Agosto
Agosto na antiguidade tinha um peso mágico e ritualístico muito grandioso que no mundo pós cristianismo, que apagou e modificou diversos aspectos deste mês e o associou a demônios, aos mortos e a baixa magia. Algo que foi herdado pelos místicos e mágicos da Idade Média que passaram a associar agosto com e entidades pesadas como Asmodeus.
Mas o que se segue é, agosto é um mês poderoso e os deuses aqui reverenciados são grandiosos e as magias e feitiços praticados neste mês são também muito poderosas.
Para os nórdicos este era o mês de Freya e Freyja. Além de ser o mês do Festival da Colheita. No Egito este mês celebrava o aniversário de Néftis e também o ritual de pães e de proteção que invocava a deusa Ísis para proteger o lar e a família. Já na Grécia antiga, dia 28 de agosto marcava o dia do nascimento da deusa Atenas e com isso a cidade de Atenas e os atenienses se esbaldavam em um festival quando que podia durar dias! Na Índia, o nascimento de Krishna (Janamashtami) e Ganesha (Ganesh Chaturthi) é celebrado entre o fim de agosto e começo de setembro com várias festas, banquetes e canções que homenageiam o maior dos Deuses Indus. Patchamama tem seu dia em 01/08 como a deusa da terra na cultura maia e na cultura indígena, os deuses Tupã, Jaci e Guaraci eram celebrados com caçadas, banquetes e festas que duravam dias em toda a região brasileira.
Agora, uma deusa que modernamente acabou recebendo destaque em agosto para uma festa que a celebra, mas que não tem qualquer base nas tradições antigas é Hécate. Uma tradução mal feita dos textos de Hécate acabou colocando seu festival para dia 13 de agosto, muito embora sem nenhum lastro histórico que embase tal datação. Mas a coisa assim está e assim permanecerá.
Na umbanda agosto é o mesmo que celebra o orixá Omolu, senhor dos mortos, da magia, da cura e dos mistérios do pós vida. Atotô, meu pai!
Agosto é um mês bem intenso mesmo, associado popularmente como o mês do "cachorro louco" uma vez que os cães ficam malucos com os gatos que estão no cio neste período e também estão caçando os ratos que tiveram suas ninhadas em julho. Muito no interior, agosto é o mês dos lobisomens. Vai saber o porquê.
Mês de Augusto, o imperador que estabeleceu o roxo e o dourado como as cores de agosto e também o branco e o verde que lembram a celebração do dia de Deméter, também cultuada neste mês. O que me chama atenção para outro aspecto curioso neste período; pois na antiguidade é um mês que estava associado a família e ao lar e a tudo que deveria ser feito em prol da vida doméstica e das deusas da família, mas hoje a data comercial do dia dos pais (figuras masculinas) é celebrado neste mês que antes fazia culto a família no geral e a proteção ao lar e não apenas a figura paternal que sempre teve mais influência nos meses de fevereiro, setembro e dezembro.
Mas enfim, chegado agosto e que ele seja muito bem vindo! Prepare suas proteções e sua casa, a seu lar e aos seus. Celebre a vida em família e os que estão perto de ti. Ame sua família e cuide dos seus.
Ótimo agosto a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário