sábado, 1 de junho de 2024

Estudo espiritual

 Missão de vida. Parte II. 

Existem muitas formas de investigar a missão de vida de um nativo e muitas delas podem parecer complexas e inacessíveis, mas é porque este método não é fácil de ser computado ou investigado e muito foram os métodos usados para tal. Hoje usaremos o método da Parte do Hyleg ou a Parte da Raiz de Vida. Seu nome não tem relação com o Hyleg, mas sim com o sentido de que Hyleg associa-se também à ideia de senhor que doa a vida. Este é o sentido do Hyleg: encontrar o Senhor que dá a orientação de vida num mapa. 

Essa parte visa investigar qual área da vida estará no centro dos anseios espirituais do nativo e como ele alcançará isso nesta vida. Para tal, é preciso analisar o sentido das casas e dos planetas profundamente para que não se cometam erros. O mapa de hoje pertence ao cientista e químico Louis Pasteur, pai da microbiologia, o pioneiro na prevenção às doenças, tendo ele criado a primeira vacina antirrábica e também o processo da pasteurização que impedia a proliferação de microorganismos no leite e no vinho. Mas como isso estava descrito em seu mapa? Vamos investigar! 

A Parte do Hyleg de seu mapa está no signo de Virgem aos 02° deste na casa 12 e este é um local de isolamento, doenças, abandono e prisões. Mas também está associada a coisas que estão ocultas e são estranhas e nada convencionais. O local da Parte do hyleg está em trígono ao Mercúrio que é seu receptor localizado na casa 4 no signo de mesmo elemento que a Parte aqui estudada e por isso há uniformidade entre o que busca e o como faz. Mercúrio se relaciona com a investigação, o estudo e as ciências. No signo de Capricórnio seu comportamento é buscador, obstinado e por ser este um signo feminino, também é analítico e metódico. A quarta casa é a casa dos segredos e daquilo que está oculto na forma de algum mistério. Virgem é o signo associado a química e a biologia e também a medicina. 

E aqui eis o pulo do gato de seu mapa: sua busca de vida estava dirigida a grosso modo para as doenças e aquilo que causa sofrimento às pessoas e ao que é pouco convencional e que está invisível a seus olhos. Ele faria isso através de Mercúrio; usando a mente, o intelecto e a investigação racional através das qualidades capricornianas deste Mercúrio dispostas na quarta casa. Analisando os segredos por trás das doenças ele conseguiria realizar seu próprio de vida descrito em sua Parte do Hyleg. Mercúrio ainda está combusto junto ao então regente da 10 e podemos afirmar que ele viria a trabalhar com aquilo que Mercúrio destacaria como regente deste lote. De fato o fez. Tanto a PH quanto Mercúrio são visíveis a Saturno na 8 casa e sua missão de vida seria perigosa de alguma forma e até mau vista ou quista, mas seria de fato necessária e útil. Algo bem saturnino. 


Procurei reduzir bem e levá-los direto ao ponto desta fórmula onde o mais importante é delinear o local da Parte do Hyleg e de seu regente e se eles prestam testemunho (aspecto) entre si, pois isso indica o cumprimento da coisa com maestria. 

Assim foi para Louis Pasteur, um dos maiores cientistas do mundo. 


Abaixo seu mapa usado na análise.




Estudo paranormal II

 Poderes místicos e magia na carta natal. 

Muitas pessoas se questionam se possuem habilidades mágicas, dons místicos e até pendor para os deveres sacerdotais através de seu mapa astral e dos estudos astrológicos, mas este não é um ramo muito vasto de conteúdo e conhecimento por duas razões: para os antigos astrólogos, astrologia é uma arte mágica e espiritual. Segundo: não existe dons espirituais, pois tudo que vivemos é espiritual. Alguns só têm mais acesso a isso que outros e isto é um mérito pessoal. Terceiro: toda missão de vida é uma missão do espírito segundo nos ensinou Platão. Porém, podemos através de muito estudo investigar o nível de acesso ao mundo espiritual e místico dado a um nativo por seu mapa astral. Mesmo que não existea uma fórmula específica para tal, mas sim caminhos para descobrir isso. 

O mapa de estudo pertence a Paracelsos, um grande alquimista, médico e para muitos um magista sublime. Magia em si é um tema lunar! E ele possuía a Lua na casa 12 que está associada às sociedades secretas, as magias não autorizadas e feias as quais ele veio a se envolver de maneira científica e ate mesmo profissional tendo o dispositor da Lua na casa 9 em sua debilidade, mas sendo ele Júpiter, o maior significador do desenvolvimento espiritual dentro da astrologia. Estava claro seu desejo não só pelo estudo, mas também pela prática dos conhecimentos místicos. Regente da 3 está na 9 e em sextil a Mercúrio em Escorpião, um signo que para os egípcios estava profundamente conectado à magia de cura e necromancia. O nativo também contava com Marte, regente da quarta casa sobre a primeira casa e isso é muito significativo para aqueles que irão se direcionar ou buscar conhecimentos ocultos, pois essa é a casa dos segredos ancestrais, as práticas do passado e o seguimento de tradições e cultos antigos. Marte em Capricórnio é um posicionamento muito vinculado a natureza e aos recursos naturais desde a antiga Mesopotâmia e ainda hoje aqueles com este posicionamento podem ser atraídos para o meio ambiente e envolvimentos com medicina, química e até carpintaria! Paracelsos era médico e alquimista. Ambos signicados por Marte, regente do termo do MC em Escorpião. Seu mapa ainda conta com o Lote do Espírito aos 23º de Sagitário na casa 12 e isso chama muito atenção já que este local do lote do Espírito indica buscas intelectuais e voltadas para os temas dos rituais e das magias negras e proibidas da décima segunda casa, que muito embora esteja associada a baixa magia, também pode estar associada aqueles magia proibida por seu nível de poder. Algo que vejo junto explícito na carta de Paracelsos. 

O envolvimento com temas mágicos geralmente são vistos em nativos com posicionamentos fortes nos signos de Libra a Peixes, pois há um destaque para isso em tais signos velhos e alegria dos planetas superiores; Marte,Saturno e Júpiter que estão intrinsecamente conectados a conhecimentos elevados e extra físico. Já a Lua possui um papel importante nas natividades em que o nativo irá se envolver com práticas místicos, pois estr luminar é aqueles qua transita entre os mundos e permite a confecção de poções, símbolos e ritos. Mas também é o astro responsável por conectar os humanos ao mundo espiritual. 

E aí, já se envolveu com magia? Por aqui, tô medida até o pé nisso. 

Boa semana a todos.




Estudo paranormal

 Mapa de Anneliese Michel. 


O caso de Anneliese Michel inspirou o filme O exorcismo que é um dos filmes paranormais mais malignos do cinema mundial e seu caso paranormal é um dos mais icônicos do mundo. Por essa razão eu analisei sua vida sobre o aspecto astrológico e cheguei a uma carta com ascendente Capricórnio em que os anos totais de vida foram 22 anos e 7 meses, um pouco a menos do que os 23 anos vividos por ela. 

Nesta carta regida por Saturno, temos uma nativa com Marte na décima segunda casa sendo regente de suca casa 4 e isso por si só já indicava um lar ou distante de casa ou um fim de vida isolado em algum lugar, o que de fato aconteceu. Mas também indicava uma tendência a estar afastada da sociedade e habitar locais afastados, pois Marte está em sextil a Saturno o seu regente e por isso ela poderia recorrer a isto. Mas onde está a possessão e as atividades paranormais que ela vivenciou? Da qualidade de Marte, regente da quarta casa associada aos rituais tradicionais e aos segredos das instituições que também como co-significador dos maus espíritos e da perturbação espiritual, indicava literalmente ATAQUES dos maus espíritos que seriam sim muitos! E da qualidade de Mercúrio conjunto ao Sol regente da oitava casa associada aos sofrimentos, as dores e as perturbações no nono lugar, o lugar de Deus. Sua relação com fé estava manchada por tormentos e por dores sim, mas também era algo notável com o Sol jubilado. Ela abriu mão do tratamento médico que não dava efeitos para recorrer ao tratamento espiritual para espantar seus demônios. Mercúrio como regente da sexta casa na nona indicava sim uma doença espiritual em sua vida. A relação de Júpiter com Mercúrio indicava a participação de muitos sacerdotes em sua vida, mas também alguma perturbação vinda deles, pois Júpiter era o regente de sua décima segunda casa e tocava luzes como regente da nona e por mais que digam que seu exorcismo não deu em nada, hour proteção e algum amparo das instituições que a acolheram quando ninguém mais queria. Nenhum padre queria se arriscar em fazer um exorcismo nela que teve ajuda de um único home que lhe auxiliou. Mas ela sabia que não teria cura e no fim de sua vida estava certa de que os médicos haviam lhe causado tal mal com seus tratamentos. Mesmo que a Igreja e as autoridades alemãs acusem seu antigo padre de tortura. 


E aí? Já lidaram com atividades paranormais?



Estrelas fixas

 Canopus, a segunda mais brilhante do céus. 

Localizada na constelação de Carina, canopus já foi a estrela polar do sul e teve grande papel nas navegações por séculos. Principalmente entre os árabes que chamavam de O Brilhante, O Sábio; e os persas chamaram a estrela Al-Anwari Suhaili, a Luz (ou Sabedoria). Mas os egípcios lhe deram outro nome; Estrela do Egito, de onde a lenda do barco que carregava as almas para o outro lado da existência tornou-se popular em 6.000 a.C. Os árabes usaram Canopus como uma estrela do Pólo Sul, usando-o para navegar através do mar dos desertos e muitas vezes chamado de Coração do Sul. Mas foi entre os gregos que Canopus ganhou evidência com as lendas do famoso barco Argo, do qual Carina descende ou do timoneiro que levou Menelau até Troia que recebeu este nome em homenagem a um porto importante que pode ser o mesmo porto no Egito de nome Canopus, localizado na foz do Nilo onde ocorreu uma batalha enorme. São tantas lendas que podemos nos perder! Mas fato é que Canopus, hoje localizada astrologicamente aos 14º de Câncer, é uma estrela amada e querida.

Seus significados astrológicos indicam viagens, tormento causados por águas, gosto por liderança e governos, criatividade, fama, riquezas, gosto por pesquisa, misticismo e tempo para grandes eventos grandiosos acontecerem, pois é uma estrela que indica grandes eventos e revezes. Sua natureza é de Saturno e Júpiter, sendo considerada benéfica com sua cor branca pulsante e magnitude de 0.72! Isso é muito para um estrela tão distante da Terra. Mas é isso que a faz visível a olhos nus e está localizada entre a brilhante Sirius e a linda Procyon. As três alinhadas no céu são magnificas durante o Outono no sul e a primavera no norte. 


Imagem de Canopus. 



Estudo de caso

 Viradas de chave e a astrologia. 

É possível prever rande riqueza, mudanças da água para o vinho na vida de uma pessoa ou fama súbita? Sim, claro. Mas existem vários mecanismos para se chegar até isso que requerem domínio de algumas técnicas combinadas a outras mais tantas técnicas para enfim chegarmos a promessa natal de "virada de chave". O mapa aqui analisado pertence a Cristiano Ronaldo que teve uma infância muito pobre e um talento nato para o futebol que lhe abriu as portas para a riqueza, fama e reconhecimento. 

Tudo começa com o regente do asc na casa 11 e em sextil a Júpiter que de certa forma justificam a infância pobre e as dificuldades do começo de vida. Mas também indica uma busca pessoal pro riqueza, fama e sucesso. Se o horário que é classificado como C, ou seja pouco confiável quanto a fonte do horário está certo mesmo, vemos alguém cujo desejo de vida é ganhar, vencer e conquistar. Marte rege este local é é o planeta em domicílio nesta carta e domina o regente do MC e do asc e está na quarta casa, uma casa saciada a fama e renome também, mas de maneira distinta da casa 10, pois a fama aqui pode tanto falar da fama póstuma ou da fama natural do nativo. Marte como significador da profissão e regente deste tema em sua vida indica uma vida dada sim ao esporte e a competição. Marte indica uma carreira com o corpo que é acentuada pela Vênus em conjunção a este Marte sendo regente da 10 e debilitada. Isso justifica o excesso de zelo que CR7 tem com seu corpo também. Ele tem planetas bons e dignos e outros nem tanto assim, mas nosso foco estão nos lotes herméticos que ajudam a delinear este momentos importantes de virada de chave para um futuro melhor. 

Ter o regente da 1 na 11 indica uma boa fortuna imensa. Mesmo Saturno, que dá uma minada nisso e pode deixar o nativo temeroso de perder seu status e ganhos. Júpiter em queda, mas angular é um refresco, mas ao mesmo tempo é um maléfico acidental nesta carta é seus efeitos não são dos melhores. Nem suas promessas. Mas ele sempre promove o bem de alguma forma e a "sorte" sempre acompanhou CR7 que possui o lote de Júpiter na sexta casa aos 01º do signo de Gêmeos, debilidade de Júpiter que aos seus 18 anos em 01 de junho alcançou o signo da exaltação de Júpiter na casa 7. Momento em que ele assinou um contrato com o Manchester United, time onde jogou por anos e o lançou na fama futebolística. Neste momento, a liberação do Lote da Vitória colocou asc na casa 7 e sua casa 10 no signo de Áries, one Marte e a Vênus estavam alinhados a seu propósito profissional. E como Marte estava digno e em bom aspecto a Júpiter e. Saturno, sendo o senhor deste locais e o planeta mais forte de sua carta, a sua virada de chave aconteceu para o melhor e envolveu sim sua profissão e o aumento de sua fortuna, pois não só o lote da Vitória estava bem disposto e angular, como seu dispositor era a Lua na casa 2 deste local ainda no limite do orbe lunar de 12° de influência a Marte, o senhor do ofício da carta. Houve aumento das riquezas e muita prosperidade que durará por até seus 43 anos, quando de fato ele pode deixar os campos de futebol e enfim se aposentar. Marte é incansável na profissão. Depois desta fase esperamos um tempo mais morno em sua vida e até mesmo mais difícil em sua sorte. Ele deve tomar certo cuidado com a falência sim, pois na mesma moeda de riqueza da carta, há também a de pobreza. Mas isso é um tópico para outro momento. Por hora, vamos falar de riqueza e liberação zodiacal. 

Um detalhe, aos 30 anos o lote do Espírito aos 27 de Gêmeos alcançou o lote da Vitória e ambos entram em um ótimo local na carta e ficaram em grande evidência. Aos 20 anos, ele ajudava Portugal a ser vice-campeã da Euro 2004 e entrava para o Hall da fama do futebol internacional por seu talento e se tornou viral após este ano. Mas só em 2006 a verdadeira fama veio quando ele assinou com o Real Madrid no ano da regência de casa 10 venusiana. Que virada foi essa meus amigos. Que virada. 

Análises como essa são possíveis e dependendo do planeta envolvido e da técnica utilizada podemos sim encontrar momentos grandiosos o tediosos na medida em que o mapa promete. Geralmente envolvem bons planetas nos ângulos e em domicílio. 


Bons estudos.





Constelação

 Constelação de Aquário. 

Aquário é um signo masculino, fixo e invernal. É também o domicílio de Saturno e não exalta ninguém, mas dá Triplicidade a Mercúrio e Júpiter. Sua natureza é Quente e Úmida sendo um dos 3 signos do ar. É o Exílio do Sol. Faz parte dos signos de ascensão curta no hemisfério norte. As estrelas fixas da constelação de Aquário atualmente são: Altair, Albireo, Armus,Bos, Nashira,Castra, Deneb Algedi, Giedi e Sadalsuud. 

Esta é uma das constelações mais antigas da antiguidade, sendo mais amplamente cultuada entre os babilônicos e os egípcios e está profundamente conectada à fertilidade, benesses e ao descontrole. 

Na Babilônia indicava o caminho do deus Ea durante o desgelo que precede a primavera, uma vez que o próprio Deus era representado na forma de um jarro que se derrama pelo solo no fim do inverno. Na Mesopotâmia antiga Aquário estava associada ao deus Enqui, o governante das águas doces que fertilizavam o solo para as plantações futuras. No Egito Antigo o caminho do Sol ao longo do zodíaco era datado e determinado e quando o Sol tocava Aquário as cheias do Nilo desaguavam sobre o solo, mas não só isto, o próprio Nilo seria representado por esta constelação e também ao Deus Hapi, o senhor do Nilo. Um fato curioso sobre Aquário e o Egito Antigo diz respeito ao local da nascente do Nilo que nasce no Sul da região de Mênfis, assim como Aquário que aparece na região do Hemisfério Sul do Céu.

A destruição era um dos efeitos das cheias e do fim do inverno com o desgelo das águas que se detinham na forma de gelo. Desta forma Aquário também se associava a todo tipo de descontrole e irracionalidade, inclusive na Grécia antiga o mito de Ganimedes exemplifica exatamente este descontrole típico ao arquétipo aquariano que precede a antiguidade. Neste mito, Zeus sequestrou o jovem herdeiro do reino da Dardânia e o transformou no seu copeiro real após se apaixonar por ele e a constelação de Aquário seria a representação deste amor homossexual, que aliás corrobora para a atual associação de Aquário e a homossexualidade. 

Algo curioso sobre Aquário, é que após as cheias os homens voltavam a criar, já que o pior havia passado e por isto a inventividade também é um traço aquariano. Assim como os excessos, pois água demais também lava o solo do que há de bom nele e o encharca.



Constelação

 Constelação do Dragão. 

Draco, o dragão é uma constelação celeste muito evidente no hemisfério norte onde ela está cercada por outras grandes constelações como Bootes, Ursa Maior e Cepheus. Draco é tão antigo quanto suas vizinhas e seus mitos e origens são tão diversos que hoje é difícil encontrar uma uniformidade sobre qual destes seria o verídico que deu origem aos significados desta constelação. Um destes mitos diz que o Dragão visto no céu é aquele que Hércules derrotou ao enfrentar Ladão, o guardião das maçãs das hesperedes. Em outro mito, este é aquele dragão derrotado por Atenas que o lançou dos céus na batalha contra os gigantes e por lá ele ficou. Já o mito de Cadmo conta que ele derrotou um dragão em sua jornada na fundação da cidade de Tebas. Em outro mito, Jasão derrotou este mesmo dragão em sua busca pelo velocino de ouro. Mas lendas de outros povos como a mitologia hindu, esta constelação representava um caimão e os persas descobriram nela um homem comendo uma serpente. Entre os povos da Mesopotâmia e curiosamente entre os Celtas, Draco é a serpente que come o próprio rabo e que um dia devorará a Terra. Este é um dragão bem conhecido e cheio de histórias e todos se resumem no mesmo: Draco é a besta que desafia o homem e precisa ser derrotada por ele para que este evolua ou ganhe algo. 

Suas estrelas são: 

Thuban, a estrela Alpha e a mais brilhante da constelação era considerada na Antiguidade como a estrela polar, mas desde então a precessão da Terra moveu o polo para Polaris. Suas outras estrelas menores são: Eltanin, Rastaban, Rastaben, Giansar,Gennam; Dsiban, Al Athafar e Al Dhib. Todas muito influentes mitologia persa que instituiu seus significados e qualidades. 

Hoje sonhei com um dragão e quis falar de Draco, uma das mais bonitas constelações não zodiacais que conhecemos hoje. 



Constelação.

 Constelação de Sagitário. 

Histórias e mitos. 


Essa é uma Constelação bem difícil de ser localizada no céu noturno! Temos que recorrer ao ferrão de Escorpião para encontrala no céu, já que a flecha do centauro fica próximo à ele na zona equatorial celestial, de onde é visível durante o Outono e o Inverno, se posicionando sobre nós nesta época do ano aqui no Sul. Localizada bem no centro da via láctea, Sagitário é constelação estudada desde o começo da catalogação celestial, muito embora os árabes tenham le dado mais importância do que os caldeus ou egípcios. Sua região celestial é bem movimentada por outros corpos celestes que nem sempre foram estudados pela humanidade até os tempos modernos, mas algo é nítido sobre Sagitário: está é uma Constelação muito antiga! E já recebeu muitos nomes. Entre os árabes era chamada Kaus, entre os sírios Keshta. Já para os persas era Kaman e Nimasp. Todos os nomes significam arco ou arqueiro. Na Sumária (sua origem mais provável), Sagitário era um Deus metade homem metade cavalo, ou um homem montado sobre um cavalo que nascia no meio do céu. Já os gregos viam nesta constelação o centauro Kiron, filho do titã Cronos e da ninfa Filira e lhe atribuíam todos os bons aspectos de seu pai e mãe, o que o diferia de seus demais parentes, dados à indisciplina e bebedeira. Ele então representaria a sabedoria, a medicina e as habilidades bélicas usadas para o bem, pois Kiron foi treinador dos maiores heróis da mitologia grega como Teseu, Aquiles e Jasão. Sua identificação grega como o centauro Kiron é a história mais popular deste constelação, que foi alvo de muito estudo dos árabes que atribuíram os nomes da maioria das estrelas que compõe tal constelação. São exemplos disto as estrelas:  


Rukbat - O joelho do arqueiro


Arkab - O tendão


Al Nash - A ponta


Kaus Australis - Sul do arco

 

Ascela - Axila


Nunki - O peito


Seu nome latino é Sagittarius, que significa etimologicamente “arqueiro”. Astronomicamente falando, esta constelação está cercada por vários outros objetos como citei acima e por isso sua zona é preenchida por várias nebulosas e aglomerados que são belíssimos no céu noturno! Se não fosse a poeira interestelar que absorve a maior parte da luz visível que deveria estar chegando até nós, Sagitário seria o "astro" mais brilhante e visível no céu após a Lua. É a decima quinta maior constelação do céu e entre as constelações de Corona, Escorpião, Capricórnio, Serpentário e Escudo. 

Astrologimicamente, Sagitário é a Alegria do Grande benéfico; Júpiter e se destaca por isto.

Constelações.

 Constelação de Capricórnio. 

É a constelação menos visível no céu noturno, pois está cercada por constelações mais visíveis como Águia e Aquário. É também uma constelação relativamente pequena no que toca sua faixa celestial. É uma constelação muito antiga, tendo seus primórdios já na Babilônia, e sempre recebeu o nome de "cabra". Talvez porque este animal era um alimento básico para os povos do Crescente fértil, Capricórnio sempre esteve envolvido em poucas lendas e mitos. Mas suas principais influências dirigem-se para sua relação com o inverno e o congelamento do solo, a secura no ambiente e a morte do gado. Mas este também era associado a fertilidade, ao poder e a riqueza que pode-se obter nos locais mais estranhos. 

Sua lenda mais conhecida tem relação com o Deus Pan e a Titonomaquia. Pan teria alertado os Deus sobre um ataque surpresa dos titãs a suas forças soprando uma concha e assim dispersando aquele que seria um grande massacre e desta forma tornou-se sagrado e prestigiado. Mesmo sendo metade homeme metade cabra. Mais tarde quando Tifão derrotava os deuses no Olímpo, Pan assim como Apolo e Atenas refugiou-se no Egito e lá assumiu uma forma meio animal, meio Deus. Sua forma assumida foi de uma cabra da cintura para cima e uma cauda de Peixe da cintura para baixo. Houve uma cheia no Nilo quando ele se escondia de Tifão, pois ele se escondeu lá e era inverno, portanto o Sol estava tocando Capricórnio e por isso ele foi também associado às cheias do Nilo e a fertilidade do solo que teve sua origem neste episódio. Pois quando é solstício de inverno o Sol está posicionado diante da constelação de Capricórnio no setor Meridional do céu, mais distante da Terra bem no alto. Enquanto isso ocorre, o tópico de Capricórnio encontrava-se na latitude sul.  

Os babilônicos também associavam essa cauda a Capricórnio pois sua forma no céu noturno indicava um bode na parte superior de seu corpo com uma cauda atrelada a ele na parte debaixo. O nome Capricórnio é de origem latina; Capricornus ou Capricorni. Capricórnio está mais visível no céu durante os meses do outono. Sua estrela mais brilhante é Delta Capricorni de outro nome; Deneb Algedi. Ele esta num setor mais central do universo e por ser pequeno em comparação com seus vizinhos, é difícil vê-lo no céu noturno. Para tal precisamos olhar para Águia e seguir em linha reta a esquerda para identificar os contorno de Capricórnio, uma das mais antigas constelações do céus. 

Bons estudos!

Lembre-se que constelação não é signo!



Constelações.

 Constelação de Gêmeos. 

Origens, mitos e significados. 

Localizada na zona equatorial celestial e sendo mais visível durante o inverno no hemisfério norte, a constelação de Gêmeos é a 30 constelação mais visível do céu que conta com duas estrelas principais que deram origem a seus mitos: Pollux a Alpha de Gêmeos e Castor, a Beta desta constelação. Ambas estão "alinhadas" com as Três Marias: Mintaka, Alnilam e Alnitak, que significam o cinto, a pérola e a corda na constelação de Órion e são as estrelas mais brilhantes próximas as estrelas "apagadas" da constelação de Gêmeos. 

No mito grego, Gêmeos está relacionado aos gêmeos Pollux, imortal e filho de Zeus e Castor, mortal e filho do rei Tíndaro, marido da Rainha Leda. Na história, Castor morre e Pollux implora a Zeus para trazer seu irmão de volta a vida. Mas como nem mesmo o rei do Olimpo pode fazer isto, ele então partilha a imortalidade entre os irmãos que passaram a viver alternadamente um no corpo do outro. O mito visava explicar a dualidade dos gêmeos que embora nascidos no mesmo momento ou bem próximo disto, tinham uma essência distinta, pois cada gêmeo possui uma alma. Isso foi incorporado pela filosofia astrológica que explica a questão da diferença dos gêmeos, que mesmo nascidos com um mesmo mapa, não serão a mesma pessoa e nem ao menos terão o mesmo destino! O espírito deles que não é gêmeos, escolhe o que vai passar e como. Da mesma forma como fazem os espíritos não gêmeos. 

Mas a questão de ir aos gêmeos sempre esteve no imaginário mitológico das civilizações antigas que já na antiga Babilônia se preocupavam em explicar a origem dos gêmeos. Para eles o nascimento de Gêmeos era resultado do alinhamento de determinados estrelas e condições planetárias no horário da concepção. Isso era muito auspicioso. Os escandinavos associavam o nascimento de Gêmeos como algo preocupante, já que indicaria destruição, pois como conta uma lenda dos deuses Balder e Holder, estes destruíram o mundo por serem o espelho um do outro. Holder morre pelos caprichos de Balder. Para os Maias, o nascimento de Gêmeos era o melhor sacrifício para os deuses e entre os chineses, o nascimento de Gêmeos sempre representaria o oposto perfeito um do outro. É deles que a cultura de vestir gêmeos na forma de contraste um do outro veio parar no ocidente. Boa parte deste pensamentos foi absorvido pelos mitos que formaram o arquétipo da expressão geminiana. A única coisa que é certa entre todos é a dualidade mesmo. Todo o resto tem uma alteração aqui e ali sobre seus significados. 

Além de Castor e Póllux, Tejat e Alhena são outras duas estrelas brilhantes nesta constelação. Wasat, Propus e Mebsuta são outras estrelas desta que é uma pequena constelação celestial, mas que faz parte da eclíptica solar, o que faz dela uma constelação zodiacal associada a duplicidade e a alternância. 

Bom sábado.



O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...