Por Isa Saints.
Vamos continuar estudando o tema da morte e depois farei um post sobre doenças no mapa natal. Vi que muitos têm interesse em temas profundos e por isso trouxe mais um estudo sobre o tema fim de vida e a Astrologia. Será o último e logo partirei para algo menos denso. Juro! Saibam que essas são informações PRÓPRIAS DOS MAPAS ESTUDADOS AQUI E SE LEMBREM QUE CADA MAPA É UM MAPA. Muito embora existam similaridades que possam ajudar a construir um testemunho válido para guiar a análise sobre alguns temas gerais no tocante das natividades. O que sempre contará no final é a história de cada mapa. O estudo de hoje remete a um desses “padrões” que podemos analisar.
Segue o estudo:
O tema da morte sempre foi alvo de estudo por todas as correntes de pensamento, ciências ou artes mágicas na antiguidade, e a Astrologia sendo uma arte milenar não escapou desta busca pelo inevitável fim. Muitos foram os astrólogos que desenvolveram métodos para pesquisar a data de falecimento de alguém. Algumas técnicas foram estabelecidas como bases para o estudo do tema, como Hyleg e Alcocoden e o Anareta. Mas as particularidades de cada método variam de autor para autor, muito embora todos partam de uma mesma premissa: é possível descobrir a morte de um nativo, mas que tal mecanismo deve estar associado a mais de uma técnica de previsão. Nas palavras de Ptolomeu “ a morte do nativo é determinada pelas direções primárias”. Só por aí vemos que não é só pegar uma coisa e sair aplicando. Mesmo com os Hyleg e Alcocoden sendo a base de tudo, temos que combinar várias técnicas para descobrir ao máximo como será o evento da morte de um nativo e como no mapa natal, isso está assinalado. É aqui que entra nosso estudo de hoje. Alguns aspectos no próprio mapa natal podem nos dizer sobre a morte do nativo são eles: o anareta, o regente do Ascendente, o regente e a casa 4, a casa 8 e seu regente e os próprios Luminares, mais a relação dos planetas com o tema da morte.
O que mais motiva esse tipo de estudo é saber quando e de que forma a pessoa morrerá, e se será uma morte “precoce” ou em anos muito jovens. É por isso que hoje iremos estudar mapas de pessoas que morreram em tenra idade e de que maneira seu horóscopo estava indicando os termos da sua passagem. O estudo do mapa de pessoas que já partiram é um bom instrumento de pesquisa. Por isso, acessando o Astro Bank, puxei os mapas de alguns artistas que morreram muito jovens para elaborar o estudo. Essa é uma plataforma muito boa para ter acesso a mapas de famosos com mais assertividade.
São eles os artistas estudados:
Amy Winehouse que morreu aos 28 anos.
James Dean que morreu aos 24 anos.
Elis Regina que morreu aos 37 anos.
E Janis Joplin que morreu aos 27 anos.
Muitos poderiam associar sua morte apenas ao retorno de Saturno, mas existem outros aspectos natais que podem indicar uma boa ou má condição de vida. Vamos estudar algumas delas.
1° todos os nativos possuem nodos Norte e Sul angulares nas casas 1 e 7. Eclipses sobre as casas angulares são muito significativos e quando eles estão relacionados a vida e o fim da vida, são ainda mais impactantes, afinal a casa 7 por se opor ao Ascendente também pode nos mostrar nossa fraqueza física. E os nodos por serem pontos de força ou de distribuição num mapa são de suma importância para compreender temas como tendências destrutivas, vícios, infortunas, repetições e exageros. Quando nessas casas que se liga muito ao corpo físico podem demonstrar tendência natais que impactam diretamente o corpo e a força do nativo.
2° Os nativos possuem o Sol fraco. Ou nos domínios de Saturno, ou peregrinos e cadentes ou o dispositor do Sol fraco em termos de dignidade acidental ou essencial. O sol por ser o doador de vitalidade natural, quando está mal dignificado em um mapa impacta diretamente na força e na resistência do nativo. Para bem ou para mal.
3° Com exceção a Elis Regina, que não morreu em alta (faleceu aos 37 anos), todos os nativos possuem planetas em conjunção ao Fundo do Céu e sabemos por estudo de alguns aforismos, que o último planeta numa natividade estando na casa 4 ou antes dela indica uma vida curta dependendo da natureza do planeta. Ou ainda pode nos dizer sobre como será o fim de vida de uma pessoa.
Janis Joplin possuía Saturno maléfico na casa 4 e morreu pouco antes de seu retorno de Saturno que se encontrava na casa 4, a casa do fim das coisas. A cúspide de sua casa 8 está nos domínios da Vênus que é disposta por Saturno. Ela morreu em decorrência dos vícios em drogas (overdose). Vejam que sua casa 8 estava no signo de Libra e muitos com vício em heroína podem morrer em decorrência de insuficiência renal, órgão associado a Libra e Vênus. Sim, a casa 8 também pode falar sobre como e onde a morte pode se dar e a qualidade desta morte no corpo físico. Amy Winehouse possuía Marte na casa 4 em conjunção aplicativa ao FD. Em seu caso cabe ressaltar que ela morreu em decorrência do vício em bebidas e se olharmos para sua casa 6 temos lá Saturno, e Marte é o regente da casa 6, dando sinais de que seus problemas de saúde, afinal a casa 6 é da doença, estariam fortemente conectados a sua causa Mortis pontuada pela presença de Marte no fundo do céu. James Dean possuía Júpiter exaltado no FD e morreu no retorno de Júpiter num acidente de carro. Marte regia sua casa 8 e se opunha a seu Mercúrio natal. Em muitos mapas de pessoas que morreram em acidentes de carro, Marte e Mercúrio se opunham em seus mapas. Seu caso não foi diferente, principalmente por Marte ser o regente da casa 8 e quando nesta qualidade pode indicar mortes por acidente ou violentas, quando tem domínio sobre os temas de acidentes no mapa. Já Elis Regina também morreu em virtude de uma intoxicação generalizada em virtude do uso de drogas junto ao álcool. Ao analisarmos sua casa 8, temos Saturno como o regente da casa em seu detrimento e na casa 12, e Marte ali posicionado sendo ele também o regente da casa 4. Há sempre alguma relação entre a casa 4 e a 8 direta ou indiretamente que pode contribuir para delinear a morte de alguém vista através da Astrologia.
4° Saturno e Marte são sempre os primeiros a serem investigados no tema de morte por serem tipicamente os planetas anaretas, ou seja, matadores. Se regerem a casa 8 ou 4 ou nelas estarem podem gerar o gatilho da morte ou dela participar. Nos 4 casos, tanto Saturno quanto Marte ou da morte participaram ou a casa 8 tinha algum domínio para caracterizar a morte em si. Nos mapas de exemplo há sempre uma relação entre Marte e Saturno e as referidas casas. Direta ou indiretamente.
5°. O regente do Ascendente dos nativos estava em aspecto ao regente da casa 8 ou 4 de maneira maléfica. Aqui conta como regente da casa o planeta que tem domínio sobre o signo cúspide da casa. Para este estudo usamos o sistema de signos partidos em virtude da determinação desta regência.
Elis contava o regente do Ascendente - Lua em quadratura a Marte na casa 8 que era regente também da casa 4. James tinha o regendo Ascendente sendo Marte em quadraturas ao regente da 4 (Lua) e sendo ele também o regente da casa 8. Amy possuía o regente do Ascendente em conjunção (combustão) ao Regente da casa 4 e o regente da casa 8 (Saturno) sobre o domínios do planeta na casa 4 (Marte). Em seu mapa em particular, a relação Marte e Saturno foi mais determinante para sua morte do que o próprio regente da casa 4 que era também seu luminar diurno (Sol). Janis contava com o regente do Ascendente (Saturno) na casa 4 e em aspecto ao regente da casa 8 (Vênus) a qual fazia a disposição. Além disso, com o regente na base do mapa percebemos também a inclinação da nativa para autodestruição.
É claro que podemos extrair mais informações com as partes árabes como a Parte da fortuna que nos quatro mapas estava mal disposta ou cadente, porém ainda teremos as direções primárias, Profecção, as Revoluções Solares e afins para responder a essa tão complicada pergunta: quando morrerei?
Neste post me detive apenas no mapa puro e “simples” e de que forma as nossas informações típicas estão descritas em nosso relógio de vida que é o mapa natal.
Espero que tenham gostado e lembrem-se que não são regras fixas as dicas aqui elencadas.
Ótima noite para todos.




Nenhum comentário:
Postar um comentário