Retorno de Saturno.
Valens tem um estudo intitulado "anos críticos" com base na relação dos maléficos em relação aos lotes da fortuna e demais lotes usando a em sua Antologia. Diz-se que um ano será crítico quando uma infortuna estiver em oposição ao lote da fortuna a cada 7 anos por exemplo. Mas Firmicus apresenta uma série de Aforismos a respeito da condição de Saturno na carta e de quais períodos serão férteis ou estéreis de acordo com o signo onde está seu Saturno. Por exemplo, quem tem Saturno em Sagitário pode esperar tempos inusitados e até desafiadores quando Saturno faz uma quadratura exata a ele quando está no signo Peixes.
As técnicas de ativação dos anos ou dos períodos difíceis podem ser analisadas também através das direções por termos, que duram anos. Podemos esperar alguma dificuldade dos anos de Saturno, bem como qualquer planeta na carta natal. Mas certo é que quando tocar saturno, haverá alguma dificuldade, pois essa é a sua natureza. Através das progressões se Saturno entrar em desafio ao regente do MC ou ao próprio MC, podemos esperar alguma debilidade relacionada à carreira por exemplo. Se ele atravessar os ângulos natais, será difícil se nenhum outro bom planeta como Júpiter o aliviar de alguma forma.
Momentos não faltam para Saturno se tornar um pé no saco antes ou durante o retorno. Um exemplo disto é quando ele alcança um ângulo de sua posição radical no mapa. Ou seja, quando entra em quadratura a ele mesmo na carta por trânsito. Quando ele entra em grau de oposição radical (mesmo grau) a ele mesmo. Ou então quando passa sobre a 12ª casa de sua posição no mapa ou quando alcança a casa 6 ou 8 desta mesma condição. Em trânsitos em que se opõe ao regente de um ângulo ou quando na revolução solar ele como regente do ano, atravessa uma destas casas maléficas ou está fraco em força ou quando se opõe ou quadra o regente do período.
Portanto fiquem calmos! Existem mais de uma data específica para Saturno balançar sua existência. E elas duram menos que 29 anos.
Imagem representativa do Saturno místico.

Nenhum comentário:
Postar um comentário