Dica Astral: sextil. Mas que diabos é isso?
Boa tarde pessoal. Na dica astral dessa semana vamos explorar um aspecto pouco falado no meio astrológico, (assim eu tenho percebido), mas que é muito importante e nos ajuda a perceber pequenos detalhes dentro do nosso mapa natal.
Sextil é uma ferramenta hamonizadora entre dois planetas ou de um asteróide ou de um ponto no mapa, no qual o elemento será importante para compreensão deste tipo de sextil, já que podemos encontrar um sextil feminino entre água e terra que nos remete a uma passividade entre ambos os pontos envolvidos neste aspectos ou ainda de uma necessidade de que algo externo desegatilhe aquele sextil natal, ou ainda será necessário uma grande concentração e investigação da nossa parte, para perceber a funcionalidade desta ferramenta para nos. Se tratando de um sextil masculino, ar e fogo pode muito bem ser uma daquelas situações em que só no caso da ação a pessoa pode perceber que uma área colabora com a outra ou que ainda, através de muita reflexão ela pode ativar aqueles dois pontos no mapa dela. Isso dependerá muito do quanto ele está prestando atenção em si ou na sua vida.
Para dar um exemplo prático da aplicação deste aspecto que ocorre entre os corpos celestes na carta natal que estão se tocando em até 60° de distância vamos utilizar o grande sextil da semana como exemplo. Marte em Capricórnio no grau 1 neste dia 26 se aplica a Júpiter em Peixes no grau 6. Para fins didáticos, o sextil acontece no intervalo de dois signos. Capricórnio está atrás de Peixes, logo dois signos de distância.
Com isso esclarecido, vamos ao aspecto em si. Primeiro, Peixes e Capricórnio são ambos signos femininos, de natureza primitiva fria, mas peixes é úmido e Capricórnio é seco e nisso se diferem, mas são da mesma natureza: femininos. Água umedece a terra e terra pode conter a água. Essa questão de equilíbrio é importante para que exista o sextil. Este é o segundo ponto importante, já que terceiro tem primorosa relação com os planetas que são os mais importantes a serem analisados, mas que aqui precisavam entrar no fim da nossa observação. Marte é quente e seco e Júpiter é quente e úmido, logo possuem natureza distintas no aspecto receptivo sendo Júpiter diurno e Marte noturno. Eles irão se auxiliar quanto a abertura de uma via de diálogo quanto as questões piscianas e capricornianas dentro do nosso mapa natal agora neste transito. Perceberemos uma certa facilidade em “movimentar” Capricórnio até Peixes, já que o signo anterior pode ser aquele que dará o tom do que e do como uma área da vida vai influenciar na próxima. Então alguém com Peixes na casa dois está recebendo de Capricórnio na casa 12, insight de como movimentar a vida financeira está semana e assim se dá o sextil. Usando da ferramenta do signo anterior no qual um planeta está, no caso Marte que é o grande disparador do zodíaco, poderemos encontrar sucesso na área em que Júpiter está buscando expandir, que é justamente a casa dois. Será um sextil mais suave, já que o nativo terá que se colocar em “observação” para capitar de onde vem os sinais.
Vamos a mais um exemplo para compreender mais sobre do sextil, que muitas das vezes está ali “parado” e funciona sem o nativo perceber que ambas as áreas estão se tocando ou mesmo se complementando. Lua em Sagitário (quente, seco e colérico) na casa 5 em sextil a Vênus em Libra (úmido, frio e sanguíneo) na casa 3. Através dos processos mentais, da comunicação e da internação deste nativo, onde a vênus estimulara o contato, o aprendizado e o deslocamento, este nativo pode nutrir sua lua na casa 5, e isso fará dele um bom artesão trabalhando muito bem também com comércio de bens de consumo para crianças ou com a importação de maquiagens ou bebidas do estrangeiro. Lua também nos fala sobre capacidade de produzir dinheiro. É o nosso ponto de fertilidade material também, logo este sextil pode estimular o nativo para encontrar seu sucesso profissional através das questões da casa cinco.
É possível ter um sextil ruim? Depende da natureza dos planetas, mas o sextil se trata de um aspecto benéfico. Se Marte em Aquário se aplica em sextil a Mercúrio em Áries, Marte por ter uma natureza “maléfica” não vai atrapalhar o sextil a Mercúrio de natureza neutra, mas pode tornar difícil a comunicação aberta entre aquelas áreas da vida, levando o nativo a iniciar muitas coisas apenas no plano mental relacionadas as áreas natais que se tocam. Pode até mesmo causar certa agitação, mas não deixa de comunicar-se abertamente com Mercúrio, pois é a via aberta que o sextil traz consigo, possibilitando a conversa harmonia entre os astros. Vamos prestar mais atenção a este aspecto celeste para não deixarmos passar “batido” boas qualidades pessoais nossas “escondidas” em um sextil.
Isa Saints.

Nenhum comentário:
Postar um comentário