terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos. 


O que é o zodíaco?

O zodíaco é uma faixa circular do céu limitada por duas paralelas ao longo da elíptica (*): uma situada aproximadamente a 8º a norte e outra a 8º a sul. Esta faixa está dividida em 12 partes iguais (12 signos), cada uma com 30º, fazendo no total os 360º da circunferência (ver figura abaixo).O zodíaco funciona como um sistema de coordenadas celestes permitindo localizar no espaço (esfera celeste) e no tempo (passado, presente e futuro) o Sol, a Lua e restantes planetas quando observados partir da Terra (perspectiva Geocêntrica). A posição dos vários Astros é denominada longitude zodiacal e é representada em graus (º) e minutos do signo (´). Por exemplo, uma pessoa que tenha nascido a 27 de Julho de 1972, o Sol está em Leão aos 4º e graus 23′ minutos. Estas posições são calculadas hoje em dia por um qualquer software de astrologia.

A elíptica é o círculo máximo da esfera celeste, com uma inclinação de 23º27′ em relação ao Equador, que representa a trajetória anual do Sol no seu movimento aparente à volta da Terra. Na realidade, a Terra é que anda à volta do Sol mas observando o céu a partir da Terra esta parece fixa e tem-se a impressão que é o Sol que num ano faz uma trajetória à volta da terra. O Sol demora aproximadamente um mês a transitar em cada signo.

O Zodíaco e as 4 Estações

Sendo o zodíaco gerado a partir da trajetória do Sol ao longo do ano que é responsável pelas diferenças de temperatura na Terra, ou seja, pelas 4 estações, o zodíaco está intimamente ligado às estações do ano. Temos 4 estações e o zodíaco pode ser dividido em 4 partes, cada uma correspondendo a uma estação do ano. Cada uma dessas 4 partes inicia-se no ponto onde o Sol no seu percurso pela elíptica está posicionado no início de cada estação, como representado na figura acima: Equinócio da Primavera; Solstício de Verão, Equinócio do Outono e Solstício de Inverno.

As estações do ano podem ainda ser dividida em 3 fases (inicio, meio e fim da estação) sendo que em cada uma destas fases o Sol transita por um signo diferente. Assim, a partir das 4 estações do ano e das 3 fases obtemos os 12 signos, ou seja, as 12 divisões do zodíaco por onde o Sol transita na sua trajetória ao longo do ano. Os signos onde o Sol está no início de cada estação, ou seja, os signos que arrancam com cada estação (Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio) são chamados de Cardinais e partilham em comum um modo de atuação orientado para a ação. Na base das suas qualidades está o ímpeto de iniciar e seguir um objetivo.

Os signos que têm correspondência com o meio da estação, ou seja, fixam as características da estação (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) são chamados Fixos e partilham em comum um modo de atuação orientado para a manutenção. Na base das suas qualidades está a estabilidade e firmeza.

Os signos que correspondem ao fim da estação, ou seja, fazem a transição entre as estações (Gémeos, Virgem, Sagitário e Peixes), são chamados mutáveis e partilham em comum um modo de atuação orientado à adaptação. Na base das suas qualidades está a flexibilidade e a adaptabilidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...