domingo, 4 de janeiro de 2026

Passagem de Saturno por Áries.

 Saturno em Áries. 

Parte I de III. 


"Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir". George Orwell. 


Ele transita em Áries de 25/05/2025 a 02/09/2025. Depois retorna a Peixes onde fica até 15/02/2026, quando entra definitivamente em Áries onde permanece até 14/04/2028. Fica retrógrado em 27/07/2026 direto em 11/11/2026. Retrógrado novamente em 10/08/2027 até 24/11/2027. 

O retorno de Saturno não é um bicho de sete cabeças e não representa nenhum salto evolutivo. Ele apenas retorna para cumprir suas promessas natais que dependem de seu estado na carta e de seus significados. Por exemplo, se ele é regente da casa 11 de seu mapa e está em Áries, você pode sentir os feitos de Saturno sobre seus amigos, suas esperanças, seus benefícios e salário. Também pode indicar um tempo de envolvimento com questões governamentais e uma certa preocupação com o futuro. Tudo depende de como ele está em sua carta. Nosso texto falará sobre o trânsito de Saturno a nível coletivo já que ele é um planeta social. Vamos a leitura. 

Saturno abandona as águas abissais piscianas e adentra o calor revigorante de Áries onde Saturno tem sua queda, mas consegue se refazer, pois entra num signo masculino e que lhe concede força na triplicidade colérica que ele recebe quando está no domicílio de Marte.

Saturno é um planeta velho e lento que agora ingressa num signo jovem e agitado que lhe conferirá mais secura, vez que Saturno é Frio e Seco e Áries e Quente e Seco. Com esta qualidade em excesso ele torna-se mais resistente, inexorável, impermeável e rígido, podendo manifestar seu lado mais severo e autoritário. Da mesma forma, Saturno neste local deseja ordenar as coisas e refazer a ordem de tudo. Será mais intransigente, célere e incansável. Podemos esperar o inimaginável e o chocante com este trânsito onde nada fica no lugar e tudo será cortado, mastigado e engolido. 

Ninurta é o Deus assírio / babilônico e sumério das armas e da agricultura. Era o Deus que trazia o caos para reordenar as coisas e poderia ser destrutivo, mas sempre visava o bem maior. Saturno era o planeta associado a este Deus do início do outono e do fim do verão. E podemos esperar que Saturno vai acabar com a primavera de muita gente (líderes mundiais) e poderá alagar a sociedade para que ela se regule, pois convenhamos que algo de errado não está certo. Mas calma, Saturno favorece renovações, mudanças necessárias e profundas e destruição do que queremos consertar, mesmo que o concerto seja uma esperança tola. Aqui em Áries Saturno será duro, mas competente. E podemos esperar alguma intolerância deste astro para com as picuinhas do entorno, mesmo que Áries seja um signo jovem e despreparo. Haverá medo de fazer o que temos que fazer, mas sentiremos a necessidade de sair da estagnação já que o antagonismo é típico deste posicionamento. Saturno velho X Áries novo. Fazer ou não fazer? Esperar ou estourar? Pegar ou largar? Dicotomias como essas são esperadas em nós mesmos e nas escolhas que serão apresentadas para todos.

Em sua queda Saturno perde seus contornos mais clássicos como paralisia, fixidez e inflexibilidade e torna-se mais inconstante e displicente, nem tão cauteloso ou pragmático. É mais rebelde, impulsivo e até mais autoritário e isso percebemos logo de cara quando ele dá uma olhadinha para os chifres do carneiro. Haverá uma postura mais exigente para nós e para todos do entorno. Sobretudo para aqueles em posição de poder que se sentiram mais fortes, já que, Saturno em Áries favorece o fortalecimento dos líderes, mas também lhes tira o senso de justiça e tudo não passa de poder pelo poder ou de poder pela minha vontade. Todos querem mostrar eficiência e aqueles despreparados serão devorados. As novidades são consequências de atos impensados que, para bem ou para mal, vão mudar o cenário de muita coisa. É o Saturno do antagonismo. A flecha de hoje atinge o alvo depois de amanhã. Claro que as reviravoltas e as crises pessoais e governamentais são maiores durante esse trânsito, mas também são as resoluções de problemas antigos e a finalização de muita coisa que até então estava estabelecida. Acordos são rompidos e novos são formados e de fato, muita coisa nova e chocante vem átona, assim como muitas coisas maluca e até sádica pesa sobre nós. Tiranos se revelam a cada canto, mas homens com outra visão de mundo surgem. Aqueles que esperam algo de novo para o mundo podem enfim ver o nascimento de novos segmentos intelectuais e artísticos por aí. Infelizmente a mortalidade e os acidentes são um outro ponto deste trânsito que são em sua maioria causados pelo despreparo, pelo egoísmo e pela imprudência. A violência infelizmente tende a crescer com este trânsito. Na natureza a atenção deve estar dirigida aos vulcões, quedas de altura, atentados terrorista, blecautes, cortes de insumos e incêndios. 

Invenções são aceleradas também e há uma certa necessidade de mudar as coisas de lugar. Por isso haverá rompimentos de tratados e criação de novos pactos internacionais. Alianças e movimentos são criados e surgem novos líderes e figuras notórias por todo globo. Há um certo protagonismo entre os mais novos e as figuras masculinas. E por falar em figuras masculinas, Saturno estará no exílio de Vênus que marca um tempo mais seco para as relações e amores passageiros, mas também me chama atenção para a violência e a intolerância para com o feminino e as mulheres. Novas lideranças surgem e o espírito inovador e apaixonado brota no coração de todos nós. Há uma certa renovação nas crenças, mas também há uma impaciência para coisas todas como ultrapassadas. É por isso que nada se mantém por muito tempo quando Saturno está em Áries. Mas aquelas sementes que são bem plantadas duram uma eternidade. Tudo depende do efeito que aquilo causa, pois todos estão mais superficiais e um tanto insensíveis para as coisas e por isso buscam resultados fugazes em tudo. Saturno está na exaltação do Sol e por isso tudo está mais voltado para o eu e para a demonstração de poder. Mas somente aquele que tem alguma razão de ser, já que não adiantará de nada dizer que pode fazer algo sem uma base que lhe sustente. 

Já no começo de seu trânsito em Áries, Saturno fica conjunto a Scheat, uma estrela bem complicada que promete todo tipo de rompimento com tudo. Então não estranhe se no começo deste trânsito tudo aparecer de cabeça para baixo. Depois ele encontra-se com Passeio, uma estrela de mal genio e da natureza de Marte que aumenta o lado mais competitivo e belicoso de Marte. Os perigos que alertei acima tornam-se mais notáveis durante este trânsito que felizmente, dura pouco. Por último ele se encontra com Deneb Kaitos, uma estrela de natureza Saturnina totalmente voltada para nós e ações próprias que podem ser negativas. Tais quais a preguiça, a autodestruição e nervosismo. É uma estrela que predispõe a um estado físico mais doente e debilitado, assim como indicará mais propensão a perdas de todo gênero. Isso no aspecto COLETIVO, já que não carta tudo implica o onde, como e com quem esse Saturno em Áries conversará em sua carta. Mas para todos nós, podemos esperar um momento bem peculiar e agitado para o ingresso deste astro na quente casa ariana. 


Continua no próximo texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...