quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Planetas Peregrinos.

 Dica Astral dessa semana: Planetas peregrinos e em aversão.  


Olá pessoal. Vamos falar de aversão planetária e planetas peregrinos na dica astral dessa semana. 

Planeta em aversão está em média no signo anterior ao seu domicílio. Por que em média? Porque há momentos em que os planetas se encontraram em outro tipo de dignidade ou debilidade planetária quando estão no signo anterior a seu domicílio. Mas porque que isso é importante? Pelo seguinte motivo: o planeta é a causa. Ele é quem motiva as coisas e gera fatos. O signo é a lei ou forma como este planeta vai seguir para gerar suas causas e a casa é o onde ele irá gerar seus efeitos. Quanto mais soubermos sobre a qualidade deste planeta, mais saberemos se ele está bem ou mal em nosso mapa e o que ele gerará em nosso mapa. 

Os temas tratados por um planeta em aversão ou peregrino tendem a ser insuficientes, difíceis e até sem sentido. Há uma grande busca naquela área podendo ser uma busca infrutífera ou insatisfatória. Como se nunca fosse suficiente os esforços ou ganhos recebidos na área da vida e nos temas regidos pelo planeta peregrino ou em aversão. Não é a regra, mas acontecem com mais intensidade. Contudo, é importante destacar que não é sempre que um planeta peregrino ou em aversão será ruim, mas sua força demandará mais atenção do nativo pois de fato será fraco. 

Mas vamos aqui nos focar nas aversões mais “destacadas”. 

Júpiter em Aquário: ele está no signo anterior ao seu domicílio e por vezes não está em notável destaque num mapa, mesmo que esteja em triplicidade do ar ao qual rege como participante. Ele é diminuto, mais retraído e mais dado as superstições que a lógica. 

Marte em Peixes está em aversão pelo mesmo motivo de Júpiter e também é mais lento e por vezes menos notável e pode ser resguardado. Marte rege a triplicidade da água noturna. Ele é mais cauteloso, flexível demais e indulgente. 

Saturno em Sagitário está em sua aversão também é aqui torna os temas de Sagitário mais pesados e densos e por vezes também está “invisível”. Saturno rege a triplicidade do fogo como participante. É menos imaginativo, mais irritadiço e um tanto inconsequente. 

Lua em Gêmeos é um caso de aversão bem particular, uma vez que a casa de gêmeos funciona para a Lua com a décima segunda casa antes do seu domicílio e inclusive é a “justificativa” para os casos acima, porém apenas a Lua em Gêmeos recebe destaque, principalmente pelo ar vazio, desconexo e agitado que essa lua apresenta. 

Não há comentários sobre Mercúrio em Leão que seguindo está mesma linha de raciocínio deveria estar em aversão em Leão que é a decima segunda casa antes de seu domicílio e exaltação. E de fato não podemos negar que Mercúrio está em uma péssima posição planetária, que por vezes é nula. Contudo não há dizeres sobre Mercúrio em Leão, apenas que é um posicionamento de peregrinação para Mercúrio. O mesmo não é dito sobre Sol em Câncer, mas como ele está na casa da Lua é sim um sol mais difícil de lidar e fraco.  

Já os planetas peregrinos, são aqueles que não possuem nenhuma das 5 dignidades essenciais; domicílio, exaltação, triplicidade, termo ou face. Isso faz do planeta vago, pesado e quase sem força para realizar suas características. Um maléfico peregrino é muito débil mas pode ter seu impacto reduzido, desde que em uma casa menos notável. Um benéfico peregrino está muito fraco e não garante suas benesses nem as realiza com exatidão. 

Estão peregrinos exceto quando estão em seus termos os seguintes planetas em cada um destes signos: 

Sol está peregrino em Touro, Gêmeos, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes. Lua está peregrina em Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário. Nos signos de fogo o Sol tem triplicidade diurna. Em signos de água e terra a Lua tem triplicidade Noturna e participante o que lhes garante certa força. 

Para aqueles que fazem uso das faces ou decanos Caldeus em suas análises o Sol tem +1 ponto de dignidade quando está nos graus 20 a 29 de Gêmeos. De 0 a 10 em Virgem, de 11 a 20 de Escorpião e a 20 a 29 de Capricórnio. 

Mercúrio em Áries. Exceto nos graus 15 a 20. Mercúrio em Touro. Exceto dos graus 04 a 10. Mercúrio em Câncer que aliás também está mudo, com exceção aos seus termos do 13 ao 19. Mercúrio em Leão. Exceto dos graus 18 a 24. Mercúrio em Escorpião também mudo. Exceto dos graus 11 a 19. Mercúrio em Capricórnio. Exceto dos graus 0 a 7. 

Marte em Aquário. Exceto dos graus 20 1a 25. Marte em Gêmeos. Exceto dos graus: 17 a 24. Marte em Sagitário. Exceto dos graus 26 a 30. Marte em Leão. Exceto dos graus: 24 a 30.

Vênus em Gêmeos. Exceto dos graus: 12 a 17. Vênus em Leão. Exceto dos graus: 6 a 11. Vênus em Sagitário. Exceto dos graus: 12 a 17. Vênus em Aquário. Exceto dos graus: 7 a 13. 

Júpiter em Touro. Exceto dos graus: 14 a 22. Júpiter em Escorpião. Exceto dos graus: 19 a 24. 

Saturno em Touro. Exceto dos graus: 22 a 27. Saturno em Escorpião. Exceto dos graus: 24 a 30. 

No próximo post falarei sobre dignidades essenciais e acidentais. Tabela de referencia é a de Dorotheus de Sidon. Bibliografia: Tratado das Esferas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...