quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Curiosidade Astrológica: Stellium

 Curiosidade Astrológica: O Stellium.


A tradução literalmente desta palavra é aglomerado de estrelas. E vem do latim onde 3 ou mais planetas se reúnem sobre a Luz de um Luminar (geralmente o Sol) e estes estão em até 12° de proximidade entre si. É muito pouco comum se falar de Stellium na Astrologia tradicional, salvo raras exceções. Isto porque há algumas regras já mencionadas são amplamente aplicadas. Não basta que os planetas estejam no mesmo signo e casa, é preciso que suas luzes estejam se tocam. Mesmo para o Sol que possui uma grande amplitude de Luz ou mesmo a Lua. 

Como Luminares eles são guias e condutores da luminosidade do nativo. Conduzem nosso espírito (sol) e nossa memória (Lua). É por isso que só há Stellium na presença de ambos. Entretanto, se houver um aglomerado de planetas numa casa de dignidade dos Luminares e estes tocarem os planetas ali contidos por aspecto, há relação entre eles será forte e de grande importância. Podendo os Luminares decidirem sobre o tema final. Contudo isto não é de fato uma regra, mas uma das muitas relações entre os planetas além dos aspectos. 


Pois bem, com o Stellium qualificado vamos ver do que se trata afinal. Quando o regente do signo inflado por muitos planetas está em casa ele será o distribuidor dos temas que os planetas que está em sua casa regem. Vênus em touro com Júpiter, Mercúrio, Sol e Saturno na casa 5. A vênus funciona como uma influenciadora dos temas que os outros planetas regem. Ou seja; Saturno regente da casas 1 e 2 (capricórnio e aquário) ainda dará suas características para as casa como sua secura, estrutura seca e sua típica dificuldade. Porém, a vênus por dispor este saturno e por estar em casa no final pode “facilitar” a vida das casa regidas por Saturno por ser benéfica e ainda trará seu “tempero” para o saturno que embora rígido pode se tornar mais produtivo, fecundo e ponderado. Mesmo que ainda permaneça seco e frio. 


Já no caso de todo o pessoal aí estar em touro mas a vênus em Aries por exemplo temos não só a vênus exilada dando os tons sobre as casas que os planetas regem, como Marte também influênciam lá da sua casa como essa Vênus se comportará. Muitos vão pensar em dispositor final e não boa, nunca vi isso funcionar. Prefiro o Almuten. Entretanto, num caso de Stellium há uma “subordinação” dos planetas na casa doutro na qual ele sempre irá influenciar sua funcionalidade. Aqui entram as dignidades e debilidades essenciais! Fora as qualidades primitivas. Que são importantes para dizer se essa influência será fácil, fluida, convergente ou se esse senhor irá mais atrapalhar que ajudar. Mas o que mais comanda é a natureza do planeta distribuídor do Stellium e da característica dos signo que recebe este Stellium. 


Signos humanos (os de ar mais Peixes e Virgem) tendem a maior moderação, racionalismo, controle e reflexão. Com exceção a peixes que prefere as conexões ao pensamento. Já os signos bestiais garantem mais energia e movimento, mas muita adversidade também. São eles; os ígneos, escorpião, capricórnio, Touro e a parte inferior de sagitário. Os signos duplos tendem a uma maior dualidade e flexibilidade como Sagitário, gêmeos e Peixes. As quadriplicidades também cansam muito. Os cardinais motivam e criam as coisas. Os fixo concentram e trabalham o tema mais lentamente. Já os mutáveis alternam e elaboram os temas. 

Ou seja, Stellium é um tema muito particular e que é dominado por várias coisas, dentre elas a própria presença de muitos planetas num signo mas distantes em graus um do outro o que no casa será mais um aglomerado do que uma Stellium. 


Nos anos 2000 em maio, houve um Stellium em Touro, assim como em abril de 1998, houve um Stellium em Aries. Assim como em janeiro de 2020, capricórnio foi recheado com um Stellium de curta duração (mercúrio saiu primeiro). Esses foram anos que eu lembrei, mas já houveram outros, principalmente se vocês optarem por levar em conta os transaturninos. Aí sim haverão muitos Stelliuns. Mas do ponto de vista tradicional, é uma evento “raro”. 

Isa Saints. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...