sábado, 23 de dezembro de 2023

Lua e os humores humanos

Como o astro mais próximo de nós e portanto mais sensível a nossas vibrações, a Lua é o astro responsável pelos humores do corpo físico e emocional. Da mesma forma que ela influencia as marés, ela influencia nosso corpo e mente e pode determinar como serão nossos ânimos. É muito comum que próximo a um eclipse especialmente problemático, os ânimos se exaltem para mais violência e ferocidade. Ou então entramos em desespero e descontrole emocional nas vésperas de um eclipse onde a Lua esteja particularmente notável em dignidades. Entre as lunações mais enfáticas e de maior proximidade da Lua com a Terra, também é comum sentir alguma alteração interna e externa, que impacta desde nosso sonhos até nosso apetite. E por falar em apetite e alimentação, este também é um tópico lunar, pois ela rege nossa alimentação e todo o trato estomacal junto a Jupiter e Saturno. As substâncias corporais e as linfas também. 

Tudo que nos alimenta tem relação com a Lua inclusive nossos humores e emoções. Se uma pessoa está intoxicada de maus sentimentos ou muito doente, é de suma importância investigar o estado de sua Lua natal e a Lua do tempo onde os males afloraram, pois será a partir dali que poderemos tratar o mau que lhe aflige. Um momento de fama e glória também tem relação com a Lua que é uma mensageira celestial daquilo que deve chegar até nós de uma maneira diferente de Mercúrio. Já que ela realmente te conecta aos eventos sem qualquer movimentação particularmente detalhada ou planejada. Ela te conduz àquilo que deve ser seu e pronto. 

A Lua rege naturalmente o parto e as mulheres, assim como as crianças e a família. E em minha opinião, significa mais o casamento do que a Vênus. 

No que toca nossos humores, a Lua se encarrega disto junto ao regente do Asc e Mercurio, mas de uma maneira mais simples e sútil. Por exemplo: aqueles com lua em signos coléricos - Áries, Sagitário e Leão. São mais espontâneos e menos emocionais. Mais secos, porém mais divertidos e corajosos, mas bem apaixonados também quando deixam se guiar por seus sentimentos. Já os de Lua em signos sanguíneos - Gêmeos, Libra e Aquário, são mais demonstrativos de sentimentos e mais descontrolados. Não se contendo com facilidade e rapidamente mudando de humor, pois como a Lua, são úmidos. O que lhes garante leveza e fluidez. Já a Lua em signos fleumáticos- Câncer, Escorpião e Peixes, são mais indisciplinados e escorregadios, porém como pertencem a água que é elemento lunar, governam seus sentimentos com mais autoridade, mesmo que também sejam mais sujeitos as variações lunares a perturbação emocional com a mesma intensidade. A Lua em signos melancólicos - Touro, Virgem e Capricórnio, são mais controlados e escondem mais o que sentem e como sentem, não se deixando levar com facilidade. Porém não sabem lidar muito bem com a sutileza lunar e são bruscos em seu humor. 

Como Mercúrio, a Lua se camufla muito bem de acordo com o signo em que está e altera sua forma com facilidade e rapidez e assim governa a todos de maneira inconsciente e consistente ao mesmo tempo. A casa de atuação da Lua, bem como seus aspectos e seu estado de curso, indicaram mais detalhadamente nossos humores, mas por alto assim já deciframos boa parte da influência lunar em nossa vida. 

Bons estudos. 

sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Destino e astrologia.

 Previsão é determinismo? Ao saber de uma previsão estamos fadados a realizá-la? 

Nossa cultura greco-romana nos ensina que o destino é imutável e cabe ao homem aceitar o que lhe foi proposto sem rebeldia, mas com resiliência e obediência aos deuses. Algumas sinas como a de Édipo ou Medusa, foram horríveis e seus destinos nada gloriosos. Aquiles e Teseus tentaram mudar sua sina e acabaram tão mal quanto o esperado. Mas por isso? O objetivo de saber de uma previsão não é outro senão o de muda-lá ou evitá-la? Um conto antigo pode nos ajudar a entender isso. 

Um aluno pergunta ao mestre; - senhor, porque os deuses nos mandam visões do futuro senão podemos mudá-las? 

Responde o mestre: - ao saber o que te aguarda, os deuses querem que você se prepare para passar bem por aquilo e cumprir com sua missão. - Mas como e porquê? Insiste o aluno. 

- Se os deuses dizem que haverá chuva e assim ela vem, vocês descrentes esperam que ela os molhe e destrua sua casa. Alague o campo e molhe o rebanho. Mas jamais se protegem dela ou aproveitam o que dela vem para o futuro. Não enchem seus baldes de água pura do céu nem evitam se molhar. Querem ver para crer que a palavra dos deuses se cumpriu e querem a prova que eles são deuses! Querem poder julgar o arauto por sua sabedoria e reclamar do que os Deuses mandaram ou se amedrontar perante seus poderes. Elevam o profeta, que nada mais é que um arauto quando ele acerta. Ou julgano-o quando a coisa não vem em seu tempo. Vocês querem controlar as previsões para que elas sejam o que esperam delas. Nunca querem ver o que os Deuses têm a oferecer. 

Este conto tem uns 3 mil anos e até hoje é assim. Se um arauto lhe avisa sobre a fome, é para que você faça seus estoques para quando ela vier, você coma, mesmo que pouco e de maneira reduzida, pois não será um tempo de fartura, mas sim de míngua. Você não escapará da fome, pois ainda quererá comer bem, mas sabendo que há pouco, evitará se alimentar muito por medo da falta. Mas ainda assim terá alimento. Mas você não quer se preparar para a onda de fome ou de escazes. Não! Você quer driblar o destino quer ver se quem disse sobre a fome, falou a verdade. Quer testar os deuses e reclamar da fome! E é por isso que se assustam com os deseus. Porque o que eles dizem é verdade para seu espírito, que acolhe e guarda isso em sua mente. Mas seu corpo mortal quer dúvida deles, porque ele ama os fatos, o imediato e a si mesmo. Não têm tempo para os deuses. 

Ah mas então eu tenho que aceitar passar por privações? A menos que seja um Deus, têm. Mas ao invés de esperar a chuva para se molhar, guarde água para o tempo da seca. Mas lembre-se que tudo é um ciclo. As vezes está num ciclo da tempestade onde tudo vai ser molhado e sacudido. Mas depois sobrevira a paz e a calmaria. Passe pela tempestade para que viva o tempo de quietude. 

Dorotheus de Sidon afirmava que um homem que escolhe saber de seu destino (futuro) aceita-o e assim irá cumpri-lo. Cabe ao vidente ver bem sobre o destino dos homens e não promover julgamentos! Deve ser como a água: pura e estável. Mas verdadeira. 


Boa noite a todos.

Saúde e a astrologia.

 DECUMBITURA. 

No momento em que uma pessoa cai doente, podemos eleger um mapa para se descobrir qual melhor tratamento para que ela possa se recuperar como nos ensina William Lilly em sua obra: Astrologia Cristã. 

Aqui entra a decumbitura, uma técnica especial da astrologia médica. A decumbitura deriva do nome latino decumbo 'deitar ou cair'. Podemos eleger esse mapa em outro momento que não o exato em que a pessoa cai doente ou que descobre uma doença, ele pode ser eleito também no momento em que o julgamento é pedido ao médico ou seja, no momento que o nativo procura um profissional para curar sua doença ou quando o nativo procura o astrólogo para compreender seu estado de saúde.

Com o mapa do momento eleito, serão feitas observações astrológicas com base nesta carta, para que sejam feitos os julgamentos do diagnóstico, prognóstico e quais medicamentos - predominantemente ervas - serão utilizadas para a cura do nativo. A ênfase é colocada no melhor momento para coletar e administrar ervas no paciente. Durante a Idade Média este tipo de serviço era requisitado pelos médicos ou curandeiros a um astrólogo de sua confiança e então com o auxílio deste mapa o melhor tratamento era calculado, se a carta do momento favorecesse a cura de acordo com os planetas ali dispostos. Alguns alquimistas ou botânicos eram médicos e também astrólogos, pois o ramo da astrologia médica é um dos mais importantes durante essa fase da história e alguns cirurgiões também apendia o ofício dos astros, o que era raro, pois levava-se (e ainda levam) anos para formar um bom médico ou astrólogo. E os estudos eram caros! E ainda são. Portanto o doente ou sua família primeiro buscavam o médico e este procurava o astrólogo. Este mapa também poderia ser feito no momento em que levasse a urina ao médico ou com base no momento em que o médico coletava a urina do paciente também. 

Ainda hoje poderemos requisitar este mapa a um astrólogo! Seja baseado no horário em que o nativo descobriu a doença, seja com base no momento em que o nativo busca o astrólogo após o diagnóstico da doença. Recomendo que não sejam feitos numa distância tão grande entre o diagnóstico e a busca pelo astrólogo. É apenas algo que eu particularmente faço. Mas tal mapa poderá ser requisitado a qualquer momento e hoje em dia com os horários digitalmente indicados nas folhas de exame, fica ainda mais fácil eleger um mapa com horário preciso! 

Adoro este tipo de trabalho! Medicina e a astrologia combinam muito bem.



Retrógradação.

 Mercúrio Retrógrado:

Os planetas inferiores: Vênus e Mercúrio, fazem duas movimentações entorno do Sol: Um alongamento no Oriente e outro a Ocidente. Quando precedem o sol (estão a leste dele) eles o deixam na maior distância e por isso eles se tornam visíveis após o pôr do sol. Sua visibilidade aumenta com a distância que percorre do sol até o maior alongamento oriental ser alcançado. Depois disso, seu movimento se torna mais lento e eles novamente começam a se aproximar do sol, quando seu movimento se torna lento até uma parada completa. Depois disto param, eles entram em seu movimento retrógrado e tornam-se mais rápido até o conluio inferior. Este é a o movimento retrógrado que ocorre quando o planeta interno está mais próximo da Terra, em conjunção inferior ao Sol. 

Depois que emergem do outro lado do Sol, movem-se mais lentamente em seu curso retrógrado e começam a nascer antes do sol, para serem visíveis quando escaparem de seus raios; isso é chamado de aparição matutina. Então o movimento retrógrado se torna ainda mais lento até que os planetas alcancem o segundo período estacionário, antes de entrar em seu curso direto. Então eles logo alcançam sua maior distância do sol, seu alongamento ocidental e prosseguem em sua direção caminhando até que se aproximem dele novamente e, na conjunção superior, se tornem invisíveis em seus raios, seus raios matutinos de ocultação. Depois disso, através dos raios, eles novamente se tornam visíveis no oeste à noite, o retornando assim à sequência de eventos descritos após sua conjunção superior com o Sol. 

Trocando me miúdos, Vênus e Mercúrio passam uma parte de seu percurso "aparecendo" antes do Sol durante o inicio da noite até que chegam no máximo da distância que podem alcançar do Sol e depois de alcançada, param e entram em movimento retrógrado até alcançarem novamente o Sol e ele ultrapassa-os após a formação de uma conjunção inferior. Depois disso ele torna-se mais rápido porque terá que alcançar o Sol novamente, já que este ultrapassa-os depois deste movimento. Quando estão aparecendo depois do Sol e rápidos, atingem-no novamente até que o ultrapassam-no novamente numa conjunção superior, e se distanciam novamente do Sol ultrapassando-o e ficando retrógrado quando o Sol se distância do planeta já paralisado. 

Mercúrio por permanecer mais próximo ao Sol e alongar-se e retrocede-lo mais rapidamente, repete este movimento mais vezes num ano, de 3 a 4 vezes. Em cada um destes momentos ele está forte ou fraco no que toca as dignidades que alcança nestes pontos e cada uma das vezes que se encontra nesta condição, nos observamos alguma lentidão ou atraso nas áreas da vida tocadas pelo astro da comunicação. O movimento retrogrado é uma debilidade acidental porque o planeta nem sempre estará nesta condição e não necessariamente significa o caos que prometem. Como vimos essa é uma condição planetária que diz respeito a sua natureza e ciclo. Por Mercúrio ser um planeta inferior, ou seja, sua esfera é a 2ª mais próxima a Terra, qualquer alteração em seu percurso tende a nos balançar mais que os demais astros. Mas não significa o fim do mundo! Apenas indica que as coisas serão mais lentas e mais ineficientes durante este período de tempo que não ultrapassa os 24 dias.  

Pelo fato de ficar retrogrado parte em Capricórnio onde está peregrino e parte em sua debilidade que é o exílio em Sagitário, este será um momento mais estressante para nos naqueles assuntos tratados por Mercúrio. Como a lentidão para as trocas e negociações ou ainda para as viagens. Mas como sabemos, nada de sobrenatural virá disso! Será apenas chato e incomodo.

Casa 9 e os sonhos.

 Significado dos sonhos na Astrologia Tradicional. 

Olhe primeiro para a casa 9 e seu regente e onde ele está colocado e os planetas na 9. Sonhos premonitórios e proféticos têm relação com Júpiter e com Mercurio. Mas também podem ser indicados pela qualidade do Sol ou da Lua na carta natal. 

A qualidade dos signos na casa 9 é indicada da seguinte forma; coléricos podem indicar muitos sonhos e sonhos agitados. Signos fleumáticos também, e até mesmo sonhos com desdobramentos ou significados mais profundos. Signos sanguíneos podem até mesmo não sonhar e ter sonhos repetitivos. Signos melancólicos possuem sonhos menos elaborados e por vez com poucos significados. 

William Lilly traz alguns significados dos planetas que regem a casa 9 ou que lá estão e de que forma influenciam os sonhos. 

Da qualidade dos sonhos.

Se Saturno for o significador, os sonhos do nativo serão sobre assuntos ou homens saturninos, viz. criação de gado, assuntos rudes, escavações de terrenos, descoberta de tesouros em cavernas escondidas debaixo da terra, lugares escuros, desertos, sepulturas dos mortos, demônios, espíritos, coisas medonhas, causando medo e horror, etc.

Júpiter significa sonhos agradáveis respeitantes à aristocracia, ou a promoções, assuntos eclesiásticos, pessoas de distinção, reis, príncipes, nobres, etc.

Marte indica sonhos de contendas, lutas, inimizades, tumultos, cavalos, guerras, incêndio de casas, cães, caçadas, etc.

Com o Sol os sonhos são de ouro ou de dinheiro, de pessoas em alta estima, de algumas questões acima da Lua, majestade, dignidade, posição ou promoção.

Vênus declara geralmente sonhos encantadores, prazeres, banquetes, alegria, finas vestes, belas donzelas, pinturas, doces odores.

Mercúrio indica sonhos de alguma viagem, de aprendizado, de livros, contas, escritos, dinheiro, jovens, crianças.

A Lua desperta sonhos de águas, navegação, muito negócio, perigos no mar, voando no ar; mas se Saturno estiver com ela, então são declarados os mais horríveis sonhos.

Aqui ele não estava indicando temas de horária, mas sim na natividade e alguns de seus significadores são articulados para seu tempo e por isso será interessante reler para nosso tempo e evitar o anacronismo. 

Luas novas ou cheias ou ainda eclipses acontecendo na casa 9, podem trazer sonhos profundos e com significados intensos ou proféticos. Ativação desta casa por alguma técnica preditiva, pode indicar um momento de muitas mensagens transmitidas através dos sonhos. E elas realmente podem ser muito fantásticas!

Planetas vazios de curso.


Você com certeza já ouviu falar sobre Lua fora de curso ou vazia de curso no tema das horárias, mas você sabia que qualquer planeta pode ficar vazio de curso? Inclusive na carta natal e na revolução solar! Mas afinal, o que é um planeta vazio de curso? É aquele que não lança nenhum aspecto de aplicação a nenhum planeta com excessão a Saturno, a quem todos de aplicam por ser o mais lento. Os demais planetas aplicam-se e separam-se uns dos outros o tempo todo e isso é mais perceptível aos planetas inferiores como; Lua, Vênus e Mercúrio. 

No que toca às revoluções solares, aquilo que um planeta vazio de curso promete, por mais que ele esteja digno e forte, suas promessas não se mantém, porque não tem força para garanti-las por muito tempo. Em média indica os temas que irão romper ou que irão permanecer "em aberto" durante o ano todo. 

Já nos temas natais, um planeta vazio de curso está numa debilidade acidental, e aquilo que significa e rege na vida do nativo será sempre instável ou flexível ou ainda representará de alguma forma algo que está mal resolvido em sua vida. Por técnicas como as progressões secundárias, esse planeta poderá entrar novamente em curso e ativar aquilo que promete no mapa. Ou quando por uma Revolução Solar de sua regência for levantada e ele naquele mapa estiver pleno de aplicação, seus temas poderão acontecer e fluir durante sua ativação. Mas na carta natal ele permanecerá suspenso, sendo ativado vez ou outra por alguma técnica preditiva. 

Em todos os aplicativos e programas que geram mapas, na tabela das dignidade aparecem ao lado do grau do aspecto a letra A e S, que indicam aplicação e separação. Quando analisarem essa tabela será possível determinar quem está se aplicando ou se separando de quem para quem, pois os aspectos são dinâmicos e alguns vezes no ano os planetas permanecem vazios de curso ou ferais que acontece quando não aspectam nenhum planeta nem por aplicação ou separação. Júpiter em touro este ano passou metade de setembro e outubro feral e vazio de curso sendo ativado vez ou outra pela Lua. Agora ele entrou dentro de curso e permanecerá assim por um tempo. Na tabela abaixo demonstra como essa informação de aplicação e separação está detalhada no astro.com.

Bons estudos!



SATURNO

 Retorno de Saturno.  

Valens tem um estudo intitulado "anos críticos" com base na relação dos maléficos em relação aos lotes da fortuna e demais lotes usando a em sua Antologia. Diz-se que um ano será crítico quando uma infortuna estiver em oposição ao lote da fortuna a cada 7 anos por exemplo. Mas Firmicus apresenta uma série de Aforismos a respeito da condição de Saturno na carta e de quais períodos serão férteis ou estéreis de acordo com o signo onde está seu Saturno. Por exemplo, quem tem Saturno em Sagitário pode esperar tempos inusitados e até desafiadores quando Saturno faz uma quadratura exata a ele quando está no signo Peixes. 

As técnicas de ativação dos anos ou dos períodos difíceis podem ser analisadas também através das direções por termos, que duram anos. Podemos esperar alguma dificuldade dos anos de Saturno, bem como qualquer planeta na carta natal. Mas certo é que quando tocar saturno, haverá alguma dificuldade, pois essa é a sua natureza. Através das progressões se Saturno entrar em desafio ao regente do MC ou ao próprio MC, podemos esperar alguma debilidade relacionada à carreira por exemplo. Se ele atravessar os ângulos natais, será difícil se nenhum outro bom planeta como Júpiter o aliviar de alguma forma. 

Momentos não faltam para Saturno se tornar um pé no saco antes ou durante o retorno. Um exemplo disto é quando ele alcança um ângulo de sua posição radical no mapa. Ou seja, quando entra em quadratura a ele mesmo na carta por trânsito. Quando ele entra em grau de oposição radical (mesmo grau) a ele mesmo. Ou então quando passa sobre a 12ª casa de sua posição no mapa ou quando alcança a casa 6 ou 8 desta mesma condição. Em trânsitos em que se opõe ao regente de um ângulo ou quando na revolução solar ele como regente do ano, atravessa uma destas casas maléficas ou está fraco em força ou quando se opõe ou quadra o regente do período. 

Portanto fiquem calmos! Existem mais de uma data específica para Saturno balançar sua existência. E elas duram menos que 29 anos. 

Imagem representativa do Saturno místico.



terça-feira, 31 de outubro de 2023

Uso e entendimento dos decanatos por Retório, o Egípcio

Os 36 Decanatos e o Paranatellonta e os Rostos.

Como o círculo zodiacal é dividido em 12 seções, isto é, em 12 signos, os antigos sugeriram outras 36 seções, que chamavam de decanatos, e as distribuíram por signo para governar 10 graus, daí serem chamados decanatos.' Os paranatellonta mencionados anteriormente no círculo zodiacal estão sob esses decanatos e têm as faces das sete estrelas, que simpatizam com as estrelas que são colocadas sobre eles.

Por exemplo, suponhamos que o Sol esteja a 10 graus de Áries, no primeiro decanato, a face de Marte. Agora, já que dissemos que o Sol significa as características mentais, você descobrirá que a mente desse indivíduo é viril, irascível, que se delicia com a guerra, gosta de armas e coisas do gênero. Mas suponhamos novamente que o Sol esteja a 20 graus de Áries, no segundo decanato, a face do Sol. Significa que este indivíduo é magnânimo e ama a fama, gosta da honra e não tem mais prazer na guerra. Mas suponhamos novamente que o Sol esteja a 30 graus de Áries, no terceiro decanato, a face de Vênus. Significa que esse indivíduo é feminino em espírito, feminino em aparência, vergonhoso, lascivo e assim por diante.

Um planeta no decanato de outro, assume as facetas daquele que o governa. Então mesmo aquele que tenha a Vênus em Peixes seja doce e meio bobo, poderá ser fugaz e lascivo se a Vênus estiver no decanato de Marte. Retório tem uma leitura simples e leve e traz respostas para questionamentos mais sutis como o uso de decanatos ou a importância das estrelas na carta natal e como utilizá-las. É realmente um bom professor. 

Bons estudos. 

quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Eclipses.

 " Os eclipses têm particular relevância no contexto da Astrologia Mundana. Marcam pontos de viradas e mudanças súbitas, sobretudo a nível político e social. O impacto do eclipse recai principalmente sobre as regiões do Mundo em que é visível. 

Na prática, só se dá relevância aos eclipses visíveis, No caso dos eclipses solares, só se interpretam aqueles que forem visíveis no local em estudo. O mesmo se aplica aos eclipse lunares. Neste contexto, os eclipses penumbrais da Lua não são tidos em conta, pois não são perceptíveis a um observador humano. 

O tipo de eclipse (solar ou lunar) tem implicações diferentes. Os lunares, estão relacionados com eventos de curta duração (na ordem dos meses) e mudanças rápidas, enquanto os solares estão relacionados com alterações mais marcantes, de longa duração (na ordem dos anos).'


Trecho do livro Tratado das Esferas, CAP 11 - Os nodos lunares. Pag 331. Autores Helena Avelar e Luiz Ribeiro. 

Na astrologia natal o eclipse não possui implicações causais, exceto se este acontecer no dia do aniversario ou em aspecto a um planeta natal. Há pouca referência aos efeitos natais do eclipses que não aqueles que se seguem ao nascimento ou pré nascimento ou ainda que estão em evidencia numa técnica de predição pós natal. Ademais, aqueles que nascem no eclipse são mais sensíveis a eles em minha opinião, mas ainda assim eles se dirigem mais aos países, vide como o mundo entra em alerta com a eminência de um eclipse. 

Vocês podem se perguntar porque nem todos os eclipses geram efeitos no mundo todo ou porque a maioria dos eclipses é mau ou se eles podem ser bons. A resposta é bem simples: o planeta que comanda o eclipse seja por ângulo, aplicação, recepção ou por poder no grau e no ângulo que se sucede ao eclipse é quem determina este bem ou mal, assim como a carta natal do país ou do governante de uma área atingida (visível) ao eclipse. E se o governante do eclipse está bem e digno promete o bem, senão indicará o mal. Do contrário um eclipse pode sim passar batido e sem grandes efeitos para bem ou mal imediatamente ou por um longo tempo, já que seus efeitos são medidas por vários aspectos, sobretudo o ângulo em que ele acontece e sua qualidade como visto acima.   

No mais, se é para ficar preocupado com algo do eclipse, se preocupe com a ação dele no país onde você mora. Nós aqui do Brasil seremos atingidos por um eclipse (será visível para nós), e isto de fato é bem preocupante. O eclipse de Áries em 20 de abril deste ano começa a produzir efeitos agora neste fim de ano, e seus efeitos se misturaram aos do eclipse em Touro no próximo dia 28. A área mais atingida será a economia e a agricultura. Novamente, previnam-se e façam seus estoques. 

Que Deus abençoe á todos!

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Triplicidade.

 O que são as triplicidades e para que servem? 

Os 7 planetas clássicos possuem governos nos 12 signos que são divididos em 4 grupos para os quatro temperamentos (elementos) que recebem 3 signos em cada grupo. Essa divisão entre os signos por elemento não é meramente elementar, mas também serve a um propósito maior que diz respeito às dignidades essenciais dos planetas, as chamadas triplicidades, que nada mais são que os poderes dos planetas distribuídos pelos elementos. A divisão segue assim: Sol, Júpiter e Saturno governam os signos coléricos. Saturno, Mercúrio e Júpiter governam os signos sanguíneos. Vênus, Marte e a Lua governam os signos fleumáticos e Vênus, Lua e Marte governam signos melancólicos.

Os porquês que explicam as distribuições das triplicidades são vários, e até mesmo o tipo de atribuição das triplicidades por planetas e a quantidade de planetas que fazem parte de cada triplicidade é fortemente debatido ainda hoje, pois são muitas as técnicas que utilizam este mecanismo de contagem de tempo e da repetição ou facilitação de temas e nossa vida. O mais comum é usar as triplicidades em 3 planetas por signo e não 2 por signo como fazia Lilly e Ptolomeu. 

A tríplice regência dos planetas por signo é uma ferramenta muito útil para encontrar significadores gerais dos temas, e tudo é muito simples; basta saber qual signo está na cúspide da casa (se por sinais inteiros ou partidos tanto faz em minha opinião.) e a qual triplicidade ele pertence para então aplicar as regências pertinentes a ele. Áries na casa 1 será regido primeiramente pelo Sol, depois por Júpiter e depois por Saturno a despeito dos significados da casa 1. Mas aqui cabe um adendo: em primeiro lugar devemos determinar qual o sect de nascimento do nativo, pois a ordem da distribuição dos temas depende de qual luminar domina a carta. Em mapas diurnos a ordem está de acordo com o apresentado acima. Já para mapas noturnos o primeiro regente passa a frente do segundo, trocando a ordem dos planetas.

Tal divisão procura traçar o tempo de regência de cada planeta sobre determinado tema de vida ou ainda encontrar os significadores destes mesmos temas de vida ou medir a quantidade e qualidade dos eventos natais. Mas as triplicidades também são forças planetárias (NUNCA SE ESQUEÇAM DISTO), já que um planeta em sua triplicidade adquire 3 pontos de força entre as 5 maiores dignidades essenciais. E vejam bem, um planeta em uma de suas debilidades mas em sua triplicidade perde e ganha pontos ao menos tempo, pode ganhar mais força ou perder algum malefício. Tudo dependerá das demais dignidades e debilidades planetárias e terrestres dentro da carta natal. 

Quer saber mais sobre temas como triplicidades, governo dos planetas e significados dos mesmo? Venha fazer parte do meu grupo de estudos privado no Telegram. A renovação do serviço é mensal com dois estudos semanais sobre diversos temas astrológicos. Vagas abertas o ano todo!



domingo, 1 de outubro de 2023

Co-significadores.

 Co-significadores das casas. 

Ao analisarmos o sistema de casa conforme os caldeus (babilônicos) estabeleceram, atribuindo os planetas as significações das casas seguindo a ordem de velocidade deles, ou seja do mais lento ao mais rápido, encontramos não só um novo sistema de júbilo planetário, como também estabelecemos uma nova dinâmica para a interpretação geral dos significados das casas. Com base nesta ordem Cáldeica das casas temos: 

Saturno associado a casa I onde ele prende a alma ao corpo e lhe dá forma. 

Júpiter associado a casa II das riquezas e benesses financeiras. 

Marte associado a casa III das pequenas viagens e dos irmãos. 

Sol associado a casa IV a figura do Pai e da fama. 

Vênus associada a casa V da fertilidade, do prazer e dos filhos. 

Mercúrio associado a casa VI dos empregados e a pequenez, algo típico de Mercúrio. 

Lua associada a casa VII dos casamentos e uniões afetivas. 

Saturno novamente entra na associação das casas, pois a astrologia clássicas contempla os 7 planetas visíveis a olho nu. Assim, como a Lua é o planeta mais veloz e Saturno o mais lento, o ciclo sempre se fecha e se abre entre eles dois. Pois bem, Saturno se associa a casa VIII pois é a casa da Morte e saturno é um significador natural da morte e dos fins. 

Júpiter associa-se a casa IX, pois é o significador natural da fé, religião e dos conhecimentos superiores. 

Marte é então associado a casa X que também significa ousadia e modo de ação. 

Sol associa-se a casa XI como um coosignificador da esperança e das graças dos governantes e das autoridades. Contudo, ninguém relaciona tais cosignificadores. 

A Vênus por fim se associa a casa XII significando então os vícios e a perdição mundana nas futilidades materiais. Mas este co-significado da Vênus não é utilizado. 

Os Caldeus sistematizaram as casas desta forma indicado outros significados aos planetas, que no momento do nascimento se encontrados em suas "próprias casas", estaria em um cenário familiar e funcionaria como impulsionadores dos temas das casas, já que estariam num local confortável para eles. Porém, tal prática não é rotineira nem constante sendo relegada em favor dos júbilos planetários, que são uma outra forma de atribuir poder e força aos planetas colocados em seu lugar natural e também atribuem co-significados as casas, já que essa é a função da Ordem Caldeica dos planetas. Mas é curioso notar que mesmo o sistema mais antigo - Caldeu - atribuiu cosignificados as casas que seriam mais tardes utilizados pelos helenista. Excluindo assim os planetas em relação as casas, mas mantendo alguns dos significados habituais da correlação entre o sistema caldeu e o significado natural das casas. Assim sendo, a casa 11 representaria as esperanças e as figuras de Estado, mas não por que está em conformidade com os significados do Sol, mas porque parte das atribuições do Sol antes ordenado na casa 11, foram "somados" ao significado final desta casa. 

Apenas a Vênus se mantém inalterada tanto para os Caldeus quanto para os Júbilos Planetários. Mas é bastante "estranho" correlacionar a Vênus com a casa 12, pois esta é a casa de júbilo saturnino para nos que herdamos dos helenistas tal prática. 

Não podemos falar que os júbilos são melhores que o ordenamento caldeu, pois cada sistema tem seu próprio raciocínio e desenvolvimento e nós do ocidente preferimos os primeiro modelo ao segundo. porque este se desdobra em uma serie de outras dignidades menores dos planetas como o sect planetário e o sistema das triplicidades. Mas este é um tema para outro dia. Por hoje, falaremos da Ordem Caldeica em relação com as casas. 

Boa noite a todos!

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Por que os Luminares não têm termos?

 Abu Mashar responde a essa questão em sua obra: Julgamento das estrelas. 

"Quanto a um dos primeiros escritores, ele sustentou que o Sol tem uma parte de parceria com seus senhores dos termos nos signos que estão na metade da esfera, ou seja, do início de Leão ao final de Capricórnio, e a Lua tem um parceria com seus senhores nos signos que estão na segunda metade, ou seja, de do início de Aquário ao fim de Câncer.

Um deles sustentou que o Sol tem parceria com seus senhores na primeira metade dos signos masculinos, e a Lua tem parceria na última metade deles. Quanto aos signos femininos, a Lua tem parceria com seus senhores desde o início até o meio, e o Sol tem um parceria com seus senhores na outra metade. Já que os luminares compartilham com os planetas nestes signos das duas maneiras que mencionamos, eles são capazes fazer isso sem dar aos dois uma parte dos termos, dando a ambos esta participação nos sinais.

Algumas pessoas disseram que todos os primeiros escritores não deram o luminaries uma parte nos termos porque as naturezas são cinco: quente e seca de acordo com a natureza de Marte, quente e úmido de acordo com a natureza de Júpiter, frio e seco de acordo com a natureza de Saturno, frio e úmido de acordo com a natureza de Vênus, e uma mistura deles de acordo com a natureza de Mercúrio, então a natureza de Vênus concorda com a da Lua em umidade e feminilidade e a natureza de Marte concorda com a do Sol em calor e masculinidade. Por causa da concordância da natureza de dois planetas com a dos luminares, é possível, ao este compartilhar os termos, fazer sem dar os luminares participação deles. Eles disseram que cada um dos luminares tem a mesma ação que o planeta no termo do planeta que concorda com ele por sua natureza. "

sábado, 22 de julho de 2023

Os Luminares.

Os luminares sustentam e equilibram nossa vida, por isso a condição deles na carta natal é importantíssima para compreender temas como: fama, prosperidade, saúde e longevidade.

A Lua num mapa noturno é o astro mais importante do mapa seguido do regente do Asc. Num mapa diurno essa qualidade pertencem ao Sol, e ao regente do Asc igualmente e deve ser analisado com esmero.

Com isso esclarecido, vamos estudar alguns dos significados dos luminares em qualquer mapa:

Lua representa em qualquer mapa: prosperidade, fama, reputação, mundo instintivo, relacionamentos e saúde. Sol representa em qualquer mapa: reconhecimento, sucesso, prestigio, certezas, conhecimento e vitalidade.

Caso numa natividade um dos luminares ou ambos estejam ruins e não sejam eles promissores, olhar para o regente do Ascendente, o regente do MC e o regente da casa 11 e os planetas ali colocados. Eles serão substitutos a toda a promessa de ambos, mas saibam que serão substitutos bem abaixo da média. Luminares nos ângulos estão em evidência e por isso se tornam mais fortes e "claros" num mapa, chegando mesmo a se tornarem bem poderosos, até me arriscaria a dizer que são mais notáveis que qualquer outro planeta num mapa num ângulo.

É bom que num mapa Vênus e Mercúrio estejam no sect noturno ou com a Lua. Assim como é bom que Júpiter e Saturno estejam com o Sol. No caso de Marte, há de minha parte o entendimento que; se Marte tem jubilo no sect noturno junto com a Lua (casa 6), ele deve permanecer forte onde ela está, mesmo que ele seja um planeta superior. Mas isso é bem relativo e a priori, Marte se dá bem no sect diurno.

Por último e não menos importante: qualquer planeta na casa do Sol (leão) se torna notável e num mapa pode fazer as vezes do Sol, se este mesmo está fraco. No tema da Lua o mesmo não acontece, mas todo planeta em seu domicilio se torna mais elástico, como se estivesse "sem pressão", e por isso se torna oscilante para gerar seus temas de vida na carta.



sexta-feira, 21 de julho de 2023

Sanguíneos.

Temperamento sanguíneo. 

Formado pelas qualidades QUENTE E ÚMIDA, o sangue é o Temperamento mais tietado de toda a tradição, sendo visto como amável, belo e harmônico pois imita a natureza de Júpiter. Mas quem conhece sabe a pérola que tem nas mãos! São voláteis, inseguros, desorganizados, exibicionistas, desinteressados, flexíveis demais e movidos por seus próprios impulsos. Embora muito dedicados aos seus e leais, não são sérios ou sóbrios. Necessitam de novidades e liberdades, mas confundem facilmente sua liberdade com a libertinagem. Podem se tornar vulgares e altamente conectados às futilidades e ao materialismo, quando sentem-se desmerecidos ou desconectados dos demais de alguma forma. Gostam de atenção, mas não como os coléricos que disputam pelo poder, não, os sanguíneos acreditam que merecem tal atenção e por isso fazem de tudo para tê-la. Por outro lado são animados, agitados, espontâneos e alcançam a fama e a visibilidade com certa facilidade. Gostam de vida boa, curtição e intensidade. Fogem de todo tipo de esforço, empenho ou extrema dedicação. Para eles a vida tem que ser fácil e suave, por isso tendem a superficialidade e as fugas, se viciando em tudo que lhes traga algum furor ou que lhes descarreguem de qualquer bagagem pesada demais. 

Por adorarem novidades, estão sempre estudando, viajando e mudando seu estilo e personalidade. São antenados e conectados em tudo que é novo, futurista e tecno,ótico. Se dão bem com as atividades manuais e mentais que não sejam mecânicas nem caretas. Se dão bem em ambientes movimentados e com várias pessoas, sendo ótimos coordenadores, gerentes e projetistas. Precisam de fluidez em sua vida, por isso vão longe e conhecem toda sorte de pessoas com as quais criam elos e também muita confusão. Preferem as pessoas antagônicas a eles mesmo, pois o contraste lhes fascina, mas também ensina. 

Seus corpos são esbeltos e eles são muito altos. Encorpados, flexíveis, pouco atléticas, mas delineados em sua forma. Se envenenam e contaminam com facilidade e devem tomar cuidado com a circulação sanguínea e aérea. Os dentes podem ser tortos e os dedos longos e o corpo não tem muito pelo ou gordura, mas de certa forma a umidade em seus corpos fazem deles pessoas sanfonas que engordam e emagrecem com facilidade. 

Quando se comunicam gesticulam muito com as mãos e fazem caras e bocas. Se dão muito bem falando em público e por isso são ótimos professores, palestrantes e artistas. São impulsivos, mimados, dengosos, desavergonhados, presunçosos, falastrões e altamente conectados a seus corpos e a própria imagem. Não são crédulos, sendo bem variáveis em suas crenças ou dogmas, que para eles quase não existem, por isto são influenciados por qualquer mestre ou guardião em posição de poder, pois se atraem por aqueles que emanam força, por isso só se casam com aqueles que os impressionam. Nada menos que isso. São os típicos perfeitos que se dão bem com toda a sorte de gente, mas no fundo não estão realmente conectados a ninguém.

Emocionante falando são bem demonstrativos e envolvidos em suas relações e exigem reciprocidade, mas raramente se zangam ou morrem de ódio, e desta forma são os famosos explosivos que fazem mais barulho do que estragos. Porém são excelentes conselheiros porque sempre procuram o lado bom das coisas que infelizmente pode se transformar em frivolidade e positividade tóxica. São barulhentos, desmedidos e intrometidos. Falsos,fofoqueiros, criadores de caos, irresponsáveis, exímios mentirosos e sedutores são algumas das piores faces dos sanguíneos, que têm o poder de contagiar todos à sua volta com seu mundo interno. Não escondem nada de ninguém e sua transparência pode ser confundida com honestidade, mas na verdade é a boa e velha falta de noção de um sanguíneo. Por outro lado, são pessoas exuberantes e divertidas! Sempre prontos para fazer o melhor por todos, pois o vazio existencial que sentem é tão grande, que dão-se aos demais com extrema facilidade. Mas este vazio é mascarado em curiosidade e entusiasmo. Não são reflexivos ou profundos, sendo bem simples e acessíveis e detestam complexidades ou formalidades, e por isso deixam as coisas mais transparentes possíveis e essa é sua maior qualidade e debilidade.

O único planeta unanimemente sanguíneo é Júpiter, mas para algumas correntes astrológicas a Vênus matutina será sanguínea. Os signos sanguíneos são ♊️♎️♒️. A fase lunar sanguínea é a nova e a estação solar deste temperamento é a primavera. O início da manhã e da noite são seus momentos de destaque, principalmente quando o céu está tingido de rosa e amarelo. Saturno se tempera na qualidade sanguínea, assim como Mercúrio e por isso ambos se dão bem por aqui. Suas cores são todas suaves, mescladas e novas. As comidas que lhes fazem bem são as frugais e macias, mas devem evitar açúcar, café e gorduras. Se dão bem com qualquer um, mas os fleumáticos são os que mais combinam com eles, mas o excesso de umidade dissolve essa relação. Os coléricos os energizam, já os melancólicos os aborrecem por contê-los. 

Os personagens sanguíneos são: Flash, Florzinha, Harry Potter, Luke, Dorian Harvillian, Magnus Bane, Chapeleiro, Jack Sparrow, Fera e Percy Jackson. 



Comportamento dos planetas.

 Quais os indicativos de humor e da expressividade em um mapa? 

Saturno indica um humor ácido e azedo. Hoje entendemos como os sarcásticos que possuem uma fala incisiva e pouco flexível, mas também um tanto retraídos que se cansam de falar com os outros com facilidade e se entristecem na mesma medida. 

Júpiter indica bom humor, mas com certo moralismo e hipocrisia. São pessoas de pensamentos profundos demais e um tanto inflamados que gostam do mundo a seu proveito e não contra ele. Tendem ao piadismo extremo ou ao puro ceticismo. 

Marte indica um humor instável e volátil, mesmo quando está digno. Os nativos com humor Marcial se endurecem com facilidade e estão sempre na defensiva com medo de qualquer crítica ou coisa que sai do seu ponto de vista de aceitável. 

O Sol do contrário indica bom humor e uma maior leveza e alegria sim, mas são pessoas mais austereas que não curtem qualquer tipo de coisa como brincadeirinhas ou um excesso de bobagens. São impacientes com os lentos.  

Vênus é a senhora dos bons hábitos, porém pode passar do limite e se tornar jocosa, muito piegas, amável demais ou ainda uma desbocada sem noção que não sabe o limite do ético e do duvidoso. 

Mercúrio também indica bom humor, principalmente se está com a Vênus. Maior leveza e comunicabilidade e também se vai com qualquer um, exceto se Mercurio está em Aquário, Capricórnio ou Virgem, aí se torna um chato moralista! (Corrigindo a Exaltação e Mercurio nas casas de Saturno ou Saturno nas casas de Mercúrio). 

A Lua tende a um humor mais ou tão sensível quanto Marte, e pode até gostar de um buchicho e de uma fofoca ou de falar mal dos outros como o Saturno, mas de certa forma a Lua quando mal significada indica um humor negro e melancólico. Quando bem dignificado indica extrema amabilidade e eloquência. 

Quando um destes planetas estiver na casa um ou em aspecto simultâneo a Mercúrio e a Lua e ao regente do Ascendente, indicará o comportamento do nativo e sua forma de interagir com os demais.



Histórias e Mitos da Astrologia.

 Símbolos planetários. 

Sempre me impressionei com a grafia dos astros e ficava me perguntando de onde elas vieram. Na Astrologia podemos mapear o surgimento de um símbolo para os planetas em suas raízes gregas, pois de início o nome dos planetas era escrito nos mapas tal como eram ou em suas abreviações. O símbolo de Jupiter nasceu da letra Dzeta- Z, já que na Grécia seu nome era Zeus. A Vênus surgiu da letra Phi - Φ, pois Phosphoros é um de seus nomes gregos e significa luminoso. O símbolo de Saturno surge da letra K de seu nome grego Kronos. O símbolo de Mercúrio faz referência ao caduceu de Hermes e Marte representa a lança e o escudo de Ares. Apenas a Lua que sempre foi de certa maneira instintiva quanto a sua forma que precede a própria Astrologia igualmente o Sol. 

Ao longo do tempo os símbolos dos planetas foram atualizados e redesenhados e uma das razões deste feito, deve-se a alquimia, que delineou os planetas de acordo com sua natureza e sua relação com o cosmos e a manifestação de sua força na matéria principalmente na forma dos metais "precisos" a alquimia. Vênus é o Cobre. Lua é prata. Mercúrio é Mercúrio, Ferro é Marte, Estanho é Júpiter, Chumbo é Saturno e o Sol é Ouro. Por muito tempo alquimia, Astrologia e magia andaram lado a lado, e desta comunhão muito conhecimento foi trocado e absorvido de um lado para o outro e nisto, nós na Astrologia herdamos muitas coisas que até hoje utilizamos. Uma destas coisas é sem dúvida alguma, a grafia Zodiacal. Há uma série de explicações sobre a formação destes símbolos que pertencem a Alquimia e com a Astrologia nada compartilham no que toca a formação destes símbolos que não a usabilidade gráfica que estes dão para nós astrólogos. 

Já os símbolos dos signos, nasceram lá com as mitologias das constelações milhares de anos atrás, e sua formatação ganhou contornos e aprimoramento com o tempo até chegar ao que possuímos hoje. Para isso há uma linha do tempo muito bacana que conta esta história para nós. É um estudo para curiosos que, como eu, adoram tudo que é astrológico! 

Acompanhe abaixo: 

Imagens do livro Tratado das Esferas.






Histórias e Mitos da Astrologia.

 Deusa Isthar e a criação do zodíaco. 

A primeira deusa do amor e da guerra é pra lá de controversa e cheia de mistérios. Ate mesmo o grande herói Gilgamesh se encontrou com a deusa e ela faz parte da maioria dos mitos assírios, babilônios e mesopotâmicos, sendo associada a Deusa Matter de muitas culturas, inclusive a própria cultura judaica teria esbarrado com uma versão da Deusa em que ela teria sido a deusa responsável pela criação do mundo junto ao Deus dos judeus, mas foi submetida por sua cara metade e perdeu seus poderes de deusa e foi rebaixada a um mero ser que coabitou o corpo de Lilith e lhe deu a cobra usada por ela para enganar Eva. Mas não é apenas na cultura judaica que Isthar apronta a suas, ela é uma deusa impulsiva, radical e voluptuosa. O arquétipo feminino instável acompanha toda a trajetória da deusa, que posteriormente foi substituída por várias outras "personas" suas mais "doces" como Cloé, Isis ou Freya. Afinal, mesmo essas mulheres no pior de suas facetas superam o terror que está deusa pode causar. Não é atoa que existem várias versões sobre a criação do zodíaco e sua associação a deusa mesopotâmica Isthar. 

Uma das versões da criação do zodíaco mesopotâmicos que nós herdamos de lá para cá traduz em si a origem desta palavra, que quer dizer círculo de animais. Isthar teria dado origem aos 12 signos do zodíaco, e quando se entediou deles, ela soltou estes animais pelo céu noturno dando origem ao círculo Zodiacal. Em outra lenda dizem que a deusa deu origem a 12 filhos semideuses e meio animais que não poderiam habitar entre os deuses que não aceitavam suas características animalescas e por isso foram expulsos da morada dos deuses e soltos no céu. Mas a lenda mais aceita e difundida sobre a origem do zodíaco e sua relação com Isthar no meio mágico, diz respeito a sua tão famosa descida ao reino inferior, quando a deusa foi visitar sua irmã, Ereshkigal, que teria matado-a e dependurado seu corpo numa estaca e depois seguiria viagem com o corpo mutilado de sua irmã preso a sua carruagem e de sua cintura teria caído seu Cinturão mágico que ao tocar a matéria sutil entre os mundos, gerou as constelações e o Zodíaco. Em outras versões a deusa teria corrido entre os mundos despindo se em uma de suas loucas aventuras (Isthar é a mãe e o equivalente de um Zeus feminino) e teria deixado cair seu cinturão, que novamente ao entrar em contato com a matéria sutil entre os mundos teria criado o Zodíaco e as constelações e a deusa nunca voltou para buscá-lo ou se esqueceu dele. Já em outros mitos durante a criação do mundo quando chegou a sua vez de contribuir com a criação de algo, Isthar teria jogado seu cinturão de onde estava para o vazio e com isto teria gerado as constelações e o Zodíaco e este foi seu presente mais valioso dado aos humanos. Gosto mais desta versão. 

Mas é um fato que, o Zodíaco para os mesopotâmicos está intrinsecamente relacionado a sua Deusa Matter e mais conhecida senhora dos céus do mundo antigo e de certa maneira explica a adoração e reverência que todo o povo que teve contato com a cultura mesopotâmica e suas derivações, aprenderam não só as técnicas Astrológicas, mas também reverenciavam e amavam os céus como um presente dos deuses, ou melhor da Deusa. Só isto pode explicar o porquê várias outras civilizações mais tarde como os graecus, fizeram de tudo para inserir seus deuses na leitura Zodiacal para dar validade e uniformidade a essa nobre e riquíssima tradição. Ninguém pode duvidar dos deuses como se pode duvidar dos homens. 

Imagens da Deusa e de seu símbolo mágico. 

Aliás, uma das grandes reverências que o mundo ocidental tem para com os leões foi herdado da relação entre a deusa e os leões, um de seus animais mais sagrados.

Não se esqueçam de curtir minha página no Facebook Cinturão da Deusa em homenagem a Deusa Isthar.




quinta-feira, 20 de julho de 2023

Parte da Fortuna.

 A Parte da Fortuna funciona como um segundo ascendente dentro do mapa natal, e através dela podemos encontrar respostas para temas específicos e refinados dentro da carta natal. Podemos também realizar previsões através da Liberação Zodiacal da Parte da Fortuna que dirigimos para encontrar objetivos matérias, profissionais e sociais e temas da saúde e da vitalidade natal. 

Marcus Manilius elegia o mapa da fortuna, em sua obra Astronomica ele trabalha o tema, de onde tomava a casa da fortuna como o ascendente e as demais casas a partir disto tinham os seguintes significados descritos na imagem em anexo, que hoje podem ser contextualizados para temas de vida como confrontos, relações como governo, capacidade de convencimento, educação e fama. 

Vettius Valens analisava a fortuna como se analisa o mapa natal e dava destaque ao 11° signo a contar da fortuna como o local do Bomdaimon da fortuna, que indicará a sorte do nativo, de onde o nativo tira o seu melhor. 

A Fortuna também pode ser usada como o Hyleg de um mapa, tomando este local como o ponto da vitalidade natal. Enfim, são muitos os locais e usos da fortuna, por isso não menosprezam a Parte da Fortuna. Aliás, não chamem de roda aquilo que é uma parte ou lote da sua vida. Roda da Fortuna está e deve permanecer no Tarô.



sábado, 15 de julho de 2023

Coléricos.

Formado pelas qualidades primitivas QUENTE+SECA, o entusiasmo lhe vem com facilidade pela via do calor, mas logo seu entusiasmo se esvai como o que é seco. Não é demonstrativo quanto a seus sentimentos mais profundos, tudo fica bem na superfície de seu humor. Não é delicado, paciente ou extremamente dedicado. Pode na verdade ser grosseiro, insolente e competitivo. Não segue regras e também não sabe delegar tarefas, afinal, só deseja reconhecimento para sim. São egoísta, mas também são incompreendidos e preferem fazer as coisas por conta própria ao invés de pedir ajuda ou dar o braço a torcer, pois são muito orgulhosos. Prestativos, mas também interesseiros. Carentes, mas rudes na troca. Incansáveis, mas são facilmente frustrados por qualquer que seja o impedimento. Apresados, descontrolados, porém animados e francos. 

Seus corpos são mais robustos e sem muitos pelos, salvo se Saturno ou a Lua se posicionarem nos ângulos. Não acumulam gordura, mas não se mantém esqueléticos. São pessoas corpulentas ou grandes, que gesticulam muito quando se expressam e não sabem ficar parados! Tem alguma tristeza no olhar, mas sempre desfaçam o que sentem. Tem as penas grossas, lábios proeminentes e sombrancelhas marcadas. Não adulam ninguém, mas gostam de ser paparicados. Todas as doenças inflamatórias lhes vem vom facilidade e a cabeça e os olhos são seus pontos sensíveis no corpo, bem como as pernas e a qualidade do sangue, que pode ser fraco (anemia). Podem ser glutões e ansioso, já que o fogo quer sempre ser alimentado. Precisam fazer alguma coisa, nem que seja conversar sozinho! Falam rápido e são autodidatas por natureza. 

Na infância precisam ser estimulados pelos pais ou por figuras de autoridade, do contrário desanimam e desandam a fazer besteiras. Precisam de seu próprio espaço pessoal, mas desde que isso seja algo conquistado e não cedido. Não lidam bem com críticas, pois reagem a elas com provocações, deboche e rebeldia. Raramente namoram muito cedo ou se casam cedo. São difíceis demais quando jovens, mas seu fogo vai se apagando com o tempo. Preferem estar no comando, seja no sexo, seja no trabalho, seja o de for, porém qualquer pressão a mais põem sua cabeça a mil! Tem medo da crítica e do fracasso, por isso constroem personalidades fortes e marcantes para não serem questionados! 

Estão melhor sozinhos, muito embora não sejam solitários. A multidão os procuram e os colericos amam serem melhores o centro das atenções! Mas na primeira oportunidade que tem arrumam briga ou iniciam algum tumulto. São instáveis, porém de alguma forma são firmes no que lhes diz respeito a sua imagem e reputação. Podem ser difíceis e muito exigentes, mas serão sempre leais e de bom humor, perdoando mais facilmente do que guardando rancor ou mágoa. Se deixam levar por seus sentimentos e paixões, e isso os deixam cegos e surdos a razão. 

São justiceiros, entusiastas, discursitas, aventureiros, bom de coração, ingênuos e joviais, sempre fazendo piadas. Mesmo que facilmente provocados. Estão sempre prontos e vão em auxílio de seu próximo sempre que precisam, mas esperam tudo que dão em dobro e melhor. 

Os planetas colericos são Marte e o Sol e todos os signos do fogo, ♈♌♐ também são colericos. Sua fase solar é o verão e sua fase lunar é a Lua Crescente. Colericos se dão melhor de dia e com os planetas quentes como o Sol, Marte e Jupter. Saturno e Mercurio lhes fazem mal. Todas as cores solares e alvas são boas para eles e as comidas temperadas entre o agridoce e o muito doce. Os temperamentos que lhe complementam são o Fleumáticos e Sanguíneos pela variedade de qualidades primitivas, muito embora este temperamento se de melhor por conta própria ou com um semelhante. Melancólicos os estabilizam, mas os torna ainda mais secos. 

Personagens fictícios que são típicamente Colericos: Aelyn de Trono de Vidro, Cassian de Acortar, Rony Weasley de Harry Potter, Anakin Skywalker de Star Wars, Madinbu de Dragon Ball Z, Aerys II Targaryen e Robert Baratheon de Games of Thrones, Thalia Grace de Percy Jackson, Eliot Slabler de Law e Order, Wolverine, Vampira, Wanda e Thor da Marvel e na DC temos o Coringa. Borumir e Feanor são dois colericos do mundo Tolkien. 

São tantos que numa postagem não cabem. Comentem aí personagens fictícios e até personalidades que são colericas na analise de vocês. Para mim a Britney Spears e o Nikolas Cage são colericos! Dois doidos.




Melancólicos

De natureza primitiva Fria e Seca, este temperamento da forma as coisas e as contém em um escopo. Assim são os de temperamento melancólico, são contidos, firmes, determinados, nada entusiastas, apenas céticos e práticos, que adoram um formalismo e uma burocracia que esteja dentro de seus contornos. Lidam com o mundo de maneira utilitária e não utilitária. O que é bom para mim e o que não é bom para mim. Esperam sempre uma boa oportunidade para se fazerem notáveis, valiosos e únicos, mas raramente querem arriscar, por isso o tempo e a paciência, assim como o método são seus grandes aliados! Não perdem a cabeça por nada e nem perdem o sono por ninguém, por isso são vazios, cinzentos, amargos, frios e apáticos. Não se movimentam mais do que o necessário e por isso são ótimos observadores e exímios analistas. Nada passa desapercebido de seu senso crítico e estético, o que os tornam velozes na crítica e inflexíveis no perdão. Por sua natureza intransigente, estão mais presos ao passado e pouco visualiza. o futuro que não podem controlar ou conquistar, o que lhes torna altamente pessimistas e cabisbaixos, que não esperam mais do que o esperado ou o possível e se contentam com pouco e por isso também oferecem migalhas aqueles à sua volta, que serão poucos. 

Solitários, ranzinzas, rancorosos, mas um porto seguro aqueles que lhes sabem conquistar, afinal como uma rocha sólida, possuem contornos que são facilmente tangíveis aos que se aproximam demais, por isso não deixam que qualquer um se aproxime! Gostam de pouco ou nenhum contato, sobretudo o íntimo. São mestres em se esconder nas sombras e por isso são pálidos e de tez acinzentada com pouco cabelo e pouca gordura em seus corpos, mas o que acumulam tende a ser bem visível! 

Não há temperamento melhor para o trabalho e a produtividade. Se empenham como ninguém e não porque querem vencer algo, mas simplesmente porque querem as coisas bem feitas e recompensas para lhes deixarem seguros, pois a segurança é o carro chefe do melancólico. Quanto mais seguro, melhor, mesmo que para isso tenha que sacrificar os demais. Mas não agem claramente declarando seus planos, não, eles são cínicos e acreditam não precisar de ninguém ou que são melhores que todos, e a soberba é seu pecado mais falta do lado da avareza e da ganância. Não se vitimizam com facilidade, preferem se fechar no seu mundo interno, e pouco ou nunca gostam de sair de sua zona de conforto. Odeiam ser confrontados e por isso se escondem. Deixam as coisas se acumularem, principalmente as ruins, pois como não se deixam levar por suas sensações e emoções, o que resta são os sentimentos e as reflexões. Aliás, são bastante ponderados, sóbrios, reflexivos e bons ouvintes. Mas são duros em seus julgamentos e crenças, não mudando com facilidade qualquer conceito, lealdade ou ação. Tudo com eles demora e é no seu ritmo. Não são bons compartilhando, mas são bons consertando, sondando e aprimorando coisas ou pessoas. 

Nunca apresse um melancólico se não quiser ouvir um sermão ou uma pá de grosseria. São sossegados e devagar quase parando, mas são pontuais e factíveis. Mas se corrompem com facilidade nos prazeres mundanos e terrenos e por saberem disto, gostam de guardar segredos e viver uma vida oculta longe dos holofotes ou da dura verdade sobre o que são: cascas e pessoas vazias, mesmo que muito profundas e intensamente complexas. Muito embora coisas lineares e planas sejam suas amigas, sua mania de se aprofundar em tudo, levá-los para locais inimagináveis e com o que descobrem se tornam melhores em suas tarefas e habilidosos instrutores e mestres daqueles que não sabem de nada ou que sabem de muito pouco. Mas no primeiro sinal de que estão sendo passados para trás ou que estão sendo superados, sua fúria e maldade aparecem com tudo, e nada se salva do estrago que podem fazer quando afrontados ou enganados! O mesmo é visto quando experimentam o novo e baixam a guarda! São pegos de surpresa no "admirável mundo das pessoas que não são melancólicas", e isso os apavora! Se fecham ou surtam quando não estão mais no controle, ou quando são expostos de alguma forma no seu íntimo. O descontrole, a perda a o imprevisível que é típico ao seco de seu temperamento porque é quebradiço fala mais alto, e tudo que vem depois disto se torna mágoa, passado ou medo. Por isso estão sempre se refazendo ou se reconstruindo no longo processo existencial que é a vida, que para um melancólico pode pesar. São os senhores e criadores das crises existenciais, da morbidez, do humor ácido e da depressão. Mas ninguém de fora saberá notar o que vem de dentro, a não ser que o conheça bem ou que se arrisque em perguntar, pois o melancólicos estos sempre procurando alguém para ouvir-lhes, tocar e amar, mas são pouco disponíveis para retribuir na mesma intensidade ou no tempo do outro aquilo que recebem. Mais uma vez sua lentidão vai contra eles e sua solitude também. 

Dessa forma tenta compensar as pessoas do entorno com bens materiais ou com qualquer coisa que a pessoa queira, desde que não seja ele mesmo, pois são muito indisponíveis para o amor, e desde que não seja muito caro. Do contrário, darão tudo de si, e um pouco mais de paz, reconhecimento e constância. 

Os planetas melancólicos são Saturno e Mercúrio, enquanto os signos de mesmo temperamento são todos os da Terra: ♉♍♑. A fase lunar melancólica é a Lua Cheia e a estação Solar Outonal corresponde a este temperamento. Os melancólicos se dão melhor à tarde e o único planeta que os favorece é Júpiter que possui a sua natureza temperada entre o quente e úmido. Suas cores são as sóbrias e cinzentas que lembram o inverno e a noite. As comidas úmidas são boas para eles, mas os doces são ainda melhores para melhorar seu azedume. Se dão bem com os Sanguíneos que os movimentam e os fleumáticos que os umedecem enquanto eles estabilizam. Já os coléricos disputam com eles e não tem paciência com sua lentidão. 

Personagens melancólicos: Batman, Lula Molusco (risos), Zangado, Docinho, Yoda, Bilbo Bolseiro, Thorin Escudo de Carvalho, Rowan Whitethrone, Stannis Baratheon, Jon Snow, Tywin Lannister, Thanos, Snape e Sherek.



Fleumáticos.

 Temperamento Fleumático. 


Formado pelas qualidades primitivas FRIA+ÚMIDA este é o temperamento mais brando na ação ativa, porém é o mais descontrolado internamente. Emocional, retraído, cauteloso, manhoso, circunspectos, de voz mansa, carinhosos, intimistas e dedicados. Amam, se entregam, se deixam levar, se envolvem e não sabem quando parar! Voláteis, uma hora sentido tudo noutra sentindo mais ainda! Não se contém e detestam serem contidos. Pirracentos e um tanto infantis, preferindo ver o defeito alheio a concertar os seus próprios. São apegados ao passado e nunca esquecem um ressentimento, podendo se tornar vingativos e imprudentes. 

Em seus corpos acumulam facilmente gordura, principalmente na região da barriga e das coxas. Tem a pele opaca, amarelada ou pálida. Com olhos melancólicos e lábios proeminentes. De pouca altura e força física. Aparentam menos idade do que tem e sua pele pode ser bem manchada ou sardenta. 

Possuem um mundo interno vasto e bem imaginativo e podem muito bem viver mais em sua mente que no mundo externo. Buscam segurança emocional acima de tudo, e por isso vivem em função de suas emoções, deixando de lado suas conquistas e realizações pessoais para segundo plano. Priorizam a família e os seus, e se sacrificam por eles, mas também exigem muito de todos à sua volta e nunca estão saciados com o que tem! Sempre querem mais e mais e quando não tem isso, se tornam iracundos, descontrolados e incontroláveis. Caóticos, covardes, teimosos, mimados, manipuladores e maleficentes, são uma das piores características de um fleumático descontrolado! Porque do contrário, são amorosos, profundos, disponíveis, alegres, delicados e amorosos. Como vêem o mundo sentimentalmente, quando estão bem emocionante são o centro do amor, quando estão maus afetivamente, são um terror. 


Pouco precisos, decididos e odeiam os holofotes, vivendo melhor nos bastidores ou na coordenação das coisas e planos. São ótimos conselheiros e amigos, mesmo que deveras clichês. Mudam constantemente de ideais, pois precisam de apoio e suporte para fazer tudo! Temem a solidão de tal forma, que querem todos próximos a eles. São invasivos demais e por isso são mal quistos e mal interpretados constantemente. Cheio de camadas, personalidades, e vontades. Não lidam bem com situações de pressão, mas pressionam demais os outros! Não sabem ceder e estão sempre se justificando e procurando um culpado! Vivem de espelhamento e projeções quando não sabem se conter ou olhar para dentro de si mesmo. Precisam constantemente de concelhos ou direcionamentos, e são ótimos alunos por sua absorção de tudo! Possuem uma ótima intuição, mas como lhes falta a confiança, metem os pés pelas mãos com facilidade, já que não param para pensar e a reflexão os deixam apreensivos, por isso são meio agitados e variáveis, podendo se tornar oportunistas. Por outro lado, são ótimos manipuladores da realidade à sua volta, para bem ou para mal. Mas também são apáticos e desatentos. 

Podem ser silenciosos e deprimidos, que facilmente se desconectam de tudo e de todos, mas vivem para se vitimizar. Gostam de entender tudo! Por isso são ávidos questionadores com uma memória  e senso estético incríveis. Quando querem, são galantes, falantes e expressivos, mas precisam se sentir à vontade e bem recebidos, porque do contrário se fecham e negam-se a se posicionar, a não ser que seja por ciúmes, cólera ou vantagens pessoais. Gostam e são muito místicos com grande predisposição a cura e a ritualística. 

Os planetas melancólicos são a Lua e o Vênus. Já os signos fleumáticos são ♋♏♓. A fase lunar da fleuma é minguante e a estação Solar Invernal também é fria e úmida. A noite lhes cai como uma luva. Os planetas que lhes fazem bem são a Vênus por sua natureza e Marte, que equilibra seu calor nas frias águas. Suas cores são as frias, principalmente todos os tons de azul. As comidas quentes, secas e bem temperadas lhes fazem bem, mas devem tomar cuidado com os vícios de toda a sorte, pois como a água se deixam levar com facilidade. Se dão melhor com os coléricos que os agitam e impulsionam e os melancólicos, que os estabilizam. Mas com os sanguíneos se tornam displicentes. 

Personagens fictícios fleumáticos são: Sininho, Dengoso, Dobby, Chewbacca, Alerquina, Smeagol, Clare Fairchild, Lilo, Bob Esponja, Jean Gray e Sansa Stark. 




Almugeas.

 Almugea ou Face própria.

Essa é uma é uma dignidade “acidental” que possui relevância para a analise natal quando se trata da investigação do luminar da seita e de quanto poder este luminar tem sobre os demais astros dentro da carta natal e a quem e de que forma ele está influenciando os demais astros, uma vez que o Luminar da seita é o astro responsável pelas ambições pessoais, espirituais e mentais do nativo, vez que, Sol e Lua alimentam o mapa. A Almugea tem relação com a posição dos demais astros na carta natal em relação ao Sol ou à Lua na leitura dos domicílios e as regências planetárias. Essa condição descreveria a mesma ordem dos planetas de acordo com o esquema das regências naturais do zodíaco que fundamentam o formato de distribuição dos domicílios, e assim, uma carta natal onde este esquema é “representado” independentemente se em condições naturais as do zodíacos, dizemos que os planetas estão em sua própria face, ou seja em Almugea que significa em termos literais “idêntico”. Planetas nesta condição estão fortalecidos, pois estão respeitando a ordem natural das coisas e ele não precisa estar em domicílio ou em qualquer dignidade essencial para se classificar assim. Basta que esteja na posição ideal.

Para um planeta estar em Almugea ao Sol o planeta deve estar nos signos seguintes ao Sol seguindo a ordem dos zodíaco tendo em vista a velocidade dos astros. Assim, para Mercúrio estar em Almugea com o Sol ele deve estar no signo seguinte ao Sol ou no signo anterior a Lua para ser o Almugea da Lua. Vênus precisa se posicionar em dois signos após o Sol ou dois signos anteriores à Lua para se classificar como Almugea. Aqui vale ressaltar um tópico, o Almugea de um luminar tem mais relevância quando sabemos quem é o luminar da seita, assim o almugea do Sol só é relevante num mapa diurno e o almugea da Lua só é relevante num mapa noturno. Agora dando continuidade ao estudo, Marte em três signos posteriores ao Sol ou anteriores à Lua, está na condição desejada para o tema do qual tratamos e se Júpiter está a 4 signos posteriores ao Sol ou anteriores à Lua diremos que ele se classifica. Já Saturno precisa estar em 5 signos anteriores à Lua ou posteriores ao Sol para ser o Almugea de um mapa.

Um bom exemplo de Almugea é o mapa de Agatha Christie apresentado abaixo. Em meu mapa natal tenho Mercúrio em Almugea ao meu Sol que se encontra no signo de Peixes e Mercúrio que se encontra no signo de Áries. Um adendo: Almugea não é o mesmo que estar em sua própria face, pois a Face ou Decanato é uma outra ferramenta de força e cálculo que faz parte das 5 dignidades planetárias.

Gostaram deste estudo? Comenta ai se tem algum planeta em Almugea no seu mapa! Se não souber olhar, posta aqui que eu analiso para você!



domingo, 9 de julho de 2023

Constelação de Aquário.

 Constelação de Aquário. 

Aquário é um signo masculino, fixo e invernal. É também o domicílio de Saturno e não exalta ninguém, mas dá Triplicidade a Mercúrio e Júpiter. Sua natureza é Quente e Úmida sendo um dos 3 signos do ar. É o Exílio do Sol. Faz parte dos signos de ascensão curta no hemisfério norte. As estrelas fixas da constelação de Aquário atualmente são: Altair, Albireo, Armus,Bos, Nashira,Castra, Deneb Algedi, Giedi e Sadalsuud. 

Esta é uma das constelações mais antigas da antiguidade, sendo mais amplamente cultuada entre os babilônicos e os egípcios e está profundamente conectada à fertilidade, benesses e ao descontrole. 

Na Babilônia indicava o caminho do deus Ea durante o desgelo que precede a primavera, uma vez que o próprio Deus era representado na forma de um jarro que se derrama pelo solo no fim do inverno. Na Mesopotâmia antiga Aquário estava associada ao deus Enqui, o governante das águas doces que fertilizavam o solo para as plantações futuras. No Egito Antigo o caminho do Sol ao longo do zodíaco era datado e determinado e quando o Sol tocava Aquário as cheias do Nilo desaguavam sobre o solo, mas não só isto, o próprio Nilo seria representado por esta constelação e também ao Deus Hapi, o senhor do Nilo. Um fato curioso sobre Aquário e o Egito Antigo diz respeito ao local da nascente do Nilo que nasce no Sul da região de Mênfis, assim como Aquário que aparece na região do Hemisfério Sul do Céu.

A destruição era um dos efeitos das cheias e do fim do inverno com o desgelo das águas que se detinham na forma de gelo. Desta forma Aquário também se associava a todo tipo de descontrole e irracionalidade, inclusive na Grécia antiga o mito de Ganimedes exemplifica exatamente este descontrole típico ao arquétipo aquariano que precede a antiguidade. Neste mito, Zeus sequestrou o jovem herdeiro do reino da Dardânia e o transformou no seu copeiro real após se apaixonar por ele e a constelação de Aquário seria a representação deste amor homossexual, que aliás corrobora para a atual associação de Aquário e a homossexualidade. 

Algo curioso sobre Aquário, é que após as cheias os homens voltavam a criar, já que o pior havia passado e por isto a inventividade também é um traço aquariano. Assim como os excessos, pois água demais também lava o solo do que há de bom nele e o encharca.



sexta-feira, 7 de julho de 2023

A constelação de Libra.

 A constelação de Libra, o surgimento. 


Libra é um signo masculino, cardinal e outonal. Domicílio da Vênus e Exaltação de Saturno e também faz parte da triplicidade do Ar de natureza Quente e Úmida. É a queda do Sol e o Exílio de Marte e faz parte dos signos de ascensão longa, que ficam de duas a três horas ascendendo a leste. As Estrelas Fixas da constelação libriana atualmente são: Vindemiatrix, Algorab, Spica, Arcturus, Zaniah, Diadema, Porrima caphir, Gienah Gamma Corvi, Merga, Seginus, Mufrid e Forame. 


Essa constelação é um das mais “recentes” para o ocidente, sendo destacada pelos romanos como um parte da constelação de Escorpião, mais precisamente suas pinças e depois separada dele por essa tradição. Mas na Babilônia antiga, esta constelação era bem famosa e conhecida, tendo sido mencionada principalmente nas mansões lunares como um local de grande importância para as colheitas e medição do tempo.Também foi na Babilônia que a origem do nome Libra surge através da tradução de seu nome babilonico “Tashritu”, que em latim pode ser traduzida como Libra. No antigo Egito a Lua Cheia de Libra marcava a última colheita fértil do ano e o que viesse depois era excedente ou sorte e desde então a Lua Nova neste signo funcionava como um termômetro social para a fartura ou a mingua dependendo do quadrante do céu e das condições planetárias do dia em que ocorria tal evento celestes.Ainda no Egito Antigo, a Balança representava a pesagem do coração de um homem no pós morte e também representava a passagem da vida para a morte, e de certo modo indicava a “morte” simbólica do Sol com o início do outono, onde o Sol ingressa em sua Queda e segue para sua “morte final” no Inverno até renascer em Áries. Isto foi mais tarde absorvido pela tradição helenística. Os gregos não diferenciavam a Balança do Escorpião, mas na Mesopotâmia o simbolismo de Libra já era conhecido sendo principalmente associado aos equinócios, que determinam o equilíbrio da duração do dia e da noite. Na Grécia ,Zeus teria colocado esta constelação nos seus em homenagem a Themis a deus da Justiça. Mas isso só ocorreu após muita troca cultural entre os povos do oriente com os gregos que até então desconheciam esta constelação nos seus.  


São os babilônios os grandes responsáveis pelo conhecimento celeste e arquetípico que o signo de Libra tem para nós hoje em dia. Há citações desta constelação nas Tábuas de Mul-Apin, um grande “diário celeste” contendo informações astrológicas e datado de 1000 A.C. Lá Libra é conhecida como Ziba-ni-tum: “ as balanças”. Foi na Babilônia que o espaço filosófico e teórico a despeito de Saturno se Exaltar neste signo ganhou evidência em minha opinião, porque lá naqueles tempos Libra se associava ao juízo final dos vivos e dos mortos nas religiões babilônicas e desta forma, o Grande Maléfico e castrador da vida se alegraria na casa dos mortos ou daqueles que estão para partir. Mas Libra também indica a última boa sorte que podemos antes de rigoroso inverno, e por isso também é um lar para a boa Vênus, senhora da fortuna eventual, uma vez que a Vênus pode indicar a fortuna, mas nem sempre será abençoada como Júpiter.



sábado, 1 de julho de 2023

Daimon

 Entendendo o 'Daimon'


O conceito de daimon é polivalente e mutável em toda a cultura do Mediterrâneo. As culturas mesopotâmica e egípcia não se diferenciam necessariamente entre 'deus' e 'daimon' como entendido no Ocidente. Ambos contêm o equivalente do que muitas vezes é descrito pelos estudiosos como um gênio ou um demônio, dependendo em suas funções positivas ou negativas e força relativa em comparação com 'Deuses'. Mas muitas vezes não há distinção entre um “deus” e um “daimon”: ambos podem ser chamado pelo nome de ‘deus’. Assim, a equivalência com os parâmetros de um grego δαίμων não deve ser assumido; embora possa haver semelhanças nas funções, cada cultura tem suas próprias idiossincrasias para esses seres.


Mesmo na Grécia, o daimon não pode ser contido dentro de regras funcionais estritas construções. De Homero em diante, a multivalência do daimon levou a uma miríadeu ma série de traduções para explicá-lo no contexto: demônio, espírito, gênio, pessoal-dade, destino, poder, até destino. Definir o daimon sempre foi difícil,embora a conotação atual de "demônio" apenas como um espírito maligno tenha substituído o ouvido mais leves, menos rígidos. Em Homero, Elisabeth Brunius-Nilsson mostrou que, longe de ter uma conotação negativa automática, δαίμων pode ser considerado como ser uma força divina e ter um sentido neutro e ambivalente que pode, só pode ser entendido como bom ou mau no contexto. 


Os daimons de Hesíodo, as almas de mortais que partiram da Idade do Ouro e da Prata, eram puramente bons. Outros daimons eram malévolos. A cultura popular sempre levou em conta os espíritos locais, seja bons ou maus, e fez questão de propiciá-los; e espíritos (chamados daimons ou outros nomes) têm sido associados com doença, loucura e morte. De Platão duas ideias duradouras - primeiro, que daimons são mediadores entre deuses e humanos; e segundo, que todo mundo tem um daimon pessoal que os guia ao longo da vida - criou raízes e se espalhou pela cultura do Mediterrâneo do período helenístico à Antiguidade Tardia.


Esta breve descrição preliminar de ‘daimon’ serve para apresentar os vários modos de daimon em culturas mediterrâneas que serão explorados em sua relação com a astrologia neste trabalho. Surgirá um tratamento mais elaborado organicamente dentro de cada capítulo.


Este trecho do livro:O Daimon na Astrologia Helenística visa determinar o que e de onde o conceito de Daimon aparece nas culturas que se correlacionaram ao longo dos séculos e como isso se mescla a Astrologia e de que forma determinamos o funcionamento de um Daimon numa leitura natal. Temos as casas do bom e do mau daimon e temos a Parte do Daimon e o Daimon da natividade. Isto tudo se relaciona com uma necessidade histórica de compreender nossa vida por um viés mais elevado do que a mera existência terrena. Precisamos encontrar qual nosso destino e quem nos colocou nesta e de que forma essa vida será conduzida. Daí a necessidade de encontrarmos um Daimon, seja na religião, seja na filosofia seja na Astrologia e como tudo isso tudo sempre andou lado a lado desde a antiguidade, Astrologia, filosofia e religião, compreender o Daimon nos ajuda a compreender nossa própria vida e de que forma seguiremos com ela. 




quinta-feira, 29 de junho de 2023

Planetas o que são e o que fazem?

É NOVO POR AQUI? LEIA ESTE TÓPICO E APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A ASTROLOGIA. 

Como interpretar os planetas?

Pela visão da Astrologia Tradicional. 

Os planetas são a causa e os signos são a lei e a casa o efeito. Com isso quero dizer que dá-se grande atenção para os planetas e os signo em que estão e após isso dá-se atenção aos aspectos, que são as conversas entre os planetas. Entender o significado dos planetas e suas qualidades no mapa, já é 70% da leitura de um mapa. 


Aqui vão algumas dicas sobre o que os planetas significam. Sei que parece batido, mas muito disso é distorcido e mal trabalhando. Por isso delinear os significado dos planetas é começar a entender seu mapa. 

Do mais rápido ao mais lento na ordem clássica.


Lua: sustenta a vida. O mundo emocional e sutil do nativo é representado pela Lua. Suas pequenas e rápidas decisões. Mundo emocional, sensações e habilidades naturais “desconhecidas”. Hábitos e gostos. 

Mercúrio: capacidade mental, lógica e racional. Como aprende e o que aprende. Uso da sua inteligência. Seu mundo prático e humano e também suas ferramentas intelectuais e mentais. Modo de se expressar na vida comum. 

Vênus: sua capacidade material. O que te conecta ao mundo material e como e o que deseja neste mundo físico. Suas relações, prazeres, produção financeira e desejos. O que te dá materialidade. 

Sol: vitalidade, como se conecta ao mundo material. Forma de viver a vida. O que te torna único, o que tem de melhor, sua essência espiritual. Intuição e/ ou conexão ao que é espiritual. O que veio conquistar.

Marte: forças que possui. O que te desgasta ou como se desgasta. Vigor, impulsos, forma de agir e se colocar perante a vida. O que pode lhe acontecer intencionalmente ou não. Feridas, acidentes e perdas. Movimento e habilidades físicas. 

Júpiter: o que tem de melhor e como irá atingir isto. Sua sabedoria, sua mente superior, sua espiritualidade, seus conhecimentos. Como deseja e acessa o que é superior. Sua grandeza, seus méritos, vitórias e conquistas. O que há de conseguir. Sonhos ou devaneios. 

Saturno: o que não vai ter ou o que lhe é difícil ou assim parece. O que te traz dor, sofrimento e pequenez. Seu grande obstáculo na vida e impedimentos. Paralização, medos e sacrifícios.  

O signo em que o planeta está será a forma pela qual irá buscar as coisas que significam no mapa. Os astros inclinam sobre nós, mas não determinam quem nos somos.  

Espero que tenham gostado e que o estudo tenha lhes ajudado. 

Aspecto do Universo segundo Ptolomeu simplificado. 



quinta-feira, 15 de junho de 2023

Qual signo da Cura? Isso existe?

 Qual signo da cura? Peixes ou Escorpião? 


Peixes por ser a casa de Júpiter e da Vênus está coberto de tabus, misticismo e loucuras. Entre eles está a associação deste signo com a cura, quando na verdade os vícios, a lascívia e a malícia são mais típicos de Peixes do que a cura. Ora, nem Vênus nem Júpiter gostam de doenças, infecção ou cortar pessoas. Isso é algo mais marcial! Que aliás tem júbilo na casa seis; a casa das doenças e encontra sua felicidade em Escorpião, sua alegria noturna.Escorpião sim será um grande investigador que não teme sujar as mãos para encontrar a cura e até pode gostar disso. Mas para entender mais sobre essa diferenciação entre Peixes e Escorpião,vamos compreender a mitologia por trás dos dois signos. 


No alto Egito havia uma deusa chamada Serket, a deusa escorpião. Seu nome significa: aquela que faz a garganta respirar. Para quem não sabe, os reis mais importantes do Egito que unificaram o território e trouxeram o poder para o Egito, são chamados de Reis Escorpiões e isso teria certa relação com Serket, uma das maiores divindades daquela época. A deusa estava associada à cura, à proteção das crianças, aos venenos e às mães. Mais tarde com a introdução de Isis na cultura egípcia, Serket deixou o lugar de deusa mãe e de protetora das crianças, e passou a ser uma deusa da cura, da proteção dos órgãos intestinais sendo ela guardiã dos canopos reservados a estes órgãos. Os venenos a ela são atribuídos, assim como a passagem dos homens para a morte, uma vez que seu nome literalmente traz o ar de volta aos pulmões, algo imprescindível para o morto renascer no mundo Espiritual. Seu culto era velado e todos os médicos a ela seguiam e serviam, sempre com a intenção de fazer o bem. Acreditasse que o seu símbolo trazia a cura e por isso o escorpião era venerado e amplamente representado em amuletos e talismãs confeccionados para afastar a doença e trazer a cura. 


Essa é a parte que nos interessa sobre a deusa e sua relação com a Astrologia: o Escorpião, que mesmo na Mesopotâmia antiga possuía um lugar de reverência e de adoração. Este símbolo guardava em si a fertilidade, a renovação e o mistério. O poder dos Reis Escorpiões e sua belicosidade estratégica até hoje são lembrados como um dos maiores feitos da história egípcia e mesmo a vida destes reis, é repleta de magia e de encanto. Eram reis viris que não sofriam por doenças e se curavam da morte. Outro tema típico de Escorpião, isso e sua profunda relação com o pós morte e a peste que leva os doentes ou da cura que os salva da peste. Bastou o nodo sul entrar em Escorpião para que houvesse um arrefecimento da praga Coronavírus já em 2022 após 3 anos de pandemia. Isso só confirma o poder de Cura do Escorpião. Mas mais que isso, na antiguidade as doenças eram temíveis, pois não havia cura acessível até a descoberta de penicilina, que revolucionou a medicina e onde o signo de escorpião estava presente no mapa do evento de sua descoberta. Ser um bom médico significa que você sabe lidar com a perda bem para não se sentir culpado, é necessário um grande poder de concentração, firmeza e autoridade típicos de signos fixos e não de signos mutáveis. 


Os estudantes de Astrologia antiga sabem o quanto estes povos antigos contribuíram para a formação da Astrologia e criaram o que chamamos hoje de arquétipo dos signos. O período Helenista da história não só importou e compactou todos estes conhecimentos importando-os para a Astrologia natal, como também definiu conceitos básicos sobre os signos e a regência dos astros para que até hoje nos, atuais praticantes de Astrologia tradicional possamos encontrar respaldo em seus textos.


Para Lilly se o significador da profissão estivesse relacionado a escorpião este filho seria um bom médico, cirurgião ou químico. Fora os atributos administrativos profundamente entrelaçados ao poder deste signo que remonta desde os reis escorpiões. Para Ptolomeu um bom médico deveria ter Marte ou Mercúrio favorecendo a profissão nos signos de Escorpião ou Virgem que ainda podem significar um astrólogo ou adivinho também. Aqueles com Lua em Escorpião podem possuir um chamado para a enfermagem ou para a alquimia, e sendo essa a queda da Lua, estes nativos se apetecem do mistério "feio" aos olhos e podem chegar a trabalhar com abortos ou pratica-los. Retirei esse trecho de um livro muito antigo sobre bruxaria que li na minha infância, e isso me marcou profundamente. Afinal a Lua em escorpião não seria ao arquétipo mãe que não quer ser mãe ou a mãe que repudia seus filhos? É só um divagação e não estou falando que as mães com a Lua em Escorpião vão matar seus filhos, mas aqueles que possuem Marte em relação a Lua ou a casa 5 podem sofrer abortos ou pratica-los. Depende do mapa. E novamente não é uma afirmação. 


Quanto ao signo de Peixes e sua mitologia temos a associação deste signo às cheias do Nilo, por isso seria a fortuna e a bonança um de seus aspectos. Na própria bíblia cristã os peixes estão profundamente associados a fartura e as bençãos do céu que dão ao homem o que ele precisa e não necessariamente a cura em si, mas o conforto de saber que tudo ficará bem. Eis a passagem bíblica a qual me refiro: 


" João 21; 

6 Então ele disse: “Lancem a rede do lado direito do barco e apanharão bastante!” Assim foi e nem sequer conseguiam puxar a rede, devido ao peso do peixe, pela sua abundância." 


Peixes ainda é o signo Zodiacal aparente apenas quando o rigoroso inverno de Aquário termina. O calor começa a se fazer presente descongelando os rios e lagos e promovendo o repovoamento das águas que transbordam de tanta vida. Os novos começos fazem parte do arquétipo deste signo que vem após uma grande privação e só floresce quando o mal é derrotado. Ou seja, Peixes está mais para um signo das comemorações após as catástrofes do que propriamente participa delas. Não há busca em sua orientação. Não há desejo de saber o que se passa e muito menos de enfrentar a crise. Peixes seria a restauração do doente após a cura de Escorpião que sim, enfrenta a doença e segue até os portões da vida e da morte e retorno ou não com a vida para o corpo. Não há cura em Peixes, apenas esperança de que tudo ficará bem, mesmo após a tempestade. Vejo que por isso muitos associam Escorpião às crises e aos rompimentos, quando na verdade este signo se sobressai melhor nestes momentos do que noutros. 


Os ofícios de Peixes dizem respeito a uma variedade de profissões segundo William Lilly: Pode ser um cômico, cantor, jogador, vinhateiro ou peixeiro; mas na maioria destes casos, a capacidade intelectual é obtusa e a criança não passa de um mero idiota. Valens em sua obra se alonga sobre profissões e como encontrar seus significadores e ao se dirigir a Peixes diz algo muito parecido com o que Lilly disse: as artes que embelezam e divertem os homens. Então vemos essa característica mais leve para os temas profissionais piscianas do que os temas escorpianos, associados às dores do homem e como curá-los. 


Boa noite a todos. 

I


magem da deusa Serket.

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...