segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Casa 1

 Casa 1 – Ascendente o ponto de partida do mapa.

“Conhece a ti mesmo.”  O aforismo grego mais

conhecido da humanidade.


Como todos sabemos a casa 1 é o ponta pé inicial do mapa e sem ele pouco pode ser obtido para a análise de um mapa natal. Entretanto, existe uma técnica precisa e matemática chamada retificação de nascimento que concede o horário aproximado e retificado de um nascimento que garante ao nativo pelo menos em parte, algo entorno de 80% chances de ter um horário próximo de nascimento real. Sem o signo  Ascendente a organização das casas astrológicas não existe para interpretação do mapa natal. Contudo, há chances de se descobrir sim seu horário de nascimento! Fiquem tranquilos!!

Pois bem, não só o Ascendente é responsável por dar o contorno de nosso mapa, como também é a parte primordial que mede nossa saúde física, aparência física, motivação primária, temperamento e Almunten  figuris, partes Árabes e por aí vai.  Para estes três últimos, o ascendente faz parte do cálculo para determinar o temperamento e Almuten Figuris, o que torna sua localização imprescindível. Para os cálculos árabes como Parte da fortuna e parte do Espírito e para qualquer outra parte Árabe, saber o grau de seu ascendente é de suma importância. Mas disso todos sabemos, afinal não há uma informação ou previsão astrológica que não dependa do signo ascendente. Até mesmo em astrologia horária. Por isso sem ascendente, sem mapa!!!


Qualquer planeta casa 1 recebe grande importância, pois não só influenciará na aparência e saúde do nativo, como fará parte de sua Motivação primária de vida, um tópico por vezes “esquecido” dentro da análise de mapas. Outra coisa importante sobre o Ascendente é que ele determina a orientação das casas astrológicas e os marcos celestes como Meio do Céu, Descendente e Fundo do Céu. Tal orientação determina as casas angulares dando toda a tônica de um mapa somente a partir destes pontos. Casas angulares em signos cardinais denota uma pessoa conquistadora, auto suficiente e ativa. Casas angulares em signos fixos geram uma pessoa compacta, concisa e determinada. Casas angulares em signos mutáveis denotam alguém adaptável, buscadora e imprevisível. Basta saber qual o signo da cúspide da primeira casa para saber qual será sua orientação para vida e como se motivará para isso.


O Sol na primeira casa demonstra grande vigor físico e necessidade de ser autêntico, além de serem pessoas que dificilmente sabem esconder o que está lá no fundo. Além de facilmente chamarem a atenção para si.  Lua nesta casa  tende a vícios, um aspecto um pouco infantil ou meigo e um aspecto geral de fragilidade, meiguice e até acúmulo de gordura e líquidos podem ser percebidos. Ser temperamental também é uma tendência. Mercúrio na casa 1 tende a um corpo magro, pessoas agitadas e mãos compridas. São pessoas que se adaptam a seus ambientes com facilidade. Vênus na casa 1 pode levar a pessoa a um certo cuidado consigo mesmo, preocupação com seu estado estético, mas também há uma busca por melhoria de status financeiros como sua motivação de vida, além de grande foco em estar junto a outras pessoas com muita frequência.

Marte na casa 1 pode tender a acidentes, marcas no corpo sobretudo na cabeça. Porém são pessoas mais individualistas, ativas e independentes que não medem recursos para serem capazes. Gera pessoas incomuns tanto de aparência quanto de gosto. São pessoas que podem seguir a tendência da massa ou se destacar profundamente dela, além de serem pessoas que variam demais sua forma de se expressar ou de serem. Júpiter na primeira casa pode garantir boa saúde, boa aparência e muita visibilidade, mas também existe um pouco de letargia na pessoa que pode demorar muito para fazer as coisas, além de ser uma pessoa que espera sempre o mais e o melhor de si e para si. Existe um personagem para cada dia da semana ou para cada pessoa que você se relaciona. Tendem a melancolia tanto de semblante quanto de estado emocional, além de serem pessoas esponja que absorvem seu meio para bem ou para mal. Saturno na um pode gerar ombros e costas largas, pessoas mais contidas, sisudas que temem ser expostas por suas falhas e erros e é alguém que tende a ser responsável por aí desde muito cedo, podendo até queimar etapas de crescimento para alcançar isso. É um pouco desajustado. A pessoa não teme se expor a risco, são sempre intensas em suas motivações mas podem se esconder de si mesmo e de seus defeitos por muito tempo na vida, além de serem dadas a explosões quando não está bem consigo mesmo.


Por ser uma casa angular de tamanha proporção, a casa 1 tem grande foco no eu e naquilo que me motiva ou me desmotiva internamente. É a casa que trata sobre minhas capacidades, minha forma de me conectar ao mundo e como e quem eu sou de verdade. Tudo que quero para mim e como quero é analisado primeiro na casa I, já que daqui partem minhas motivações e capacidades. Conhecendo bem sua casa um, você reconhece limites, encontra suas ferramentas de vida para conquistar resultados, descobre suas falhas, sua personalidade, sua disposição para fazer as coisas e o como você se comporta sozinho ou com outras pessoas. É a casa do EU e por aqui não cabem análises de outras pessoas. É o meu local no mapa, que determina como este meu eu irá se relacionar com toda a análise astrológica posterior. E a primeira casa não recebe toda essa atenção atoa. Pois além de ser o marco do mapa astral, é também a casa que me conecta a realidade através de meu corpo, e quanto mais consciente sou, mais íntegro sou para viver minhas experiências de vida.


Comportamentos são um tópico dessa casa porque eles falam do meu jeito de ser e tudo que eu faço para ser da maneira que busco ser. Na casa 8 estão minhas transformações psicológicas e interiores, na casa 1 estão minhas transformações físicas, personalíssimas e de identidade e como o Ascendente não vê a casa 8, muitas das vezes o que está numa das duas casas pode não se comunicar, por isso a frase conhece a ti faz tanto sentido ao falarmos dessas duas casas.


Quando falamos de motivação primária, falamos da casa um e de seu regente uma vez que a qualidade do signo Ascendente determina o como vai se motivar, enquanto o signo mostra de que tipo de motivação se trata e o regente falará do como irá se motivar para obter aquilo que é sua motivação de vida. Signos femininos são movidos pela necessidade. Signos masculinos pelo poder. Signos cardinais se orientam para a conquista do poder ou da necessidade. Já os fixo buscam a estabilidade de um ou de outro. Os mutáveis iram alternar e adaptar sua busca por poder ou necessidade. Falar disso é importante pois quando estamos sem Norte na vida, é sempre bom analisar o signo Ascendente para que possa voltar para si e sua missão de vida, ou simplesmente encontrar um sentido para um momento de perturbação, por isso durante uma tempestade, olhe para seu Ascendente, ele pode te dar orientações para a vida.


Você sabe quem é? A grande reflexão sobre a casa 1 é essa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...