sábado, 1 de junho de 2024

Constelações.

 Constelação de Gêmeos. 

Origens, mitos e significados. 

Localizada na zona equatorial celestial e sendo mais visível durante o inverno no hemisfério norte, a constelação de Gêmeos é a 30 constelação mais visível do céu que conta com duas estrelas principais que deram origem a seus mitos: Pollux a Alpha de Gêmeos e Castor, a Beta desta constelação. Ambas estão "alinhadas" com as Três Marias: Mintaka, Alnilam e Alnitak, que significam o cinto, a pérola e a corda na constelação de Órion e são as estrelas mais brilhantes próximas as estrelas "apagadas" da constelação de Gêmeos. 

No mito grego, Gêmeos está relacionado aos gêmeos Pollux, imortal e filho de Zeus e Castor, mortal e filho do rei Tíndaro, marido da Rainha Leda. Na história, Castor morre e Pollux implora a Zeus para trazer seu irmão de volta a vida. Mas como nem mesmo o rei do Olimpo pode fazer isto, ele então partilha a imortalidade entre os irmãos que passaram a viver alternadamente um no corpo do outro. O mito visava explicar a dualidade dos gêmeos que embora nascidos no mesmo momento ou bem próximo disto, tinham uma essência distinta, pois cada gêmeo possui uma alma. Isso foi incorporado pela filosofia astrológica que explica a questão da diferença dos gêmeos, que mesmo nascidos com um mesmo mapa, não serão a mesma pessoa e nem ao menos terão o mesmo destino! O espírito deles que não é gêmeos, escolhe o que vai passar e como. Da mesma forma como fazem os espíritos não gêmeos. 

Mas a questão de ir aos gêmeos sempre esteve no imaginário mitológico das civilizações antigas que já na antiga Babilônia se preocupavam em explicar a origem dos gêmeos. Para eles o nascimento de Gêmeos era resultado do alinhamento de determinados estrelas e condições planetárias no horário da concepção. Isso era muito auspicioso. Os escandinavos associavam o nascimento de Gêmeos como algo preocupante, já que indicaria destruição, pois como conta uma lenda dos deuses Balder e Holder, estes destruíram o mundo por serem o espelho um do outro. Holder morre pelos caprichos de Balder. Para os Maias, o nascimento de Gêmeos era o melhor sacrifício para os deuses e entre os chineses, o nascimento de Gêmeos sempre representaria o oposto perfeito um do outro. É deles que a cultura de vestir gêmeos na forma de contraste um do outro veio parar no ocidente. Boa parte deste pensamentos foi absorvido pelos mitos que formaram o arquétipo da expressão geminiana. A única coisa que é certa entre todos é a dualidade mesmo. Todo o resto tem uma alteração aqui e ali sobre seus significados. 

Além de Castor e Póllux, Tejat e Alhena são outras duas estrelas brilhantes nesta constelação. Wasat, Propus e Mebsuta são outras estrelas desta que é uma pequena constelação celestial, mas que faz parte da eclíptica solar, o que faz dela uma constelação zodiacal associada a duplicidade e a alternância. 

Bom sábado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...