Olá pessoal, hoje vamos falar sobre aspectos e sua dinâmica.
São cinco os aspectos principais e cada qual recebe sua importância relacionada a sua própria natureza. O aspectos é determinado pela posição dos planetas entre si, pois são as conversas entre os astros. A qualidade do planeta determina o “impacto” do aspecto, assim como sua natureza.
Para interpretar aspectos devemos unir algumas informações precedentes. São elas; dignidades e debilidades essenciais ou acidentais dos planetas, qualidade dos signos envolvidos (natureza), casa em que estão colocados, velocidade planetária, uma vez que é sempre o mais rápido que se aplica e se separa primeiro do planeta mais lento que recebe o aspecto. E por fim devemos analisar a qualidade do próprio aspecto, positiva ou negativa.
Outro detalhe importante é a modalidade do aspecto. Se separativo mais fraco. Se aplicativo mais forte.
Vamos aos aspectos;
Conjunção. É mais um posicionamento que de fato um aspecto. É harmonioso, unificador e pacífico. Podendo ser neutro ou geral, unindo assim a natureza dos planetas envolvidos e mesclando suas qualidades primitivas e características.
Trigono. Uma via aberta de comunicação entre os planetas que tem como “regra" a qualidade elementar dos signos. Fogo faz trigono com fogo, água com água e assim por diante. É fluido, livre e impulsionador das forças entre si relacionadas. É de natureza benéfica, entretanto os planetas no trigono demonstra se será bom ou relevante para o nativo.
Sextil. Um aspecto de ajuda, amparo, acolhida e equilíbrio. Não há um mais forte ou mais fraco quando o assunto é um sextil, ambos estão se ajudando mutuamente sem “interesses". O sextil só pode acontecer quando os planetas envolvidos possuem qualidades primitivas que se combinam. Frio com frio e quente com quente ou seja, ar e fogo conversam assim como água e terra.
Quadratura. Tensão, cerco, combate, restrição e dificuldade. Quadratura é difícil, ruim e desgostosa. Os planetas estão disputando com todas as forças para vencer o outro que também está em plenos poderes e com a mesma necessidade de vencer. A quadratura só ocorre entre planetas da mesma modalidade, ou seja cardinal com cardinal que indica uma quadratura frontal e competitiva. Fixo com fixo indica uma quadratura tensa e longa. Quase uma guerra fria. Q quadratura mutável com mutável é uma guerra em que o combatente está sempre te pegando desprevenido e você tem que contra atacar com a mesma velocidade. Assim é a natureza da quadratura.
Oposição. Colisão frontal! São dois planetas que estão frente a frente e devem se enfrentar numa luta que sim, pode ser proveitosa se ambos souberem onde e como recuar e atacar. Mas sempre alguém vai sair ferido. Mas pelo menos aqui não existem ardis como na quadratura que pode vir tanto da esquerda quando da direita. Na oposição eu te vejo de frente. Sem truques. Ocorre entre os pares astrais e quando envolve os regentes destes pares ou sua exaltação, a oposição é ainda mais forte do que quando os planetas estão em queda, exílio ou detrimento, já que não tem força para atacar com intensidade e por isso e um combate que se arrasta.
Há ainda aspectos menores que cabem em um post próprio . Entretanto, sua relevância é oportuna em algumas casos. Contudo, os cinco aspectos clássicos são mais eficientes em uma leitura astral dinâmica e assertiva. Mas por hora ficaremos com os 5 aspectos principais.
#cinturaodadeusa #aspectosplanetarios
Lancei uma página sobre Astrologia lá no Facebook. Caso tenham interesse, curte lá. Cinturão da Deusa
Nenhum comentário:
Postar um comentário