quarta-feira, 1 de maio de 2024

Estrelas Fixas.

 Capella.

A Alpha de Auriga; a constelação do Cocheiro. 

Muitos de nós que estudamos os mistérios do mundo conhecemos Capella pelo mito dos Exilados de Capela. Dos quais nossos ancestrais descendiam desde o começo dos tempos, quando se misturaram aos humanos nativos da terra e geraram a raça humana como conhecemos. Muito do que é dito sobre este mito é semelhante a narrativa de Nibiru e dos deuses Babilônicos e muito pouco tem relação com os significados reais da estrela em nosso dia a dia aqui na astrologia. Mas fato é que Capella é uma estrela fascinante e cercada de mistérios e lendas. 

Capella quer dizer “cabrita” e está associada tanto a Zeus quanto a deusa Artemis. Para o deus ela seria a cabra que o alimentou quando criança e para deusa representaria a proteção e reverência que devemos ter com os animais. Mas foi Platão aquele que deu real sentido ao Cocheiro no céu, quando associou a constelação à “luta” da alma humana entre a dominação desta sobre nossos defeitos. Um dos cavalos do cocheiro é dócil e portanto é o bom homem que permite ser conduzido pela alma. O outro é o mau homem que briga com a alma e quer assumir seu papel no mundo independente a ela. Mais curioso que isso, são as várias lendas associadas a essa estrela, onde ela significa sinais, mensagens e liberdade de alguma prisão ou período de sombras. Esse arquétipo acompanha seus significados na astrologia e também seus efeitos no mapa. 

Localizada entre as constelações zodiacais de Touro e Gêmeos e posicionada aos 23° de Gêmeos, Capella é uma estrela de magnitude 0.08, portanto bem forte e é mais visível ao norte do globo. Seu brilho é amarelo pálido quase dourado o que a assemelha a um Sol que, astronomicamente, é muito maior que nosso pequeno Sol. Ainda no campo astrológico, Capella indica sorte e está associada à natureza de Marte e Mercúrio, segundo Ptolomeu. Seus efeitos num mapa astral indicam livre expressão, necessidade de se expressar, liberdade para ir e vir e um certo gosto por aventuras e velocidade. Em excesso, os atributos desta estrela indicam desajuste social e rebeldia. Mas também indica pensamentos próprios e originais e certa peregrinação. 

Aqueles que teriam sido exilados de Capella o foram porque não souberam aproveitar seu livre arbítrio e usaram-no para o mal e se desvirtuaram do caminho do bem, daí a constelação de Cocheiro no céus indica o caminho que teremos que tomar para retornar casa sabendo usar nosso livre arbítrio para o bem, após uma longa peregrinação em terras distantes. Este também é o mito do Cocheiro. PS: astronomicamente, Capella é uma estrela dupla. Por isso a imagem de Capella A e Capella B. 

Boa semana a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...