Símbolos planetários.
Sempre me impressionei com a grafia dos astros e ficava me perguntando de onde elas vieram. Na Astrologia podemos mapear o surgimento de um símbolo para os planetas em suas raízes gregas, pois de início o nome dos planetas era escrito nos mapas tal como eram ou em suas abreviações. O símbolo de Jupiter nasceu da letra Dzeta- Z, já que na Grécia seu nome era Zeus. A Vênus surgiu da letra Phi - Φ, pois Phosphoros é um de seus nomes gregos e significa luminoso. O símbolo de Saturno surge da letra K de seu nome grego Kronos. O símbolo de Mercúrio faz referência ao caduceu de Hermes e Marte representa a lança e o escudo de Ares. Apenas a Lua que sempre foi de certa maneira instintiva quanto a sua forma que precede a própria Astrologia igualmente o Sol.
Ao longo do tempo os símbolos dos planetas foram atualizados e redesenhados e uma das razões deste feito, deve-se a alquimia, que delineou os planetas de acordo com sua natureza e sua relação com o cosmos e a manifestação de sua força na matéria principalmente na forma dos metais "precisos" a alquimia. Vênus é o Cobre. Lua é prata. Mercúrio é Mercúrio, Ferro é Marte, Estanho é Júpiter, Chumbo é Saturno e o Sol é Ouro. Por muito tempo alquimia, Astrologia e magia andaram lado a lado, e desta comunhão muito conhecimento foi trocado e absorvido de um lado para o outro e nisto, nós na Astrologia herdamos muitas coisas que até hoje utilizamos. Uma destas coisas é sem dúvida alguma, a grafia Zodiacal. Há uma série de explicações sobre a formação destes símbolos que pertencem a Alquimia e com a Astrologia nada compartilham no que toca a formação destes símbolos que não a usabilidade gráfica que estes dão para nós astrólogos.
Já os símbolos dos signos, nasceram lá com as mitologias das constelações milhares de anos atrás, e sua formatação ganhou contornos e aprimoramento com o tempo até chegar ao que possuímos hoje. Para isso há uma linha do tempo muito bacana que conta esta história para nós. É um estudo para curiosos que, como eu, adoram tudo que é astrológico!
Acompanhe abaixo:
Imagens do livro Tratado das Esferas.




Nenhum comentário:
Postar um comentário