quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Como interpretar um Retorno?

 Como interpretar um retorno? 


Cada astro possui um ciclo próprio em que este retorna a um ponto específico em que já esteve dentro do seu mapa natal. 

Retorno significa numa linguagem astrológica: a confirmação de eventos determinados no mapa. Ele traz contornos específicos para acontecimentos em nossa vida que já estão descritos na carta natal, contudo este retorno traz dinâmica para nossa vida visto sobre os olhos astrológicos da coisa. Cada astro tem seu período de retorno e também sua importância e impacto. Sendo classificados de menor a maior impacto em nossas vidas. O grau de regresso do astro também é importante para os astros, sobretudo o Sol. 


Contudo, quando um astro em questão adentra um signo ele já está se preparando para o retorno exato no seu mapa que é o momento de ativação daquele ponto celeste. Então temos o retorno por signo e o retorno em graus, onde um marca a previa dos acontecimentos do retorno e o grau marca o momento em que houve a confirmação daquele astro em nosso mapa natal. 


Sol faz seu retorno à cada 365 dias. Este retorno é o mais conhecido dentro da astrologia uma vez que, o retorno solar marca nosso aniversário e nosso novo ciclo de vida. Este retorno solar é um mapa cíclico que a cada ano vai narrando como sua vida tem se encaminhado. Isso mesmo, seu mapa do retorno solar conta a suas histórias de anos e mesmo assim pode contar coisas novas para sua vida. 


Lua faz seu retorno à cada 28 dias! O mais rápido dos astros que também possui uma revolução própria , a revolução lunar que requer mais que um mero post para ser entendida, mas que mesmo assim possui um ciclo pequeno mas importante. Sabe aquele dia chato ou aquele dia animado demais? Ele está relacionado ao retorno da sua Lua mensal dentro da posição natal. Sugiro que todos preste atenção neste pequeno retorno, já que é muito saudável acompanhar como a Lua mexe com seu mapa, já que um dia de “Lua ruim" pode comprometer um ano todo. 


Mercúrio faz seu retorno todos os anos, e nem sempre fazemos aniversário com o mesmo Mercúrio natal, já que isso depende de seu tempo de retrogradação que acontece de 3 a 4 vezes por ano. O ciclo de Mercúrio ao longo do ano é importante, uma vez que suas oposições podem indicar períodos de atrasos de pagamentos, contradição, irritação e sensibilidade para se comunicar. Todos os anos você tem uma conjunção de Mercúrio ao seu mercúrio natal, duas quadraturas a este mesmo mercúrio e uma oposição que geralmente são o momento mais difíceis do ano, até mesmo para se organizar. Não é atoa que mesmo entre meios não astrológicos sérios a retrogradação de Mercúrio é “famosa" e um tanto midiática.  


Vênus tem em média o mesmo ciclo de Mercúrio e o Sol com pouca variação para o grau de seu retorno que pode variar de 3 a 4 meses de diferença o que também depende do seu tempo de retrogradação, que em média são de 40 a 45 dias a cada 18 meses. O retorno da Vênus é de suma importância, pois aponta períodos de maiores ou menores ganhos financeiros, maior o menor dificuldade de se relacionar e seu potencial criativo ou fértil. Por ano temos de uma a duas quadratura da sua Vênus natal a Vênus em trânsito e até uma oposição no ano. Esses períodos podem nos falar sobre promoções, negativas, namoros que reatam e até mesmo períodos de maior carência. 


Marte demora até 2 anos ( cerca de 22 meses para ser exata) para fazer seu retorno, e fica de 60 a 80 dias retrógrado nestes dois anos em que faz seu retorno, que nos traz situações e sensações de que algo está se encaixando, muito embora não sem gerar atrito, aumento de força ou de irritabilidade como uma sensação de não caber em si mesmo. Durante sua retrogradação podemos experimentar maior dificuldade para tomar atitudes, um número maior de acidentes, mais revisões antes da entrega de produtos e serviços, dificuldade de manter a energia corpórea ou a animação. Até mesmo as relações sexuais podem ficar comprometidas. Mas durante essas retrogradações também estamos mais cautelosos e podemos nos preservar com mais afinco, por isso nem tudo é uma desgraça. Só é mais complicado. Por ano podemos sofrer com um quadratura e uma oposição de Marte, mas nem todo ano temos um retorno exato de Marte ao seu ponto natal. 


Júpiter faz seu retorno de doze em doze anos, e é sempre um momento de grandes acontecimentos em nossa vida. O primeiro sempre ocorre no início da adolescência, um período de grande impacto em nosso caráter. Daí de 12 em 12 anos temos alguma mudança significativa acontecendo em nossa vida e de 3 em 3 sofremos um quadratura de Júpiter ao nosso Júpiter natal que em média pode nos levar a oficializar algo, buscar a justiça, começar a estudar, gerar filhos ou fazer um grande viagem e de 6 em 6 anos temos uma oposição de Júpiter que pode marcar um período de maior dificuldade de conseguir sair do lugar. Isso tudo no ciclo de Júpiter que também pode desengatilhar exageros ou perdas muito grandes, como perder muito peso de uma vez só. Esteticamente é belo mas pode indicar uma doença por exemplo. As realizações significativas são a tendência de Júpiter fazendo seu retorno pela mandala astrológica. Júpiter fica retrógrado todo ano num período de até 121 dias e faz seu trânsito por dois signos por ano. Um direito e outro retrógrado ou próximo da sua retrogradação que dura em média 3 ou 4 meses.


Saturno percorre sua volta ao Sol a cada 30 anos, mas em média permanece 2 anos em cada signo e pode fazer seu retorno natal dos 27 aos 33 anos numa janela de trânsitos. Seu retorno é o mais significativo de nossa vida, pois marca grandes viradas para melhor ou pior. Sim Saturno cumpre suas promessas natais, mas não só isso, ele realmente mostra o que tem feito da sua vida ou indica o caminho para fazer algo melhor com sua existência ou então vem e lhe retira totalmente o chão e você se vê perdido e tendo que recomeçar do 0. É o retorno mais radical de nossa vida e precisamos de algum modo nos preparamos para este regresso grandioso. A cada 8 anos podemos experimentar uma quadratura de Saturno no céu a nosso Saturno natal e um oposição também acontece nesta janela de tempo. São períodos de intransigência, isolamento, progresso, construção ou negação. Saturno fica cerca de 138 dias retrógrado por ano e sentimentos uma estagnada maior na área da vida em que ele está retrógrado em nosso mapa, contudo estagnação ou restrição são assuntos saturninos.


Urano faz seu retorno à cada 84 anos mas, este não é seu ciclo mais importante, mas sim a oposição de Urano que podemos experimentar dos 36 a 43 anos que é quando Urano em média faz sua oposição natal, a famosa crise dos 40, profundamente relacionada a Urano. É um momento que podemos sair de vez dos trilhos e isso não é 100% negativo. Vejam, você pode aos 40 anos fazer algo que nunca teve coragem aos 21 que geralmente é o período de quadratura de Urano no céu a Urano natal. Mas essa oposição pode indicar uma necessidade de dar uma guinada mais forte e mais expressiva em nossa vida, e inovação é o assunto de Urano ou então o surto vem, quando passamos por essa renovação interna com as ferramentas que possuímos. Urano fica 158 dias retrógrado por ano e percorre um signo durante 7 anos. 


Netuno e Plutão já são mais difíceis de marcar um retorno, uma vez que, Netuno percorre o Sol em 168 anos. Tempo este que tem para retornar a sua posição natal e Plutão tem seu retorno em 248 anos. Netuno permanece num signo por 14 anos em média e Plutão permanece num signo de 14 a 20 anos. Seu ciclo é irregular, e por isso, é difícil estabelecer um período para saber quando fará um quadratura ou oposição natal. Netuno faz sua primeira oposição a ele mesmo dentro do mapa por volta dos 40 a 42 anos e como Urano, pode bagunçar ainda mais o período pós retorno de Saturno. Netuno permanece 159 dias retrógrado e Plutão permanece retrógrado por cerca de 162 dias ano. Mas este período pode variar de um ano para outro. 


Os nodos fazem seu retorno a cada 18 anos na mesma posição natal. E inversamente, Norte e Sul em posições opostas a carta natal, fazem seu retorno a cada 9 anos. Esses retornos também são impactantes, e geralmente estão relacionados a momentos desorientação ou de redirecionamento de vida. Marcam inícios e fins abruptos. 


Algo importante sobre ciclos planetários: existem trigonos e sextis acontecendo todos os anos entre os astros e isso é importante para medir os eventos dos nossos anos, e este trigonos e sextis possuem aplicação de graus que podem variar. De 0 a 5 graus é considerado muito forte. De 6 a 10 mais fraco. O mesmo vale para quadraturas e oposições. As progressões natais passando sobre pontos e casas na carta natal tem suma importância para medir o impacto dos acontecimentos em nossa vida. Outro detalhe: é sempre importante observar o céu em trânsito por seu mapa natal e onde estes acontecimentos estão influenciado. Vejam, uma casa 6 muito ativa pode indicar momentos de pouca saúde, ou muito trabalho ou ainda muita dificuldade de contratar serviços de terceiros. Mas também pode indicar mais cuidado com a saúde ou mais organização para executar suas tarefas. Assim são com todas as casas, pois estes trânsitos planetários dão o tom de como será determinada semana, dia ou mês. Por isso se você é um adepto da astrologia, acompanhar o calendário astrológico do ano pode te ajudar a se preparar para eventos importantíssimos como eclipses ou viradas astrológicas que acontecem quando um astro entra em determinado signo por exemplo.


Retornos são em média marcantes, mas compreender a área da vida em que ele irá acontecer é tão importante quanto. Farei uma série de posts sobre retornos, mas saibam que nossas dicas astrológicas feitas em posts são insights e pequenas dicas. Se afiem em suas experiências e estudos. Bons estudos e ótimos retornos!


Isa Saints.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...