sábado, 22 de julho de 2023

Os Luminares.

Os luminares sustentam e equilibram nossa vida, por isso a condição deles na carta natal é importantíssima para compreender temas como: fama, prosperidade, saúde e longevidade.

A Lua num mapa noturno é o astro mais importante do mapa seguido do regente do Asc. Num mapa diurno essa qualidade pertencem ao Sol, e ao regente do Asc igualmente e deve ser analisado com esmero.

Com isso esclarecido, vamos estudar alguns dos significados dos luminares em qualquer mapa:

Lua representa em qualquer mapa: prosperidade, fama, reputação, mundo instintivo, relacionamentos e saúde. Sol representa em qualquer mapa: reconhecimento, sucesso, prestigio, certezas, conhecimento e vitalidade.

Caso numa natividade um dos luminares ou ambos estejam ruins e não sejam eles promissores, olhar para o regente do Ascendente, o regente do MC e o regente da casa 11 e os planetas ali colocados. Eles serão substitutos a toda a promessa de ambos, mas saibam que serão substitutos bem abaixo da média. Luminares nos ângulos estão em evidência e por isso se tornam mais fortes e "claros" num mapa, chegando mesmo a se tornarem bem poderosos, até me arriscaria a dizer que são mais notáveis que qualquer outro planeta num mapa num ângulo.

É bom que num mapa Vênus e Mercúrio estejam no sect noturno ou com a Lua. Assim como é bom que Júpiter e Saturno estejam com o Sol. No caso de Marte, há de minha parte o entendimento que; se Marte tem jubilo no sect noturno junto com a Lua (casa 6), ele deve permanecer forte onde ela está, mesmo que ele seja um planeta superior. Mas isso é bem relativo e a priori, Marte se dá bem no sect diurno.

Por último e não menos importante: qualquer planeta na casa do Sol (leão) se torna notável e num mapa pode fazer as vezes do Sol, se este mesmo está fraco. No tema da Lua o mesmo não acontece, mas todo planeta em seu domicilio se torna mais elástico, como se estivesse "sem pressão", e por isso se torna oscilante para gerar seus temas de vida na carta.



sexta-feira, 21 de julho de 2023

Sanguíneos.

Temperamento sanguíneo. 

Formado pelas qualidades QUENTE E ÚMIDA, o sangue é o Temperamento mais tietado de toda a tradição, sendo visto como amável, belo e harmônico pois imita a natureza de Júpiter. Mas quem conhece sabe a pérola que tem nas mãos! São voláteis, inseguros, desorganizados, exibicionistas, desinteressados, flexíveis demais e movidos por seus próprios impulsos. Embora muito dedicados aos seus e leais, não são sérios ou sóbrios. Necessitam de novidades e liberdades, mas confundem facilmente sua liberdade com a libertinagem. Podem se tornar vulgares e altamente conectados às futilidades e ao materialismo, quando sentem-se desmerecidos ou desconectados dos demais de alguma forma. Gostam de atenção, mas não como os coléricos que disputam pelo poder, não, os sanguíneos acreditam que merecem tal atenção e por isso fazem de tudo para tê-la. Por outro lado são animados, agitados, espontâneos e alcançam a fama e a visibilidade com certa facilidade. Gostam de vida boa, curtição e intensidade. Fogem de todo tipo de esforço, empenho ou extrema dedicação. Para eles a vida tem que ser fácil e suave, por isso tendem a superficialidade e as fugas, se viciando em tudo que lhes traga algum furor ou que lhes descarreguem de qualquer bagagem pesada demais. 

Por adorarem novidades, estão sempre estudando, viajando e mudando seu estilo e personalidade. São antenados e conectados em tudo que é novo, futurista e tecno,ótico. Se dão bem com as atividades manuais e mentais que não sejam mecânicas nem caretas. Se dão bem em ambientes movimentados e com várias pessoas, sendo ótimos coordenadores, gerentes e projetistas. Precisam de fluidez em sua vida, por isso vão longe e conhecem toda sorte de pessoas com as quais criam elos e também muita confusão. Preferem as pessoas antagônicas a eles mesmo, pois o contraste lhes fascina, mas também ensina. 

Seus corpos são esbeltos e eles são muito altos. Encorpados, flexíveis, pouco atléticas, mas delineados em sua forma. Se envenenam e contaminam com facilidade e devem tomar cuidado com a circulação sanguínea e aérea. Os dentes podem ser tortos e os dedos longos e o corpo não tem muito pelo ou gordura, mas de certa forma a umidade em seus corpos fazem deles pessoas sanfonas que engordam e emagrecem com facilidade. 

Quando se comunicam gesticulam muito com as mãos e fazem caras e bocas. Se dão muito bem falando em público e por isso são ótimos professores, palestrantes e artistas. São impulsivos, mimados, dengosos, desavergonhados, presunçosos, falastrões e altamente conectados a seus corpos e a própria imagem. Não são crédulos, sendo bem variáveis em suas crenças ou dogmas, que para eles quase não existem, por isto são influenciados por qualquer mestre ou guardião em posição de poder, pois se atraem por aqueles que emanam força, por isso só se casam com aqueles que os impressionam. Nada menos que isso. São os típicos perfeitos que se dão bem com toda a sorte de gente, mas no fundo não estão realmente conectados a ninguém.

Emocionante falando são bem demonstrativos e envolvidos em suas relações e exigem reciprocidade, mas raramente se zangam ou morrem de ódio, e desta forma são os famosos explosivos que fazem mais barulho do que estragos. Porém são excelentes conselheiros porque sempre procuram o lado bom das coisas que infelizmente pode se transformar em frivolidade e positividade tóxica. São barulhentos, desmedidos e intrometidos. Falsos,fofoqueiros, criadores de caos, irresponsáveis, exímios mentirosos e sedutores são algumas das piores faces dos sanguíneos, que têm o poder de contagiar todos à sua volta com seu mundo interno. Não escondem nada de ninguém e sua transparência pode ser confundida com honestidade, mas na verdade é a boa e velha falta de noção de um sanguíneo. Por outro lado, são pessoas exuberantes e divertidas! Sempre prontos para fazer o melhor por todos, pois o vazio existencial que sentem é tão grande, que dão-se aos demais com extrema facilidade. Mas este vazio é mascarado em curiosidade e entusiasmo. Não são reflexivos ou profundos, sendo bem simples e acessíveis e detestam complexidades ou formalidades, e por isso deixam as coisas mais transparentes possíveis e essa é sua maior qualidade e debilidade.

O único planeta unanimemente sanguíneo é Júpiter, mas para algumas correntes astrológicas a Vênus matutina será sanguínea. Os signos sanguíneos são ♊️♎️♒️. A fase lunar sanguínea é a nova e a estação solar deste temperamento é a primavera. O início da manhã e da noite são seus momentos de destaque, principalmente quando o céu está tingido de rosa e amarelo. Saturno se tempera na qualidade sanguínea, assim como Mercúrio e por isso ambos se dão bem por aqui. Suas cores são todas suaves, mescladas e novas. As comidas que lhes fazem bem são as frugais e macias, mas devem evitar açúcar, café e gorduras. Se dão bem com qualquer um, mas os fleumáticos são os que mais combinam com eles, mas o excesso de umidade dissolve essa relação. Os coléricos os energizam, já os melancólicos os aborrecem por contê-los. 

Os personagens sanguíneos são: Flash, Florzinha, Harry Potter, Luke, Dorian Harvillian, Magnus Bane, Chapeleiro, Jack Sparrow, Fera e Percy Jackson. 



Comportamento dos planetas.

 Quais os indicativos de humor e da expressividade em um mapa? 

Saturno indica um humor ácido e azedo. Hoje entendemos como os sarcásticos que possuem uma fala incisiva e pouco flexível, mas também um tanto retraídos que se cansam de falar com os outros com facilidade e se entristecem na mesma medida. 

Júpiter indica bom humor, mas com certo moralismo e hipocrisia. São pessoas de pensamentos profundos demais e um tanto inflamados que gostam do mundo a seu proveito e não contra ele. Tendem ao piadismo extremo ou ao puro ceticismo. 

Marte indica um humor instável e volátil, mesmo quando está digno. Os nativos com humor Marcial se endurecem com facilidade e estão sempre na defensiva com medo de qualquer crítica ou coisa que sai do seu ponto de vista de aceitável. 

O Sol do contrário indica bom humor e uma maior leveza e alegria sim, mas são pessoas mais austereas que não curtem qualquer tipo de coisa como brincadeirinhas ou um excesso de bobagens. São impacientes com os lentos.  

Vênus é a senhora dos bons hábitos, porém pode passar do limite e se tornar jocosa, muito piegas, amável demais ou ainda uma desbocada sem noção que não sabe o limite do ético e do duvidoso. 

Mercúrio também indica bom humor, principalmente se está com a Vênus. Maior leveza e comunicabilidade e também se vai com qualquer um, exceto se Mercurio está em Aquário, Capricórnio ou Virgem, aí se torna um chato moralista! (Corrigindo a Exaltação e Mercurio nas casas de Saturno ou Saturno nas casas de Mercúrio). 

A Lua tende a um humor mais ou tão sensível quanto Marte, e pode até gostar de um buchicho e de uma fofoca ou de falar mal dos outros como o Saturno, mas de certa forma a Lua quando mal significada indica um humor negro e melancólico. Quando bem dignificado indica extrema amabilidade e eloquência. 

Quando um destes planetas estiver na casa um ou em aspecto simultâneo a Mercúrio e a Lua e ao regente do Ascendente, indicará o comportamento do nativo e sua forma de interagir com os demais.



Histórias e Mitos da Astrologia.

 Símbolos planetários. 

Sempre me impressionei com a grafia dos astros e ficava me perguntando de onde elas vieram. Na Astrologia podemos mapear o surgimento de um símbolo para os planetas em suas raízes gregas, pois de início o nome dos planetas era escrito nos mapas tal como eram ou em suas abreviações. O símbolo de Jupiter nasceu da letra Dzeta- Z, já que na Grécia seu nome era Zeus. A Vênus surgiu da letra Phi - Φ, pois Phosphoros é um de seus nomes gregos e significa luminoso. O símbolo de Saturno surge da letra K de seu nome grego Kronos. O símbolo de Mercúrio faz referência ao caduceu de Hermes e Marte representa a lança e o escudo de Ares. Apenas a Lua que sempre foi de certa maneira instintiva quanto a sua forma que precede a própria Astrologia igualmente o Sol. 

Ao longo do tempo os símbolos dos planetas foram atualizados e redesenhados e uma das razões deste feito, deve-se a alquimia, que delineou os planetas de acordo com sua natureza e sua relação com o cosmos e a manifestação de sua força na matéria principalmente na forma dos metais "precisos" a alquimia. Vênus é o Cobre. Lua é prata. Mercúrio é Mercúrio, Ferro é Marte, Estanho é Júpiter, Chumbo é Saturno e o Sol é Ouro. Por muito tempo alquimia, Astrologia e magia andaram lado a lado, e desta comunhão muito conhecimento foi trocado e absorvido de um lado para o outro e nisto, nós na Astrologia herdamos muitas coisas que até hoje utilizamos. Uma destas coisas é sem dúvida alguma, a grafia Zodiacal. Há uma série de explicações sobre a formação destes símbolos que pertencem a Alquimia e com a Astrologia nada compartilham no que toca a formação destes símbolos que não a usabilidade gráfica que estes dão para nós astrólogos. 

Já os símbolos dos signos, nasceram lá com as mitologias das constelações milhares de anos atrás, e sua formatação ganhou contornos e aprimoramento com o tempo até chegar ao que possuímos hoje. Para isso há uma linha do tempo muito bacana que conta esta história para nós. É um estudo para curiosos que, como eu, adoram tudo que é astrológico! 

Acompanhe abaixo: 

Imagens do livro Tratado das Esferas.






Histórias e Mitos da Astrologia.

 Deusa Isthar e a criação do zodíaco. 

A primeira deusa do amor e da guerra é pra lá de controversa e cheia de mistérios. Ate mesmo o grande herói Gilgamesh se encontrou com a deusa e ela faz parte da maioria dos mitos assírios, babilônios e mesopotâmicos, sendo associada a Deusa Matter de muitas culturas, inclusive a própria cultura judaica teria esbarrado com uma versão da Deusa em que ela teria sido a deusa responsável pela criação do mundo junto ao Deus dos judeus, mas foi submetida por sua cara metade e perdeu seus poderes de deusa e foi rebaixada a um mero ser que coabitou o corpo de Lilith e lhe deu a cobra usada por ela para enganar Eva. Mas não é apenas na cultura judaica que Isthar apronta a suas, ela é uma deusa impulsiva, radical e voluptuosa. O arquétipo feminino instável acompanha toda a trajetória da deusa, que posteriormente foi substituída por várias outras "personas" suas mais "doces" como Cloé, Isis ou Freya. Afinal, mesmo essas mulheres no pior de suas facetas superam o terror que está deusa pode causar. Não é atoa que existem várias versões sobre a criação do zodíaco e sua associação a deusa mesopotâmica Isthar. 

Uma das versões da criação do zodíaco mesopotâmicos que nós herdamos de lá para cá traduz em si a origem desta palavra, que quer dizer círculo de animais. Isthar teria dado origem aos 12 signos do zodíaco, e quando se entediou deles, ela soltou estes animais pelo céu noturno dando origem ao círculo Zodiacal. Em outra lenda dizem que a deusa deu origem a 12 filhos semideuses e meio animais que não poderiam habitar entre os deuses que não aceitavam suas características animalescas e por isso foram expulsos da morada dos deuses e soltos no céu. Mas a lenda mais aceita e difundida sobre a origem do zodíaco e sua relação com Isthar no meio mágico, diz respeito a sua tão famosa descida ao reino inferior, quando a deusa foi visitar sua irmã, Ereshkigal, que teria matado-a e dependurado seu corpo numa estaca e depois seguiria viagem com o corpo mutilado de sua irmã preso a sua carruagem e de sua cintura teria caído seu Cinturão mágico que ao tocar a matéria sutil entre os mundos, gerou as constelações e o Zodíaco. Em outras versões a deusa teria corrido entre os mundos despindo se em uma de suas loucas aventuras (Isthar é a mãe e o equivalente de um Zeus feminino) e teria deixado cair seu cinturão, que novamente ao entrar em contato com a matéria sutil entre os mundos teria criado o Zodíaco e as constelações e a deusa nunca voltou para buscá-lo ou se esqueceu dele. Já em outros mitos durante a criação do mundo quando chegou a sua vez de contribuir com a criação de algo, Isthar teria jogado seu cinturão de onde estava para o vazio e com isto teria gerado as constelações e o Zodíaco e este foi seu presente mais valioso dado aos humanos. Gosto mais desta versão. 

Mas é um fato que, o Zodíaco para os mesopotâmicos está intrinsecamente relacionado a sua Deusa Matter e mais conhecida senhora dos céus do mundo antigo e de certa maneira explica a adoração e reverência que todo o povo que teve contato com a cultura mesopotâmica e suas derivações, aprenderam não só as técnicas Astrológicas, mas também reverenciavam e amavam os céus como um presente dos deuses, ou melhor da Deusa. Só isto pode explicar o porquê várias outras civilizações mais tarde como os graecus, fizeram de tudo para inserir seus deuses na leitura Zodiacal para dar validade e uniformidade a essa nobre e riquíssima tradição. Ninguém pode duvidar dos deuses como se pode duvidar dos homens. 

Imagens da Deusa e de seu símbolo mágico. 

Aliás, uma das grandes reverências que o mundo ocidental tem para com os leões foi herdado da relação entre a deusa e os leões, um de seus animais mais sagrados.

Não se esqueçam de curtir minha página no Facebook Cinturão da Deusa em homenagem a Deusa Isthar.




quinta-feira, 20 de julho de 2023

Parte da Fortuna.

 A Parte da Fortuna funciona como um segundo ascendente dentro do mapa natal, e através dela podemos encontrar respostas para temas específicos e refinados dentro da carta natal. Podemos também realizar previsões através da Liberação Zodiacal da Parte da Fortuna que dirigimos para encontrar objetivos matérias, profissionais e sociais e temas da saúde e da vitalidade natal. 

Marcus Manilius elegia o mapa da fortuna, em sua obra Astronomica ele trabalha o tema, de onde tomava a casa da fortuna como o ascendente e as demais casas a partir disto tinham os seguintes significados descritos na imagem em anexo, que hoje podem ser contextualizados para temas de vida como confrontos, relações como governo, capacidade de convencimento, educação e fama. 

Vettius Valens analisava a fortuna como se analisa o mapa natal e dava destaque ao 11° signo a contar da fortuna como o local do Bomdaimon da fortuna, que indicará a sorte do nativo, de onde o nativo tira o seu melhor. 

A Fortuna também pode ser usada como o Hyleg de um mapa, tomando este local como o ponto da vitalidade natal. Enfim, são muitos os locais e usos da fortuna, por isso não menosprezam a Parte da Fortuna. Aliás, não chamem de roda aquilo que é uma parte ou lote da sua vida. Roda da Fortuna está e deve permanecer no Tarô.



sábado, 15 de julho de 2023

Coléricos.

Formado pelas qualidades primitivas QUENTE+SECA, o entusiasmo lhe vem com facilidade pela via do calor, mas logo seu entusiasmo se esvai como o que é seco. Não é demonstrativo quanto a seus sentimentos mais profundos, tudo fica bem na superfície de seu humor. Não é delicado, paciente ou extremamente dedicado. Pode na verdade ser grosseiro, insolente e competitivo. Não segue regras e também não sabe delegar tarefas, afinal, só deseja reconhecimento para sim. São egoísta, mas também são incompreendidos e preferem fazer as coisas por conta própria ao invés de pedir ajuda ou dar o braço a torcer, pois são muito orgulhosos. Prestativos, mas também interesseiros. Carentes, mas rudes na troca. Incansáveis, mas são facilmente frustrados por qualquer que seja o impedimento. Apresados, descontrolados, porém animados e francos. 

Seus corpos são mais robustos e sem muitos pelos, salvo se Saturno ou a Lua se posicionarem nos ângulos. Não acumulam gordura, mas não se mantém esqueléticos. São pessoas corpulentas ou grandes, que gesticulam muito quando se expressam e não sabem ficar parados! Tem alguma tristeza no olhar, mas sempre desfaçam o que sentem. Tem as penas grossas, lábios proeminentes e sombrancelhas marcadas. Não adulam ninguém, mas gostam de ser paparicados. Todas as doenças inflamatórias lhes vem vom facilidade e a cabeça e os olhos são seus pontos sensíveis no corpo, bem como as pernas e a qualidade do sangue, que pode ser fraco (anemia). Podem ser glutões e ansioso, já que o fogo quer sempre ser alimentado. Precisam fazer alguma coisa, nem que seja conversar sozinho! Falam rápido e são autodidatas por natureza. 

Na infância precisam ser estimulados pelos pais ou por figuras de autoridade, do contrário desanimam e desandam a fazer besteiras. Precisam de seu próprio espaço pessoal, mas desde que isso seja algo conquistado e não cedido. Não lidam bem com críticas, pois reagem a elas com provocações, deboche e rebeldia. Raramente namoram muito cedo ou se casam cedo. São difíceis demais quando jovens, mas seu fogo vai se apagando com o tempo. Preferem estar no comando, seja no sexo, seja no trabalho, seja o de for, porém qualquer pressão a mais põem sua cabeça a mil! Tem medo da crítica e do fracasso, por isso constroem personalidades fortes e marcantes para não serem questionados! 

Estão melhor sozinhos, muito embora não sejam solitários. A multidão os procuram e os colericos amam serem melhores o centro das atenções! Mas na primeira oportunidade que tem arrumam briga ou iniciam algum tumulto. São instáveis, porém de alguma forma são firmes no que lhes diz respeito a sua imagem e reputação. Podem ser difíceis e muito exigentes, mas serão sempre leais e de bom humor, perdoando mais facilmente do que guardando rancor ou mágoa. Se deixam levar por seus sentimentos e paixões, e isso os deixam cegos e surdos a razão. 

São justiceiros, entusiastas, discursitas, aventureiros, bom de coração, ingênuos e joviais, sempre fazendo piadas. Mesmo que facilmente provocados. Estão sempre prontos e vão em auxílio de seu próximo sempre que precisam, mas esperam tudo que dão em dobro e melhor. 

Os planetas colericos são Marte e o Sol e todos os signos do fogo, ♈♌♐ também são colericos. Sua fase solar é o verão e sua fase lunar é a Lua Crescente. Colericos se dão melhor de dia e com os planetas quentes como o Sol, Marte e Jupter. Saturno e Mercurio lhes fazem mal. Todas as cores solares e alvas são boas para eles e as comidas temperadas entre o agridoce e o muito doce. Os temperamentos que lhe complementam são o Fleumáticos e Sanguíneos pela variedade de qualidades primitivas, muito embora este temperamento se de melhor por conta própria ou com um semelhante. Melancólicos os estabilizam, mas os torna ainda mais secos. 

Personagens fictícios que são típicamente Colericos: Aelyn de Trono de Vidro, Cassian de Acortar, Rony Weasley de Harry Potter, Anakin Skywalker de Star Wars, Madinbu de Dragon Ball Z, Aerys II Targaryen e Robert Baratheon de Games of Thrones, Thalia Grace de Percy Jackson, Eliot Slabler de Law e Order, Wolverine, Vampira, Wanda e Thor da Marvel e na DC temos o Coringa. Borumir e Feanor são dois colericos do mundo Tolkien. 

São tantos que numa postagem não cabem. Comentem aí personagens fictícios e até personalidades que são colericas na analise de vocês. Para mim a Britney Spears e o Nikolas Cage são colericos! Dois doidos.




Melancólicos

De natureza primitiva Fria e Seca, este temperamento da forma as coisas e as contém em um escopo. Assim são os de temperamento melancólico, são contidos, firmes, determinados, nada entusiastas, apenas céticos e práticos, que adoram um formalismo e uma burocracia que esteja dentro de seus contornos. Lidam com o mundo de maneira utilitária e não utilitária. O que é bom para mim e o que não é bom para mim. Esperam sempre uma boa oportunidade para se fazerem notáveis, valiosos e únicos, mas raramente querem arriscar, por isso o tempo e a paciência, assim como o método são seus grandes aliados! Não perdem a cabeça por nada e nem perdem o sono por ninguém, por isso são vazios, cinzentos, amargos, frios e apáticos. Não se movimentam mais do que o necessário e por isso são ótimos observadores e exímios analistas. Nada passa desapercebido de seu senso crítico e estético, o que os tornam velozes na crítica e inflexíveis no perdão. Por sua natureza intransigente, estão mais presos ao passado e pouco visualiza. o futuro que não podem controlar ou conquistar, o que lhes torna altamente pessimistas e cabisbaixos, que não esperam mais do que o esperado ou o possível e se contentam com pouco e por isso também oferecem migalhas aqueles à sua volta, que serão poucos. 

Solitários, ranzinzas, rancorosos, mas um porto seguro aqueles que lhes sabem conquistar, afinal como uma rocha sólida, possuem contornos que são facilmente tangíveis aos que se aproximam demais, por isso não deixam que qualquer um se aproxime! Gostam de pouco ou nenhum contato, sobretudo o íntimo. São mestres em se esconder nas sombras e por isso são pálidos e de tez acinzentada com pouco cabelo e pouca gordura em seus corpos, mas o que acumulam tende a ser bem visível! 

Não há temperamento melhor para o trabalho e a produtividade. Se empenham como ninguém e não porque querem vencer algo, mas simplesmente porque querem as coisas bem feitas e recompensas para lhes deixarem seguros, pois a segurança é o carro chefe do melancólico. Quanto mais seguro, melhor, mesmo que para isso tenha que sacrificar os demais. Mas não agem claramente declarando seus planos, não, eles são cínicos e acreditam não precisar de ninguém ou que são melhores que todos, e a soberba é seu pecado mais falta do lado da avareza e da ganância. Não se vitimizam com facilidade, preferem se fechar no seu mundo interno, e pouco ou nunca gostam de sair de sua zona de conforto. Odeiam ser confrontados e por isso se escondem. Deixam as coisas se acumularem, principalmente as ruins, pois como não se deixam levar por suas sensações e emoções, o que resta são os sentimentos e as reflexões. Aliás, são bastante ponderados, sóbrios, reflexivos e bons ouvintes. Mas são duros em seus julgamentos e crenças, não mudando com facilidade qualquer conceito, lealdade ou ação. Tudo com eles demora e é no seu ritmo. Não são bons compartilhando, mas são bons consertando, sondando e aprimorando coisas ou pessoas. 

Nunca apresse um melancólico se não quiser ouvir um sermão ou uma pá de grosseria. São sossegados e devagar quase parando, mas são pontuais e factíveis. Mas se corrompem com facilidade nos prazeres mundanos e terrenos e por saberem disto, gostam de guardar segredos e viver uma vida oculta longe dos holofotes ou da dura verdade sobre o que são: cascas e pessoas vazias, mesmo que muito profundas e intensamente complexas. Muito embora coisas lineares e planas sejam suas amigas, sua mania de se aprofundar em tudo, levá-los para locais inimagináveis e com o que descobrem se tornam melhores em suas tarefas e habilidosos instrutores e mestres daqueles que não sabem de nada ou que sabem de muito pouco. Mas no primeiro sinal de que estão sendo passados para trás ou que estão sendo superados, sua fúria e maldade aparecem com tudo, e nada se salva do estrago que podem fazer quando afrontados ou enganados! O mesmo é visto quando experimentam o novo e baixam a guarda! São pegos de surpresa no "admirável mundo das pessoas que não são melancólicas", e isso os apavora! Se fecham ou surtam quando não estão mais no controle, ou quando são expostos de alguma forma no seu íntimo. O descontrole, a perda a o imprevisível que é típico ao seco de seu temperamento porque é quebradiço fala mais alto, e tudo que vem depois disto se torna mágoa, passado ou medo. Por isso estão sempre se refazendo ou se reconstruindo no longo processo existencial que é a vida, que para um melancólico pode pesar. São os senhores e criadores das crises existenciais, da morbidez, do humor ácido e da depressão. Mas ninguém de fora saberá notar o que vem de dentro, a não ser que o conheça bem ou que se arrisque em perguntar, pois o melancólicos estos sempre procurando alguém para ouvir-lhes, tocar e amar, mas são pouco disponíveis para retribuir na mesma intensidade ou no tempo do outro aquilo que recebem. Mais uma vez sua lentidão vai contra eles e sua solitude também. 

Dessa forma tenta compensar as pessoas do entorno com bens materiais ou com qualquer coisa que a pessoa queira, desde que não seja ele mesmo, pois são muito indisponíveis para o amor, e desde que não seja muito caro. Do contrário, darão tudo de si, e um pouco mais de paz, reconhecimento e constância. 

Os planetas melancólicos são Saturno e Mercúrio, enquanto os signos de mesmo temperamento são todos os da Terra: ♉♍♑. A fase lunar melancólica é a Lua Cheia e a estação Solar Outonal corresponde a este temperamento. Os melancólicos se dão melhor à tarde e o único planeta que os favorece é Júpiter que possui a sua natureza temperada entre o quente e úmido. Suas cores são as sóbrias e cinzentas que lembram o inverno e a noite. As comidas úmidas são boas para eles, mas os doces são ainda melhores para melhorar seu azedume. Se dão bem com os Sanguíneos que os movimentam e os fleumáticos que os umedecem enquanto eles estabilizam. Já os coléricos disputam com eles e não tem paciência com sua lentidão. 

Personagens melancólicos: Batman, Lula Molusco (risos), Zangado, Docinho, Yoda, Bilbo Bolseiro, Thorin Escudo de Carvalho, Rowan Whitethrone, Stannis Baratheon, Jon Snow, Tywin Lannister, Thanos, Snape e Sherek.



Fleumáticos.

 Temperamento Fleumático. 


Formado pelas qualidades primitivas FRIA+ÚMIDA este é o temperamento mais brando na ação ativa, porém é o mais descontrolado internamente. Emocional, retraído, cauteloso, manhoso, circunspectos, de voz mansa, carinhosos, intimistas e dedicados. Amam, se entregam, se deixam levar, se envolvem e não sabem quando parar! Voláteis, uma hora sentido tudo noutra sentindo mais ainda! Não se contém e detestam serem contidos. Pirracentos e um tanto infantis, preferindo ver o defeito alheio a concertar os seus próprios. São apegados ao passado e nunca esquecem um ressentimento, podendo se tornar vingativos e imprudentes. 

Em seus corpos acumulam facilmente gordura, principalmente na região da barriga e das coxas. Tem a pele opaca, amarelada ou pálida. Com olhos melancólicos e lábios proeminentes. De pouca altura e força física. Aparentam menos idade do que tem e sua pele pode ser bem manchada ou sardenta. 

Possuem um mundo interno vasto e bem imaginativo e podem muito bem viver mais em sua mente que no mundo externo. Buscam segurança emocional acima de tudo, e por isso vivem em função de suas emoções, deixando de lado suas conquistas e realizações pessoais para segundo plano. Priorizam a família e os seus, e se sacrificam por eles, mas também exigem muito de todos à sua volta e nunca estão saciados com o que tem! Sempre querem mais e mais e quando não tem isso, se tornam iracundos, descontrolados e incontroláveis. Caóticos, covardes, teimosos, mimados, manipuladores e maleficentes, são uma das piores características de um fleumático descontrolado! Porque do contrário, são amorosos, profundos, disponíveis, alegres, delicados e amorosos. Como vêem o mundo sentimentalmente, quando estão bem emocionante são o centro do amor, quando estão maus afetivamente, são um terror. 


Pouco precisos, decididos e odeiam os holofotes, vivendo melhor nos bastidores ou na coordenação das coisas e planos. São ótimos conselheiros e amigos, mesmo que deveras clichês. Mudam constantemente de ideais, pois precisam de apoio e suporte para fazer tudo! Temem a solidão de tal forma, que querem todos próximos a eles. São invasivos demais e por isso são mal quistos e mal interpretados constantemente. Cheio de camadas, personalidades, e vontades. Não lidam bem com situações de pressão, mas pressionam demais os outros! Não sabem ceder e estão sempre se justificando e procurando um culpado! Vivem de espelhamento e projeções quando não sabem se conter ou olhar para dentro de si mesmo. Precisam constantemente de concelhos ou direcionamentos, e são ótimos alunos por sua absorção de tudo! Possuem uma ótima intuição, mas como lhes falta a confiança, metem os pés pelas mãos com facilidade, já que não param para pensar e a reflexão os deixam apreensivos, por isso são meio agitados e variáveis, podendo se tornar oportunistas. Por outro lado, são ótimos manipuladores da realidade à sua volta, para bem ou para mal. Mas também são apáticos e desatentos. 

Podem ser silenciosos e deprimidos, que facilmente se desconectam de tudo e de todos, mas vivem para se vitimizar. Gostam de entender tudo! Por isso são ávidos questionadores com uma memória  e senso estético incríveis. Quando querem, são galantes, falantes e expressivos, mas precisam se sentir à vontade e bem recebidos, porque do contrário se fecham e negam-se a se posicionar, a não ser que seja por ciúmes, cólera ou vantagens pessoais. Gostam e são muito místicos com grande predisposição a cura e a ritualística. 

Os planetas melancólicos são a Lua e o Vênus. Já os signos fleumáticos são ♋♏♓. A fase lunar da fleuma é minguante e a estação Solar Invernal também é fria e úmida. A noite lhes cai como uma luva. Os planetas que lhes fazem bem são a Vênus por sua natureza e Marte, que equilibra seu calor nas frias águas. Suas cores são as frias, principalmente todos os tons de azul. As comidas quentes, secas e bem temperadas lhes fazem bem, mas devem tomar cuidado com os vícios de toda a sorte, pois como a água se deixam levar com facilidade. Se dão melhor com os coléricos que os agitam e impulsionam e os melancólicos, que os estabilizam. Mas com os sanguíneos se tornam displicentes. 

Personagens fictícios fleumáticos são: Sininho, Dengoso, Dobby, Chewbacca, Alerquina, Smeagol, Clare Fairchild, Lilo, Bob Esponja, Jean Gray e Sansa Stark. 




Almugeas.

 Almugea ou Face própria.

Essa é uma é uma dignidade “acidental” que possui relevância para a analise natal quando se trata da investigação do luminar da seita e de quanto poder este luminar tem sobre os demais astros dentro da carta natal e a quem e de que forma ele está influenciando os demais astros, uma vez que o Luminar da seita é o astro responsável pelas ambições pessoais, espirituais e mentais do nativo, vez que, Sol e Lua alimentam o mapa. A Almugea tem relação com a posição dos demais astros na carta natal em relação ao Sol ou à Lua na leitura dos domicílios e as regências planetárias. Essa condição descreveria a mesma ordem dos planetas de acordo com o esquema das regências naturais do zodíaco que fundamentam o formato de distribuição dos domicílios, e assim, uma carta natal onde este esquema é “representado” independentemente se em condições naturais as do zodíacos, dizemos que os planetas estão em sua própria face, ou seja em Almugea que significa em termos literais “idêntico”. Planetas nesta condição estão fortalecidos, pois estão respeitando a ordem natural das coisas e ele não precisa estar em domicílio ou em qualquer dignidade essencial para se classificar assim. Basta que esteja na posição ideal.

Para um planeta estar em Almugea ao Sol o planeta deve estar nos signos seguintes ao Sol seguindo a ordem dos zodíaco tendo em vista a velocidade dos astros. Assim, para Mercúrio estar em Almugea com o Sol ele deve estar no signo seguinte ao Sol ou no signo anterior a Lua para ser o Almugea da Lua. Vênus precisa se posicionar em dois signos após o Sol ou dois signos anteriores à Lua para se classificar como Almugea. Aqui vale ressaltar um tópico, o Almugea de um luminar tem mais relevância quando sabemos quem é o luminar da seita, assim o almugea do Sol só é relevante num mapa diurno e o almugea da Lua só é relevante num mapa noturno. Agora dando continuidade ao estudo, Marte em três signos posteriores ao Sol ou anteriores à Lua, está na condição desejada para o tema do qual tratamos e se Júpiter está a 4 signos posteriores ao Sol ou anteriores à Lua diremos que ele se classifica. Já Saturno precisa estar em 5 signos anteriores à Lua ou posteriores ao Sol para ser o Almugea de um mapa.

Um bom exemplo de Almugea é o mapa de Agatha Christie apresentado abaixo. Em meu mapa natal tenho Mercúrio em Almugea ao meu Sol que se encontra no signo de Peixes e Mercúrio que se encontra no signo de Áries. Um adendo: Almugea não é o mesmo que estar em sua própria face, pois a Face ou Decanato é uma outra ferramenta de força e cálculo que faz parte das 5 dignidades planetárias.

Gostaram deste estudo? Comenta ai se tem algum planeta em Almugea no seu mapa! Se não souber olhar, posta aqui que eu analiso para você!



domingo, 9 de julho de 2023

Constelação de Aquário.

 Constelação de Aquário. 

Aquário é um signo masculino, fixo e invernal. É também o domicílio de Saturno e não exalta ninguém, mas dá Triplicidade a Mercúrio e Júpiter. Sua natureza é Quente e Úmida sendo um dos 3 signos do ar. É o Exílio do Sol. Faz parte dos signos de ascensão curta no hemisfério norte. As estrelas fixas da constelação de Aquário atualmente são: Altair, Albireo, Armus,Bos, Nashira,Castra, Deneb Algedi, Giedi e Sadalsuud. 

Esta é uma das constelações mais antigas da antiguidade, sendo mais amplamente cultuada entre os babilônicos e os egípcios e está profundamente conectada à fertilidade, benesses e ao descontrole. 

Na Babilônia indicava o caminho do deus Ea durante o desgelo que precede a primavera, uma vez que o próprio Deus era representado na forma de um jarro que se derrama pelo solo no fim do inverno. Na Mesopotâmia antiga Aquário estava associada ao deus Enqui, o governante das águas doces que fertilizavam o solo para as plantações futuras. No Egito Antigo o caminho do Sol ao longo do zodíaco era datado e determinado e quando o Sol tocava Aquário as cheias do Nilo desaguavam sobre o solo, mas não só isto, o próprio Nilo seria representado por esta constelação e também ao Deus Hapi, o senhor do Nilo. Um fato curioso sobre Aquário e o Egito Antigo diz respeito ao local da nascente do Nilo que nasce no Sul da região de Mênfis, assim como Aquário que aparece na região do Hemisfério Sul do Céu.

A destruição era um dos efeitos das cheias e do fim do inverno com o desgelo das águas que se detinham na forma de gelo. Desta forma Aquário também se associava a todo tipo de descontrole e irracionalidade, inclusive na Grécia antiga o mito de Ganimedes exemplifica exatamente este descontrole típico ao arquétipo aquariano que precede a antiguidade. Neste mito, Zeus sequestrou o jovem herdeiro do reino da Dardânia e o transformou no seu copeiro real após se apaixonar por ele e a constelação de Aquário seria a representação deste amor homossexual, que aliás corrobora para a atual associação de Aquário e a homossexualidade. 

Algo curioso sobre Aquário, é que após as cheias os homens voltavam a criar, já que o pior havia passado e por isto a inventividade também é um traço aquariano. Assim como os excessos, pois água demais também lava o solo do que há de bom nele e o encharca.



sexta-feira, 7 de julho de 2023

A constelação de Libra.

 A constelação de Libra, o surgimento. 


Libra é um signo masculino, cardinal e outonal. Domicílio da Vênus e Exaltação de Saturno e também faz parte da triplicidade do Ar de natureza Quente e Úmida. É a queda do Sol e o Exílio de Marte e faz parte dos signos de ascensão longa, que ficam de duas a três horas ascendendo a leste. As Estrelas Fixas da constelação libriana atualmente são: Vindemiatrix, Algorab, Spica, Arcturus, Zaniah, Diadema, Porrima caphir, Gienah Gamma Corvi, Merga, Seginus, Mufrid e Forame. 


Essa constelação é um das mais “recentes” para o ocidente, sendo destacada pelos romanos como um parte da constelação de Escorpião, mais precisamente suas pinças e depois separada dele por essa tradição. Mas na Babilônia antiga, esta constelação era bem famosa e conhecida, tendo sido mencionada principalmente nas mansões lunares como um local de grande importância para as colheitas e medição do tempo.Também foi na Babilônia que a origem do nome Libra surge através da tradução de seu nome babilonico “Tashritu”, que em latim pode ser traduzida como Libra. No antigo Egito a Lua Cheia de Libra marcava a última colheita fértil do ano e o que viesse depois era excedente ou sorte e desde então a Lua Nova neste signo funcionava como um termômetro social para a fartura ou a mingua dependendo do quadrante do céu e das condições planetárias do dia em que ocorria tal evento celestes.Ainda no Egito Antigo, a Balança representava a pesagem do coração de um homem no pós morte e também representava a passagem da vida para a morte, e de certo modo indicava a “morte” simbólica do Sol com o início do outono, onde o Sol ingressa em sua Queda e segue para sua “morte final” no Inverno até renascer em Áries. Isto foi mais tarde absorvido pela tradição helenística. Os gregos não diferenciavam a Balança do Escorpião, mas na Mesopotâmia o simbolismo de Libra já era conhecido sendo principalmente associado aos equinócios, que determinam o equilíbrio da duração do dia e da noite. Na Grécia ,Zeus teria colocado esta constelação nos seus em homenagem a Themis a deus da Justiça. Mas isso só ocorreu após muita troca cultural entre os povos do oriente com os gregos que até então desconheciam esta constelação nos seus.  


São os babilônios os grandes responsáveis pelo conhecimento celeste e arquetípico que o signo de Libra tem para nós hoje em dia. Há citações desta constelação nas Tábuas de Mul-Apin, um grande “diário celeste” contendo informações astrológicas e datado de 1000 A.C. Lá Libra é conhecida como Ziba-ni-tum: “ as balanças”. Foi na Babilônia que o espaço filosófico e teórico a despeito de Saturno se Exaltar neste signo ganhou evidência em minha opinião, porque lá naqueles tempos Libra se associava ao juízo final dos vivos e dos mortos nas religiões babilônicas e desta forma, o Grande Maléfico e castrador da vida se alegraria na casa dos mortos ou daqueles que estão para partir. Mas Libra também indica a última boa sorte que podemos antes de rigoroso inverno, e por isso também é um lar para a boa Vênus, senhora da fortuna eventual, uma vez que a Vênus pode indicar a fortuna, mas nem sempre será abençoada como Júpiter.



sábado, 1 de julho de 2023

Daimon

 Entendendo o 'Daimon'


O conceito de daimon é polivalente e mutável em toda a cultura do Mediterrâneo. As culturas mesopotâmica e egípcia não se diferenciam necessariamente entre 'deus' e 'daimon' como entendido no Ocidente. Ambos contêm o equivalente do que muitas vezes é descrito pelos estudiosos como um gênio ou um demônio, dependendo em suas funções positivas ou negativas e força relativa em comparação com 'Deuses'. Mas muitas vezes não há distinção entre um “deus” e um “daimon”: ambos podem ser chamado pelo nome de ‘deus’. Assim, a equivalência com os parâmetros de um grego δαίμων não deve ser assumido; embora possa haver semelhanças nas funções, cada cultura tem suas próprias idiossincrasias para esses seres.


Mesmo na Grécia, o daimon não pode ser contido dentro de regras funcionais estritas construções. De Homero em diante, a multivalência do daimon levou a uma miríadeu ma série de traduções para explicá-lo no contexto: demônio, espírito, gênio, pessoal-dade, destino, poder, até destino. Definir o daimon sempre foi difícil,embora a conotação atual de "demônio" apenas como um espírito maligno tenha substituído o ouvido mais leves, menos rígidos. Em Homero, Elisabeth Brunius-Nilsson mostrou que, longe de ter uma conotação negativa automática, δαίμων pode ser considerado como ser uma força divina e ter um sentido neutro e ambivalente que pode, só pode ser entendido como bom ou mau no contexto. 


Os daimons de Hesíodo, as almas de mortais que partiram da Idade do Ouro e da Prata, eram puramente bons. Outros daimons eram malévolos. A cultura popular sempre levou em conta os espíritos locais, seja bons ou maus, e fez questão de propiciá-los; e espíritos (chamados daimons ou outros nomes) têm sido associados com doença, loucura e morte. De Platão duas ideias duradouras - primeiro, que daimons são mediadores entre deuses e humanos; e segundo, que todo mundo tem um daimon pessoal que os guia ao longo da vida - criou raízes e se espalhou pela cultura do Mediterrâneo do período helenístico à Antiguidade Tardia.


Esta breve descrição preliminar de ‘daimon’ serve para apresentar os vários modos de daimon em culturas mediterrâneas que serão explorados em sua relação com a astrologia neste trabalho. Surgirá um tratamento mais elaborado organicamente dentro de cada capítulo.


Este trecho do livro:O Daimon na Astrologia Helenística visa determinar o que e de onde o conceito de Daimon aparece nas culturas que se correlacionaram ao longo dos séculos e como isso se mescla a Astrologia e de que forma determinamos o funcionamento de um Daimon numa leitura natal. Temos as casas do bom e do mau daimon e temos a Parte do Daimon e o Daimon da natividade. Isto tudo se relaciona com uma necessidade histórica de compreender nossa vida por um viés mais elevado do que a mera existência terrena. Precisamos encontrar qual nosso destino e quem nos colocou nesta e de que forma essa vida será conduzida. Daí a necessidade de encontrarmos um Daimon, seja na religião, seja na filosofia seja na Astrologia e como tudo isso tudo sempre andou lado a lado desde a antiguidade, Astrologia, filosofia e religião, compreender o Daimon nos ajuda a compreender nossa própria vida e de que forma seguiremos com ela. 




O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...