sábado, 15 de julho de 2023

Coléricos.

Formado pelas qualidades primitivas QUENTE+SECA, o entusiasmo lhe vem com facilidade pela via do calor, mas logo seu entusiasmo se esvai como o que é seco. Não é demonstrativo quanto a seus sentimentos mais profundos, tudo fica bem na superfície de seu humor. Não é delicado, paciente ou extremamente dedicado. Pode na verdade ser grosseiro, insolente e competitivo. Não segue regras e também não sabe delegar tarefas, afinal, só deseja reconhecimento para sim. São egoísta, mas também são incompreendidos e preferem fazer as coisas por conta própria ao invés de pedir ajuda ou dar o braço a torcer, pois são muito orgulhosos. Prestativos, mas também interesseiros. Carentes, mas rudes na troca. Incansáveis, mas são facilmente frustrados por qualquer que seja o impedimento. Apresados, descontrolados, porém animados e francos. 

Seus corpos são mais robustos e sem muitos pelos, salvo se Saturno ou a Lua se posicionarem nos ângulos. Não acumulam gordura, mas não se mantém esqueléticos. São pessoas corpulentas ou grandes, que gesticulam muito quando se expressam e não sabem ficar parados! Tem alguma tristeza no olhar, mas sempre desfaçam o que sentem. Tem as penas grossas, lábios proeminentes e sombrancelhas marcadas. Não adulam ninguém, mas gostam de ser paparicados. Todas as doenças inflamatórias lhes vem vom facilidade e a cabeça e os olhos são seus pontos sensíveis no corpo, bem como as pernas e a qualidade do sangue, que pode ser fraco (anemia). Podem ser glutões e ansioso, já que o fogo quer sempre ser alimentado. Precisam fazer alguma coisa, nem que seja conversar sozinho! Falam rápido e são autodidatas por natureza. 

Na infância precisam ser estimulados pelos pais ou por figuras de autoridade, do contrário desanimam e desandam a fazer besteiras. Precisam de seu próprio espaço pessoal, mas desde que isso seja algo conquistado e não cedido. Não lidam bem com críticas, pois reagem a elas com provocações, deboche e rebeldia. Raramente namoram muito cedo ou se casam cedo. São difíceis demais quando jovens, mas seu fogo vai se apagando com o tempo. Preferem estar no comando, seja no sexo, seja no trabalho, seja o de for, porém qualquer pressão a mais põem sua cabeça a mil! Tem medo da crítica e do fracasso, por isso constroem personalidades fortes e marcantes para não serem questionados! 

Estão melhor sozinhos, muito embora não sejam solitários. A multidão os procuram e os colericos amam serem melhores o centro das atenções! Mas na primeira oportunidade que tem arrumam briga ou iniciam algum tumulto. São instáveis, porém de alguma forma são firmes no que lhes diz respeito a sua imagem e reputação. Podem ser difíceis e muito exigentes, mas serão sempre leais e de bom humor, perdoando mais facilmente do que guardando rancor ou mágoa. Se deixam levar por seus sentimentos e paixões, e isso os deixam cegos e surdos a razão. 

São justiceiros, entusiastas, discursitas, aventureiros, bom de coração, ingênuos e joviais, sempre fazendo piadas. Mesmo que facilmente provocados. Estão sempre prontos e vão em auxílio de seu próximo sempre que precisam, mas esperam tudo que dão em dobro e melhor. 

Os planetas colericos são Marte e o Sol e todos os signos do fogo, ♈♌♐ também são colericos. Sua fase solar é o verão e sua fase lunar é a Lua Crescente. Colericos se dão melhor de dia e com os planetas quentes como o Sol, Marte e Jupter. Saturno e Mercurio lhes fazem mal. Todas as cores solares e alvas são boas para eles e as comidas temperadas entre o agridoce e o muito doce. Os temperamentos que lhe complementam são o Fleumáticos e Sanguíneos pela variedade de qualidades primitivas, muito embora este temperamento se de melhor por conta própria ou com um semelhante. Melancólicos os estabilizam, mas os torna ainda mais secos. 

Personagens fictícios que são típicamente Colericos: Aelyn de Trono de Vidro, Cassian de Acortar, Rony Weasley de Harry Potter, Anakin Skywalker de Star Wars, Madinbu de Dragon Ball Z, Aerys II Targaryen e Robert Baratheon de Games of Thrones, Thalia Grace de Percy Jackson, Eliot Slabler de Law e Order, Wolverine, Vampira, Wanda e Thor da Marvel e na DC temos o Coringa. Borumir e Feanor são dois colericos do mundo Tolkien. 

São tantos que numa postagem não cabem. Comentem aí personagens fictícios e até personalidades que são colericas na analise de vocês. Para mim a Britney Spears e o Nikolas Cage são colericos! Dois doidos.




Melancólicos

De natureza primitiva Fria e Seca, este temperamento da forma as coisas e as contém em um escopo. Assim são os de temperamento melancólico, são contidos, firmes, determinados, nada entusiastas, apenas céticos e práticos, que adoram um formalismo e uma burocracia que esteja dentro de seus contornos. Lidam com o mundo de maneira utilitária e não utilitária. O que é bom para mim e o que não é bom para mim. Esperam sempre uma boa oportunidade para se fazerem notáveis, valiosos e únicos, mas raramente querem arriscar, por isso o tempo e a paciência, assim como o método são seus grandes aliados! Não perdem a cabeça por nada e nem perdem o sono por ninguém, por isso são vazios, cinzentos, amargos, frios e apáticos. Não se movimentam mais do que o necessário e por isso são ótimos observadores e exímios analistas. Nada passa desapercebido de seu senso crítico e estético, o que os tornam velozes na crítica e inflexíveis no perdão. Por sua natureza intransigente, estão mais presos ao passado e pouco visualiza. o futuro que não podem controlar ou conquistar, o que lhes torna altamente pessimistas e cabisbaixos, que não esperam mais do que o esperado ou o possível e se contentam com pouco e por isso também oferecem migalhas aqueles à sua volta, que serão poucos. 

Solitários, ranzinzas, rancorosos, mas um porto seguro aqueles que lhes sabem conquistar, afinal como uma rocha sólida, possuem contornos que são facilmente tangíveis aos que se aproximam demais, por isso não deixam que qualquer um se aproxime! Gostam de pouco ou nenhum contato, sobretudo o íntimo. São mestres em se esconder nas sombras e por isso são pálidos e de tez acinzentada com pouco cabelo e pouca gordura em seus corpos, mas o que acumulam tende a ser bem visível! 

Não há temperamento melhor para o trabalho e a produtividade. Se empenham como ninguém e não porque querem vencer algo, mas simplesmente porque querem as coisas bem feitas e recompensas para lhes deixarem seguros, pois a segurança é o carro chefe do melancólico. Quanto mais seguro, melhor, mesmo que para isso tenha que sacrificar os demais. Mas não agem claramente declarando seus planos, não, eles são cínicos e acreditam não precisar de ninguém ou que são melhores que todos, e a soberba é seu pecado mais falta do lado da avareza e da ganância. Não se vitimizam com facilidade, preferem se fechar no seu mundo interno, e pouco ou nunca gostam de sair de sua zona de conforto. Odeiam ser confrontados e por isso se escondem. Deixam as coisas se acumularem, principalmente as ruins, pois como não se deixam levar por suas sensações e emoções, o que resta são os sentimentos e as reflexões. Aliás, são bastante ponderados, sóbrios, reflexivos e bons ouvintes. Mas são duros em seus julgamentos e crenças, não mudando com facilidade qualquer conceito, lealdade ou ação. Tudo com eles demora e é no seu ritmo. Não são bons compartilhando, mas são bons consertando, sondando e aprimorando coisas ou pessoas. 

Nunca apresse um melancólico se não quiser ouvir um sermão ou uma pá de grosseria. São sossegados e devagar quase parando, mas são pontuais e factíveis. Mas se corrompem com facilidade nos prazeres mundanos e terrenos e por saberem disto, gostam de guardar segredos e viver uma vida oculta longe dos holofotes ou da dura verdade sobre o que são: cascas e pessoas vazias, mesmo que muito profundas e intensamente complexas. Muito embora coisas lineares e planas sejam suas amigas, sua mania de se aprofundar em tudo, levá-los para locais inimagináveis e com o que descobrem se tornam melhores em suas tarefas e habilidosos instrutores e mestres daqueles que não sabem de nada ou que sabem de muito pouco. Mas no primeiro sinal de que estão sendo passados para trás ou que estão sendo superados, sua fúria e maldade aparecem com tudo, e nada se salva do estrago que podem fazer quando afrontados ou enganados! O mesmo é visto quando experimentam o novo e baixam a guarda! São pegos de surpresa no "admirável mundo das pessoas que não são melancólicas", e isso os apavora! Se fecham ou surtam quando não estão mais no controle, ou quando são expostos de alguma forma no seu íntimo. O descontrole, a perda a o imprevisível que é típico ao seco de seu temperamento porque é quebradiço fala mais alto, e tudo que vem depois disto se torna mágoa, passado ou medo. Por isso estão sempre se refazendo ou se reconstruindo no longo processo existencial que é a vida, que para um melancólico pode pesar. São os senhores e criadores das crises existenciais, da morbidez, do humor ácido e da depressão. Mas ninguém de fora saberá notar o que vem de dentro, a não ser que o conheça bem ou que se arrisque em perguntar, pois o melancólicos estos sempre procurando alguém para ouvir-lhes, tocar e amar, mas são pouco disponíveis para retribuir na mesma intensidade ou no tempo do outro aquilo que recebem. Mais uma vez sua lentidão vai contra eles e sua solitude também. 

Dessa forma tenta compensar as pessoas do entorno com bens materiais ou com qualquer coisa que a pessoa queira, desde que não seja ele mesmo, pois são muito indisponíveis para o amor, e desde que não seja muito caro. Do contrário, darão tudo de si, e um pouco mais de paz, reconhecimento e constância. 

Os planetas melancólicos são Saturno e Mercúrio, enquanto os signos de mesmo temperamento são todos os da Terra: ♉♍♑. A fase lunar melancólica é a Lua Cheia e a estação Solar Outonal corresponde a este temperamento. Os melancólicos se dão melhor à tarde e o único planeta que os favorece é Júpiter que possui a sua natureza temperada entre o quente e úmido. Suas cores são as sóbrias e cinzentas que lembram o inverno e a noite. As comidas úmidas são boas para eles, mas os doces são ainda melhores para melhorar seu azedume. Se dão bem com os Sanguíneos que os movimentam e os fleumáticos que os umedecem enquanto eles estabilizam. Já os coléricos disputam com eles e não tem paciência com sua lentidão. 

Personagens melancólicos: Batman, Lula Molusco (risos), Zangado, Docinho, Yoda, Bilbo Bolseiro, Thorin Escudo de Carvalho, Rowan Whitethrone, Stannis Baratheon, Jon Snow, Tywin Lannister, Thanos, Snape e Sherek.



Fleumáticos.

 Temperamento Fleumático. 


Formado pelas qualidades primitivas FRIA+ÚMIDA este é o temperamento mais brando na ação ativa, porém é o mais descontrolado internamente. Emocional, retraído, cauteloso, manhoso, circunspectos, de voz mansa, carinhosos, intimistas e dedicados. Amam, se entregam, se deixam levar, se envolvem e não sabem quando parar! Voláteis, uma hora sentido tudo noutra sentindo mais ainda! Não se contém e detestam serem contidos. Pirracentos e um tanto infantis, preferindo ver o defeito alheio a concertar os seus próprios. São apegados ao passado e nunca esquecem um ressentimento, podendo se tornar vingativos e imprudentes. 

Em seus corpos acumulam facilmente gordura, principalmente na região da barriga e das coxas. Tem a pele opaca, amarelada ou pálida. Com olhos melancólicos e lábios proeminentes. De pouca altura e força física. Aparentam menos idade do que tem e sua pele pode ser bem manchada ou sardenta. 

Possuem um mundo interno vasto e bem imaginativo e podem muito bem viver mais em sua mente que no mundo externo. Buscam segurança emocional acima de tudo, e por isso vivem em função de suas emoções, deixando de lado suas conquistas e realizações pessoais para segundo plano. Priorizam a família e os seus, e se sacrificam por eles, mas também exigem muito de todos à sua volta e nunca estão saciados com o que tem! Sempre querem mais e mais e quando não tem isso, se tornam iracundos, descontrolados e incontroláveis. Caóticos, covardes, teimosos, mimados, manipuladores e maleficentes, são uma das piores características de um fleumático descontrolado! Porque do contrário, são amorosos, profundos, disponíveis, alegres, delicados e amorosos. Como vêem o mundo sentimentalmente, quando estão bem emocionante são o centro do amor, quando estão maus afetivamente, são um terror. 


Pouco precisos, decididos e odeiam os holofotes, vivendo melhor nos bastidores ou na coordenação das coisas e planos. São ótimos conselheiros e amigos, mesmo que deveras clichês. Mudam constantemente de ideais, pois precisam de apoio e suporte para fazer tudo! Temem a solidão de tal forma, que querem todos próximos a eles. São invasivos demais e por isso são mal quistos e mal interpretados constantemente. Cheio de camadas, personalidades, e vontades. Não lidam bem com situações de pressão, mas pressionam demais os outros! Não sabem ceder e estão sempre se justificando e procurando um culpado! Vivem de espelhamento e projeções quando não sabem se conter ou olhar para dentro de si mesmo. Precisam constantemente de concelhos ou direcionamentos, e são ótimos alunos por sua absorção de tudo! Possuem uma ótima intuição, mas como lhes falta a confiança, metem os pés pelas mãos com facilidade, já que não param para pensar e a reflexão os deixam apreensivos, por isso são meio agitados e variáveis, podendo se tornar oportunistas. Por outro lado, são ótimos manipuladores da realidade à sua volta, para bem ou para mal. Mas também são apáticos e desatentos. 

Podem ser silenciosos e deprimidos, que facilmente se desconectam de tudo e de todos, mas vivem para se vitimizar. Gostam de entender tudo! Por isso são ávidos questionadores com uma memória  e senso estético incríveis. Quando querem, são galantes, falantes e expressivos, mas precisam se sentir à vontade e bem recebidos, porque do contrário se fecham e negam-se a se posicionar, a não ser que seja por ciúmes, cólera ou vantagens pessoais. Gostam e são muito místicos com grande predisposição a cura e a ritualística. 

Os planetas melancólicos são a Lua e o Vênus. Já os signos fleumáticos são ♋♏♓. A fase lunar da fleuma é minguante e a estação Solar Invernal também é fria e úmida. A noite lhes cai como uma luva. Os planetas que lhes fazem bem são a Vênus por sua natureza e Marte, que equilibra seu calor nas frias águas. Suas cores são as frias, principalmente todos os tons de azul. As comidas quentes, secas e bem temperadas lhes fazem bem, mas devem tomar cuidado com os vícios de toda a sorte, pois como a água se deixam levar com facilidade. Se dão melhor com os coléricos que os agitam e impulsionam e os melancólicos, que os estabilizam. Mas com os sanguíneos se tornam displicentes. 

Personagens fictícios fleumáticos são: Sininho, Dengoso, Dobby, Chewbacca, Alerquina, Smeagol, Clare Fairchild, Lilo, Bob Esponja, Jean Gray e Sansa Stark. 




Almugeas.

 Almugea ou Face própria.

Essa é uma é uma dignidade “acidental” que possui relevância para a analise natal quando se trata da investigação do luminar da seita e de quanto poder este luminar tem sobre os demais astros dentro da carta natal e a quem e de que forma ele está influenciando os demais astros, uma vez que o Luminar da seita é o astro responsável pelas ambições pessoais, espirituais e mentais do nativo, vez que, Sol e Lua alimentam o mapa. A Almugea tem relação com a posição dos demais astros na carta natal em relação ao Sol ou à Lua na leitura dos domicílios e as regências planetárias. Essa condição descreveria a mesma ordem dos planetas de acordo com o esquema das regências naturais do zodíaco que fundamentam o formato de distribuição dos domicílios, e assim, uma carta natal onde este esquema é “representado” independentemente se em condições naturais as do zodíacos, dizemos que os planetas estão em sua própria face, ou seja em Almugea que significa em termos literais “idêntico”. Planetas nesta condição estão fortalecidos, pois estão respeitando a ordem natural das coisas e ele não precisa estar em domicílio ou em qualquer dignidade essencial para se classificar assim. Basta que esteja na posição ideal.

Para um planeta estar em Almugea ao Sol o planeta deve estar nos signos seguintes ao Sol seguindo a ordem dos zodíaco tendo em vista a velocidade dos astros. Assim, para Mercúrio estar em Almugea com o Sol ele deve estar no signo seguinte ao Sol ou no signo anterior a Lua para ser o Almugea da Lua. Vênus precisa se posicionar em dois signos após o Sol ou dois signos anteriores à Lua para se classificar como Almugea. Aqui vale ressaltar um tópico, o Almugea de um luminar tem mais relevância quando sabemos quem é o luminar da seita, assim o almugea do Sol só é relevante num mapa diurno e o almugea da Lua só é relevante num mapa noturno. Agora dando continuidade ao estudo, Marte em três signos posteriores ao Sol ou anteriores à Lua, está na condição desejada para o tema do qual tratamos e se Júpiter está a 4 signos posteriores ao Sol ou anteriores à Lua diremos que ele se classifica. Já Saturno precisa estar em 5 signos anteriores à Lua ou posteriores ao Sol para ser o Almugea de um mapa.

Um bom exemplo de Almugea é o mapa de Agatha Christie apresentado abaixo. Em meu mapa natal tenho Mercúrio em Almugea ao meu Sol que se encontra no signo de Peixes e Mercúrio que se encontra no signo de Áries. Um adendo: Almugea não é o mesmo que estar em sua própria face, pois a Face ou Decanato é uma outra ferramenta de força e cálculo que faz parte das 5 dignidades planetárias.

Gostaram deste estudo? Comenta ai se tem algum planeta em Almugea no seu mapa! Se não souber olhar, posta aqui que eu analiso para você!



O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...