De natureza primitiva Fria e Seca, este temperamento da forma as coisas e as contém em um escopo. Assim são os de temperamento melancólico, são contidos, firmes, determinados, nada entusiastas, apenas céticos e práticos, que adoram um formalismo e uma burocracia que esteja dentro de seus contornos. Lidam com o mundo de maneira utilitária e não utilitária. O que é bom para mim e o que não é bom para mim. Esperam sempre uma boa oportunidade para se fazerem notáveis, valiosos e únicos, mas raramente querem arriscar, por isso o tempo e a paciência, assim como o método são seus grandes aliados! Não perdem a cabeça por nada e nem perdem o sono por ninguém, por isso são vazios, cinzentos, amargos, frios e apáticos. Não se movimentam mais do que o necessário e por isso são ótimos observadores e exímios analistas. Nada passa desapercebido de seu senso crítico e estético, o que os tornam velozes na crítica e inflexíveis no perdão. Por sua natureza intransigente, estão mais presos ao passado e pouco visualiza. o futuro que não podem controlar ou conquistar, o que lhes torna altamente pessimistas e cabisbaixos, que não esperam mais do que o esperado ou o possível e se contentam com pouco e por isso também oferecem migalhas aqueles à sua volta, que serão poucos.
Solitários, ranzinzas, rancorosos, mas um porto seguro aqueles que lhes sabem conquistar, afinal como uma rocha sólida, possuem contornos que são facilmente tangíveis aos que se aproximam demais, por isso não deixam que qualquer um se aproxime! Gostam de pouco ou nenhum contato, sobretudo o íntimo. São mestres em se esconder nas sombras e por isso são pálidos e de tez acinzentada com pouco cabelo e pouca gordura em seus corpos, mas o que acumulam tende a ser bem visível!
Não há temperamento melhor para o trabalho e a produtividade. Se empenham como ninguém e não porque querem vencer algo, mas simplesmente porque querem as coisas bem feitas e recompensas para lhes deixarem seguros, pois a segurança é o carro chefe do melancólico. Quanto mais seguro, melhor, mesmo que para isso tenha que sacrificar os demais. Mas não agem claramente declarando seus planos, não, eles são cínicos e acreditam não precisar de ninguém ou que são melhores que todos, e a soberba é seu pecado mais falta do lado da avareza e da ganância. Não se vitimizam com facilidade, preferem se fechar no seu mundo interno, e pouco ou nunca gostam de sair de sua zona de conforto. Odeiam ser confrontados e por isso se escondem. Deixam as coisas se acumularem, principalmente as ruins, pois como não se deixam levar por suas sensações e emoções, o que resta são os sentimentos e as reflexões. Aliás, são bastante ponderados, sóbrios, reflexivos e bons ouvintes. Mas são duros em seus julgamentos e crenças, não mudando com facilidade qualquer conceito, lealdade ou ação. Tudo com eles demora e é no seu ritmo. Não são bons compartilhando, mas são bons consertando, sondando e aprimorando coisas ou pessoas.
Nunca apresse um melancólico se não quiser ouvir um sermão ou uma pá de grosseria. São sossegados e devagar quase parando, mas são pontuais e factíveis. Mas se corrompem com facilidade nos prazeres mundanos e terrenos e por saberem disto, gostam de guardar segredos e viver uma vida oculta longe dos holofotes ou da dura verdade sobre o que são: cascas e pessoas vazias, mesmo que muito profundas e intensamente complexas. Muito embora coisas lineares e planas sejam suas amigas, sua mania de se aprofundar em tudo, levá-los para locais inimagináveis e com o que descobrem se tornam melhores em suas tarefas e habilidosos instrutores e mestres daqueles que não sabem de nada ou que sabem de muito pouco. Mas no primeiro sinal de que estão sendo passados para trás ou que estão sendo superados, sua fúria e maldade aparecem com tudo, e nada se salva do estrago que podem fazer quando afrontados ou enganados! O mesmo é visto quando experimentam o novo e baixam a guarda! São pegos de surpresa no "admirável mundo das pessoas que não são melancólicas", e isso os apavora! Se fecham ou surtam quando não estão mais no controle, ou quando são expostos de alguma forma no seu íntimo. O descontrole, a perda a o imprevisível que é típico ao seco de seu temperamento porque é quebradiço fala mais alto, e tudo que vem depois disto se torna mágoa, passado ou medo. Por isso estão sempre se refazendo ou se reconstruindo no longo processo existencial que é a vida, que para um melancólico pode pesar. São os senhores e criadores das crises existenciais, da morbidez, do humor ácido e da depressão. Mas ninguém de fora saberá notar o que vem de dentro, a não ser que o conheça bem ou que se arrisque em perguntar, pois o melancólicos estos sempre procurando alguém para ouvir-lhes, tocar e amar, mas são pouco disponíveis para retribuir na mesma intensidade ou no tempo do outro aquilo que recebem. Mais uma vez sua lentidão vai contra eles e sua solitude também.
Dessa forma tenta compensar as pessoas do entorno com bens materiais ou com qualquer coisa que a pessoa queira, desde que não seja ele mesmo, pois são muito indisponíveis para o amor, e desde que não seja muito caro. Do contrário, darão tudo de si, e um pouco mais de paz, reconhecimento e constância.
Os planetas melancólicos são Saturno e Mercúrio, enquanto os signos de mesmo temperamento são todos os da Terra: ♉♍♑. A fase lunar melancólica é a Lua Cheia e a estação Solar Outonal corresponde a este temperamento. Os melancólicos se dão melhor à tarde e o único planeta que os favorece é Júpiter que possui a sua natureza temperada entre o quente e úmido. Suas cores são as sóbrias e cinzentas que lembram o inverno e a noite. As comidas úmidas são boas para eles, mas os doces são ainda melhores para melhorar seu azedume. Se dão bem com os Sanguíneos que os movimentam e os fleumáticos que os umedecem enquanto eles estabilizam. Já os coléricos disputam com eles e não tem paciência com sua lentidão.
Personagens melancólicos: Batman, Lula Molusco (risos), Zangado, Docinho, Yoda, Bilbo Bolseiro, Thorin Escudo de Carvalho, Rowan Whitethrone, Stannis Baratheon, Jon Snow, Tywin Lannister, Thanos, Snape e Sherek.

Nenhum comentário:
Postar um comentário