os planetas na 9. Sonhos premonitórios e proféticos têm relação com Júpiter e com Mercurio. Mas também podem ser indicados pela qualidade do Sol ou da Lua na carta natal. 

A qualidade dos signos na casa 9 é indicada da seguinte forma; coléricos podem indicar muitos sonhos e sonhos agitados. Signos fleumáticos também, e até mesmo sonhos com desdobramentos ou significados mais profundos. Signos sanguíneos podem até mesmo não sonhar e ter sonhos repetitivos. Signos melancólicos possuem sonhos menos elaborados e por vez com poucos significados. 

William Lilly traz alguns significados dos planetas que regem a casa 9 ou que lá estão e de que forma influenciam os sonhos. 

Da qualidade dos sonhos.

Se Saturno for o significador, os sonhos do nativo serão sobre assuntos ou homens saturninos, viz. criação de gado, assuntos rudes, escavações de terrenos, descoberta de tesouros em cavernas escondidas debaixo da terra, lugares escuros, desertos, sepulturas dos mortos, demônios, espíritos, coisas medonhas, causando medo e horror, etc.

Júpiter significa sonhos agradáveis respeitantes à aristocracia, ou a promoções, assuntos eclesiásticos, pessoas de distinção, reis, príncipes, nobres, etc.

Marte indica sonhos de contendas, lutas, inimizades, tumultos, cavalos, guerras, incêndio de casas, cães, caçadas, etc.

Com o Sol os sonhos são de ouro ou de dinheiro, de pessoas em alta estima, de algumas questões acima da Lua, majestade, dignidade, posição ou promoção.

Vênus declara geralmente sonhos encantadores, prazeres, banquetes, alegria, finas vestes, belas donzelas, pinturas, doces odores.

Mercúrio indica sonhos de alguma viagem, de aprendizado, de livros, contas, escritos, dinheiro, jovens, crianças.

A Lua desperta sonhos de águas, navegação, muito negócio, perigos no mar, voando no ar; mas se Saturno estiver com ela, então são declarados os mais horríveis sonhos.

Aqui ele não estava indicando temas de horária, mas sim na natividade e alguns de seus significadores são articulados para seu tempo e por isso será interessante reler para nosso tempo e evitar o anacronismo. 

Luas novas ou cheias ou ainda eclipses acontecendo na casa 9, podem trazer sonhos profundos e com significados intensos ou proféticos. Ativação desta casa por alguma técnica preditiva, pode indicar um momento de muitas mensagens transmitidas através dos sonhos. E elas realmente podem ser muito fantásticas!

Planetas vazios de curso.


Você com certeza já ouviu falar sobre Lua fora de curso ou vazia de curso no tema das horárias, mas você sabia que qualquer planeta pode ficar vazio de curso? Inclusive na carta natal e na revolução solar! Mas afinal, o que é um planeta vazio de curso? É aquele que não lança nenhum aspecto de aplicação a nenhum planeta com excessão a Saturno, a quem todos de aplicam por ser o mais lento. Os demais planetas aplicam-se e separam-se uns dos outros o tempo todo e isso é mais perceptível aos planetas inferiores como; Lua, Vênus e Mercúrio. 

No que toca às revoluções solares, aquilo que um planeta vazio de curso promete, por mais que ele esteja digno e forte, suas promessas não se mantém, porque não tem força para garanti-las por muito tempo. Em média indica os temas que irão romper ou que irão permanecer "em aberto" durante o ano todo. 

Já nos temas natais, um planeta vazio de curso está numa debilidade acidental, e aquilo que significa e rege na vida do nativo será sempre instável ou flexível ou ainda representará de alguma forma algo que está mal resolvido em sua vida. Por técnicas como as progressões secundárias, esse planeta poderá entrar novamente em curso e ativar aquilo que promete no mapa. Ou quando por uma Revolução Solar de sua regência for levantada e ele naquele mapa estiver pleno de aplicação, seus temas poderão acontecer e fluir durante sua ativação. Mas na carta natal ele permanecerá suspenso, sendo ativado vez ou outra por alguma técnica preditiva. 

Em todos os aplicativos e programas que geram mapas, na tabela das dignidade aparecem ao lado do grau do aspecto a letra A e S, que indicam aplicação e separação. Quando analisarem essa tabela será possível determinar quem está se aplicando ou se separando de quem para quem, pois os aspectos são dinâmicos e alguns vezes no ano os planetas permanecem vazios de curso ou ferais que acontece quando não aspectam nenhum planeta nem por aplicação ou separação. Júpiter em touro este ano passou metade de setembro e outubro feral e vazio de curso sendo ativado vez ou outra pela Lua. Agora ele entrou dentro de curso e permanecerá assim por um tempo. Na tabela abaixo demonstra como essa informação de aplicação e separação está detalhada no astro.com.

Bons estudos!



SATURNO

 Retorno de Saturno.  

Valens tem um estudo intitulado "anos críticos" com base na relação dos maléficos em relação aos lotes da fortuna e demais lotes usando a em sua Antologia. Diz-se que um ano será crítico quando uma infortuna estiver em oposição ao lote da fortuna a cada 7 anos por exemplo. Mas Firmicus apresenta uma série de Aforismos a respeito da condição de Saturno na carta e de quais períodos serão férteis ou estéreis de acordo com o signo onde está seu Saturno. Por exemplo, quem tem Saturno em Sagitário pode esperar tempos inusitados e até desafiadores quando Saturno faz uma quadratura exata a ele quando está no signo Peixes. 

As técnicas de ativação dos anos ou dos períodos difíceis podem ser analisadas também através das direções por termos, que duram anos. Podemos esperar alguma dificuldade dos anos de Saturno, bem como qualquer planeta na carta natal. Mas certo é que quando tocar saturno, haverá alguma dificuldade, pois essa é a sua natureza. Através das progressões se Saturno entrar em desafio ao regente do MC ou ao próprio MC, podemos esperar alguma debilidade relacionada à carreira por exemplo. Se ele atravessar os ângulos natais, será difícil se nenhum outro bom planeta como Júpiter o aliviar de alguma forma. 

Momentos não faltam para Saturno se tornar um pé no saco antes ou durante o retorno. Um exemplo disto é quando ele alcança um ângulo de sua posição radical no mapa. Ou seja, quando entra em quadratura a ele mesmo na carta por trânsito. Quando ele entra em grau de oposição radical (mesmo grau) a ele mesmo. Ou então quando passa sobre a 12ª casa de sua posição no mapa ou quando alcança a casa 6 ou 8 desta mesma condição. Em trânsitos em que se opõe ao regente de um ângulo ou quando na revolução solar ele como regente do ano, atravessa uma destas casas maléficas ou está fraco em força ou quando se opõe ou quadra o regente do período. 

Portanto fiquem calmos! Existem mais de uma data específica para Saturno balançar sua existência. E elas duram menos que 29 anos. 

Imagem representativa do Saturno místico.



O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...