sexta-feira, 21 de julho de 2023

Histórias e Mitos da Astrologia.

 Deusa Isthar e a criação do zodíaco. 

A primeira deusa do amor e da guerra é pra lá de controversa e cheia de mistérios. Ate mesmo o grande herói Gilgamesh se encontrou com a deusa e ela faz parte da maioria dos mitos assírios, babilônios e mesopotâmicos, sendo associada a Deusa Matter de muitas culturas, inclusive a própria cultura judaica teria esbarrado com uma versão da Deusa em que ela teria sido a deusa responsável pela criação do mundo junto ao Deus dos judeus, mas foi submetida por sua cara metade e perdeu seus poderes de deusa e foi rebaixada a um mero ser que coabitou o corpo de Lilith e lhe deu a cobra usada por ela para enganar Eva. Mas não é apenas na cultura judaica que Isthar apronta a suas, ela é uma deusa impulsiva, radical e voluptuosa. O arquétipo feminino instável acompanha toda a trajetória da deusa, que posteriormente foi substituída por várias outras "personas" suas mais "doces" como Cloé, Isis ou Freya. Afinal, mesmo essas mulheres no pior de suas facetas superam o terror que está deusa pode causar. Não é atoa que existem várias versões sobre a criação do zodíaco e sua associação a deusa mesopotâmica Isthar. 

Uma das versões da criação do zodíaco mesopotâmicos que nós herdamos de lá para cá traduz em si a origem desta palavra, que quer dizer círculo de animais. Isthar teria dado origem aos 12 signos do zodíaco, e quando se entediou deles, ela soltou estes animais pelo céu noturno dando origem ao círculo Zodiacal. Em outra lenda dizem que a deusa deu origem a 12 filhos semideuses e meio animais que não poderiam habitar entre os deuses que não aceitavam suas características animalescas e por isso foram expulsos da morada dos deuses e soltos no céu. Mas a lenda mais aceita e difundida sobre a origem do zodíaco e sua relação com Isthar no meio mágico, diz respeito a sua tão famosa descida ao reino inferior, quando a deusa foi visitar sua irmã, Ereshkigal, que teria matado-a e dependurado seu corpo numa estaca e depois seguiria viagem com o corpo mutilado de sua irmã preso a sua carruagem e de sua cintura teria caído seu Cinturão mágico que ao tocar a matéria sutil entre os mundos, gerou as constelações e o Zodíaco. Em outras versões a deusa teria corrido entre os mundos despindo se em uma de suas loucas aventuras (Isthar é a mãe e o equivalente de um Zeus feminino) e teria deixado cair seu cinturão, que novamente ao entrar em contato com a matéria sutil entre os mundos teria criado o Zodíaco e as constelações e a deusa nunca voltou para buscá-lo ou se esqueceu dele. Já em outros mitos durante a criação do mundo quando chegou a sua vez de contribuir com a criação de algo, Isthar teria jogado seu cinturão de onde estava para o vazio e com isto teria gerado as constelações e o Zodíaco e este foi seu presente mais valioso dado aos humanos. Gosto mais desta versão. 

Mas é um fato que, o Zodíaco para os mesopotâmicos está intrinsecamente relacionado a sua Deusa Matter e mais conhecida senhora dos céus do mundo antigo e de certa maneira explica a adoração e reverência que todo o povo que teve contato com a cultura mesopotâmica e suas derivações, aprenderam não só as técnicas Astrológicas, mas também reverenciavam e amavam os céus como um presente dos deuses, ou melhor da Deusa. Só isto pode explicar o porquê várias outras civilizações mais tarde como os graecus, fizeram de tudo para inserir seus deuses na leitura Zodiacal para dar validade e uniformidade a essa nobre e riquíssima tradição. Ninguém pode duvidar dos deuses como se pode duvidar dos homens. 

Imagens da Deusa e de seu símbolo mágico. 

Aliás, uma das grandes reverências que o mundo ocidental tem para com os leões foi herdado da relação entre a deusa e os leões, um de seus animais mais sagrados.

Não se esqueçam de curtir minha página no Facebook Cinturão da Deusa em homenagem a Deusa Isthar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...