Retrogradação: o que, o que significa, porque acontecem? Hoje no Globo Repórter.
Retrogradação é uma condição planetária que todos os 5 planetas passam ao longo de seu percurso pelo zodíaco. Trata-se de um movimento aparente em relação a terra que altera o comportamento dos astros na perspectiva e observação terrena.
Mercúrio fica retrógrado de 3 a 4 vezes no ano. Vênus a cada 18 meses. Marte a cada 2 anos. Júpiter cerca de 120 dias por ano e Saturno cerca de 140 dias por ano. Sol e Lua jamais ficam retrógrado porque em suma, jamais mudam de perspectiva. Os Nodos, apesar de não serem planetas, também estão em movimento retrógrado por causa da defasagem de 5° que Lua comete durante seu percurso mensal. Existem 2 momentos de retrogradação. O 1° diz respeito ao planeta que está parando para entrar em movimento retrógrado e é considerado mais prejudicial, pois está começando ir contra seu fluxo. O 2° momento diz respeito a condição em que o planeta para seu ritmo afim de retomar seu movimento direito. É o um momento melhor que o anterior porque aqui o planeta está voltando a trabalhar corretamente.
A retrogradação é uma debilidade acidental, porque o movimento real dos planetas é o direto e por essa razão quando ele está retrógrado, está em um movimento anormal que embora esperado, não é raro, mas pode ser prejudicial. Com isso esclarecido vamos a indicação do que os planetas retrógrados podem significar.
Atrasos, lentidão, cautela, medo e fraqueza são típicos dos planetas retrógrados que irão apresentar menos agilidade do que o normal para aquilo que significam no mapa. Só isso é esperado de mais evidente e nem sempre será de todo um prejuízo terrível. Porém será incômodo e muitas das vezes será percebido como algo que o planeta evita de cumprir em sua vida. Um exemplo disto é o regente da quinta casa retrógrado. Ele pode atrasar a vinda dos filhos ou então diminuir seu apetite sexual porque ele age com mais cautela do que o esperado e assim você evita realizar o que ele indica graças a sua retrogradação.
O aspecto mais importante que diz respeito à retrogradação é a refranação, que é quando o planeta está para se aproximar de um aspecto a um outro planeta, mas antes de completar o aspecto, ele entra em movimento retrógrado e logo não "vê" ou cumpre o que pretendia junto aquele outro planeta. É um aspecto mais "importante" numa horária, onde a movimentação dos planetas influi no cumprimento da coisa perguntada. Contudo, ele será sensível a todo planeta retrógrado porque vai indicar este "quase" acontecimento de tudo que o senhor daquele tema (planeta) significa. Mas ela pode deixar de ser exitante quando em outras técnicas percebermos que o planeta está direto. Assim, ele após sair deste condição por qualquer ativação técnica indicará a ocorrência da coisa. O mesmo deve ser analisado nas revoluções solares e nos trânsitos.
Bons estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário