domingo, 1 de outubro de 2023

Co-significadores.

 Co-significadores das casas. 

Ao analisarmos o sistema de casa conforme os caldeus (babilônicos) estabeleceram, atribuindo os planetas as significações das casas seguindo a ordem de velocidade deles, ou seja do mais lento ao mais rápido, encontramos não só um novo sistema de júbilo planetário, como também estabelecemos uma nova dinâmica para a interpretação geral dos significados das casas. Com base nesta ordem Cáldeica das casas temos: 

Saturno associado a casa I onde ele prende a alma ao corpo e lhe dá forma. 

Júpiter associado a casa II das riquezas e benesses financeiras. 

Marte associado a casa III das pequenas viagens e dos irmãos. 

Sol associado a casa IV a figura do Pai e da fama. 

Vênus associada a casa V da fertilidade, do prazer e dos filhos. 

Mercúrio associado a casa VI dos empregados e a pequenez, algo típico de Mercúrio. 

Lua associada a casa VII dos casamentos e uniões afetivas. 

Saturno novamente entra na associação das casas, pois a astrologia clássicas contempla os 7 planetas visíveis a olho nu. Assim, como a Lua é o planeta mais veloz e Saturno o mais lento, o ciclo sempre se fecha e se abre entre eles dois. Pois bem, Saturno se associa a casa VIII pois é a casa da Morte e saturno é um significador natural da morte e dos fins. 

Júpiter associa-se a casa IX, pois é o significador natural da fé, religião e dos conhecimentos superiores. 

Marte é então associado a casa X que também significa ousadia e modo de ação. 

Sol associa-se a casa XI como um coosignificador da esperança e das graças dos governantes e das autoridades. Contudo, ninguém relaciona tais cosignificadores. 

A Vênus por fim se associa a casa XII significando então os vícios e a perdição mundana nas futilidades materiais. Mas este co-significado da Vênus não é utilizado. 

Os Caldeus sistematizaram as casas desta forma indicado outros significados aos planetas, que no momento do nascimento se encontrados em suas "próprias casas", estaria em um cenário familiar e funcionaria como impulsionadores dos temas das casas, já que estariam num local confortável para eles. Porém, tal prática não é rotineira nem constante sendo relegada em favor dos júbilos planetários, que são uma outra forma de atribuir poder e força aos planetas colocados em seu lugar natural e também atribuem co-significados as casas, já que essa é a função da Ordem Caldeica dos planetas. Mas é curioso notar que mesmo o sistema mais antigo - Caldeu - atribuiu cosignificados as casas que seriam mais tardes utilizados pelos helenista. Excluindo assim os planetas em relação as casas, mas mantendo alguns dos significados habituais da correlação entre o sistema caldeu e o significado natural das casas. Assim sendo, a casa 11 representaria as esperanças e as figuras de Estado, mas não por que está em conformidade com os significados do Sol, mas porque parte das atribuições do Sol antes ordenado na casa 11, foram "somados" ao significado final desta casa. 

Apenas a Vênus se mantém inalterada tanto para os Caldeus quanto para os Júbilos Planetários. Mas é bastante "estranho" correlacionar a Vênus com a casa 12, pois esta é a casa de júbilo saturnino para nos que herdamos dos helenistas tal prática. 

Não podemos falar que os júbilos são melhores que o ordenamento caldeu, pois cada sistema tem seu próprio raciocínio e desenvolvimento e nós do ocidente preferimos os primeiro modelo ao segundo. porque este se desdobra em uma serie de outras dignidades menores dos planetas como o sect planetário e o sistema das triplicidades. Mas este é um tema para outro dia. Por hoje, falaremos da Ordem Caldeica em relação com as casas. 

Boa noite a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...