Firdaria: quando os astros acordam.
Os cronocratores são de fato o termo mais importante para a leitura de um mapa natal dentro da Astrologia. A ativação dos planetas em determinados períodos de vida marcam fases desta nossa passagem pela terra na forma pela qual o planeta está prometendo dentro do mapa natal. Quando o tema da Firdaria entra em voga, não posso deixar de fazer algumas observações sobre o tema que visa estudar, compreender e aplicar um dos muitos conceitos de cronocratores que mais utilizo hoje em dia.
A Firdaria se baseia no conceito de que em determinados períodos de vida com base na seita de nascimento, os 7 planetas clássicos alternam no domínio de nossa vida. Aqueles que nascem à noite têm a Lua regendo os primeiros anos de vida, depois Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e por fim os Nodos, norte primeiro e depois sul. A regência destes planetas e dos nodos se completa com 75 anos e depois recomeça de acordo com os anos que o nativo vive. Aqueles que nascem de dia tem o Sol, Mercúrio, Vênus, Lua, Saturno, Júpiter, Marte e por fim os Nodos Norte e depois o Sul governando sua vida. Terminado 75 anos, recomeça a contagem. Os ciclos são variados, muito embora sejam sequentes e lógicos derivado da ordem caldeica que ordena os temas em nossa vida.
Num geral temos o Firdario; senhor do tempo dominando os aspectos gerais de nossa vida na forma e na casa que está no mapa natal. Por isso quando alguém chega até mim, falando que a anos não trabalha, vou direto verificar a Firdaria para saber quem é o senhor do tempo que está reinando, e de que forma ele pode sim ser aquele que está impedindo a fluência do tema na vida do nativo. Mas não só o Firdario reina, um subfirdario o acompanha em cada um dos anos de vida que lhe são atribuídos. Para ficar mais compreensível, enganada assim: o Firdario é o Chefe que falará como e para onde os temas de vida do nativo vão se desenvolver. O subfirdario é aquele que encaminha as ordens do Firdario sobre seus termos. Vamos visualizar a ordem da Firdaria para que vocês compreendam mais o tema.
O mapa de exemplo é de Bergolio o atual papa Francisco II.
Seu papado começou em 2013 quando vivia a Firdaria da Lua, regente do Ascendente na casa 8 e sendo recebida por Saturno na casa 9 no signo de Peixes. A Lua coordenou suas realizações no tema do Ascendente na forma da casa 8. Por anos seu papado vem sendo questionado e até mesmo sua eleição foi alvo de grande questionamento, é claro, ele foi categorizado por várias mídias como o papa do fim da igreja. Algo bem típico de uma Lua Aquariana na casa 8. Na época ele entrou na Firdaria de Lua e Saturno em 31/03/2013 e vemos aqui a ação da Firdaria. Saturno recebe sua Lua e se posiciona na casa 9, a casa de fato da concretização dos atos religiosos. A Lua lhe deu a forma dirigindo os temas do Ascendente como as motivações de vida na forma de Saturno, ou seja para a religião e sua missão espiritual nesta vida. Assim é o reinado do subfirdrio, ele delineia os temas para o Firdário agir. Sua vida e a figura do papa Francisco se tornaram emblemáticas assim que foi empossado como mapa e a cada ano que passou vemos a ação da Lua se combinando aos seus temas de vida. Em 2014 já como Papa e no reinado da Lua e Júpiter houveram grandes nomeações e novas assembleias sobre sua tutela, algo que combina muito com Júpiter na casa 7 sendo o regente da 9 e da 6. Aliás, o papa recebeu mais de 6 milhões de fiéis neste ano na Basílica de São Pedro. Ora a casa 6 é a casa do servir com humildade e por vezes em sacrifício, um homem de 77 anos ficou em pé por horas ouvindo fiéis e lhe dedicando a paz e a benção.
Atualmente, em 2023, o papa vive a Firdaria de Saturno, regente da casa 7 e 8 e de Júpiter regentes dos temas da casa 6 e 9 de seu mapa. Ambos estão em Recepção em seu mapa e frágeis. Claro que a regência de duas casas maléficas é preocupante para alguém que de 86 anos, ainda mais em um terceiro retorno de Saturno. Mas como a Firdaria é uma técnica que deve ser levantada junto a outras técnicas combinadas, pois ela nos fala sobre grandes períodos de vida, enquanto técnicas como as direções por termos ou as Revoluções Solares que são mais pontuais podem nos dizer mais sobre temas específicos e precisos. Porém é notável que a ativação de Saturno e Júpiter atualmente está de fato contribuindo para o enfraquecimento de sua saúde que, sim, tende a se enfraquecer durante essa Firdaria de Saturno.
Em seus temas de RS vemos o Ascendente em Gêmeos com Marte por ali Retrógrado somado ao eclipse de agora 20/04 sobre seu Meio céu Natal encaminha sua revolução para uma período de cautela quanto ao tema saúde desde essa data até o próximo eclipse em Libra sobre sua casa 4 natal em 28/10. O ingresso de Marte em seu ascendente natal agora em Março é de fato debilitante e mais intenso enquanto Marte se opõe a Júpiter natal desde anteontem. Indícios de morte? Não diretamente, mas de doença e fraqueza cada vez maiores, sim. A oposição de Júpiter em Áries ao Marte natal em Libra, também é intensa, colocando ainda mais alertas sobre força física e disposição. Aliás, a falta de um pulmão em seu corpo é profundamente conexa à debilidade de seu Júpiter natal oposto ao tema Ascendente e em queda. Será ele o gatilho de morte para o Papa, muito embora não haja sozinho e conte com a força de Saturno para desencadear sua força.
Este foi o estudo de hoje. Espero que tenham gostado de estudar Firdaria e seu reinado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário