quinta-feira, 14 de março de 2024

Estudos

 Cerco e auxílio: O que é e quais seu significados? 

Cerco é a condição do planeta que está em aspecto simultâneo entre Marte e Saturno. Sol a 20° de Touro, Saturno a 19° de Aquário e Marte a 21° de Escorpião. O Sol sai de uma quadratura a Saturno e se aplica em uma oposição ao Marte. A qualidade de um Cerco é mais propriamente definida quando se trata de uma conjunção, quadratura ou oposição que são; um neutro, outro da natureza de Marte e o terceiro da natureza de Saturno. Isso indica que o planeta está saindo de uma dificuldade e entrando em outra como da frigideira ao forno. Indica todo o tipo de debilidade desamparo e impedimento aquele planeta que assim está configurado. 

Já o Auxilio acontece quando um planeta sai de um aspecto a um benéfico e se dirige a um aspecto com outro benéfico. Um exemplo disto é Lua a 10° de Peixes, Vênus a 8° de Peixes e Júpiter a 11° de Touro. A Lua sai de uma conjunção a Vênus e se aplica em sextil a Júpiter, ganhando assim o auxílio dos benéficos. Tudo que ela significa e representa na carta está amparado pelos benéficos e tende a ser mais "fluido" ou realmente aparado, seja pelas pessoas que Vênus significa seja pelas que Júpiter significa ou seja por aquilo que eles significam na própria carta. Auxílio agem nas conjunções, sextis e trígonos, pois o primeiro é neutro e da natureza de Mercúrio, o segundo é da natureza harmoniosa de Vênus e o terceiro de natureza benéfica de Júpiter. 

Aqui damos mais importância a natureza primária dos planetas ante a sua dignidade na carta natal que também será considerada na análise. Contudo, a natureza principal é a mais significativa no que toca os cercos e auxílios.

Divagações..

 Origem do aniversário. 

O ato do nascimento gera um ciclo que de ano em ano deve ser comemorado. Este dia é do nosso l aniversário. O natalis de cada ano tem sua origem nas civilizações antigas que comemoravam com fervor os primeiros anos das crianças, que podiam morrer muito novas e quase não chegavam a idade adulta dadas as dificuldades de antes. Por essa razão, comemorar seus anos de vida era um ritual de passagem e proteção. Entre os gregos nasceram os rituais de aniversário que praticamos até hoje, muito embora sem o significado original daquele povo. As velas eram acessas sobre um bolo de mel e aveia no formato de uma lua que seria entregue nos templos de Artemis, padroeira das crianças.  

Entre os romanos, existia uma crença de que maus espíritos buscavam a alma do aniversariante no dia de seu aniversário; pois muitos caiam doente perto de seu aniversário ou morriam depois dele e como medida para bloquear isso, velas eram acessas sobre o bolo que seria um escudo contra os maus daimons. Comia-se e bebia-se a saúde do aniversariante e muitas orações e bençãos eram proferidas aquele que comemorava seus nos cercados por presentes que celebravam sua vida e o renascimento de mais um ano.

Os quinze anos de um espartano era a idade da emancipação. Já para as mulheres essa passagem à vida adulta vinha com o primeiro sangue, e não com o aniversário. 

Os egípcios também comemoravam o aniversário dos reis e de seus familiares, mas apenas deles. Enquanto na China antiga, rituais de passagem eram medidos em todos os anos importantes para o salto evolutivo dentro da civilização. Os dez e os doze anos eram os mais importantes para os homens nesta época. Porém, durante os primeiros IV séculos do cristianismo no mundo ocidental, o aniversário não era comemorado, mas sim demonizado e odiado como está narrado em em muitas passagens e reflexões dogmáticas sobre o tema. 

"Nunca nenhum santo celebrou um dia festivo ou uma grande festa no dia de seu nascimento. Nenhum foi encontrado tendo alegria no dia do nascimento de seu filho ou filha. Somente os pecadores se alegram com essas comemorações. Os santos não só não celebram uma festa no dia de seu nascimento, mas cheio do Espírito Santo, amaldiçoam esse dia. "


Fragmento das homilias sobre o Levítico do século VIII, 3.2.


Com o advento da comemoração do nascimento de Cristo no século V, o aniversário de Jesus permitia que outros pudessem também comemorar o dia que antes era tido como o afastamento de Deus em sua morada celestial. Muitos temiam a proximidade com seu nascimento, pois era comum a morte próxima ou pouco depois do aniversário. E ainda hoje isso acontece com alguma frequência. Somente os judeus acreditavam que isso era bom porque indica a fechamento de um ciclo perfeito que começava e acabava no tempo certo. 

Hoje ainda comemoramos nosso aniversário com velas, bebida e comida. Mas esquecemos de agradecer e celebrar a renovação deste ciclo que durará o que tiver que durar e deve ser bem vivido e celebrado por si e para ti. 

Obrigada a todos que me desejaram um feliz aniversário! Estou realmente muito agradecida a todos!



Movimento planetário.

 Retrogradação: o que, o que significa, porque acontecem? Hoje no Globo Repórter. 

Retrogradação é uma condição planetária que todos os 5 planetas passam ao longo de seu percurso pelo zodíaco. Trata-se de um movimento aparente em relação a terra que altera o comportamento dos astros na perspectiva e observação terrena. 

Mercúrio fica retrógrado de 3 a 4 vezes no ano. Vênus a cada 18 meses. Marte a cada 2 anos. Júpiter cerca de 120 dias por ano e Saturno cerca de 140 dias por ano. Sol e Lua jamais ficam retrógrado porque em suma, jamais mudam de perspectiva. Os Nodos, apesar de não serem planetas, também estão em movimento retrógrado por causa da defasagem de 5° que Lua comete durante seu percurso mensal. Existem 2 momentos de retrogradação. O 1° diz respeito ao planeta que está parando para entrar em movimento retrógrado e é considerado mais prejudicial, pois está começando ir contra seu fluxo. O 2° momento diz respeito a condição em que o planeta para seu ritmo afim de retomar seu movimento direito. É o um momento melhor que o anterior porque aqui o planeta está voltando a trabalhar corretamente. 

A retrogradação é uma debilidade acidental, porque o movimento real dos planetas é o direto e por essa razão quando ele está retrógrado, está em um movimento anormal que embora esperado, não é raro, mas pode ser prejudicial. Com isso esclarecido vamos a indicação do que os planetas retrógrados podem significar.

Atrasos, lentidão, cautela, medo e fraqueza são típicos dos planetas retrógrados que irão apresentar menos agilidade do que o normal para aquilo que significam no mapa. Só isso é esperado de mais evidente e nem sempre será de todo um prejuízo terrível. Porém será incômodo e muitas das vezes será percebido como algo que o planeta evita de cumprir em sua vida. Um exemplo disto é o regente da quinta casa retrógrado. Ele pode atrasar a vinda dos filhos ou então diminuir seu apetite sexual porque ele age com mais cautela do que o esperado e assim você evita realizar o que ele indica graças a sua retrogradação. 

O aspecto mais importante que diz respeito à retrogradação é a refranação, que é quando o planeta está para se aproximar de um aspecto a um outro planeta, mas antes de completar o aspecto, ele entra em movimento retrógrado e logo não "vê" ou cumpre o que pretendia junto aquele outro planeta. É um aspecto mais "importante" numa horária, onde a movimentação dos planetas influi no cumprimento da coisa perguntada. Contudo, ele será sensível a todo planeta retrógrado porque vai indicar este "quase" acontecimento de tudo que o senhor daquele tema (planeta) significa. Mas ela pode deixar de ser exitante quando em outras técnicas percebermos que o planeta está direto. Assim, ele após sair deste condição por qualquer ativação técnica indicará a ocorrência da coisa. O mesmo deve ser analisado nas revoluções solares e nos trânsitos. 

Bons estudos.

Dos Lotes Árabes.

 Lote do Eros ou Lote da Vênus. 

Este é um dos lotes trabalhados durante o período Helenístico da astrologia que possui profunda interpretação filosófica aliada aos sentidos práticos de sua função e cálculo no mapa natal. 

Tal Lote diz respeito aos anseios de alma que buscamos conscientemente visando realizar uma satisfação existencial através do corpo e das relações. É o local que investigamos para encontrar o que trará prazer, felicidade e que indicará a realização daquilo que o nativo deseja. Em sua, Eros significa apetites e desejos que ocorrem por escolha nossa, e torna-se responsável pela amizade e favor. Em bons locais indicam esperança, abnegação, bons princípios e o amor moral e belo. Em maus locais, indica fantasias, vícios, deturpação do que é beleza e desesperança. 

Sua fórmula une Asc + Venus − Lote do Espírito para mapas diurno ou Asc + Lote do Espírito − Venus para mapas diurnos. Pois em si significa a projeção da Vênus que é e suma nossos desejos, amores e envolvimento material sob o Espírito que possui diversos significados, mas que para este estudo indica a forma como buscamos e nos movemos para contemplar a Vênus, que será movida pela força do Ascendente. Todas as fórmulas que usam a parte do Espírito indicam ações pessoais e uma força de vontade para realizar algo. Assim, o Lote do Eros indica sua força para realizar seus desejos e como você quer obtê-los (casa onde está). 

Dorotheus usa-o nos mapas de sinistria, principalmente para mapas de amigos e aliados. Firmicus usa-o no mapa dos pais com os filhos para medir sua harmonia e Valens usa-o para o estudo dos desejos e ancios pessoais. Dado o caráter profundo deste Lote, muitas são as interpretações que podemos fazer dele, mesmo que em síntese ele signifique o envolvimento material (sexual e corporal) do nativo com seu entorno. 

Investigue o local do Lote do Eros (casa) e seu regente (planeta dono do domicílio do Lote) e descubra o que deseja. 

Nascimento de Vênus.



Temas da casa 3

 Vizinhos! 

Este é um tema de casa 3 e também é tema de Marte, associado a essa casa pela ordem caldeica e claro, a Lua que se rejubila nesta casa. 

Os bons vizinhos são indicados pelos Luminares e por bons planetas nesta casa. Inclusive se a vênus está na terceira casa, romances entre vizinhos ou conhecer alguém numa viagem de família (falo disso em outro post) ou ainda conhecer algum amor mas proximidades de seu lar, é algo que Vênus poderia favorecer mesmo em uma casa cadente que não é tão produtiva, mas também não é maléfica. Os benéficos neste local também indicam boas relações com aqueles que moram por perto e de certa forma podem até mesmo favorecer amizades de pessoas próximas a ti.

Agora sobre os problemas com vizinhos, vizinhos safados, vizinhos que merecem um quadro no Casos de Família, isso é coisa que Marte adora na casa 3 ou regente deste local. Saturno não está muito longe de ser o senhor do ódio entre os vizinhos, mas se o regente da 3 está numa má casa ou em mau estado, podemos pensar e ver que não teremos uma vizinhança tranquila perto de nós. 

William Lilly indica que a décima segunda casa pode ser um local a se investigar sobre as fofocas, falcatruas e feitiços entre vizinhos por ser uma casa que lança quadratura a terceira casa e é lar de Saturno em quadratura a Lua no que toca os júbilos. Por falar nisso, em sua obra ele ensina muitos macetes para investigar a relação com vizinhos, pois desde aquela época eles sempre deram muito problema ou muita alegria. Tudo depende do planeta envolvido nessa questão. 

E aí, como anda sua relação com seus vizinhos segundo seu mapa? Por aqui, não sei porque alguém ainda não foi preso. Marte conjunto a Mercurio angular. 

Nada melhor do que uma figura do Chaves para retratar este tema peculiar de casa 3.



quinta-feira, 7 de março de 2024

Astrolábio

Você já se perguntou como os mapas astrais eram elaborados na antiguidade? 

Hiparco de Niceia (180 - 120 a.C) é o inventor histórico do instrumento conhecido como "astrolábio", que em grego que dizer astron”, que significa estrela e “lambanein”, que significa pegar. Ele foi o astrônomo, matemático, e geógrafo grego que descobriu a precessão dos equinócios ( Precessão dos Equinócios é um fenômeno astronômico causado por uma lenta oscilação no eixo da Terra em torno do Pólo Norte Celestial.) e a possibilidade de dividir um círculo em 360°. Algo que foi crucial para a astrologia do período Helenístico da qua. herdamos este conceito que fundamenta a estrutura celestial e matemática da astrologia. 

Suas contribuições a astrologia não param por aqui, já que através do desenvolvimento do astrolábio, um instrumento capaz de calcular a posição dos astros a partir de fundamentos geométricos, o cálculo do mapa era calculado com mais rapidez e precisão. Mas não só para isso este instrumento era utilizado, já que possuída um papel fundamental na localização geográfica, a profundidades dos poços e a altitude de objetos. Durante a era árabe de desenvolvimento filosófico, matemático e astrológico, o astrolábio foi aprimorado, melhorado e mais tarde exportado para a Europa onde passou por novos aprimoramentos e foi amplamente utilizado nas Grandes Navegações do século XV. 

Como este objeto é capaz de localizar a posição de planetas e estrelas através de seu sistema bidimensional que possibilita a transcrição de 3 coordenadas simultâneas por meio de uma projeção estereográfica desenvolvida por Hiparco, tal instrumento era amplamente utilizados por astrólogos de alta patente que muitas das vezes encomedavam uma peça deste tipo feita de latão o cobre batido. Era muito caro, pois equiparava-se a um computador de navegação moderno e apenas os homens de grande poder e saber o detinham. Nas Universidades de grande porte haviam dois ou três destes para os estudiosos de matemático, cartográfica, astronomia e astrologia enquanto ela foi ensinada no ambiente acadêmico.

Porfírio, Ptolomeu, Abu Mashar e Mashallah são representados segurando um astrolábio em seu modelo mais antigo, tamanha era a importância deste instrumento de cálculo astrológico astronômico. 

Abaixo imagem do astrolábio. 

Bons estudos.


sexta-feira, 1 de março de 2024

Estrelas Fixas.

 Mitos, natureza ou atribuições dos autores? Qual a melhor forma de interpretar?

Existem algumas formas de interpretação das estrelas fixas dentro da natividade e pretendo apresentar quais bases cada uma toma aqui neste poste. A mais acessível e comum atualmente que nos é apresentada pelos sites da atualidade e que também foi promovida por astrólogos parte da associação das estrelas a determinados eventos e causas. Como se a conjunção ou aspectos aquela estrela ativassem automaticamente aquele aspecto da estrela. Veja um exemplo:

É muito comum ler que Fomalhaut é uma estrela real, associada ao Arcanjo Gabriel, o observador do Sul. E que ela indica grandes honrarias que são duradouras; defeitos congênitos nos olhos e na fala, dominio da magia, pendor a fama ao ocultismo e a fé. Essa é a "estrela da alquimia", do vício, associados a proximidade com pessoas indesejáveis ou vícios indesejáveis. Essa é uma forma de interpretar a atuação de planetas ou pontos em evidência na carta no mesmo grau ou até 6° de proximidade a esta estrela real de magnitude 1.3. Levaríamos em conta o que os efeitos deste estrela indicam numa carta com base na informação dos autores antigos. 

A segunda forma diz respeito a natureza da estrela, associada ao planeta (as) que a regem. Continuando com o estudo de Formalhaut, que é da natureza de Vênus e Mercúrio, teríamos a seguinte situação; a atuação desta estrela na carta combinaria as qualidades destes dois planetas naquilo que eles significam como um todo. Podendo indicar um aspecto servil e nobre quanto as práticas religiosas, mas também um amor pelo que é jovial, artístico e descontraído. Essa técnica era muito abordada por astrólogos como Ptolomeu e Firmicus. 

A leitura mítica seria uma terceira forma de interpretação dos significados das estrelas que são apresentadas em dois tipos: mito clássico que está associado à constelação e não a estrela propriamente. E o mito como um arquétipo daquilo que se pretende apresentar ou superar de acordo com o que se sabe sobre aquela estrela. É muito comum ler que Algol nos ensina sobre o poder da obediência e o que injustiça pode gerar em nossas vidas quando nos calamos. É claro que essa última leitura não faz qualquer sentido e nem ao menos pode ser tão profunda quanto a interpretação mitológica associada a cada constelação. Por exemplo pessoas que tem Algol em evidência na carta podem lidar com muitos revezes em sua vida sim e até podem ser destruídos por seus inimigos, mas também podem ser pessoas reconhecidas pelos males que causam. Tudo depende do conjunto do mapa e de como um destes aspecto do mito se eleva na vida do nativo. 

Qual o melhor? É escolha do nativo, mas saber e dominar cada um destes passos e saber quando e porque usar qualquer um deles é dever do astrólogo. Tenho preferencia pelos mitos, mas também pelos eventos das estrelas. Quase não uso sua natureza em minhas interpretações. 

Só achei essa imagem das constelações para o post.



O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...