quarta-feira, 5 de abril de 2023

Qual seria a casa da tecnologia segundo a visão tradicional da Astrologia?

Qual seria a casa da tecnologia segundo a visão tradicional da Astrologia?


Primeiro vamos desmistificar um fato; não é porque a base vem do passado que ela não serve ao presente. Afinal, o pensamento conservador parte da premissa de que o passado é o único reflexo útil na construção do presente. Já o pensamento revolucionário, crê que é preciso destruir o passado para construir o futuro. Então aquilo que nasceu na tradição não está desatualizado, ele apenas reduzia as coisas a significados polissêmicos que podem ser usados em qualquer esfera de tempo.


Na tradição nós não poderíamos falar de “casa da tecnologia”, mas teríamos uma casa da ciência e será daqui que partiremos rumo à investigação do tema. Cabe ressaltar, que os avanços úteis à humanidade ficam tanto a cargo de Mercúrio quanto de Saturno. Mercúrio parte do entendimento de que um homem pode fazer bem para a coletividade com sua instrução, já Saturno regimenta as decisões de uma  coletividade que atingem o homem na sua individualidade se do assim o que é útil ao homem pode vir de ambos os planetas, e por vezes de Júpiter, que embora não seja amante dos métodos e da disciplina, se apetece com a ordem e a promoção do novo. Dos signos temos Aquário como um signo humano e inventivo. E também temos Libra, casa da exaltação de Saturno que trata da coordenação de muitas coisas, principalmente as humanas. Nas ciências naturais, Escorpião e Virgem se destacam como signos envolvidos com química e a farmácia. Já os signos de Capricórnio e Leão se destacam como locais em que o esforço físico resulta em construções sólidas e materiais. Marte se encaixa aqui como o motor que gera a energia necessária para a criação de algo e por vezes as ferramentas que serão necessárias para o desenvolvimento tecnológico de algo.


Das casas temos a casa 3 sendo a primeira indicada para o tema pois ali existe todo a direção para a mente e capacidade comunicativa de alguém. Já num outro sentido, temos a casa 5 como uma casa das novas criações em qualquer esfera do conhecimento humano. A casa 11 entraria nesta classificação como a casa de tudo aquilo que gera bons resultados a um esforço antecedente lá na casa 10. Creio que essa sem dúvida é uma boa casa para investigarmos a capacidade de geração de temas novos e úteis à humanidade ou a si mesmo. Não poderia deixar de fora a casa 9 deste contexto, uma vez que, ali surge a interferência do céus na terra e também é o local onde o que está oculto vem à luz. Eu veria a casa 9 como a casa das descobertas científicas e a casa 3 a casa da experimentação do que é descoberto. Já a casa 5 seria a casa donde de fato surgem as coisas com nossa capacidade criativa e a casa 11 seria a realização e portanto o resultado daquilo que descobrimos sendo aplicado na prática.


Claro que os significadores mudam e por vezes haverá um ou outro favorecimento para o surgimento da tecnologia, mas sem dúvida alguma devemos olhar para estes locais a princípio para descobrir de que tipo de tecnologia estamos falando e quem favorece a coisa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...