quarta-feira, 5 de abril de 2023

Família.

Família e o Mapa Natal.


A família é sempre um tema complicado, e na astrologia não poderia ser diferente. Uma das grandes polêmicas sobre o tema diz respeito a casa 4 e 10 e sobre qual delas representa o pai ou a mãe. Bom, a despeito da astrologia tradicional; a casa 4 está relacionada ao pai pois dele, este homem dava ao nativo seu sobrenome, suas casas ou terras e a nacionalidade também. Já a mãe, ficava responsável por moldar o caráter do nativo, as habilidades, comportamentos e sua fama. Desta maneira, a casa 10 representaria a mãe é a casa 4 representaria o pai. De fato esse modelo faz muito sentido e é o modelo que eu sigo. contudo, não vamos ser reducionista nem nada do tipo, dado o fato de que, os regentes da casa 4 e 10 serão a representação da figura do pai e da mãe sobre o caráter dos planetas que o apresentarem em seu mapa. O sect de nascimento será importante para analisar quem é o pai e quem é a mãe num caráter mais investigativo sobre a influência destes pais na vida, no comportamento e até na aparência do nativo. Não, o mapa não vai falar que se mãe ou pai é ou era narcisista! Isso é tema da psicologia. O máximo que iremos descobrir no mapa será: o caráter destes pais, sua profissão, se era uma pessoa boa ou ruim, se de fato gostava ou não de você, se era um pai ou mãe amoroso, feliz, doente, rico, pobre, trabalhador e afins. Termos psicológicos sendo trazidos para a astrologia são um desserviço à medicina da mente, além de configurar crime: prática irregular da profissão. Sim dar diagnósticos podem ser perigosos, mesmo para a astrologia médica que pode indicar a origem das doenças e os anos que podem surgir e se são curáveis ou não, mas tratar ou determinar com 100% de certeza, é uma virtude médica! Por isso não fiquem por aí acreditando que vai dar para ver diagnósticos de comportamento mentais no mapa, porque não serão!!!


Quanto ao sect de nascimento; pessoas nascidas com o sol acima da linha do ascendente devem olhar para o Sol na figura do pai. A Vênus na figura da mãe e os regentes da casa 4 e da 10. A vênus indicará a forma de harmonia ou desarmonia na relação dos pais e dos filhos. O Sol indicará o mesmo. Já em mapas noturnos; Sol abaixo da linha do Ascendente, o pai será visto na figura do Saturno e a mãe na figura da Lua e demonstraram o mesmo que Sol e Lua. Há quem diga que a mãe será analisada unicamente na figura da Lua, e eu realmente vejo uma forte relação deste tema com as mitologias, religião e folclores que associam a Lua ao útero, a figura materna e a fertilidade. Porém, devemos ter cautela ao analisar a Lua como figura materna, uma vez que a Lua conecta todos os temas de substância e de saúde do nativo também. E muito do que podemos ver na Lua, poderá se refletir na relação mãe e filho. Agora, as fases lunares são importantes para analisarmos a relação entre os pais do nativo. Filhos nascidos em uma Lua Nova podem indicar muita proximidade entre os pais, inclusive podem indicar que o nascimento do filho influenciou o casamento dos pais. Já aqueles nascidos na Lua Crescente indicam certa impossibilidade entre os pais ou infelicidade entre eles que antecede o nascimento do nativo e se arrasta pela infância dele. Porém, em casos de Lua crescente em que a Lua faça um trígono ou sextil com o Sol natal, podem indicar felicidade entre os pais e comunhão para o nascimento do nativo. Tudo depende da qualidade desta Lua. Pessoas nascidas na Lua Cheia têm uma tendência maior a nascerem com seus pais já separados ou que venham a se separar durante a juventude do nativo. Novamente, devemos analisar qual é a qualidade desta Lua no mapa. Pessoas nascidas na Lua Minguante enfrentam o mesmo que os nascidos na Lua Crescente, mas é contudo um pouco mais peculiar pois, o nativo terá maior afinidade com um dos pais em questão.

Mas mesmo essa análise das fases lunares pode ser insuficiente se não analisarmos os regentes do tema materno e paterno. Essa noção tradicional ainda cabe na atualidade, onde o modelo de família mudou tanto em comparação com a atualidade? Sim! Dado o fato de que, são os planetas e suas qualidades e posicionamentos dentro do mapa que caracterizam essa relação entre pais e filhos. Ainda podemos recorrer aos regentes das triplicidades * vou entrar neste tema um dia destes num post. Mas aqueles mais familiarizados ao vocábulo astrológico, sabem que os regentes da triplicidades dizem respeito aos planetas que regem os signos com base em sua elemento. O primeiro regente da casa 4 caracteriza o pai e sua personalidade e comportamento com os filhos. O mesmo será visto quando analisarmos o primeiro regente da triplicidade da casa 10 quanto a relação mãe e filho. Este é um bom estudo também e sempre uso quando o mapa permite.


Sobre os demais familiares as casas que nos falam sobre eles são: Avós Maternos casa 1. Avós paternos casa 7. Irmãos, tios e primos, casa 3. Netos são vistos na casa 9, afinal é a casa 5 da casa 4. Parentes distantes também são vistos na casa 9. Mas os irmãos dos meus irmãos  são vistos na casa 3 da casa 3, ou seja na casa 6. Nossos ancestrais são vistos na casa 4, mas os temas antigos e de cunho hereditário são vistos na casa 8. O pai do marido ou seja sogro é visto na casa 10 e a mãe do marido, a sogra será vista na casa 4. Filhos adotivos são vistos também na casa 11, mas sempre os filhos são vistos na casa 5 de maneira geral. Para finalizar, os segredos de família também podem ser vistos na casa 8 para os temas do pai e na casa 2 para os temas da mãe e segredos também são visitados na casa 4 e podem ter relação com a família de modo geral. A nacionalidade e sua própria casa são vistos na casa 4 também, mas o 2º regente da triplicidade da casa 4, nos falará sobre o tipo de imovel que você poderá obter, se é uma casa de um andar, de dois andares ou se será apenas uma casa e coisas do tipo. Falo disso pois a maioria de nós (felizmente) possui uma casa ou foi criado debaixo de um tento familiar a nós, por isso este lar da infância pode ser visto na casa 4, mas também quais as qualidade da casa que terá ou não, também são vistos na 4, fora os terrenos e os tesouros escondidos que poderá encontrar ou ter.


Este foi o texto de hoje! Espero que tenham gostado.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...