Origem do aniversário.
O ato do nascimento gera um ciclo que de ano em ano deve ser comemorado. Este dia é do nosso l aniversário. O natalis de cada ano tem sua origem nas civilizações antigas que comemoravam com fervor os primeiros anos das crianças, que podiam morrer muito novas e quase não chegavam a idade adulta dadas as dificuldades de antes. Por essa razão, comemorar seus anos de vida era um ritual de passagem e proteção. Entre os gregos nasceram os rituais de aniversário que praticamos até hoje, muito embora sem o significado original daquele povo. As velas eram acessas sobre um bolo de mel e aveia no formato de uma lua que seria entregue nos templos de Artemis, padroeira das crianças.
Entre os romanos, existia uma crença de que maus espíritos buscavam a alma do aniversariante no dia de seu aniversário; pois muitos caiam doente perto de seu aniversário ou morriam depois dele e como medida para bloquear isso, velas eram acessas sobre o bolo que seria um escudo contra os maus daimons. Comia-se e bebia-se a saúde do aniversariante e muitas orações e bençãos eram proferidas aquele que comemorava seus nos cercados por presentes que celebravam sua vida e o renascimento de mais um ano.
Os quinze anos de um espartano era a idade da emancipação. Já para as mulheres essa passagem à vida adulta vinha com o primeiro sangue, e não com o aniversário.
Os egípcios também comemoravam o aniversário dos reis e de seus familiares, mas apenas deles. Enquanto na China antiga, rituais de passagem eram medidos em todos os anos importantes para o salto evolutivo dentro da civilização. Os dez e os doze anos eram os mais importantes para os homens nesta época. Porém, durante os primeiros IV séculos do cristianismo no mundo ocidental, o aniversário não era comemorado, mas sim demonizado e odiado como está narrado em em muitas passagens e reflexões dogmáticas sobre o tema.
"Nunca nenhum santo celebrou um dia festivo ou uma grande festa no dia de seu nascimento. Nenhum foi encontrado tendo alegria no dia do nascimento de seu filho ou filha. Somente os pecadores se alegram com essas comemorações. Os santos não só não celebram uma festa no dia de seu nascimento, mas cheio do Espírito Santo, amaldiçoam esse dia. "
Fragmento das homilias sobre o Levítico do século VIII, 3.2.
Com o advento da comemoração do nascimento de Cristo no século V, o aniversário de Jesus permitia que outros pudessem também comemorar o dia que antes era tido como o afastamento de Deus em sua morada celestial. Muitos temiam a proximidade com seu nascimento, pois era comum a morte próxima ou pouco depois do aniversário. E ainda hoje isso acontece com alguma frequência. Somente os judeus acreditavam que isso era bom porque indica a fechamento de um ciclo perfeito que começava e acabava no tempo certo.
Hoje ainda comemoramos nosso aniversário com velas, bebida e comida. Mas esquecemos de agradecer e celebrar a renovação deste ciclo que durará o que tiver que durar e deve ser bem vivido e celebrado por si e para ti.
Obrigada a todos que me desejaram um feliz aniversário! Estou realmente muito agradecida a todos!

Nenhum comentário:
Postar um comentário