sexta-feira, 1 de março de 2024

Estrelas Fixas.

 Mitos, natureza ou atribuições dos autores? Qual a melhor forma de interpretar?

Existem algumas formas de interpretação das estrelas fixas dentro da natividade e pretendo apresentar quais bases cada uma toma aqui neste poste. A mais acessível e comum atualmente que nos é apresentada pelos sites da atualidade e que também foi promovida por astrólogos parte da associação das estrelas a determinados eventos e causas. Como se a conjunção ou aspectos aquela estrela ativassem automaticamente aquele aspecto da estrela. Veja um exemplo:

É muito comum ler que Fomalhaut é uma estrela real, associada ao Arcanjo Gabriel, o observador do Sul. E que ela indica grandes honrarias que são duradouras; defeitos congênitos nos olhos e na fala, dominio da magia, pendor a fama ao ocultismo e a fé. Essa é a "estrela da alquimia", do vício, associados a proximidade com pessoas indesejáveis ou vícios indesejáveis. Essa é uma forma de interpretar a atuação de planetas ou pontos em evidência na carta no mesmo grau ou até 6° de proximidade a esta estrela real de magnitude 1.3. Levaríamos em conta o que os efeitos deste estrela indicam numa carta com base na informação dos autores antigos. 

A segunda forma diz respeito a natureza da estrela, associada ao planeta (as) que a regem. Continuando com o estudo de Formalhaut, que é da natureza de Vênus e Mercúrio, teríamos a seguinte situação; a atuação desta estrela na carta combinaria as qualidades destes dois planetas naquilo que eles significam como um todo. Podendo indicar um aspecto servil e nobre quanto as práticas religiosas, mas também um amor pelo que é jovial, artístico e descontraído. Essa técnica era muito abordada por astrólogos como Ptolomeu e Firmicus. 

A leitura mítica seria uma terceira forma de interpretação dos significados das estrelas que são apresentadas em dois tipos: mito clássico que está associado à constelação e não a estrela propriamente. E o mito como um arquétipo daquilo que se pretende apresentar ou superar de acordo com o que se sabe sobre aquela estrela. É muito comum ler que Algol nos ensina sobre o poder da obediência e o que injustiça pode gerar em nossas vidas quando nos calamos. É claro que essa última leitura não faz qualquer sentido e nem ao menos pode ser tão profunda quanto a interpretação mitológica associada a cada constelação. Por exemplo pessoas que tem Algol em evidência na carta podem lidar com muitos revezes em sua vida sim e até podem ser destruídos por seus inimigos, mas também podem ser pessoas reconhecidas pelos males que causam. Tudo depende do conjunto do mapa e de como um destes aspecto do mito se eleva na vida do nativo. 

Qual o melhor? É escolha do nativo, mas saber e dominar cada um destes passos e saber quando e porque usar qualquer um deles é dever do astrólogo. Tenho preferencia pelos mitos, mas também pelos eventos das estrelas. Quase não uso sua natureza em minhas interpretações. 

Só achei essa imagem das constelações para o post.



O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...