Você já se perguntou como os mapas astrais eram elaborados na antiguidade?
Hiparco de Niceia (180 - 120 a.C) é o inventor histórico do instrumento conhecido como "astrolábio", que em grego que dizer astron”, que significa estrela e “lambanein”, que significa pegar. Ele foi o astrônomo, matemático, e geógrafo grego que descobriu a precessão dos equinócios ( Precessão dos Equinócios é um fenômeno astronômico causado por uma lenta oscilação no eixo da Terra em torno do Pólo Norte Celestial.) e a possibilidade de dividir um círculo em 360°. Algo que foi crucial para a astrologia do período Helenístico da qua. herdamos este conceito que fundamenta a estrutura celestial e matemática da astrologia.
Suas contribuições a astrologia não param por aqui, já que através do desenvolvimento do astrolábio, um instrumento capaz de calcular a posição dos astros a partir de fundamentos geométricos, o cálculo do mapa era calculado com mais rapidez e precisão. Mas não só para isso este instrumento era utilizado, já que possuída um papel fundamental na localização geográfica, a profundidades dos poços e a altitude de objetos. Durante a era árabe de desenvolvimento filosófico, matemático e astrológico, o astrolábio foi aprimorado, melhorado e mais tarde exportado para a Europa onde passou por novos aprimoramentos e foi amplamente utilizado nas Grandes Navegações do século XV.
Como este objeto é capaz de localizar a posição de planetas e estrelas através de seu sistema bidimensional que possibilita a transcrição de 3 coordenadas simultâneas por meio de uma projeção estereográfica desenvolvida por Hiparco, tal instrumento era amplamente utilizados por astrólogos de alta patente que muitas das vezes encomedavam uma peça deste tipo feita de latão o cobre batido. Era muito caro, pois equiparava-se a um computador de navegação moderno e apenas os homens de grande poder e saber o detinham. Nas Universidades de grande porte haviam dois ou três destes para os estudiosos de matemático, cartográfica, astronomia e astrologia enquanto ela foi ensinada no ambiente acadêmico.
Porfírio, Ptolomeu, Abu Mashar e Mashallah são representados segurando um astrolábio em seu modelo mais antigo, tamanha era a importância deste instrumento de cálculo astrológico astronômico.
Abaixo imagem do astrolábio.
Bons estudos.