sábado, 1 de junho de 2024

Constelação.

 Constelação de Sagitário. 

Histórias e mitos. 


Essa é uma Constelação bem difícil de ser localizada no céu noturno! Temos que recorrer ao ferrão de Escorpião para encontrala no céu, já que a flecha do centauro fica próximo à ele na zona equatorial celestial, de onde é visível durante o Outono e o Inverno, se posicionando sobre nós nesta época do ano aqui no Sul. Localizada bem no centro da via láctea, Sagitário é constelação estudada desde o começo da catalogação celestial, muito embora os árabes tenham le dado mais importância do que os caldeus ou egípcios. Sua região celestial é bem movimentada por outros corpos celestes que nem sempre foram estudados pela humanidade até os tempos modernos, mas algo é nítido sobre Sagitário: está é uma Constelação muito antiga! E já recebeu muitos nomes. Entre os árabes era chamada Kaus, entre os sírios Keshta. Já para os persas era Kaman e Nimasp. Todos os nomes significam arco ou arqueiro. Na Sumária (sua origem mais provável), Sagitário era um Deus metade homem metade cavalo, ou um homem montado sobre um cavalo que nascia no meio do céu. Já os gregos viam nesta constelação o centauro Kiron, filho do titã Cronos e da ninfa Filira e lhe atribuíam todos os bons aspectos de seu pai e mãe, o que o diferia de seus demais parentes, dados à indisciplina e bebedeira. Ele então representaria a sabedoria, a medicina e as habilidades bélicas usadas para o bem, pois Kiron foi treinador dos maiores heróis da mitologia grega como Teseu, Aquiles e Jasão. Sua identificação grega como o centauro Kiron é a história mais popular deste constelação, que foi alvo de muito estudo dos árabes que atribuíram os nomes da maioria das estrelas que compõe tal constelação. São exemplos disto as estrelas:  


Rukbat - O joelho do arqueiro


Arkab - O tendão


Al Nash - A ponta


Kaus Australis - Sul do arco

 

Ascela - Axila


Nunki - O peito


Seu nome latino é Sagittarius, que significa etimologicamente “arqueiro”. Astronomicamente falando, esta constelação está cercada por vários outros objetos como citei acima e por isso sua zona é preenchida por várias nebulosas e aglomerados que são belíssimos no céu noturno! Se não fosse a poeira interestelar que absorve a maior parte da luz visível que deveria estar chegando até nós, Sagitário seria o "astro" mais brilhante e visível no céu após a Lua. É a decima quinta maior constelação do céu e entre as constelações de Corona, Escorpião, Capricórnio, Serpentário e Escudo. 

Astrologimicamente, Sagitário é a Alegria do Grande benéfico; Júpiter e se destaca por isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...