O que são as triplicidades e para que servem?
Os 7 planetas clássicos possuem governos nos 12 signos que são divididos em 4 grupos para os quatro temperamentos (elementos) que recebem 3 signos em cada grupo. Essa divisão entre os signos por elemento não é meramente elementar, mas também serve a um propósito maior que diz respeito às dignidades essenciais dos planetas, as chamadas triplicidades, que nada mais são que os poderes dos planetas distribuídos pelos elementos. A divisão segue assim: Sol, Júpiter e Saturno governam os signos coléricos. Saturno, Mercúrio e Júpiter governam os signos sanguíneos. Vênus, Marte e a Lua governam os signos fleumáticos e Vênus, Lua e Marte governam signos melancólicos.
Os porquês que explicam as distribuições das triplicidades são vários, e até mesmo o tipo de atribuição das triplicidades por planetas e a quantidade de planetas que fazem parte de cada triplicidade é fortemente debatido ainda hoje, pois são muitas as técnicas que utilizam este mecanismo de contagem de tempo e da repetição ou facilitação de temas e nossa vida. O mais comum é usar as triplicidades em 3 planetas por signo e não 2 por signo como fazia Lilly e Ptolomeu.
A tríplice regência dos planetas por signo é uma ferramenta muito útil para encontrar significadores gerais dos temas, e tudo é muito simples; basta saber qual signo está na cúspide da casa (se por sinais inteiros ou partidos tanto faz em minha opinião.) e a qual triplicidade ele pertence para então aplicar as regências pertinentes a ele. Áries na casa 1 será regido primeiramente pelo Sol, depois por Júpiter e depois por Saturno a despeito dos significados da casa 1. Mas aqui cabe um adendo: em primeiro lugar devemos determinar qual o sect de nascimento do nativo, pois a ordem da distribuição dos temas depende de qual luminar domina a carta. Em mapas diurnos a ordem está de acordo com o apresentado acima. Já para mapas noturnos o primeiro regente passa a frente do segundo, trocando a ordem dos planetas.
Tal divisão procura traçar o tempo de regência de cada planeta sobre determinado tema de vida ou ainda encontrar os significadores destes mesmos temas de vida ou medir a quantidade e qualidade dos eventos natais. Mas as triplicidades também são forças planetárias (NUNCA SE ESQUEÇAM DISTO), já que um planeta em sua triplicidade adquire 3 pontos de força entre as 5 maiores dignidades essenciais. E vejam bem, um planeta em uma de suas debilidades mas em sua triplicidade perde e ganha pontos ao menos tempo, pode ganhar mais força ou perder algum malefício. Tudo dependerá das demais dignidades e debilidades planetárias e terrestres dentro da carta natal.
Quer saber mais sobre temas como triplicidades, governo dos planetas e significados dos mesmo? Venha fazer parte do meu grupo de estudos privado no Telegram. A renovação do serviço é mensal com dois estudos semanais sobre diversos temas astrológicos. Vagas abertas o ano todo!
