Análise do mapa Natal de J. R.R Tolkien. Nascido em 3 de janeiro de 1892 Bloemfontein - África do Sul às 22:00 segundo o Astrobank.
" O que realmente importa na vida é o que se faz com o tempo que nos é dado. "
Vamos analisar seu mapa de uma maneira um tanto peculiar. Primeiro vamos determinar seu temperamento que é; Fleumático e Melancólico com excesso de frieza em suas qualidades primitivas. Após isso vamos determinar seu mister: que é Mercúrio RX, mas em dignidade essencial termo e acidental; casa 5 e senhor do MC, além de em melhor aspecto à Lua. O Almuten deste mapa é a Lua angular e fortificada. E o regente de sua Alma é a Vênus. Todos esses pontos juntos não só delimitam sua personalidade como também nos fala sobre seu destino e habilidades.
Ao tratar de seu temperamento vemos a qualidade Fria sobressalente o que é profundamente Tolkien em tudo, um homem receptivo, imaginativo, movido pelos sentimentos e com grande capacidade contemplativa. Mas não só isso determina um temperamento, vemos que seu próprio corpo refletia a alternância entre Seus temperamentos sendo na juventude magro, com cabelos espessos e com a constituição pequena a média que se manteve ao longo de sua vida, pois na velhice não só era um homem franzino como corpulento dado o temperamento fleumático em maior destaque nesta fase da vida. Seu vício em cachimbos e gosto por seu lar refletem profundamente seu aspecto yin em maior evidência no mapa natal. Assim como sua perseverança, calma e vida reservada e introspectiva mesmo com toda a fama, corroboram para o funcionamento de ambos os temperamentos femininos ativos em sua vida.
Mercúrio como seu significador profissional é contudo a descrição perfeita pelo que Tolkien veio a trabalhar. Escrita e vida academia. Mercúrio em Capricórnio está em um primas mais compacto e focado que pouco se desvia de seu caminho. Trabalha a disciplina e promove a mudança através do esforço. Seu caráter retrógrado colabora para o "atraso" que sua carreira sofreu seja em virtude da guerra, seja em virtude se sua própria necessidade de aperfeiçoamento constante em sua obra. Mesmo após o lançamento final, houveram mais tarde cartas e outros relatos sobre personagens deixando bem claro que o autor por muito se prendia a muitos detalhes e não fluía sem contornos. Todos que leram sua obra sabem o quanto ele é detalhista e minucioso e vejo que não só mercúrio sendo regente do ascendente colabora para essa tendência como também a própria retrógradação do planeta o coloca em constante reparação.
Mercúrio está na casa 5 profundamente conectada às artes, à imaginação, ao romance e à criatividade, fato este pelo qual o referido autor não só ficou famoso, mas também colaborou para a literatura nos vindouro, ja que Tolkien inspirou autores como G.R. R. Martin e J.K Rowling. Seu legado precede seu Sol e se submete a Mercúrio cumprindo as honras de seu ofício. O seu Sol também se encontra na casa 5 peregrino, mas digno acidental e é suportado por Júpiter angular. Suas perdas na infância primeiro do pai (Júpiter) depois da mãe (Mercúrio) foram intensas mas não persistiram, afinal ele foi criado por um padre que substitui bem a figura paterna. Já sua mãe, sempre foi uma lacuna para ele, mas motivo de orgulho e de conversão filosófica a religiosa. Após sua mãe se converter, sua família cortou o auxílio financeiro que enviava a eles. Aqui vemos o significador da Mãe em tenso aspecto a Saturno exaltado e digno acidental sendo o promissor das finanças do pai que era banqueiro na África do Sul. A perda sobreveio, muito embora não tenha permanecido, muito embora tenha sido impactante como Saturno sabe ser.
Ainda sobre seu Júpiter na casa 7, ele veio a ficar viúvo já bem próximo a sua própria morte, mas seu casamento teve que ser adiado e ele mesmo corria risco de não voltar a ver sua noiva e futura única esposa, Edith Tolkien. A Lua angular e fortificada colaborou muito para o êxito de seu relacionamento longevo, fértil e feliz, mesmo que Júpiter tenha balançado suas relações com inúmeras perdas e desencontros. Um sol Capricórnio passa por poucas e boas e é apenas sua própria força que o leva mais longe.
Vênus como regente da Alma em um signo Humano como Aquário revela o caráter filosófico e pesquisador nato a Tolkien que para além de sua carreira, fazia parte de sua ética de vida e de sua busca interna pela verdade através do conhecimento. Ele foi profundamente marcado pela religião e por seus dogmas todos temas de Saturno em recepção a Vênus. Seus valores (casa 2) o submetiam a uma vida de servidão a sua causa e aos seus ensinamentos (casa 6). A religião está marcada em sua obra quando ele subscreve a figura de Eru Ilúvatar a imagem e semelhança do Deus Católico. Fora os outros inúmeros exemplos que fazem de Silmarillion um dos livros mais ricos e bem elaborados da literatura atual. Vênus ao reger a alma de um homem o leva a buscar o mundo espiritual e imaterial como uma resposta à sua própria vida. Por isso o nativo se deixa levar por temas elevados e profundos e nele a pode se perder ou se concentrar.
Por último ao nos depararmos com a Lua sendo o Almuten deste mapa percebemos algumas coisas sobre sua vida: sua popularidade fácil e leve, sua capacidade de fazer conexões profundas e íntegras. Sua relação intensa com os temas do casamento e da família. Foram temas desenvolvidos ao longo de sua vida como uma espécie de "missão" pela qual seu Anjo da Guarda Astrológico; Lua ficou responsável nesta vida. Tolkien era um lunático no bom sentido, uma ótimo contador de histórias e internamento movido por temas envolvendo origem dos Povos, antepassados, posteridade e linhagem sendo sua própria família objeto de seu estudo e análise ao longo da vida. Era um especialista na cultura e no idioma anglo saxão, além dele mesmo ter gerado um universo inteiro com seu próprio idioma e cultura. Os temas lunares guiaram sua Alma e obra e permanecem no imaginário popular.
Um pouco mais sobre sua Lua aos 0° de Peixes em conjunção a Fomalhaut uma das melhores estrelas fixas dos céus, podemos perceber como ele atingiu a fama e como sua imagem pública e respeitável lhe garantiu uma elevação ao cargo de Comendador do Império Britânico e ganhador do Nobel da Literatura além de o colocar no roll da fama de seu tempo. Há muito mais que poderia ser dito sobre um dos meus autores favoritos, entretanto vou parar por aqui! Tolkien sempre me inspira a escrever mais e mais e cada vez mais detalhadamente.
Hoje era o dia de seu aniversário e se fosse possível ele completaria 131 anos! Mesma idade do Bilbo Bolseiro. Hahaha. Espero que tenham gostado.


