quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Quadraturas.

 QUADRATURAS. 

Difíceis e impossíveis? Ou produtivas e enérgicas? 


Este é um aspecto formado entre planetas que estão em um ângulo de 90° entre si e a priori, acontecem apenas entre planetas da mesma quadriplicidade, ou seja cardinais fazem quadratura entre si, fixos entre fixos e mutáveis entre mutáveis. As quadraturas ainda podem se formar em dois ângulos: destro a direita e sinistro a esquerda. Um aspecto destro se forma pela ascensão dos signos enquanto os aspectos sinistros ocorrem no sentido lógico dos signos. E desta maneira, as quadraturas formam dentro de um mapa uma certa pressão entre os planetas que se vêm “desafiadoramente” seja por uma ou por duas vias de contato. Fora que significam desafios ou impedimentos, sendo para muitos um aspecto mais difícil do que as oposições, que podem ser anuladas ou profundamente destrutivas a depender dos planetas envolvidos. Por outro lado, quando falamos em planetas em quadratura, estes estão se desafiando e por isso fornecem sua “melhor” condição quando estão em atrito a outro planeta. Ninguém quer perder numa quadraturas e por isso elas podem ser produtivas. Mas vamos compreender mais desta condição produtiva. 


Quando um planeta está em aspecto a outro, ele projeta sua luz para outro e nesta troca energética ele sede qualidades suas enquanto mescla sua força a outros planetas e ainda recebe qualidade doutros. Desta forma, uma planeta sem aspecto está por conta própria e quanto mais fraco, pior para ele quando está feral. Já um planeta muito fraco em questão de dignidades planetárias quando muito aspectado pode não ter forças para se desenvolver plenamente, enquanto um planeta muito digno recebendo muitas aspectos pode “impor” sua força a outros e de sua energia se “beneficiar”. Por isso as dignidades são importes antes de analisarmos os aspectos, dado o fato de que estes serão em suma, a mera conversa e distribuição dos temas num mapa. Fora que também indicam comprimento das promessas em tempo. Mas isto é assunto para outro post. Aqui vamos buscar analisar a quadraturas em si. 


No momento em que um planeta se encaminha para um signo, ele espera receber “poderes” ou melhor, qualidades deste signo para só então misturá-las a suas próprias qualidades e poderes, e assim gerar temas de vida ou desenvolve-los. Na eminência de aspctar outro planeta e dele compartilhar temas, este planeta irá unir as qualidades que absorveu do signo em que está mais as suas próprias para então encarar um outro planeta através do aspecto que irá formar a outros astros. 


Nas quadraturas podem existir dois cenários para tensão e desafio típicos deste aspecto uma vez que, o que classifica a negatividade deste aspecto é o excesso de alguma qualidade primitiva. Vejam o exemplo: Vênus em Áries em quadraturas a Marte em Capricórnio. Vênus está fraca e Marte forte. Ela se aplica a ele e assim sede sua luz a Marte que a absorve. Ela é fria e úmida e está num signo quente e seco. Já Marte, que é quente e seco está num signo frio e seco. Aqui temos 3 qualidades secas. 2 frias e uma Úmida. E por isto há um excesso de secura uma qualidade primitiva resistente, permanente mas que pode se partir, por isso essa quadratura gerará um atrito continuo, mas que pode se partir que se parte. Aqui vemos a dureza das quadraturas dentro de um mapa pois sempre há uma qualidade primitiva que se sobressairá as outras, e assim teremos um favorecimento desproporcional para determinadas forças enquanto outras qualidades serão diminuídas e assim os temas tocados serão mais difíceis que outros. 


Noutro cenário, temos estes mesmos planetas e qualidade primitivas presentes e vejam que o seco embora se sobressaia, há também frieza e umidade em certas quantidades, o que trará dinâmica ao aspecto e hora favorecerá um planeta, hora favorecerá outro planeta e nisto está a produtividade da quadraturas que alterna temas. Mas repare, sempre haverá uma oscilação, uma perda e uma fraqueza. É por isso a quadratura não pode ser um bom aspecto, uma vez que se baseia no domínio de um astro sobre outro e com isso, é desafiadora embora não estática como uma oposição pode ser, mas nada fácil como um trigono o é. 


Pela tradição, a natureza das quadraturas se assemelham a natureza de Marte, astro este que é maléfico porque gera perdas, atritos, desafios e combates. Mas também fornece mobilidade e condução, muito embora estas nasçam das aflições e das imprevisibilidades. Contudo, não podemos negar que as quadraturas podem fazer as coisas mudarem de cenário, mas nunca facilmente! Não, sempre serão difíceis e debilitantes. Mas não deixaram de ser de alguma maneira produtivas... Mesmo que a duras penas. 

Isa Saints.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...