quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Parte da Fortuna.

 Dica Astral da Semana – Parte/ Lote da Fortuna. 


“Nem a fortuna nem a grandeza são, por si sós, suficientes para sermos felizes.”


Jean de La Fontaine.


Sim, não é Roda da Fortuna. Isso é assunto do Tarot/Tarô que errônea foi associado a um tema tipicamente astrológico. Não devemos confundir muito menos pensar que são a mesma coisa!  


A Parte/ Lote da Fortuna é um tema tão antigo na astrologia que algumas de suas interpretações foram perdidas ou desestruturadas com o passar dos anos. Foi profundamente utilizada durante o período Helenista da Astrologia, sendo mais tarde “regatada” pelos Árabes que deram suas contribuições para o estudo deste ponto fictício dentro do estudo dos mapas, pelo qual ficou conhecida como mais uma das partes árabes, quiçá a mais conhecida. 


Com exceção a Ptolomeu e Lilly, outros astrólogos faziam o cálculo invertido para a parte a fortuna, e tal necessidade tem sua justificativa pela análise do sect do mapa, que determina se o nascimento é diurno ou noturno. Sol acima da linha do horizonte caracteriza um mapa diurno. Sol abaixo da linha do horizonte caracteriza um mapa Noturno. A não inversão do cálculo da Fortuna mudará o resultado obtido, uma vez que obteremos o resultado de outra parte árabe, o Lote do Espírito ou Parte do Espírito como também é conhecido. O assunto é vasto e cabe estudo e análises, mas aqui vamos ficar focados na utilização e cálculo da PF (parte da fortuna). 


Para mapas diurnos o cálculo é o seguinte = Ascendente + Lua – Sol. Mapas noturnos = Ascendente + Sol – Lua. Muitos aqui fazem o mapa pelo astro.com, e por lá na sessão alargada de mapas, numa aba chamada opção de exibição e cálculo - existe a opção de fórmula diurna para a P. Fortuna e isso é de suma importância, pois um mal cálculo da PF pode gerar na verdade uma outra Parte, a Parte do Espírito que tem grande importância em um mapa, assim como a PF, porém não tem o mesmo cálculo ou aplicação. Se seu sol está localizado acima da linha do ascendente, é um mapa diurno e para isso você utiliza essa opção. Se seu Sol está a abaixo da linha do ascendente, não será necessário. Há mapas que a correção é automática. Mas nem todos. 


Mas afinal, qual a “utilidade” desse ponto fictício? 


Primeiro a parte da fortuna está associada a nossa vitalidade e saúde, pois para chegar a seu cálculo temos o Sol – fonte de vida, Lua – corpo e substância e o próprio Ascendente que é o ponto hiperativo para a qualidade da saúde de um indivíduo. E por essa razão muitas das vezes podemos perceber que a PF de alguém trará de sua saúde mais que de sua própria fortuna em si. Além disso, sabemos que a PF é de suma importância para sabermos questões como potencialidade máxima de uma pessoa, sucesso em realizar suas metas e tarefas. Em segundo lugar, a PF não é está relacionada apenas ao nosso dinheiro em si, mas a tudo que nos traz bem estar, conforto, benefícios, prosperidade e qualidade de vida. É aquilo que nos eleva enquanto seres em ascensão. 


Aponta para onde podemos ser afortunados ou gerar fortuna com a união das ações de nosso Ascendente, Sol e Lua. Em terceiro lugar o dispositor – planeta que governa a PF também é importante para qualificar o quão afortunado ou desafortunado será o nativo. O planeta que o rege pode dar os contornos de como alcançaremos bem estar, conforto ou qualidade de vida (essa última não trata apenas de dinheiro!). Em quarto lugar, temos os aspectos que a PF recebe, que indica os modos como podemos receber e lidar com as riquezas e bens que recebemos ou as dificuldades em obter e/ou manter nossas riquezas. 


Em quinto lugar a casa a qual se dirige a parte da fortuna também é muito importante, uma vez que terá grande atuação naquela área da vida e também pode influenciar técnicas de previsão para a vida do nativo a partir do ponto onde se encontra no Mapa. Por isso, ela não é um enfeite astrológico, e pode e para alguns deve, ser analisado a parte numa leitura astrológica, tamanha é sua importância e interpretação. A PF pode se tornar um segundo ascendente num mapa dando informações sobre a forma que você pode agir para obter êxito ou encontrar seu sucesso nesta vida. Dessa maneira, não é que a PF será a grande virada de seu mapa, mas pode demonstrar muito sobre suas questões de vida. Principalmente seu sucesso!


A disposição da P. Fortuna (planeta que a governa) é um assunto bem interessante e importante para ser analisado e sugiro que para uma maior assertividade na análise, que utilizem a regência tradicional dos planetas. Bem como a condição cósmica deste dispositor no mapa, uma vez demonstra a dificuldade ou facilidade para os assuntos relativos a P. Fortuna, além de dar suporte ou renegar suporte para a fortuna do nativo. Nem sempre um Saturno será um mal regente para a parte da fortuna. Se estiver em seu sect diurno, em triplicidade, digno acidental nas casas 2, 5 ou 11 ou angular, 1, 7 ou 10 principalmente. E se ainda receber um bom aspecto do Sol ou Júpiter, pode ser um bom dispositor, mas ainda será o Saturno que tanto amamos odiar. O mesmo pode ser dito do Júpiter, se estiver em exílio, fora de seu sect atuante que é o diurno, combusto e em debilidade acidental – na 6, 8 ou 12, ainda é Júpiter, benéfico como conhecemos, mas tão pouco benéfico que nem parecerá o Júpiter. 

Veja agora como o dispositor da parte da fortuna a influência. 


Sol – demonstra vitalidade, notoriedade ou busca por notoriedade. Orienta o nativo para assumir protagonismo de vida e pode estar relacionada ao coração, córnea esquerda, flancos, tórax e sistema cardiovascular para tópicos de saúde. 


Lua – denota produtividade, subsídios matérias ou/e angariação dos mesmos. A busca é por conforto, mas pode te orientar para a abnegação e sensibilidade extrema. Está relacionado aos seios, estômago, esôfago, líquidos do corpo, hormônios e abdômen. 


Mercúrio – Aponta para intelectualidade, inteligência, conhecimento pratico e aplicável a realidade do nativo. Há uma busca em aplicar aquilo que se aprende aceleradamente e obter resultados imediatos. Está relacionado a mãos, ombros, pulsos, vertigens, cérebro, língua, memória, fala, pulmões e raciocínio. 


Vênus – a sua fortuna está nos bens materiais, nas relações, nas artes, no que é belo e aprazível. O maior desejo é por satisfações matérias, realização pessoal dentro das suas relações e conquista material. Relaciona -se com os rins, bexiga, órgão sexuais, doenças sexuais, diabetes e infecções agudas. 


Marte – Orienta o nativo para a competitividade, superação, conquista, imposição, autoridade, força, capacidade, assertividade, esforço e êxito a qualquer custo. Na saúde está relacionado a cabeça, tendões, sangue, pressão alta, contusões, coágulos, ouvido esquerdo, mau súbito, hemorragias e cóleras de todo tipo. 


Júpiter- glórias, honras, grandiosidade, busca a espirituais, viagens, filosofia de vida, elevação da consciência, dignidades, justiça, benevolência, grandes feitos, eloquência, méritos, visibilidade e importância serão coisas que Júpiter influenciará sendo dispositor da parte da fortuna. Rege as coxas, fluxos sanguíneo, fígado, gorduras do corpo, membros inferiores, baço, olhos e veias. 


Saturno - solitude, reserva, cautela, paciência, resignação, persistência, método, grandes construções, trabalhador, austero, inflexível, permanente e estável serão atribuições de Saturno como regente da PF. No corpo cuida dos ossos, músculos, tenacidade, dentes, hérnia, sistema reumático, urticárias, mau crônico, doenças degenerativas e imunes. 

 

Fonte: Tratado das esferas. Autores Helena Avelar e Luís Ribeiro. Editora Prisma.


E ai, como está sua parte da fortuna? Conta aí nos comentários. 

Isa Saints. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...