sexta-feira, 21 de julho de 2023

Sanguíneos.

Temperamento sanguíneo. 

Formado pelas qualidades QUENTE E ÚMIDA, o sangue é o Temperamento mais tietado de toda a tradição, sendo visto como amável, belo e harmônico pois imita a natureza de Júpiter. Mas quem conhece sabe a pérola que tem nas mãos! São voláteis, inseguros, desorganizados, exibicionistas, desinteressados, flexíveis demais e movidos por seus próprios impulsos. Embora muito dedicados aos seus e leais, não são sérios ou sóbrios. Necessitam de novidades e liberdades, mas confundem facilmente sua liberdade com a libertinagem. Podem se tornar vulgares e altamente conectados às futilidades e ao materialismo, quando sentem-se desmerecidos ou desconectados dos demais de alguma forma. Gostam de atenção, mas não como os coléricos que disputam pelo poder, não, os sanguíneos acreditam que merecem tal atenção e por isso fazem de tudo para tê-la. Por outro lado são animados, agitados, espontâneos e alcançam a fama e a visibilidade com certa facilidade. Gostam de vida boa, curtição e intensidade. Fogem de todo tipo de esforço, empenho ou extrema dedicação. Para eles a vida tem que ser fácil e suave, por isso tendem a superficialidade e as fugas, se viciando em tudo que lhes traga algum furor ou que lhes descarreguem de qualquer bagagem pesada demais. 

Por adorarem novidades, estão sempre estudando, viajando e mudando seu estilo e personalidade. São antenados e conectados em tudo que é novo, futurista e tecno,ótico. Se dão bem com as atividades manuais e mentais que não sejam mecânicas nem caretas. Se dão bem em ambientes movimentados e com várias pessoas, sendo ótimos coordenadores, gerentes e projetistas. Precisam de fluidez em sua vida, por isso vão longe e conhecem toda sorte de pessoas com as quais criam elos e também muita confusão. Preferem as pessoas antagônicas a eles mesmo, pois o contraste lhes fascina, mas também ensina. 

Seus corpos são esbeltos e eles são muito altos. Encorpados, flexíveis, pouco atléticas, mas delineados em sua forma. Se envenenam e contaminam com facilidade e devem tomar cuidado com a circulação sanguínea e aérea. Os dentes podem ser tortos e os dedos longos e o corpo não tem muito pelo ou gordura, mas de certa forma a umidade em seus corpos fazem deles pessoas sanfonas que engordam e emagrecem com facilidade. 

Quando se comunicam gesticulam muito com as mãos e fazem caras e bocas. Se dão muito bem falando em público e por isso são ótimos professores, palestrantes e artistas. São impulsivos, mimados, dengosos, desavergonhados, presunçosos, falastrões e altamente conectados a seus corpos e a própria imagem. Não são crédulos, sendo bem variáveis em suas crenças ou dogmas, que para eles quase não existem, por isto são influenciados por qualquer mestre ou guardião em posição de poder, pois se atraem por aqueles que emanam força, por isso só se casam com aqueles que os impressionam. Nada menos que isso. São os típicos perfeitos que se dão bem com toda a sorte de gente, mas no fundo não estão realmente conectados a ninguém.

Emocionante falando são bem demonstrativos e envolvidos em suas relações e exigem reciprocidade, mas raramente se zangam ou morrem de ódio, e desta forma são os famosos explosivos que fazem mais barulho do que estragos. Porém são excelentes conselheiros porque sempre procuram o lado bom das coisas que infelizmente pode se transformar em frivolidade e positividade tóxica. São barulhentos, desmedidos e intrometidos. Falsos,fofoqueiros, criadores de caos, irresponsáveis, exímios mentirosos e sedutores são algumas das piores faces dos sanguíneos, que têm o poder de contagiar todos à sua volta com seu mundo interno. Não escondem nada de ninguém e sua transparência pode ser confundida com honestidade, mas na verdade é a boa e velha falta de noção de um sanguíneo. Por outro lado, são pessoas exuberantes e divertidas! Sempre prontos para fazer o melhor por todos, pois o vazio existencial que sentem é tão grande, que dão-se aos demais com extrema facilidade. Mas este vazio é mascarado em curiosidade e entusiasmo. Não são reflexivos ou profundos, sendo bem simples e acessíveis e detestam complexidades ou formalidades, e por isso deixam as coisas mais transparentes possíveis e essa é sua maior qualidade e debilidade.

O único planeta unanimemente sanguíneo é Júpiter, mas para algumas correntes astrológicas a Vênus matutina será sanguínea. Os signos sanguíneos são ♊️♎️♒️. A fase lunar sanguínea é a nova e a estação solar deste temperamento é a primavera. O início da manhã e da noite são seus momentos de destaque, principalmente quando o céu está tingido de rosa e amarelo. Saturno se tempera na qualidade sanguínea, assim como Mercúrio e por isso ambos se dão bem por aqui. Suas cores são todas suaves, mescladas e novas. As comidas que lhes fazem bem são as frugais e macias, mas devem evitar açúcar, café e gorduras. Se dão bem com qualquer um, mas os fleumáticos são os que mais combinam com eles, mas o excesso de umidade dissolve essa relação. Os coléricos os energizam, já os melancólicos os aborrecem por contê-los. 

Os personagens sanguíneos são: Flash, Florzinha, Harry Potter, Luke, Dorian Harvillian, Magnus Bane, Chapeleiro, Jack Sparrow, Fera e Percy Jackson. 



Comportamento dos planetas.

 Quais os indicativos de humor e da expressividade em um mapa? 

Saturno indica um humor ácido e azedo. Hoje entendemos como os sarcásticos que possuem uma fala incisiva e pouco flexível, mas também um tanto retraídos que se cansam de falar com os outros com facilidade e se entristecem na mesma medida. 

Júpiter indica bom humor, mas com certo moralismo e hipocrisia. São pessoas de pensamentos profundos demais e um tanto inflamados que gostam do mundo a seu proveito e não contra ele. Tendem ao piadismo extremo ou ao puro ceticismo. 

Marte indica um humor instável e volátil, mesmo quando está digno. Os nativos com humor Marcial se endurecem com facilidade e estão sempre na defensiva com medo de qualquer crítica ou coisa que sai do seu ponto de vista de aceitável. 

O Sol do contrário indica bom humor e uma maior leveza e alegria sim, mas são pessoas mais austereas que não curtem qualquer tipo de coisa como brincadeirinhas ou um excesso de bobagens. São impacientes com os lentos.  

Vênus é a senhora dos bons hábitos, porém pode passar do limite e se tornar jocosa, muito piegas, amável demais ou ainda uma desbocada sem noção que não sabe o limite do ético e do duvidoso. 

Mercúrio também indica bom humor, principalmente se está com a Vênus. Maior leveza e comunicabilidade e também se vai com qualquer um, exceto se Mercurio está em Aquário, Capricórnio ou Virgem, aí se torna um chato moralista! (Corrigindo a Exaltação e Mercurio nas casas de Saturno ou Saturno nas casas de Mercúrio). 

A Lua tende a um humor mais ou tão sensível quanto Marte, e pode até gostar de um buchicho e de uma fofoca ou de falar mal dos outros como o Saturno, mas de certa forma a Lua quando mal significada indica um humor negro e melancólico. Quando bem dignificado indica extrema amabilidade e eloquência. 

Quando um destes planetas estiver na casa um ou em aspecto simultâneo a Mercúrio e a Lua e ao regente do Ascendente, indicará o comportamento do nativo e sua forma de interagir com os demais.



Histórias e Mitos da Astrologia.

 Símbolos planetários. 

Sempre me impressionei com a grafia dos astros e ficava me perguntando de onde elas vieram. Na Astrologia podemos mapear o surgimento de um símbolo para os planetas em suas raízes gregas, pois de início o nome dos planetas era escrito nos mapas tal como eram ou em suas abreviações. O símbolo de Jupiter nasceu da letra Dzeta- Z, já que na Grécia seu nome era Zeus. A Vênus surgiu da letra Phi - Φ, pois Phosphoros é um de seus nomes gregos e significa luminoso. O símbolo de Saturno surge da letra K de seu nome grego Kronos. O símbolo de Mercúrio faz referência ao caduceu de Hermes e Marte representa a lança e o escudo de Ares. Apenas a Lua que sempre foi de certa maneira instintiva quanto a sua forma que precede a própria Astrologia igualmente o Sol. 

Ao longo do tempo os símbolos dos planetas foram atualizados e redesenhados e uma das razões deste feito, deve-se a alquimia, que delineou os planetas de acordo com sua natureza e sua relação com o cosmos e a manifestação de sua força na matéria principalmente na forma dos metais "precisos" a alquimia. Vênus é o Cobre. Lua é prata. Mercúrio é Mercúrio, Ferro é Marte, Estanho é Júpiter, Chumbo é Saturno e o Sol é Ouro. Por muito tempo alquimia, Astrologia e magia andaram lado a lado, e desta comunhão muito conhecimento foi trocado e absorvido de um lado para o outro e nisto, nós na Astrologia herdamos muitas coisas que até hoje utilizamos. Uma destas coisas é sem dúvida alguma, a grafia Zodiacal. Há uma série de explicações sobre a formação destes símbolos que pertencem a Alquimia e com a Astrologia nada compartilham no que toca a formação destes símbolos que não a usabilidade gráfica que estes dão para nós astrólogos. 

Já os símbolos dos signos, nasceram lá com as mitologias das constelações milhares de anos atrás, e sua formatação ganhou contornos e aprimoramento com o tempo até chegar ao que possuímos hoje. Para isso há uma linha do tempo muito bacana que conta esta história para nós. É um estudo para curiosos que, como eu, adoram tudo que é astrológico! 

Acompanhe abaixo: 

Imagens do livro Tratado das Esferas.






Histórias e Mitos da Astrologia.

 Deusa Isthar e a criação do zodíaco. 

A primeira deusa do amor e da guerra é pra lá de controversa e cheia de mistérios. Ate mesmo o grande herói Gilgamesh se encontrou com a deusa e ela faz parte da maioria dos mitos assírios, babilônios e mesopotâmicos, sendo associada a Deusa Matter de muitas culturas, inclusive a própria cultura judaica teria esbarrado com uma versão da Deusa em que ela teria sido a deusa responsável pela criação do mundo junto ao Deus dos judeus, mas foi submetida por sua cara metade e perdeu seus poderes de deusa e foi rebaixada a um mero ser que coabitou o corpo de Lilith e lhe deu a cobra usada por ela para enganar Eva. Mas não é apenas na cultura judaica que Isthar apronta a suas, ela é uma deusa impulsiva, radical e voluptuosa. O arquétipo feminino instável acompanha toda a trajetória da deusa, que posteriormente foi substituída por várias outras "personas" suas mais "doces" como Cloé, Isis ou Freya. Afinal, mesmo essas mulheres no pior de suas facetas superam o terror que está deusa pode causar. Não é atoa que existem várias versões sobre a criação do zodíaco e sua associação a deusa mesopotâmica Isthar. 

Uma das versões da criação do zodíaco mesopotâmicos que nós herdamos de lá para cá traduz em si a origem desta palavra, que quer dizer círculo de animais. Isthar teria dado origem aos 12 signos do zodíaco, e quando se entediou deles, ela soltou estes animais pelo céu noturno dando origem ao círculo Zodiacal. Em outra lenda dizem que a deusa deu origem a 12 filhos semideuses e meio animais que não poderiam habitar entre os deuses que não aceitavam suas características animalescas e por isso foram expulsos da morada dos deuses e soltos no céu. Mas a lenda mais aceita e difundida sobre a origem do zodíaco e sua relação com Isthar no meio mágico, diz respeito a sua tão famosa descida ao reino inferior, quando a deusa foi visitar sua irmã, Ereshkigal, que teria matado-a e dependurado seu corpo numa estaca e depois seguiria viagem com o corpo mutilado de sua irmã preso a sua carruagem e de sua cintura teria caído seu Cinturão mágico que ao tocar a matéria sutil entre os mundos, gerou as constelações e o Zodíaco. Em outras versões a deusa teria corrido entre os mundos despindo se em uma de suas loucas aventuras (Isthar é a mãe e o equivalente de um Zeus feminino) e teria deixado cair seu cinturão, que novamente ao entrar em contato com a matéria sutil entre os mundos teria criado o Zodíaco e as constelações e a deusa nunca voltou para buscá-lo ou se esqueceu dele. Já em outros mitos durante a criação do mundo quando chegou a sua vez de contribuir com a criação de algo, Isthar teria jogado seu cinturão de onde estava para o vazio e com isto teria gerado as constelações e o Zodíaco e este foi seu presente mais valioso dado aos humanos. Gosto mais desta versão. 

Mas é um fato que, o Zodíaco para os mesopotâmicos está intrinsecamente relacionado a sua Deusa Matter e mais conhecida senhora dos céus do mundo antigo e de certa maneira explica a adoração e reverência que todo o povo que teve contato com a cultura mesopotâmica e suas derivações, aprenderam não só as técnicas Astrológicas, mas também reverenciavam e amavam os céus como um presente dos deuses, ou melhor da Deusa. Só isto pode explicar o porquê várias outras civilizações mais tarde como os graecus, fizeram de tudo para inserir seus deuses na leitura Zodiacal para dar validade e uniformidade a essa nobre e riquíssima tradição. Ninguém pode duvidar dos deuses como se pode duvidar dos homens. 

Imagens da Deusa e de seu símbolo mágico. 

Aliás, uma das grandes reverências que o mundo ocidental tem para com os leões foi herdado da relação entre a deusa e os leões, um de seus animais mais sagrados.

Não se esqueçam de curtir minha página no Facebook Cinturão da Deusa em homenagem a Deusa Isthar.




O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...