terça-feira, 12 de novembro de 2024

Paises e os planetas

 Vocês sabiam que os planetas estão associados a alguns países? Os signos também estoa associados a países e cidades, mas a condição dos planetas é mais curiosa neste quesito e por isso trouxe a relação abaixo entre planetas e países que foram definidas principalmente por observações celestes em relação aos planetas apontados abaixos: 

Saturno: Índia, Zanzibar (Ilha da Tanzânia na África), Abissínia (Etiópia e Sudão), Egito, Etiópia, entre o Ocidente e o Sul, Yemen, Arábia, Nabateia ( Região da Jordânia), Alemanha, Saxônia (Leste da Alemanha), Stíria ( Estado da Áustria), Romandiola (Região do oeste italiano), Ravenna (Região da Itália), Constância (Vila portuguesa), Ingolstadt (Alemanha). 

Júpiter: Babilônia, Fars, Khorasan (antiga regiãoda Pérsia que hoje está localizada no Irã) , o país dos Teviks e dos Berberes na África até ao Ocidente. Irã, Afeganistão, Tajiquistão, Uzbequistão, na província de Xinjiang, na China e no norte do Paquistão, Hungria, Espanha, Cullen (Reino Unido). 

Marte: Síria, Grécia, Slavonia,Cisjordânia, Israel, Lombardia (Itália), Batavia (Países Baixos), Ferraria (Região da Itália), Goíhland ( Região da Escandinávia).

 Sol: Hejaz, Jerusalém, Monte Líbano, Armênia, Alan (Região da França, Dailam ( Região da China) e antiga rota da seda. Itália, Boêmia (Região atual da República Tcheca), Fenícia (atual Líbano, Síria, Israel e Palestina em partes) e Caldeia (atual Síria, Iraque e Turquia).

Vênus: Babilônia (atual Iraque) Arábia, Hijaz e sua vizinhança, Áustria, Campânia (Sudoeste italiano), Polônia, Parthia (Irã) e Chipre

Mercúrio: Meca e Medina ( Arábia Saudita), Iraque, Gilan (Irã), Grécia, Flandres (Bélgica), Egito, Paris (França).

Lua: Mosul (Iraque), Azerbaijão, Holanda, Zelândia, Dinamarca, Nuremberg (Região da Alemanha), Flandres, (Bélgica).


Como a astrologia na maior parte do tempo da história humana foi praticada nas regiões do mundo antes das navegações, as Américas e parte da Oceania não são apontadas nos estudos antigos.



Casa 8

 Casa 8 - Significados Clássicos. Astrologia Tradicional. 

Como me pedido nos comentários venho trazer um dos tópicos pedidos que foi sobre a casa 8. Vamos ver os significados dessa casa, mitos e lendas sobre essa casa e visão clássica da casa.

Essa casa é uma sucedente, feminina e maléfica pois é invisível ao ascendente. Seus temas são fúnebres e difíceis, pois ela trata da própria morte do nativo, a herança que se herda dos mortos ou do cônjuge. Significa arrependimentos e angústias. Também fala sobre coisas antigas e coisas que são dos outros. 

Os mitos a respeito dessa casa provém da modernidade que conecta-a ao sexo, quando na verdade ela nos fala sobre os órgãos sexuais. Como uma casa de morte falará também do ato de maior vida? Mito. Não é uma casa de transformação, pois isso não existe dentro da linguagem astrológica! A menos que seja sua transformação de vivo para morto. Não significa também temas emocionais ou espirituais. É uma casa fúnebre e amarga e não indica nenhum tema evolutivo ou facilitado. Tudo nela é complicado e indica dores, sejam suas sejam causadas a você. Também não é uma casa de sombras! Outro tema inventado pela modernidade histórica com o advento de psicanálise que nada tem haver com a astrologia. Então, não existe sombra nessa casa. Também não é uma casa de Plutão ou de Escorpião. É uma casa de ordenamento saturnino pela Ordem Caldéica e é ANÁLOGA a Escorpião, mas NÃO É UMA CASA PERTECENTE A ESTE SIGNO. Não é uma casa de poder nenhum! É uma casa das perdas, como alguém vai ficar poderoso quando perde tudo? Inclusive o corpo. Mito.

Na casa 8 estão os temas das dificuldades materiais como as dívidas, as perdas econômicas e aquele dinheiro difícil de ser tocado ou que vem com dificuldade. É a casa das crises e sempre nos deixa com cabelo em pé quando em evidência num mapa, principalmente numa revolução com o Sol ou o Asc na casa 1. Ter o Sol neste local num ano de aniversário não vai te matar! São vários os fatores para configurar sua morte. Então relaxa. Casa 8 vai te matar, mas só no tempo dela!

 A astrologia e o fim do mundo? 

Isso existe?

"Grande Ano" era um conceito frequentemente descrito nos tempos antigos, mas especialmente pelos estóicos. Geralmente significa o momento em que todos os planetas retornarão ao seus lugares originais e seriam marcados pela destruição e renovação do universo [...]". 

Este é um trecho do livro Mathesis de Firmicus Maternus onde o autor aborda o conceito de fim dos tempos do ponto de vista astrológico, que como a maioria dos estudos sobre este "evento" inevitável, buscou uma data para a ocorrência do mesmo, já que a princípio, a matéria não dura para sempre, nem mesmo a materia e a forma dos astros. Ela, a matéria se expande, recolhe, desfaz-se e é refeita. Assim são os planetas e suas eras que em algum dia marcaram o juízo final. Como assim? Há uma uniformidade teológica e cosmológica de que os astros datam a passagem do tempo do destino da humanidade através de seu movimento ininterrupto e circular. Cada passo dos céus, é um passo no caminho do mundo onde, num dia ainda não muito bem definido, tudo que se tem será perdido e o novo vingará. 

Para alguns, quando o Sol e a Lua deixarem de nascer e morrer, será o fim de tudo. Para outros, um poderoso eclipse pronunciará o fim. Já para a maioria, quando os planetas se alinharam perfeitamente tal qual foi no começo de tudo (Thema Mundi) e as estrelas reais estacionarem, o fim estará próximo. Foi deste pensamento defendido por muitos astrólogos e astrônomos antigos que a observação do alinhamento dos planetas em um mesmo sinal (signo), prenuncia acontecimentos marcantes e importantes para o mundo. 

Os céus sempre foram e serão a correspondência entre os Deuses e os homens e portanto, os astros serão responsáveis por anunciar os eventos deste tão aguardado reestabelecido da ordem cósmica que do meu ponto de vista não virá tão cedo. Contudo, dentro dos próximos anos poderemos sim ter alguns "céus" renovadores da ordem mundial. O mais "proximo" deste momentos celestes é o mês de setembro/outubro de 2040, quando 6 dos 7 astros estarão alinhados no signo de Libra. Essa é a minha interpretação sobre este evento futuro e tão aguardado por mim e entusiastas do "great reset" espiritual. 

Boa semana para todos!




Magia, religião, mitologia e a astrologia. - Arcontes.

 Os planetas são os arcontes ou os arcontes são os planetas? 

Dentro dos ensinamentos gnósticos e das várias teorias das origens dos homens e do mundo, os planetas são a forma física dos arcontes que lutam contra a humanidade e nossa elevação ao estado mais claro e iluminado alcançado através da nossa jornada pelas sete esferas planetárias. Loucura total isso, mas achei uma posição bacana de ser mencionada, pois dentro do gnotismo há uma forte relação entre os planetas como fases da alma a serem conquistas. Algo muito semelhante a filosofia astrologia babilônica que pode ter sido reaproveitada e modificado para o pensamento gnostico. Mas o que são arcontes e como eles se conectam aos planetas? Falar disso é espinhoso e muito confuso e primeiro devemos explicar o que o termo “arconte” significa e quais suas origens. 

“Os Arconte, no singular (Grego ἄρχων, pl. ἄρχοντες, "alto oficial", "chefe", "magistrado"), seria qualquer um dos seres que foram criados juntamente com o mundo material por uma divindade subordinada chamada o Demiurgo (Criador). O termo aparece como uma designação para seres sobrenaturais nos escritos judeus, cristão, no neoplatonismo e no gnosticismo. Os arcontes podem ser tanto bons ou maus, mas frequentemente o termo designa seres que são hostis ou malévolos. Mas eles são em média maus e apresentados como perturbadores da ordem celestes e senhores do Caos que implicam sanções e limitações a ascensão da alma. A Criação Original nos conta sobre o conflito primordial de Satã contra o mundo-luz. Sete poderes hostis foram capturados e transformados em constelações nos céus onde eles eram vigiados por poderes estelares benéficos e impedidos de fazerem o mal. Cinco dos poderes malignos são os planetas, ainda que aqui o Sol e Lua obviamente não sejam reconhecidos como tais pela simples razão de que na religião oficial Persa eles apareciam invariavelmente como divindades benéficas.”

Sendo assim, os planetas são a manifestação astral dos arcontes que foram limitados em suas peripécias malignas e portanto agora são agentes da ordem cósmica obrigados a trabalhar em prol da evolução celestial, uma vez que, eles representam obstáculos e também virtudes que serão alcançadas através do esforço contínuo da alma. Algo que a cosmologia dos planetas trabalham profundamente, já que associam os planetas a degraus de evolução até a esfera superior a Esfera do Firmamento onde está Deus, o verdadeiro e onde os arcontes não podem nos testar mais com seus jogos. Tal pensamento é curioso, pois dentro da astrologia os planetas significam ações e por vezes situações que passamos que fazem parte desta escalada espiritual, onde a posição celestes (zodíaco) dos planetas somadas as suas combinações terrestres (casas) ensejam momentos de dor ou momento de realização que tem como objetivo elevar a alma a seu local ideal no fim desta jornada.

Para algumas correntes do gnotismo os planetas estão associados aos sete mais importantes dos arcontes que possuem vários nomes e os planetas são apenas manifestações físicas deste governantes. São eles: 


Yaldabaoth - Saturno.

Iao - Júpiter. 

Sabaoth - Marte.

Astaphanos, ou Astaphaios - Vênus.

Adonios - O Sol. 

Elaios, ou Ailoaios, ou às vezes Ailoein - Mercúrio.

Horaios - A Lua.

Há quem não leve em consideração os termos e os usos dos arcontes porque é uma maluquice em sua essência. Contudo, este estudo ou análise do entendimento do mundo, buscou como muitos outros, justificar ou unificar a própria vida humana, física e espiritual a existência dos planetas e a própria astrologia que não tem uma uniformidade sobre sua função, criação ou ainda sua origem dentro da experiência humana, já que em quase todas as civilizações antigas, a astrologia aparece como fonte de estudo ou como uma formação intelectual central e importante. E realmente não podemos traçar uma origem certa ou um porque nossos ancestrais buscaram e praticaram a astrologia, mas fato é que ela está em tudo e em tudo habita no que toca as várias correntes de pensamento cósmico a respeito das origens do homem e da sua vida neste mundo. O gnotismo e os Arcondes são apenas mais uma manifestação do valor dos planetas para o entendimento de nossa existência. 

Este foi o texto de hoje.



Magia, religião, mitologia e a astrologia.

 Estrelas Reais e o Livro de Enoque. 


Como o livro mais místico da Bíblia se relaciona com as 4 estrelas reais da astrologia clássica? A estrelas; Formalhaut, Aldebaran, Antares e Regulus são a representação celestial dos quatro arcanjos que na mitologia de Enoque, reportaram à Deus os nefastos resultados da Rebelião de Samyaza. 

Para quem não conhece a história, Samyaza foi o anjo responsável por dar início a segunda Rebelião dos Anjos que agora desejavam a união com as filhas dos homens. Ele e seus companheiros, os anjos Vigilantes, fizeram um juramento perpétuo sob o nome de Deus no topo do Monte Hermon e assim evocaram ao pai para um ato nefasto. Da união entre os anjos e os homens, nasceram os Nephilins/gigantes que eram criaturas nefastas, corrompidas e más. Após a Rebelião de Samyaza, um anjo chamado Azazel veio para o meio dos homens e lhes ensinou magia e o domínio das armas que foram usados na autodestruição dos homens no tempo de Enoque, que era o mais santo dos santos dos homens que viveu em comunhão com Deus e teve acesso aos segredos celestes e a previsão de que o mundo seria refeito do caos que veio na forma dos filhos dos anjos. Isto foi antes da Rebelião e Enoque ficou tão abalado que escreveu seu Livro Sagrado que são ensaios sobre suas visões e desdobramentos espirituais. 

Os 4 anjos que assistiam a tudo isso eram: Uriel o anjo da sabedoria, Miguel o anjo guerreiro, Rafael o anjo anunciador e Gabriel, o anjo da cura. Eles atravessaram as esferas espirituais para levar a Deus tais noticias que foram recebidas com grande tristeza e fúria por Deus que delegou tarefas a cada um deles afim de eliminar o mal causado pelos anjos caídos e seus líderes. Uriel foi enviado a terra para instruir Noé a respeito da construção da arca e o dilúvio, Rafael ficou responsável por acorrentar Azazel com correntes de fogo celestial e lançá-lo ao abismo até o Dia do Juízo Final. Gabriel destruiu os Nephilins e Miguel junto com um exército de anjos comandados por ele, guerreou e lutou contra Samyaza e seus seguidores e também os aprisionou abaixo do Monte Hermon onde ficaram para todo o sempre. Já Enoque foi transformado em um ser espiritual, que para os judeus é a figura do Arcanjo Metatron, um arcajo de grande poder cujo a missão é proteger as crianças. Mas onde a astrologia entra nisto? 

No período árabe da astrologia, muitos ensinamentos antigos foram reavivados e reconstruidos sobre o ponto de vista daquele povo, que sendo um povo abraamico, acreditava em muitas coisas comuns aos judeus e aos cristãos. E uma dessas crenças é que os quatro arcanjos mencionados no Velho Testamento são aqueles que estão vivos na figura das quatro guardiãs celestiais posicionadas nos quatro cantos do mundo de onde eles atualmente vigiam e protegem o mundo da maldade dos Vigilantes caídos. São elas: Aldebaran a guardiã do Leste e a estrela real de São Miguel que em seu arquétipo incorpora a valentia e as honras que o Arcanjo também possui. Regulus é a guardiã do Norte e pertence ao Arcanjo Rafael e dele herda o arquétipo da nobreza e liderança. Antares é a guardiã do Oeste e pertence ao Arcanjo Uriel e dele recebe a obstinação e desejo por aventuras. Formalhaut é a guardiã do Sul e pertence ao Arcanjo Gabriel e recebe dele a força da fé e a eloquência. Em minha opinião, Gabriel deveria ficar com Gabriel por ser o senhor da cura e Uriel com Formalhaut que associa-se ao conhecimento espiritual. Mas quem sou eu para questionar a ordem das coisas? Fato é que a essa estrelas são associados aqueles anjos que melhor cuidaram e zeraram pela paz no mundo e a seguranca da humanidade. 


Espero que tenham gostado do texto! 

Já conheciam este lado das estrelas?



sábado, 1 de junho de 2024

Estudo espiritual

 Missão de vida. Parte II. 

Existem muitas formas de investigar a missão de vida de um nativo e muitas delas podem parecer complexas e inacessíveis, mas é porque este método não é fácil de ser computado ou investigado e muito foram os métodos usados para tal. Hoje usaremos o método da Parte do Hyleg ou a Parte da Raiz de Vida. Seu nome não tem relação com o Hyleg, mas sim com o sentido de que Hyleg associa-se também à ideia de senhor que doa a vida. Este é o sentido do Hyleg: encontrar o Senhor que dá a orientação de vida num mapa. 

Essa parte visa investigar qual área da vida estará no centro dos anseios espirituais do nativo e como ele alcançará isso nesta vida. Para tal, é preciso analisar o sentido das casas e dos planetas profundamente para que não se cometam erros. O mapa de hoje pertence ao cientista e químico Louis Pasteur, pai da microbiologia, o pioneiro na prevenção às doenças, tendo ele criado a primeira vacina antirrábica e também o processo da pasteurização que impedia a proliferação de microorganismos no leite e no vinho. Mas como isso estava descrito em seu mapa? Vamos investigar! 

A Parte do Hyleg de seu mapa está no signo de Virgem aos 02° deste na casa 12 e este é um local de isolamento, doenças, abandono e prisões. Mas também está associada a coisas que estão ocultas e são estranhas e nada convencionais. O local da Parte do hyleg está em trígono ao Mercúrio que é seu receptor localizado na casa 4 no signo de mesmo elemento que a Parte aqui estudada e por isso há uniformidade entre o que busca e o como faz. Mercúrio se relaciona com a investigação, o estudo e as ciências. No signo de Capricórnio seu comportamento é buscador, obstinado e por ser este um signo feminino, também é analítico e metódico. A quarta casa é a casa dos segredos e daquilo que está oculto na forma de algum mistério. Virgem é o signo associado a química e a biologia e também a medicina. 

E aqui eis o pulo do gato de seu mapa: sua busca de vida estava dirigida a grosso modo para as doenças e aquilo que causa sofrimento às pessoas e ao que é pouco convencional e que está invisível a seus olhos. Ele faria isso através de Mercúrio; usando a mente, o intelecto e a investigação racional através das qualidades capricornianas deste Mercúrio dispostas na quarta casa. Analisando os segredos por trás das doenças ele conseguiria realizar seu próprio de vida descrito em sua Parte do Hyleg. Mercúrio ainda está combusto junto ao então regente da 10 e podemos afirmar que ele viria a trabalhar com aquilo que Mercúrio destacaria como regente deste lote. De fato o fez. Tanto a PH quanto Mercúrio são visíveis a Saturno na 8 casa e sua missão de vida seria perigosa de alguma forma e até mau vista ou quista, mas seria de fato necessária e útil. Algo bem saturnino. 


Procurei reduzir bem e levá-los direto ao ponto desta fórmula onde o mais importante é delinear o local da Parte do Hyleg e de seu regente e se eles prestam testemunho (aspecto) entre si, pois isso indica o cumprimento da coisa com maestria. 

Assim foi para Louis Pasteur, um dos maiores cientistas do mundo. 


Abaixo seu mapa usado na análise.




Estudo paranormal II

 Poderes místicos e magia na carta natal. 

Muitas pessoas se questionam se possuem habilidades mágicas, dons místicos e até pendor para os deveres sacerdotais através de seu mapa astral e dos estudos astrológicos, mas este não é um ramo muito vasto de conteúdo e conhecimento por duas razões: para os antigos astrólogos, astrologia é uma arte mágica e espiritual. Segundo: não existe dons espirituais, pois tudo que vivemos é espiritual. Alguns só têm mais acesso a isso que outros e isto é um mérito pessoal. Terceiro: toda missão de vida é uma missão do espírito segundo nos ensinou Platão. Porém, podemos através de muito estudo investigar o nível de acesso ao mundo espiritual e místico dado a um nativo por seu mapa astral. Mesmo que não existea uma fórmula específica para tal, mas sim caminhos para descobrir isso. 

O mapa de estudo pertence a Paracelsos, um grande alquimista, médico e para muitos um magista sublime. Magia em si é um tema lunar! E ele possuía a Lua na casa 12 que está associada às sociedades secretas, as magias não autorizadas e feias as quais ele veio a se envolver de maneira científica e ate mesmo profissional tendo o dispositor da Lua na casa 9 em sua debilidade, mas sendo ele Júpiter, o maior significador do desenvolvimento espiritual dentro da astrologia. Estava claro seu desejo não só pelo estudo, mas também pela prática dos conhecimentos místicos. Regente da 3 está na 9 e em sextil a Mercúrio em Escorpião, um signo que para os egípcios estava profundamente conectado à magia de cura e necromancia. O nativo também contava com Marte, regente da quarta casa sobre a primeira casa e isso é muito significativo para aqueles que irão se direcionar ou buscar conhecimentos ocultos, pois essa é a casa dos segredos ancestrais, as práticas do passado e o seguimento de tradições e cultos antigos. Marte em Capricórnio é um posicionamento muito vinculado a natureza e aos recursos naturais desde a antiga Mesopotâmia e ainda hoje aqueles com este posicionamento podem ser atraídos para o meio ambiente e envolvimentos com medicina, química e até carpintaria! Paracelsos era médico e alquimista. Ambos signicados por Marte, regente do termo do MC em Escorpião. Seu mapa ainda conta com o Lote do Espírito aos 23º de Sagitário na casa 12 e isso chama muito atenção já que este local do lote do Espírito indica buscas intelectuais e voltadas para os temas dos rituais e das magias negras e proibidas da décima segunda casa, que muito embora esteja associada a baixa magia, também pode estar associada aqueles magia proibida por seu nível de poder. Algo que vejo junto explícito na carta de Paracelsos. 

O envolvimento com temas mágicos geralmente são vistos em nativos com posicionamentos fortes nos signos de Libra a Peixes, pois há um destaque para isso em tais signos velhos e alegria dos planetas superiores; Marte,Saturno e Júpiter que estão intrinsecamente conectados a conhecimentos elevados e extra físico. Já a Lua possui um papel importante nas natividades em que o nativo irá se envolver com práticas místicos, pois estr luminar é aqueles qua transita entre os mundos e permite a confecção de poções, símbolos e ritos. Mas também é o astro responsável por conectar os humanos ao mundo espiritual. 

E aí, já se envolveu com magia? Por aqui, tô medida até o pé nisso. 

Boa semana a todos.




Estudo paranormal

 Mapa de Anneliese Michel. 


O caso de Anneliese Michel inspirou o filme O exorcismo que é um dos filmes paranormais mais malignos do cinema mundial e seu caso paranormal é um dos mais icônicos do mundo. Por essa razão eu analisei sua vida sobre o aspecto astrológico e cheguei a uma carta com ascendente Capricórnio em que os anos totais de vida foram 22 anos e 7 meses, um pouco a menos do que os 23 anos vividos por ela. 

Nesta carta regida por Saturno, temos uma nativa com Marte na décima segunda casa sendo regente de suca casa 4 e isso por si só já indicava um lar ou distante de casa ou um fim de vida isolado em algum lugar, o que de fato aconteceu. Mas também indicava uma tendência a estar afastada da sociedade e habitar locais afastados, pois Marte está em sextil a Saturno o seu regente e por isso ela poderia recorrer a isto. Mas onde está a possessão e as atividades paranormais que ela vivenciou? Da qualidade de Marte, regente da quarta casa associada aos rituais tradicionais e aos segredos das instituições que também como co-significador dos maus espíritos e da perturbação espiritual, indicava literalmente ATAQUES dos maus espíritos que seriam sim muitos! E da qualidade de Mercúrio conjunto ao Sol regente da oitava casa associada aos sofrimentos, as dores e as perturbações no nono lugar, o lugar de Deus. Sua relação com fé estava manchada por tormentos e por dores sim, mas também era algo notável com o Sol jubilado. Ela abriu mão do tratamento médico que não dava efeitos para recorrer ao tratamento espiritual para espantar seus demônios. Mercúrio como regente da sexta casa na nona indicava sim uma doença espiritual em sua vida. A relação de Júpiter com Mercúrio indicava a participação de muitos sacerdotes em sua vida, mas também alguma perturbação vinda deles, pois Júpiter era o regente de sua décima segunda casa e tocava luzes como regente da nona e por mais que digam que seu exorcismo não deu em nada, hour proteção e algum amparo das instituições que a acolheram quando ninguém mais queria. Nenhum padre queria se arriscar em fazer um exorcismo nela que teve ajuda de um único home que lhe auxiliou. Mas ela sabia que não teria cura e no fim de sua vida estava certa de que os médicos haviam lhe causado tal mal com seus tratamentos. Mesmo que a Igreja e as autoridades alemãs acusem seu antigo padre de tortura. 


E aí? Já lidaram com atividades paranormais?



Estrelas fixas

 Canopus, a segunda mais brilhante do céus. 

Localizada na constelação de Carina, canopus já foi a estrela polar do sul e teve grande papel nas navegações por séculos. Principalmente entre os árabes que chamavam de O Brilhante, O Sábio; e os persas chamaram a estrela Al-Anwari Suhaili, a Luz (ou Sabedoria). Mas os egípcios lhe deram outro nome; Estrela do Egito, de onde a lenda do barco que carregava as almas para o outro lado da existência tornou-se popular em 6.000 a.C. Os árabes usaram Canopus como uma estrela do Pólo Sul, usando-o para navegar através do mar dos desertos e muitas vezes chamado de Coração do Sul. Mas foi entre os gregos que Canopus ganhou evidência com as lendas do famoso barco Argo, do qual Carina descende ou do timoneiro que levou Menelau até Troia que recebeu este nome em homenagem a um porto importante que pode ser o mesmo porto no Egito de nome Canopus, localizado na foz do Nilo onde ocorreu uma batalha enorme. São tantas lendas que podemos nos perder! Mas fato é que Canopus, hoje localizada astrologicamente aos 14º de Câncer, é uma estrela amada e querida.

Seus significados astrológicos indicam viagens, tormento causados por águas, gosto por liderança e governos, criatividade, fama, riquezas, gosto por pesquisa, misticismo e tempo para grandes eventos grandiosos acontecerem, pois é uma estrela que indica grandes eventos e revezes. Sua natureza é de Saturno e Júpiter, sendo considerada benéfica com sua cor branca pulsante e magnitude de 0.72! Isso é muito para um estrela tão distante da Terra. Mas é isso que a faz visível a olhos nus e está localizada entre a brilhante Sirius e a linda Procyon. As três alinhadas no céu são magnificas durante o Outono no sul e a primavera no norte. 


Imagem de Canopus. 



Estudo de caso

 Viradas de chave e a astrologia. 

É possível prever rande riqueza, mudanças da água para o vinho na vida de uma pessoa ou fama súbita? Sim, claro. Mas existem vários mecanismos para se chegar até isso que requerem domínio de algumas técnicas combinadas a outras mais tantas técnicas para enfim chegarmos a promessa natal de "virada de chave". O mapa aqui analisado pertence a Cristiano Ronaldo que teve uma infância muito pobre e um talento nato para o futebol que lhe abriu as portas para a riqueza, fama e reconhecimento. 

Tudo começa com o regente do asc na casa 11 e em sextil a Júpiter que de certa forma justificam a infância pobre e as dificuldades do começo de vida. Mas também indica uma busca pessoal pro riqueza, fama e sucesso. Se o horário que é classificado como C, ou seja pouco confiável quanto a fonte do horário está certo mesmo, vemos alguém cujo desejo de vida é ganhar, vencer e conquistar. Marte rege este local é é o planeta em domicílio nesta carta e domina o regente do MC e do asc e está na quarta casa, uma casa saciada a fama e renome também, mas de maneira distinta da casa 10, pois a fama aqui pode tanto falar da fama póstuma ou da fama natural do nativo. Marte como significador da profissão e regente deste tema em sua vida indica uma vida dada sim ao esporte e a competição. Marte indica uma carreira com o corpo que é acentuada pela Vênus em conjunção a este Marte sendo regente da 10 e debilitada. Isso justifica o excesso de zelo que CR7 tem com seu corpo também. Ele tem planetas bons e dignos e outros nem tanto assim, mas nosso foco estão nos lotes herméticos que ajudam a delinear este momentos importantes de virada de chave para um futuro melhor. 

Ter o regente da 1 na 11 indica uma boa fortuna imensa. Mesmo Saturno, que dá uma minada nisso e pode deixar o nativo temeroso de perder seu status e ganhos. Júpiter em queda, mas angular é um refresco, mas ao mesmo tempo é um maléfico acidental nesta carta é seus efeitos não são dos melhores. Nem suas promessas. Mas ele sempre promove o bem de alguma forma e a "sorte" sempre acompanhou CR7 que possui o lote de Júpiter na sexta casa aos 01º do signo de Gêmeos, debilidade de Júpiter que aos seus 18 anos em 01 de junho alcançou o signo da exaltação de Júpiter na casa 7. Momento em que ele assinou um contrato com o Manchester United, time onde jogou por anos e o lançou na fama futebolística. Neste momento, a liberação do Lote da Vitória colocou asc na casa 7 e sua casa 10 no signo de Áries, one Marte e a Vênus estavam alinhados a seu propósito profissional. E como Marte estava digno e em bom aspecto a Júpiter e. Saturno, sendo o senhor deste locais e o planeta mais forte de sua carta, a sua virada de chave aconteceu para o melhor e envolveu sim sua profissão e o aumento de sua fortuna, pois não só o lote da Vitória estava bem disposto e angular, como seu dispositor era a Lua na casa 2 deste local ainda no limite do orbe lunar de 12° de influência a Marte, o senhor do ofício da carta. Houve aumento das riquezas e muita prosperidade que durará por até seus 43 anos, quando de fato ele pode deixar os campos de futebol e enfim se aposentar. Marte é incansável na profissão. Depois desta fase esperamos um tempo mais morno em sua vida e até mesmo mais difícil em sua sorte. Ele deve tomar certo cuidado com a falência sim, pois na mesma moeda de riqueza da carta, há também a de pobreza. Mas isso é um tópico para outro momento. Por hora, vamos falar de riqueza e liberação zodiacal. 

Um detalhe, aos 30 anos o lote do Espírito aos 27 de Gêmeos alcançou o lote da Vitória e ambos entram em um ótimo local na carta e ficaram em grande evidência. Aos 20 anos, ele ajudava Portugal a ser vice-campeã da Euro 2004 e entrava para o Hall da fama do futebol internacional por seu talento e se tornou viral após este ano. Mas só em 2006 a verdadeira fama veio quando ele assinou com o Real Madrid no ano da regência de casa 10 venusiana. Que virada foi essa meus amigos. Que virada. 

Análises como essa são possíveis e dependendo do planeta envolvido e da técnica utilizada podemos sim encontrar momentos grandiosos o tediosos na medida em que o mapa promete. Geralmente envolvem bons planetas nos ângulos e em domicílio. 


Bons estudos.





Constelação

 Constelação de Aquário. 

Aquário é um signo masculino, fixo e invernal. É também o domicílio de Saturno e não exalta ninguém, mas dá Triplicidade a Mercúrio e Júpiter. Sua natureza é Quente e Úmida sendo um dos 3 signos do ar. É o Exílio do Sol. Faz parte dos signos de ascensão curta no hemisfério norte. As estrelas fixas da constelação de Aquário atualmente são: Altair, Albireo, Armus,Bos, Nashira,Castra, Deneb Algedi, Giedi e Sadalsuud. 

Esta é uma das constelações mais antigas da antiguidade, sendo mais amplamente cultuada entre os babilônicos e os egípcios e está profundamente conectada à fertilidade, benesses e ao descontrole. 

Na Babilônia indicava o caminho do deus Ea durante o desgelo que precede a primavera, uma vez que o próprio Deus era representado na forma de um jarro que se derrama pelo solo no fim do inverno. Na Mesopotâmia antiga Aquário estava associada ao deus Enqui, o governante das águas doces que fertilizavam o solo para as plantações futuras. No Egito Antigo o caminho do Sol ao longo do zodíaco era datado e determinado e quando o Sol tocava Aquário as cheias do Nilo desaguavam sobre o solo, mas não só isto, o próprio Nilo seria representado por esta constelação e também ao Deus Hapi, o senhor do Nilo. Um fato curioso sobre Aquário e o Egito Antigo diz respeito ao local da nascente do Nilo que nasce no Sul da região de Mênfis, assim como Aquário que aparece na região do Hemisfério Sul do Céu.

A destruição era um dos efeitos das cheias e do fim do inverno com o desgelo das águas que se detinham na forma de gelo. Desta forma Aquário também se associava a todo tipo de descontrole e irracionalidade, inclusive na Grécia antiga o mito de Ganimedes exemplifica exatamente este descontrole típico ao arquétipo aquariano que precede a antiguidade. Neste mito, Zeus sequestrou o jovem herdeiro do reino da Dardânia e o transformou no seu copeiro real após se apaixonar por ele e a constelação de Aquário seria a representação deste amor homossexual, que aliás corrobora para a atual associação de Aquário e a homossexualidade. 

Algo curioso sobre Aquário, é que após as cheias os homens voltavam a criar, já que o pior havia passado e por isto a inventividade também é um traço aquariano. Assim como os excessos, pois água demais também lava o solo do que há de bom nele e o encharca.



Constelação

 Constelação do Dragão. 

Draco, o dragão é uma constelação celeste muito evidente no hemisfério norte onde ela está cercada por outras grandes constelações como Bootes, Ursa Maior e Cepheus. Draco é tão antigo quanto suas vizinhas e seus mitos e origens são tão diversos que hoje é difícil encontrar uma uniformidade sobre qual destes seria o verídico que deu origem aos significados desta constelação. Um destes mitos diz que o Dragão visto no céu é aquele que Hércules derrotou ao enfrentar Ladão, o guardião das maçãs das hesperedes. Em outro mito, este é aquele dragão derrotado por Atenas que o lançou dos céus na batalha contra os gigantes e por lá ele ficou. Já o mito de Cadmo conta que ele derrotou um dragão em sua jornada na fundação da cidade de Tebas. Em outro mito, Jasão derrotou este mesmo dragão em sua busca pelo velocino de ouro. Mas lendas de outros povos como a mitologia hindu, esta constelação representava um caimão e os persas descobriram nela um homem comendo uma serpente. Entre os povos da Mesopotâmia e curiosamente entre os Celtas, Draco é a serpente que come o próprio rabo e que um dia devorará a Terra. Este é um dragão bem conhecido e cheio de histórias e todos se resumem no mesmo: Draco é a besta que desafia o homem e precisa ser derrotada por ele para que este evolua ou ganhe algo. 

Suas estrelas são: 

Thuban, a estrela Alpha e a mais brilhante da constelação era considerada na Antiguidade como a estrela polar, mas desde então a precessão da Terra moveu o polo para Polaris. Suas outras estrelas menores são: Eltanin, Rastaban, Rastaben, Giansar,Gennam; Dsiban, Al Athafar e Al Dhib. Todas muito influentes mitologia persa que instituiu seus significados e qualidades. 

Hoje sonhei com um dragão e quis falar de Draco, uma das mais bonitas constelações não zodiacais que conhecemos hoje. 



Constelação.

 Constelação de Sagitário. 

Histórias e mitos. 


Essa é uma Constelação bem difícil de ser localizada no céu noturno! Temos que recorrer ao ferrão de Escorpião para encontrala no céu, já que a flecha do centauro fica próximo à ele na zona equatorial celestial, de onde é visível durante o Outono e o Inverno, se posicionando sobre nós nesta época do ano aqui no Sul. Localizada bem no centro da via láctea, Sagitário é constelação estudada desde o começo da catalogação celestial, muito embora os árabes tenham le dado mais importância do que os caldeus ou egípcios. Sua região celestial é bem movimentada por outros corpos celestes que nem sempre foram estudados pela humanidade até os tempos modernos, mas algo é nítido sobre Sagitário: está é uma Constelação muito antiga! E já recebeu muitos nomes. Entre os árabes era chamada Kaus, entre os sírios Keshta. Já para os persas era Kaman e Nimasp. Todos os nomes significam arco ou arqueiro. Na Sumária (sua origem mais provável), Sagitário era um Deus metade homem metade cavalo, ou um homem montado sobre um cavalo que nascia no meio do céu. Já os gregos viam nesta constelação o centauro Kiron, filho do titã Cronos e da ninfa Filira e lhe atribuíam todos os bons aspectos de seu pai e mãe, o que o diferia de seus demais parentes, dados à indisciplina e bebedeira. Ele então representaria a sabedoria, a medicina e as habilidades bélicas usadas para o bem, pois Kiron foi treinador dos maiores heróis da mitologia grega como Teseu, Aquiles e Jasão. Sua identificação grega como o centauro Kiron é a história mais popular deste constelação, que foi alvo de muito estudo dos árabes que atribuíram os nomes da maioria das estrelas que compõe tal constelação. São exemplos disto as estrelas:  


Rukbat - O joelho do arqueiro


Arkab - O tendão


Al Nash - A ponta


Kaus Australis - Sul do arco

 

Ascela - Axila


Nunki - O peito


Seu nome latino é Sagittarius, que significa etimologicamente “arqueiro”. Astronomicamente falando, esta constelação está cercada por vários outros objetos como citei acima e por isso sua zona é preenchida por várias nebulosas e aglomerados que são belíssimos no céu noturno! Se não fosse a poeira interestelar que absorve a maior parte da luz visível que deveria estar chegando até nós, Sagitário seria o "astro" mais brilhante e visível no céu após a Lua. É a decima quinta maior constelação do céu e entre as constelações de Corona, Escorpião, Capricórnio, Serpentário e Escudo. 

Astrologimicamente, Sagitário é a Alegria do Grande benéfico; Júpiter e se destaca por isto.

Constelações.

 Constelação de Capricórnio. 

É a constelação menos visível no céu noturno, pois está cercada por constelações mais visíveis como Águia e Aquário. É também uma constelação relativamente pequena no que toca sua faixa celestial. É uma constelação muito antiga, tendo seus primórdios já na Babilônia, e sempre recebeu o nome de "cabra". Talvez porque este animal era um alimento básico para os povos do Crescente fértil, Capricórnio sempre esteve envolvido em poucas lendas e mitos. Mas suas principais influências dirigem-se para sua relação com o inverno e o congelamento do solo, a secura no ambiente e a morte do gado. Mas este também era associado a fertilidade, ao poder e a riqueza que pode-se obter nos locais mais estranhos. 

Sua lenda mais conhecida tem relação com o Deus Pan e a Titonomaquia. Pan teria alertado os Deus sobre um ataque surpresa dos titãs a suas forças soprando uma concha e assim dispersando aquele que seria um grande massacre e desta forma tornou-se sagrado e prestigiado. Mesmo sendo metade homeme metade cabra. Mais tarde quando Tifão derrotava os deuses no Olímpo, Pan assim como Apolo e Atenas refugiou-se no Egito e lá assumiu uma forma meio animal, meio Deus. Sua forma assumida foi de uma cabra da cintura para cima e uma cauda de Peixe da cintura para baixo. Houve uma cheia no Nilo quando ele se escondia de Tifão, pois ele se escondeu lá e era inverno, portanto o Sol estava tocando Capricórnio e por isso ele foi também associado às cheias do Nilo e a fertilidade do solo que teve sua origem neste episódio. Pois quando é solstício de inverno o Sol está posicionado diante da constelação de Capricórnio no setor Meridional do céu, mais distante da Terra bem no alto. Enquanto isso ocorre, o tópico de Capricórnio encontrava-se na latitude sul.  

Os babilônicos também associavam essa cauda a Capricórnio pois sua forma no céu noturno indicava um bode na parte superior de seu corpo com uma cauda atrelada a ele na parte debaixo. O nome Capricórnio é de origem latina; Capricornus ou Capricorni. Capricórnio está mais visível no céu durante os meses do outono. Sua estrela mais brilhante é Delta Capricorni de outro nome; Deneb Algedi. Ele esta num setor mais central do universo e por ser pequeno em comparação com seus vizinhos, é difícil vê-lo no céu noturno. Para tal precisamos olhar para Águia e seguir em linha reta a esquerda para identificar os contorno de Capricórnio, uma das mais antigas constelações do céus. 

Bons estudos!

Lembre-se que constelação não é signo!



Constelações.

 Constelação de Gêmeos. 

Origens, mitos e significados. 

Localizada na zona equatorial celestial e sendo mais visível durante o inverno no hemisfério norte, a constelação de Gêmeos é a 30 constelação mais visível do céu que conta com duas estrelas principais que deram origem a seus mitos: Pollux a Alpha de Gêmeos e Castor, a Beta desta constelação. Ambas estão "alinhadas" com as Três Marias: Mintaka, Alnilam e Alnitak, que significam o cinto, a pérola e a corda na constelação de Órion e são as estrelas mais brilhantes próximas as estrelas "apagadas" da constelação de Gêmeos. 

No mito grego, Gêmeos está relacionado aos gêmeos Pollux, imortal e filho de Zeus e Castor, mortal e filho do rei Tíndaro, marido da Rainha Leda. Na história, Castor morre e Pollux implora a Zeus para trazer seu irmão de volta a vida. Mas como nem mesmo o rei do Olimpo pode fazer isto, ele então partilha a imortalidade entre os irmãos que passaram a viver alternadamente um no corpo do outro. O mito visava explicar a dualidade dos gêmeos que embora nascidos no mesmo momento ou bem próximo disto, tinham uma essência distinta, pois cada gêmeo possui uma alma. Isso foi incorporado pela filosofia astrológica que explica a questão da diferença dos gêmeos, que mesmo nascidos com um mesmo mapa, não serão a mesma pessoa e nem ao menos terão o mesmo destino! O espírito deles que não é gêmeos, escolhe o que vai passar e como. Da mesma forma como fazem os espíritos não gêmeos. 

Mas a questão de ir aos gêmeos sempre esteve no imaginário mitológico das civilizações antigas que já na antiga Babilônia se preocupavam em explicar a origem dos gêmeos. Para eles o nascimento de Gêmeos era resultado do alinhamento de determinados estrelas e condições planetárias no horário da concepção. Isso era muito auspicioso. Os escandinavos associavam o nascimento de Gêmeos como algo preocupante, já que indicaria destruição, pois como conta uma lenda dos deuses Balder e Holder, estes destruíram o mundo por serem o espelho um do outro. Holder morre pelos caprichos de Balder. Para os Maias, o nascimento de Gêmeos era o melhor sacrifício para os deuses e entre os chineses, o nascimento de Gêmeos sempre representaria o oposto perfeito um do outro. É deles que a cultura de vestir gêmeos na forma de contraste um do outro veio parar no ocidente. Boa parte deste pensamentos foi absorvido pelos mitos que formaram o arquétipo da expressão geminiana. A única coisa que é certa entre todos é a dualidade mesmo. Todo o resto tem uma alteração aqui e ali sobre seus significados. 

Além de Castor e Póllux, Tejat e Alhena são outras duas estrelas brilhantes nesta constelação. Wasat, Propus e Mebsuta são outras estrelas desta que é uma pequena constelação celestial, mas que faz parte da eclíptica solar, o que faz dela uma constelação zodiacal associada a duplicidade e a alternância. 

Bom sábado.



sexta-feira, 10 de maio de 2024

Estudo de caso: acidentes.

 Acidentes na carta natal. 

Como saber se iremos passar algum acidente nesta vida? Será faltal? Onde analisar e quando? 


O mapa de exemplo para este estudo será o de Paul Walker que morreu num acidente de carro aos 40 anos e em sua carta temos o lote dos acidentes aos 11º de Escorpião na terceira casa em oposição separativa se seu regente que é Marte em exílio e por aqui já podemos identificar o tipo de acidente que acometeria o nativo: acidentes envolvendo velocidade deslocamentos e dia a dia. Marte sai de uma  quadratura a Júpiter na sexta casa sendo significador da 7ª casa, a casa das fatalidades e daquilo que pode acometer a saúde do nativo e isso também é significativo para o estudo desta questão, vez que os acidentes poderiam ser causados por desconhecidos e até mesmo por questões do acaso típicos de Júpiter. Mas também maquinario e coisas de grande porte poderiam contribuir para isto pela condição daquilo que Júpiter e Marte significam. 


O lote dos acidentes também estava em sextil exato ao Ascendente do nativo e permitia que estes chegassem até seu corpo e saúde. Este mesmo lote lança trigono a Saturno em 8º e uma quadratura a Júpiter em 8º também. Ambos regentes dos locais que geram prejuízo ao corpo que são a 6 e a 7 casa e estes vários testemunhos levam ao entendimento de que este nativo seria sim vítima de um acidente em sua vida e que sim, este seria bem fatal. Mas a pergunta que fica é: quando isso iria acontecer? 


O Hyleg deste mapa é a Lua e o Alcocoden será Mercúrio o regente do termo do Hyleg e com isso o nativo teria uma vida de 76 anos, mas Mercúrio recebe uma quadratura de Saturno que retirou 30 anos dos 76 de sua carta. O Sol está fraco mas aspecta Mercúrio e é um maléfico acidental na carta fraco e sem dignidades mas angular e disto ele retirará 19 meses dos anos restantes. O total de anos da carta seriam 44 anos e 3 meses. 4, 3 anos a mais do que o vivido por ele que no tempo de sua morte vivia o ano de casa 6 ativada, uma casa maléfica e regida por Saturno, que no tempo de sua morte estava conjunto ao lote dos acidentes em Escorpião na casa 3, no ano de sua regência. 


Na sua revolução solar temos Saturno oposto a Marte, Marte em quadratura a Marte de Leão. O ascendente estava sobre a casa 9 indicando que a motivação do ano era deslocamento e Saturno estava na 7 sobre a 3 com Vênus e Saturno por lá. Mas o indicativo da morte real neste ano era a posição do Hyleg na 4 sobre a 8 em conjunção ao fundo do céu e em recepção a Júpiter, regente do quarto e do sétimo local. Locais estes de morte e acidentes no estudo dos significados das casas.  E tudo estava alinhado para seu acidente neste ano em que Saturno disparou os gatilhos do mesmo e o Hyleg estava nos locais da morte. Por isso ele veio a falecer naquele acidente que em sua carta seria fatal. 


Este foi o estudo de hoje. 




quarta-feira, 1 de maio de 2024

Estrelas Fixas.

 Mirach. A estrela do amor. 

A Beta de Andrômeda de cor laranja e magnitude 2.4 está astronomicamente localizada na quadril esquerdo de Andrômeda enquanto astrologicamente está localizada aos 0° de Touro. É uma estrela inteiramente domianada lod Vênus e indica boa sorte no casamento, no amor e nas amizades. Indica múltiplos talentos artísticos e forte intuição. Generosidade e afabilidade são outras características desta estrela que faz parte da mansão lunar de nome Mansão das Plêiades de 2 5° 42' 52" de Áries a 8° 34' 18" de Touro e nela são feitos talismãs par ao afeto, o amor e a união dos casais. 

Mirach é uma estrela benevolente mas que pode indicar um idealismo exagerado e um excesso de luxúria se acompanhada por maus planetas, mas em média indica dedicação às artes e ao que é lúdico e imaginativo. Kant nasceu com Mirach conta a seu Sol natal no limite do orbe e ele era um indivíduo para lá de idealista. Robespierre era outro com a Lua conjunto a Mirach e ele foi sim um artista e um idealista, muito embora um assassino que levou uma virada de sua própria ingenuidade. Al Patino nasceu com Júpiter conjunto a Mirach e que artista ele é. Aliás, essa é a estrela padroeira dos artistas e das artes e deve sempre ser levada em consideração para o estudo de um evento artístico. 

Mas essa é uma estrela boa para eventos, comemorações e exposições artísticas também. Bem como é uma boa estrela para o afeto e o amor. É também uma estrela fértil e por isso está associada aos períodos fecundos e a fecundidade do solo, mas também é associada aos passeios a barco e as viagens de férias ou prazerosas. Tudo de bom vem de Mirach que vem do árabe e significa ascensão no sentido de crescimento e surgimento. 


Imagem de Mirach segundo a astronomia.




Estrelas Fixas.

 Schedar: a estrela das mulheres. 

Localizada na constelação de Cassiopéia, a rainha entre as estrela, Schedar é uma estrela de magnitude 2,5 considera dúbia já que reúne as qualidades de Saturno e Vênus na formação de sua natureza. Atualmente encontra-se aos 08º de Touro pelo estudo astrológico, e está associada ao poder feminino usado para a diplomacia ou para a conquista. No mito, Cassiopeia é a rainha da Etiópia e mãe de Andrômeda que ficou conhecida por sua extrema arrogância, vaidade e poder na corte de seu próprio rei. Ela foi colocada no céus de cabeça para baixo sentada em seu trono como um aviso as mulheres que desejavam mais poder do que o que lhes era oferecido. 

Schedar é a sua estrela Alfa de tom avermelhado e significa o poder das mulheres que pode ser usado para o bem ou para o mal. É por isso que essa estrela não é nem boa nem má, porque de um lado representa o aprisionamento da rainha dentro de sua própria vaidade e arrogância e de outro lado representa a mulher que vence estes defeitos e se torna sábia e dona de si através do conhecimento místico de da magia, pois este é o outro lado desta estrela; o poder e conhecimento do poder mágico e místico. Ela também indica intuição e habilidade na produção de artefatos mágicos.  

Homens com Schedar ativa em seu mapa podem ter uma ação mais conciliatória, muito embora possam ser mais ardilosos e conquistar o poder por meio do charme. Mas também podem ser estrategistas, controlados e sim, bem populares entre o publico feminino. Já nos mapas femininos, ela indica quando no ASC ou MC, um desejo por se colocar em ambientes onde o feminino não tem espaço ou um desejo imenso de fazer seu nome através de atividades tipicamente masculinas. Mas tenha cautela com Schedar! Ela pode indicar arrogância e um desejo imenso de se impor! 


Imagem da constelação da rainha.




Estrelas Fixas.

 Altair: a estrela da coragem e da revolução. 

"A coragem conduz às estrelas, e o medo à morte." 

Sêneca.

Posicionada aos 03º de Aquário na ordem astrológica e sendo a Alpha da constelação de Águia, Altair é uma estrela de magnitude 0.9, portanto muito visível principalmente nos meses de julho a novembro e alcança sua melhor visibilidade em agosto, porque é quando se eleva mais no céu à noite. Mas nos outros meses é uma estrela que culmina no céu diurno. É uma estrela que está conectada ao mito do amor com sua alma gêmea Vega, mas isso é história para outro post. O que nos importa aqui são os significados de Altair, uma estrela masculina de cor roxa e pulsante e um de seus nomes pode ser associado a " aquele que vê longe", pois sendo uma estrela de uma constelação antiquíssima, Altair está presente no mito de Zeus se vingando de Prometeus, o titã que desafiou o poder o rei do Olimpo. 

"Segundo a mitologia grega sobre a águia de Zeus, esta teria sido encarregue de castigar o Titã Prometeu - acorrentado no cume de um monte por ter ousado partilhar o segredo do domínio do fogo com a Humanidade - comendo-lhe o eternamente renovado fígado, todos os dias, até ser abatida pelo herói mítico Hércules. A imagem da Águia teria sido então colocada no céu por Zeus, em homenagem à sua fiel dedicação." 

Prometeus foi punido por passar a frente de Zeus e trazer um progresso que não gerou o bem, mas muito mal. E essa é uma das características do mito incorporada a estrela alfa desta constelação: a coragem para buscar o que novo e a ousadia para ir além. Não é atoa que a natureza de Altair é a de Marte e de Júpiter combinadas, indicando a sabedoria do rei dos deuses e a força de Marte para se lançar no que é novo. Mas essa não é uma estrela daqueles que tem a mente para ousar e se arriscar a troco de nada. Muito do que promete e gera pode estar relacionado a mera rebeldia, o questionamento sem fundamento, as opiniões confusas e o conhecimento que poderá ser usado para o mal. Seus efeitos tendem a produção do bem mais que ao mal, mas é uma estrela que se conjunta a Marte se inclina a mera discordância. Mas se nascendo com a Lua instiga a imaginação e a composição de novas obras. Se está nascendo com o MC inclina-se as ciências e as artes cientificas. 

É uma boa e rica estrela que tem uma outra faceta muito bonita; a paciência e dedicação a causas boas e a grandeza através de seus atos e ideias e por isso indica ingenuidade e tolice em excesso. A tradução de seu nome é realmente "a águia" e deriva do árabe (al-ṭā’ir), sendo um nome pertencente a essa cultura que venera as águias como um arquétipo da coragem e da agilidade. Significados estes que estão presentes nos significados desta estrela.



Estrelas Fixas.

 Capella.

A Alpha de Auriga; a constelação do Cocheiro. 

Muitos de nós que estudamos os mistérios do mundo conhecemos Capella pelo mito dos Exilados de Capela. Dos quais nossos ancestrais descendiam desde o começo dos tempos, quando se misturaram aos humanos nativos da terra e geraram a raça humana como conhecemos. Muito do que é dito sobre este mito é semelhante a narrativa de Nibiru e dos deuses Babilônicos e muito pouco tem relação com os significados reais da estrela em nosso dia a dia aqui na astrologia. Mas fato é que Capella é uma estrela fascinante e cercada de mistérios e lendas. 

Capella quer dizer “cabrita” e está associada tanto a Zeus quanto a deusa Artemis. Para o deus ela seria a cabra que o alimentou quando criança e para deusa representaria a proteção e reverência que devemos ter com os animais. Mas foi Platão aquele que deu real sentido ao Cocheiro no céu, quando associou a constelação à “luta” da alma humana entre a dominação desta sobre nossos defeitos. Um dos cavalos do cocheiro é dócil e portanto é o bom homem que permite ser conduzido pela alma. O outro é o mau homem que briga com a alma e quer assumir seu papel no mundo independente a ela. Mais curioso que isso, são as várias lendas associadas a essa estrela, onde ela significa sinais, mensagens e liberdade de alguma prisão ou período de sombras. Esse arquétipo acompanha seus significados na astrologia e também seus efeitos no mapa. 

Localizada entre as constelações zodiacais de Touro e Gêmeos e posicionada aos 23° de Gêmeos, Capella é uma estrela de magnitude 0.08, portanto bem forte e é mais visível ao norte do globo. Seu brilho é amarelo pálido quase dourado o que a assemelha a um Sol que, astronomicamente, é muito maior que nosso pequeno Sol. Ainda no campo astrológico, Capella indica sorte e está associada à natureza de Marte e Mercúrio, segundo Ptolomeu. Seus efeitos num mapa astral indicam livre expressão, necessidade de se expressar, liberdade para ir e vir e um certo gosto por aventuras e velocidade. Em excesso, os atributos desta estrela indicam desajuste social e rebeldia. Mas também indica pensamentos próprios e originais e certa peregrinação. 

Aqueles que teriam sido exilados de Capella o foram porque não souberam aproveitar seu livre arbítrio e usaram-no para o mal e se desvirtuaram do caminho do bem, daí a constelação de Cocheiro no céus indica o caminho que teremos que tomar para retornar casa sabendo usar nosso livre arbítrio para o bem, após uma longa peregrinação em terras distantes. Este também é o mito do Cocheiro. PS: astronomicamente, Capella é uma estrela dupla. Por isso a imagem de Capella A e Capella B. 

Boa semana a todos.




Estrelas Fixas.

 Menkar. A estrela do mal coletivo. 

Localizada na boca do monstro marinho Cetus, aquele que foi invocado para devorar a princesa Andrômeda pelos pecados de seus pais, a alpha de Cetus e uma estrela da natureza de Saturno segundo Ptolomeu de cor alaranjada e de magnitude 2.8 causa males coletivos, ondas de ódio, preconceito e discursos de ódio aqueles que possuem-na ativa por Marte, MC ou Saturno. Mas também indica uma tendência a seguir ideias coletivas e se conectar à movimentos sociais que podem setar imersos em discursos maus e que causem ou mal a terceiros. Seu mito conta da fonte do mal que está escondida no mundo da inconsciência coletiva e chama a atenção para o "efeito manada" a punição de muitos pelas ações de poucos.

É uma estrela que se o restante do mapa confirmar fala de corrupção da mente põe ações de terceiros, perda da identidade em prol de grupos ou movimentos sócias e também destaca a capacidade do nativo de se atrair por situações ou pessoas que pregam ou vivem para a perturbação social, já que essa é uma estrela que também pode falar de caos social e de reviravoltas na sociedade. Muitos vão dizer que ele está atrelada ao inconsciente coletivo e eu acho isso uma balela danada! Essa estrela está mais associada aos movimentos sociais que propagam ideias de extermínio e maldade do que ao coitadismo pronunciado nesta tal "inconsciente coletivo". Os maus saem aos maus e os bons aos melhores. 

Aqueles que sofrem na mão de terceiros podem ter essa estrela sobre o Descendente ou conjunta ao regente da casa 12. Mas também podem ter planetas oposto ou relacionados ao grau 14° do signo de Touro e serão aqueles vítimas de injúrias raciais, violência pública ou degradação de sua honra. Um exemplo disto é o de Tiradentes que em sua carta no tempo de seu nascimento tinha Menkar opostoa sua Lua natal no signo de Escorpião. Foi vítima da violência social causada pela Coroa portuguesa a ele e um movimento de retaliação pública. Em eventos sociais, geralmenteesta estrela é ativada por um mau planeta que gera destruição e caos coletivo. Um exemplo disto foi o Massacre de Columbine que tinha Saturno conjunto a Menkar. Já nativos com predisposição a se alinhar a esse movimentos de caos social, ódio e destruição em massa possuem Menkar ativada em sua carta em maus locais. Hitler tinha Marte conjunto a Menkar na casa 8. Vênus também. O mesmo se deu com J. Robert Oppenheimer, o pai da bomba atômica que tinha Marte em conjunção aplicativa a Menkar. Ele de alguma forma contribuiu para o caos e destruição coletiva. 

Assim é Menkar, uma estrela perigosa e muito devastadora. 

Imagem de Menkar.



Estrelas Fixas.

 Betelgeuse. A gigante de Orion. 

Essa é uma estrela que a nível pessoal indica grande fama, honrarias e claro, sucesso militar. É uma estrela da natureza de Marte e Mercúrio associada à mente estratégica e a máquinacao de grandes planos. É uma estrela de magnitude 0.2, portanto muito luminosa e está em conjunção a qualquer ponto ou planeta em até 5º. Sua cor é alaranjada e está posicionada aos 28º de Gêmeos. 

No mito de Oríon, a constelação a qual está estrela faz parte, Oríon era um exímio caçador e estrategista que perseguia seus fins ao máximo de seu cumprimento. Essa é a faceta de Betelgeuse enquanto parte de um todo. É a mente e a perseverança de Oríon que levaram-no a queda e perdição, pois como uma estrela maléfica, o bem de Betelgeuse sempre se converge em algum mal ao nativo. Seja traição, violência ou ainda perda e desistência. É uma estrela profundamente militar e bélica e raramente será associada a algo diferente disto. Mas pode muito bem não ser totalmente voltada as armas policiais, mas a estratégia política também. 

A nível global, Betelgeuse é uma estrela pulsante que tem um brilho inquieto como o caçador e também está associada a reviravoltas sociais, pois como nos narram os antigos babilônios; sempre que Betelgeuse culminará no céu livre da influência de qualquer outra estrela guardiã, o mau reinava sobre a terra. Até hoje seu brilho inconstante chama atenção e vira e mexe ela dispara problemas sociais aqui e ali. 

Mas essa é uma das interpretações desta estrela, que curiosamente é uma estrela pulsando e "viva" que parece se movimentar como um Coração pulsando e dentro dos mitos persas e hebraicos, Betelgeuse faz alusão a escada que Jacó viu em seu sonho e portanto está também associada a proteção e elevação espiritual. 


No livro de Gênesis, da Bíblia Sagrada, pode-se ler:


"(...) e deitou-se naquele lugar e sonhou: eis uma escada posta na Terra, cujo topo tocava nos Céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela (...) Acordando, pois, Jacó, de seu sono (...) temeu e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar, senão a CASA DE DEUS [Bet-El]; e esta é a PORTA DOS CÉUS" (Gênesis 28:11-17)


(...) E chamou o nome daquele lugar de BETEL, o nome porém daquela cidade antes era luz. (Gênesis 28:19)

Analisando a palavra "BETEL", à luz da língua hebraica, temos que Bet quer dizer Casa e El significa Deus, enquanto que Geuse é Portal. 


Mas esta é uma estrela mística e que foi bastante reverenciada na antiguidade. Seja por ser temida, seja por ser adorada. No mapa astral por vezes se o Sol ou Júpiter nascem com ela, novos os líderes nascem e reviravoltas positivas são vistas na sociedade. Alexandre o Grande tinha Betelgeuse em conjunção MC natal e ficou conhecido como o maior comandante militar de sua era! Inspirou líderes como Gengis Khan e Júlio César. Foi temido e adorado ao mesmo tempo. 

Imagem de Betelgeuse.



Estrelas Fixas.

 Denebola. As estrela dos inconformados. 

A Beta de Leão é uma estrela de segunda magnitude 2.2, que astrologicamente esta posicionada aos 21° de Virgem, enquanto astronomicamente está posicionada na calda de Leão. Seu tom é amarronzado ou azulado dependendo da fonte e sua formação é de classe A. É visível a olho nu e é mais visível no céu noturno no hemisfério sul durante as noites de março a junho. 

Sobre sua classificação astrológica, Denebola é da natureza de Saturno e Vênus combinada, sendo uma estrela mais maléfica que benéfica e por vezes muito maléfica. Está associada a Críticas, perseverança, controle, falta de imaginação, honras, associados indesejáveis, doença mental, felicidade que se transforma em desespero, doença, desastres naturais e catástrofes. Principalmente na astrologia mundana para este dois últimos tópicos. Na natividade, seus efeitos são mais nocivos que produtivos e esta é uma estrela que indica reviravoltas, descontrole e descontentamento. É o lado bestial de Ursa Maior e o nome Denebola é a versão encurtada de Deneb Alased, da frase árabe ذنب الاسد ðanab al-asad "cauda do leão e por isso está associada a essa raiva latente dentro de cada um de nós, principalmente para aqueles que possuem algum planeta colocado junto a essa estrela em até 5º de proximidade com ela. 

É uma daquelas estrelas temidas por ser tão visceral. Como todas as estrelas dos signos coléricos, indica perdas e descontroles, mas também indica poder e indisciplina. Aqueles que possuem-na ativa, não são muito queridos por serem incontroláveis e difíceis de lidar, mas também são mais audaciosos e práticos. São os famosos bad boys.

Gosto muito desta estrela porque ela tem um nome lindo e seus significados são bem interessantes quando levados em conta o mito, onde ela representa o instinto de liberdade e insubordinação que todos temos em nós em algum nível. Mas também acho este nome um nome de vilã de filmes não acham? 

Imagem de Denebola.



terça-feira, 9 de abril de 2024

Curiosidade histórica.

 Mapa mais antigo do mundo. 

Dizem as fontes que o mapa natal mais antigo do mundo é datado de 20/04/409. Não se sabe ao certo para quem ou para qual horário foi eleito, mas este é o registro natal mais antigo do qual temos notícias. E o próprio conceito de mapa acompanha o nascimento que foi o momento estabelecido para a geração da natividade que surge quando o bebê respira fora do útero pela primeira vez. 

Muitos de vocês se perguntam porque falamos em natividade e não mapa astral. Os dois são a mesma coisa, mas cada um surge num tempo e é usado de uma forma. O conceito de mapa natal é o mesmo que mapa do dia do nascimento. É um conceito mais arcaico, onde mapa da natividade estava associado a noção de destino. Já o conceito de mapa astral é um pouco mais esotérico e portanto mais moderno, vinculado ao sentido mais mítico e psicológico do termo, onde os astros assumem papéis de energias e abandonam seus caráter mais preditivo. Contudo, ambos podem ser usados para definir a mesma coisa. 

Já o termo horóscopo foi totalmente deturpado! Horóscopo nada mais é que o grau do Asc. Algo que Robert Zoller deixa tão claro que se torna intrínseco em nós que estudamos suas obras, pois não mais vemos horóscopo como aquela parafernalha de jornal, mas sim como o ponto "criador" do mapa natal. 

Abaixo o mapa do dia 20/04/409 sem horário. 

Benéficos fortes! Gostei de ver. Elegi para Alexandria pois acredito que tenha sido elaborado por lá. Não há certeza.



quinta-feira, 14 de março de 2024

Estudos

 Cerco e auxílio: O que é e quais seu significados? 

Cerco é a condição do planeta que está em aspecto simultâneo entre Marte e Saturno. Sol a 20° de Touro, Saturno a 19° de Aquário e Marte a 21° de Escorpião. O Sol sai de uma quadratura a Saturno e se aplica em uma oposição ao Marte. A qualidade de um Cerco é mais propriamente definida quando se trata de uma conjunção, quadratura ou oposição que são; um neutro, outro da natureza de Marte e o terceiro da natureza de Saturno. Isso indica que o planeta está saindo de uma dificuldade e entrando em outra como da frigideira ao forno. Indica todo o tipo de debilidade desamparo e impedimento aquele planeta que assim está configurado. 

Já o Auxilio acontece quando um planeta sai de um aspecto a um benéfico e se dirige a um aspecto com outro benéfico. Um exemplo disto é Lua a 10° de Peixes, Vênus a 8° de Peixes e Júpiter a 11° de Touro. A Lua sai de uma conjunção a Vênus e se aplica em sextil a Júpiter, ganhando assim o auxílio dos benéficos. Tudo que ela significa e representa na carta está amparado pelos benéficos e tende a ser mais "fluido" ou realmente aparado, seja pelas pessoas que Vênus significa seja pelas que Júpiter significa ou seja por aquilo que eles significam na própria carta. Auxílio agem nas conjunções, sextis e trígonos, pois o primeiro é neutro e da natureza de Mercúrio, o segundo é da natureza harmoniosa de Vênus e o terceiro de natureza benéfica de Júpiter. 

Aqui damos mais importância a natureza primária dos planetas ante a sua dignidade na carta natal que também será considerada na análise. Contudo, a natureza principal é a mais significativa no que toca os cercos e auxílios.

Divagações..

 Origem do aniversário. 

O ato do nascimento gera um ciclo que de ano em ano deve ser comemorado. Este dia é do nosso l aniversário. O natalis de cada ano tem sua origem nas civilizações antigas que comemoravam com fervor os primeiros anos das crianças, que podiam morrer muito novas e quase não chegavam a idade adulta dadas as dificuldades de antes. Por essa razão, comemorar seus anos de vida era um ritual de passagem e proteção. Entre os gregos nasceram os rituais de aniversário que praticamos até hoje, muito embora sem o significado original daquele povo. As velas eram acessas sobre um bolo de mel e aveia no formato de uma lua que seria entregue nos templos de Artemis, padroeira das crianças.  

Entre os romanos, existia uma crença de que maus espíritos buscavam a alma do aniversariante no dia de seu aniversário; pois muitos caiam doente perto de seu aniversário ou morriam depois dele e como medida para bloquear isso, velas eram acessas sobre o bolo que seria um escudo contra os maus daimons. Comia-se e bebia-se a saúde do aniversariante e muitas orações e bençãos eram proferidas aquele que comemorava seus nos cercados por presentes que celebravam sua vida e o renascimento de mais um ano.

Os quinze anos de um espartano era a idade da emancipação. Já para as mulheres essa passagem à vida adulta vinha com o primeiro sangue, e não com o aniversário. 

Os egípcios também comemoravam o aniversário dos reis e de seus familiares, mas apenas deles. Enquanto na China antiga, rituais de passagem eram medidos em todos os anos importantes para o salto evolutivo dentro da civilização. Os dez e os doze anos eram os mais importantes para os homens nesta época. Porém, durante os primeiros IV séculos do cristianismo no mundo ocidental, o aniversário não era comemorado, mas sim demonizado e odiado como está narrado em em muitas passagens e reflexões dogmáticas sobre o tema. 

"Nunca nenhum santo celebrou um dia festivo ou uma grande festa no dia de seu nascimento. Nenhum foi encontrado tendo alegria no dia do nascimento de seu filho ou filha. Somente os pecadores se alegram com essas comemorações. Os santos não só não celebram uma festa no dia de seu nascimento, mas cheio do Espírito Santo, amaldiçoam esse dia. "


Fragmento das homilias sobre o Levítico do século VIII, 3.2.


Com o advento da comemoração do nascimento de Cristo no século V, o aniversário de Jesus permitia que outros pudessem também comemorar o dia que antes era tido como o afastamento de Deus em sua morada celestial. Muitos temiam a proximidade com seu nascimento, pois era comum a morte próxima ou pouco depois do aniversário. E ainda hoje isso acontece com alguma frequência. Somente os judeus acreditavam que isso era bom porque indica a fechamento de um ciclo perfeito que começava e acabava no tempo certo. 

Hoje ainda comemoramos nosso aniversário com velas, bebida e comida. Mas esquecemos de agradecer e celebrar a renovação deste ciclo que durará o que tiver que durar e deve ser bem vivido e celebrado por si e para ti. 

Obrigada a todos que me desejaram um feliz aniversário! Estou realmente muito agradecida a todos!



Movimento planetário.

 Retrogradação: o que, o que significa, porque acontecem? Hoje no Globo Repórter. 

Retrogradação é uma condição planetária que todos os 5 planetas passam ao longo de seu percurso pelo zodíaco. Trata-se de um movimento aparente em relação a terra que altera o comportamento dos astros na perspectiva e observação terrena. 

Mercúrio fica retrógrado de 3 a 4 vezes no ano. Vênus a cada 18 meses. Marte a cada 2 anos. Júpiter cerca de 120 dias por ano e Saturno cerca de 140 dias por ano. Sol e Lua jamais ficam retrógrado porque em suma, jamais mudam de perspectiva. Os Nodos, apesar de não serem planetas, também estão em movimento retrógrado por causa da defasagem de 5° que Lua comete durante seu percurso mensal. Existem 2 momentos de retrogradação. O 1° diz respeito ao planeta que está parando para entrar em movimento retrógrado e é considerado mais prejudicial, pois está começando ir contra seu fluxo. O 2° momento diz respeito a condição em que o planeta para seu ritmo afim de retomar seu movimento direito. É o um momento melhor que o anterior porque aqui o planeta está voltando a trabalhar corretamente. 

A retrogradação é uma debilidade acidental, porque o movimento real dos planetas é o direto e por essa razão quando ele está retrógrado, está em um movimento anormal que embora esperado, não é raro, mas pode ser prejudicial. Com isso esclarecido vamos a indicação do que os planetas retrógrados podem significar.

Atrasos, lentidão, cautela, medo e fraqueza são típicos dos planetas retrógrados que irão apresentar menos agilidade do que o normal para aquilo que significam no mapa. Só isso é esperado de mais evidente e nem sempre será de todo um prejuízo terrível. Porém será incômodo e muitas das vezes será percebido como algo que o planeta evita de cumprir em sua vida. Um exemplo disto é o regente da quinta casa retrógrado. Ele pode atrasar a vinda dos filhos ou então diminuir seu apetite sexual porque ele age com mais cautela do que o esperado e assim você evita realizar o que ele indica graças a sua retrogradação. 

O aspecto mais importante que diz respeito à retrogradação é a refranação, que é quando o planeta está para se aproximar de um aspecto a um outro planeta, mas antes de completar o aspecto, ele entra em movimento retrógrado e logo não "vê" ou cumpre o que pretendia junto aquele outro planeta. É um aspecto mais "importante" numa horária, onde a movimentação dos planetas influi no cumprimento da coisa perguntada. Contudo, ele será sensível a todo planeta retrógrado porque vai indicar este "quase" acontecimento de tudo que o senhor daquele tema (planeta) significa. Mas ela pode deixar de ser exitante quando em outras técnicas percebermos que o planeta está direto. Assim, ele após sair deste condição por qualquer ativação técnica indicará a ocorrência da coisa. O mesmo deve ser analisado nas revoluções solares e nos trânsitos. 

Bons estudos.

Dos Lotes Árabes.

 Lote do Eros ou Lote da Vênus. 

Este é um dos lotes trabalhados durante o período Helenístico da astrologia que possui profunda interpretação filosófica aliada aos sentidos práticos de sua função e cálculo no mapa natal. 

Tal Lote diz respeito aos anseios de alma que buscamos conscientemente visando realizar uma satisfação existencial através do corpo e das relações. É o local que investigamos para encontrar o que trará prazer, felicidade e que indicará a realização daquilo que o nativo deseja. Em sua, Eros significa apetites e desejos que ocorrem por escolha nossa, e torna-se responsável pela amizade e favor. Em bons locais indicam esperança, abnegação, bons princípios e o amor moral e belo. Em maus locais, indica fantasias, vícios, deturpação do que é beleza e desesperança. 

Sua fórmula une Asc + Venus − Lote do Espírito para mapas diurno ou Asc + Lote do Espírito − Venus para mapas diurnos. Pois em si significa a projeção da Vênus que é e suma nossos desejos, amores e envolvimento material sob o Espírito que possui diversos significados, mas que para este estudo indica a forma como buscamos e nos movemos para contemplar a Vênus, que será movida pela força do Ascendente. Todas as fórmulas que usam a parte do Espírito indicam ações pessoais e uma força de vontade para realizar algo. Assim, o Lote do Eros indica sua força para realizar seus desejos e como você quer obtê-los (casa onde está). 

Dorotheus usa-o nos mapas de sinistria, principalmente para mapas de amigos e aliados. Firmicus usa-o no mapa dos pais com os filhos para medir sua harmonia e Valens usa-o para o estudo dos desejos e ancios pessoais. Dado o caráter profundo deste Lote, muitas são as interpretações que podemos fazer dele, mesmo que em síntese ele signifique o envolvimento material (sexual e corporal) do nativo com seu entorno. 

Investigue o local do Lote do Eros (casa) e seu regente (planeta dono do domicílio do Lote) e descubra o que deseja. 

Nascimento de Vênus.



Temas da casa 3

 Vizinhos! 

Este é um tema de casa 3 e também é tema de Marte, associado a essa casa pela ordem caldeica e claro, a Lua que se rejubila nesta casa. 

Os bons vizinhos são indicados pelos Luminares e por bons planetas nesta casa. Inclusive se a vênus está na terceira casa, romances entre vizinhos ou conhecer alguém numa viagem de família (falo disso em outro post) ou ainda conhecer algum amor mas proximidades de seu lar, é algo que Vênus poderia favorecer mesmo em uma casa cadente que não é tão produtiva, mas também não é maléfica. Os benéficos neste local também indicam boas relações com aqueles que moram por perto e de certa forma podem até mesmo favorecer amizades de pessoas próximas a ti.

Agora sobre os problemas com vizinhos, vizinhos safados, vizinhos que merecem um quadro no Casos de Família, isso é coisa que Marte adora na casa 3 ou regente deste local. Saturno não está muito longe de ser o senhor do ódio entre os vizinhos, mas se o regente da 3 está numa má casa ou em mau estado, podemos pensar e ver que não teremos uma vizinhança tranquila perto de nós. 

William Lilly indica que a décima segunda casa pode ser um local a se investigar sobre as fofocas, falcatruas e feitiços entre vizinhos por ser uma casa que lança quadratura a terceira casa e é lar de Saturno em quadratura a Lua no que toca os júbilos. Por falar nisso, em sua obra ele ensina muitos macetes para investigar a relação com vizinhos, pois desde aquela época eles sempre deram muito problema ou muita alegria. Tudo depende do planeta envolvido nessa questão. 

E aí, como anda sua relação com seus vizinhos segundo seu mapa? Por aqui, não sei porque alguém ainda não foi preso. Marte conjunto a Mercurio angular. 

Nada melhor do que uma figura do Chaves para retratar este tema peculiar de casa 3.



O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...