Anjos e os planetas.
Os planetas são associados a várias coisas habituais do nosso dia a dia, como os dias da semana, meses da gestação, edifício, animais cores, ofícios e até mesmo países. Mas existem outros elementos que podem ser associados aos planetas, e um deles são os arcanjos de alta hierarquia celestial. Já explico o porquê.
Durante a era árabe/persa da astrologia, os estudiosos foram muito influenciados pelas obras da Kabala, que contribuíram para desdobramentos posteriores que uniam Astrologia e magia. Um ramo pouco explorado e difícil de estudar por falta de fontes fidedignas. Neste tempo, estudos místicos associaram os planetas a metais (alquimia) e aos anjos (Kabala) e desde essa época aparecem em livros como Astrologia Cristã ou Paracelsos que nem astrólogo é, a associação dos planetas a determinados anjos. Lilly de fato é quem mais os cita diretamente, até mesmo porque em seu tempo a Astrologia já passava a ser perseguida e ele teve que dar seu jeito para não ser pego, mas outros conhecedores da mística astrológica como Al Biruni, também faziam paralelos em suas obras, muito embora indicasse nomes distintos aos arcanjos em relação aos planetas. No estudo da angeologia podemos encontrar paralelos entre os anjos e os planetas também desde São Tomás de Aquino. Então não é só uma teoria, pois em algum momento esses dois estudos se cruzaram e se misturaram e hoje seguem separados e se odeiando. Mas fato é que os astrólogos árabes e medievais gostavam muito de encontrar correspondência terrestre entre os astros e a terra. A filosofia de sua época e o estudo de outras áreas como citado acima contribuíram para isto de algum modo e o que temos hoje não é nada linear ou coeso, mas muito miscigenado e solto. Aliás a ideia de anjo da guarda ou guardião da encarnação deriva da mesma fonte educacional: somos protegidos e guiados por algo celestial e disto ou guardam-nos os planetas ou os anjos. É um estudo bem parecido com o Almuten Figuris aliás.
Mas tentando chegar a um meio termo trazendo uma fonte mais próxima de nós, segue abaixo os arcanjos indicados por Lilly que estão correlacionados às energias dos planetas:
Saturno: Cassiel, ou Captiel.
É o anjo da solidão e das lágrimas, é também aquele que preside a morte de reis e, possivelmente, chefes de Estado. Também é o anjo dos infortúnios e dos tempos dificies.
Júpiter: Zadkiel.
O nome Zadkiel quer dizer “retidão de Deus” e representa a integridade e o respeito segundo a vontade divina. De acordo com muitas tradições espirituais, foi o Arcanjo Zadkiel quem impediu Abraão de sacrificar seu filho Isaac.
Marte:Samael.
Significa Veneno (Sama) de Deus (El). Também é chamado de acusador, sedutor, deus-cego e destruidor. Nas tradições judaicas é identificado como o Anjo da Morte, o ex-chefe do quinto céu e também um dos sete regentes do mundo material servido por milhões de anjos. É o único que conhecidamente é um anjo caído negativo ou dúbio entre a correntes que crêem nos anjos. islâmicos, judeus e cristãos.
Sol:Michael.
É ordem política que permite instaurar na Terra as leis do Céu. Significa o respeito pelas leis divinas e a sua vivência em nós e no nosso viver. É o anjo do ordenamento celestial sobre tudo e todos segundo a vontade do Pai.
Vênus: é Anael.
Alegria do senhor é seu nome e está associado a tudo que é venusiano como amor, beleza, paixão e mulheres. É um anjo protetor do feminino. É também conhecido como Anael, Hanael ou Aniel, é um anjo na tradição judaica e angelologia, e é frequentemente incluído em listas como sendo um dos sete arcanjos.
Mercúrio: Rafael.
O anjo da cura que é o encarregado de cuidar e proteger toda a humanidade de sua ignorância quanto ao mandamentos divinos. É o anjo que coloca-nos no caminho certo através da conexão espiritual.
Lua: Gabriel.
É o anjo mensageiro de Deus que conecta os céus ao mundo mortal e transita entre planos e consciências. Significa homem forte de Deus.
Várias fontes confirmam sobre os anjos.
Bons estudos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário