quinta-feira, 15 de junho de 2023

Qual signo da Cura? Isso existe?

 Qual signo da cura? Peixes ou Escorpião? 


Peixes por ser a casa de Júpiter e da Vênus está coberto de tabus, misticismo e loucuras. Entre eles está a associação deste signo com a cura, quando na verdade os vícios, a lascívia e a malícia são mais típicos de Peixes do que a cura. Ora, nem Vênus nem Júpiter gostam de doenças, infecção ou cortar pessoas. Isso é algo mais marcial! Que aliás tem júbilo na casa seis; a casa das doenças e encontra sua felicidade em Escorpião, sua alegria noturna.Escorpião sim será um grande investigador que não teme sujar as mãos para encontrar a cura e até pode gostar disso. Mas para entender mais sobre essa diferenciação entre Peixes e Escorpião,vamos compreender a mitologia por trás dos dois signos. 


No alto Egito havia uma deusa chamada Serket, a deusa escorpião. Seu nome significa: aquela que faz a garganta respirar. Para quem não sabe, os reis mais importantes do Egito que unificaram o território e trouxeram o poder para o Egito, são chamados de Reis Escorpiões e isso teria certa relação com Serket, uma das maiores divindades daquela época. A deusa estava associada à cura, à proteção das crianças, aos venenos e às mães. Mais tarde com a introdução de Isis na cultura egípcia, Serket deixou o lugar de deusa mãe e de protetora das crianças, e passou a ser uma deusa da cura, da proteção dos órgãos intestinais sendo ela guardiã dos canopos reservados a estes órgãos. Os venenos a ela são atribuídos, assim como a passagem dos homens para a morte, uma vez que seu nome literalmente traz o ar de volta aos pulmões, algo imprescindível para o morto renascer no mundo Espiritual. Seu culto era velado e todos os médicos a ela seguiam e serviam, sempre com a intenção de fazer o bem. Acreditasse que o seu símbolo trazia a cura e por isso o escorpião era venerado e amplamente representado em amuletos e talismãs confeccionados para afastar a doença e trazer a cura. 


Essa é a parte que nos interessa sobre a deusa e sua relação com a Astrologia: o Escorpião, que mesmo na Mesopotâmia antiga possuía um lugar de reverência e de adoração. Este símbolo guardava em si a fertilidade, a renovação e o mistério. O poder dos Reis Escorpiões e sua belicosidade estratégica até hoje são lembrados como um dos maiores feitos da história egípcia e mesmo a vida destes reis, é repleta de magia e de encanto. Eram reis viris que não sofriam por doenças e se curavam da morte. Outro tema típico de Escorpião, isso e sua profunda relação com o pós morte e a peste que leva os doentes ou da cura que os salva da peste. Bastou o nodo sul entrar em Escorpião para que houvesse um arrefecimento da praga Coronavírus já em 2022 após 3 anos de pandemia. Isso só confirma o poder de Cura do Escorpião. Mas mais que isso, na antiguidade as doenças eram temíveis, pois não havia cura acessível até a descoberta de penicilina, que revolucionou a medicina e onde o signo de escorpião estava presente no mapa do evento de sua descoberta. Ser um bom médico significa que você sabe lidar com a perda bem para não se sentir culpado, é necessário um grande poder de concentração, firmeza e autoridade típicos de signos fixos e não de signos mutáveis. 


Os estudantes de Astrologia antiga sabem o quanto estes povos antigos contribuíram para a formação da Astrologia e criaram o que chamamos hoje de arquétipo dos signos. O período Helenista da história não só importou e compactou todos estes conhecimentos importando-os para a Astrologia natal, como também definiu conceitos básicos sobre os signos e a regência dos astros para que até hoje nos, atuais praticantes de Astrologia tradicional possamos encontrar respaldo em seus textos.


Para Lilly se o significador da profissão estivesse relacionado a escorpião este filho seria um bom médico, cirurgião ou químico. Fora os atributos administrativos profundamente entrelaçados ao poder deste signo que remonta desde os reis escorpiões. Para Ptolomeu um bom médico deveria ter Marte ou Mercúrio favorecendo a profissão nos signos de Escorpião ou Virgem que ainda podem significar um astrólogo ou adivinho também. Aqueles com Lua em Escorpião podem possuir um chamado para a enfermagem ou para a alquimia, e sendo essa a queda da Lua, estes nativos se apetecem do mistério "feio" aos olhos e podem chegar a trabalhar com abortos ou pratica-los. Retirei esse trecho de um livro muito antigo sobre bruxaria que li na minha infância, e isso me marcou profundamente. Afinal a Lua em escorpião não seria ao arquétipo mãe que não quer ser mãe ou a mãe que repudia seus filhos? É só um divagação e não estou falando que as mães com a Lua em Escorpião vão matar seus filhos, mas aqueles que possuem Marte em relação a Lua ou a casa 5 podem sofrer abortos ou pratica-los. Depende do mapa. E novamente não é uma afirmação. 


Quanto ao signo de Peixes e sua mitologia temos a associação deste signo às cheias do Nilo, por isso seria a fortuna e a bonança um de seus aspectos. Na própria bíblia cristã os peixes estão profundamente associados a fartura e as bençãos do céu que dão ao homem o que ele precisa e não necessariamente a cura em si, mas o conforto de saber que tudo ficará bem. Eis a passagem bíblica a qual me refiro: 


" João 21; 

6 Então ele disse: “Lancem a rede do lado direito do barco e apanharão bastante!” Assim foi e nem sequer conseguiam puxar a rede, devido ao peso do peixe, pela sua abundância." 


Peixes ainda é o signo Zodiacal aparente apenas quando o rigoroso inverno de Aquário termina. O calor começa a se fazer presente descongelando os rios e lagos e promovendo o repovoamento das águas que transbordam de tanta vida. Os novos começos fazem parte do arquétipo deste signo que vem após uma grande privação e só floresce quando o mal é derrotado. Ou seja, Peixes está mais para um signo das comemorações após as catástrofes do que propriamente participa delas. Não há busca em sua orientação. Não há desejo de saber o que se passa e muito menos de enfrentar a crise. Peixes seria a restauração do doente após a cura de Escorpião que sim, enfrenta a doença e segue até os portões da vida e da morte e retorno ou não com a vida para o corpo. Não há cura em Peixes, apenas esperança de que tudo ficará bem, mesmo após a tempestade. Vejo que por isso muitos associam Escorpião às crises e aos rompimentos, quando na verdade este signo se sobressai melhor nestes momentos do que noutros. 


Os ofícios de Peixes dizem respeito a uma variedade de profissões segundo William Lilly: Pode ser um cômico, cantor, jogador, vinhateiro ou peixeiro; mas na maioria destes casos, a capacidade intelectual é obtusa e a criança não passa de um mero idiota. Valens em sua obra se alonga sobre profissões e como encontrar seus significadores e ao se dirigir a Peixes diz algo muito parecido com o que Lilly disse: as artes que embelezam e divertem os homens. Então vemos essa característica mais leve para os temas profissionais piscianas do que os temas escorpianos, associados às dores do homem e como curá-los. 


Boa noite a todos. 

I


magem da deusa Serket.

Sol e Lua.

 O Sol e a Lua são subestimados dentro da leitura natal? 


Essa foi uma pergunta que já me foi feita mais de uma vez em minhas leituras. Qual a função dos luminares? Por que tanta importância para os luminares? Porque são tão difíceis de qualificar? Para responder a isso vamos fazer um mergulho histórico. 

No hemisfério Norte de onde herdamos a tradição astrológica quando o Sol ingressava no signo de câncer, o verão começava e dependendo do ano, as cheias aconteciam, a fartura, o calor, o clima agradável e as poucas doenças nesta época do ano, faziam desta a melhor hora para estar vivo na antiguidade. A Lua possui domicílio em Câncer e a Lua Nova que acontecia neste signo determinava a fartura da colheita e a realização material ao longo do ano. Como a casa de um Luminar e o marco do Solstício de Verão, Câncer estava relacionado à época dos noivados, do primeiro banho do ano, das concepções, das primeiras colheitas ou semeaduras. Era tempo de renascimento! E nenhum signo poderia representar melhor o renascimento como Câncer. Até mesmo a passagem de Mercúrio por este signo no 15° em conjunção a Estrela Sirius era motivo de comemoração e esperança, pois fazia astrólogos, magos, sacerdotes e curandeiros. 

Já o Sol em Leão está em casa! Indicava o ápice do verão. Os casamentos se tornavam oficiais, as coroações eram marcadas para essa época do ano, as competições aconteciam, as pessoas estavam mais dispostas e o trabalho era árduo. Havia esforço e remuneração e os homens estavam mais dispostos a tudo! As estrelas de Leão indicam prosperidade e abundância em sua maioria, e aquelas que não são boas são radicais ao extremo, como o Sol. O Sol é o arquétipo do rei desde a antiguidade, pois o Sol irradia poder e um rei deve ser poderoso. O Sol para o homem antigo era um marcador temporal que regulava suas colheitas, seu ciclo de vida e sua própria produtividade, pois de dia o homem trabalha e produz e a noite ele descansa e imita a luminosidade do astro solar com uma fogueira ou tocha. 

Mas e a importância da Lua? Bom, este é o astro mais comum entre todas as civilizações da antiguidade, bem como o Sol. Sempre há um Deus solar e uma Deusa Lunar ou um deus que representa ambos. Mas a Lua em si controla a fertilidade, as marés, o ciclo da semeadura e germinação das sementes e o nascimento dos seres vivos. A magia e os ritos também seguem um calendário lunar e da mesma forma a Lua indica a passagem ou a contaminação de alguém, assim como controla também o nascimento e o tempo do parto. É o relógio cósmico que influência a própria existência humana nos mínimos detalhes, além de nos garantir a subsistência ao controlar os ciclos menores da humanidade. A Lua representa o júbilo, a produtividade e a fecundidade. Todos os temores humanos de alguma forma se relacionam com a noite, e o luminar que tem poder nesta hora é a Lua, e por isto ela é a Grande Sacerdotisa, a mensageira dos deuses que entram em nossos sonhos e nos contam as mensagens do outro lado através de seus oráculos. Os alucinógenos, drogas e entorpecentes são domínios lunares também, pois nos dão acesso ao outro mundo ou de alguma forma nos permite uma fuga para outro plano. 

O Sol representa toda essa felicidade e realização do verão até hoje! Todo nosso potencial mora neste luminar, enquanto a Lua representa toda essa vida interior e satisfação por existir. O Sol é espírito e a Lua é a alma. Eles representam a totalidade do que somos e do que poderemos ser. Aqueles com luminares fracos não necessariamente serão desafortunados, mas podem enfrentar a infelicidade, a improdutividade, a solidão, a confusão, o temor, a melancolia e a insegurança. Luminares fortes representam maior segurança, disponibilidade, capacidade de se manter, alguma “sorte”, forte resistência a doenças e uma grande tenacidade, além de longevidade. O sect é determinado pela qualidade dos Luminares, que como condutores de nossa vida encaminham nosso destino e indicam uma maior ou menor realização. Claro que não desacompanhados, os demais planetas compartilham sua força com estes dois astros e podem delinear toda a sua existência.

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...