domingo, 4 de janeiro de 2026

Estudo de caso: Edu Guedes.

 Edu Guedes e sua triste doença. 

Edu Guedes nasceu em 18 de maio de 1974 e se encontra com um grave câncer de pâncreas que pode lhe custar a vida! É por isso que fui investigar tais condições em sua vida. 

Tive que retificar seu mapa e o horário aproximado de nascimento para as 09:36 da manhã no horário de Brasília na cidade de São Paulo. Com este horário, seu falecimento ainda está a tempos de acontecer, mas não o tempo das crises que será pior agora com a ativação de Júpiter em sua carta que não é tão bom para ele quanto o esperado. Atualmente este está ativo pela Firdaria e se encontra na casa 1 sendo regente da casa 6 e da 9. Podemos esperar que ele faça um tratamento fora do país e que também seja um tratamento longo e que sim, possa recuperar-se mesmo que brevemente uma vez que ele esta prestes a viver uma quadrstura do Lote da Fortuna a ele mesmo e Saturno na casa 10 em quadratura a seu Saturno natal. Tudo isso ativa um lo go e difícil período de crises para ele, que sofre com o câncer de pâncreas, um dos órgãos da região do abdômen associado à bílis negra e a Saturno, mas por ser um órgão grande é também regido por Júpiter e está localizada na casa 4 no diagrama do corpo e das casas e curiosamente, ele está com a casa 4 ativada neste ano na regência de Vênus, um planeta para lá de complicado em sua carta. 

Este ano, a revolução solar dele é bastante desafiadora e bem negativa para ele que está numa época de mudanças gerais em sua vida, uma vez que o lote da Fortuna será liberado e haverá a mudança das triplicidades em sua carta e tudo isso contribui para uma fase ruim para ele no todo. Reparem no mapa dois onde Júpiter desempenha um papel mais complicado em sua carta, uma vez que traz a doença para si neste primeiro momento de crises em sua vida. Ao passar por 2025, ele terá até o ano de 2032 desafios para ele que enfrentará uma época de doenças e dificuldades maiores a saúde sendo o ano de 2025 e o ano de 2027 e 2031 os anos cruciais para si. Por ser Júpiter o causador disto tudo, há alguma esperança de melhoria, mas tendo ele os dois maléficos angulares, há que se temer pela vida que é bem sensível neste anos que correrão. 

Força a ele e sua família!





Magia e a astrologia.

 Uma das coisas que meus alunos do ano que vem vão aprender é a importância das imagens planetárias. Pois elas estão ligadas essencialmente ao princípio mágico da correspondência material, ou seja o que está nas céus pode ser espelhado na terra. 

Mas porque isso? Porque é necessário trazer para a terra o que está no céu e para isso precisamos "pegar" símbolos que irão transmitir o poder do astros aqui na Terra. Veja Vênus como exemplo. 

Sendo Vênus uma energia que tem forma, cores e poderes, sua imagem pretende se equiparar a ela e infundir no magista sua presença e semelhança. 

A cada um dos 7 planetas clássicos foi atribuído 3 a 4 imagens próprias que representam suas formas, forças e seus significados de maneira elementar, unindo princípios alquímicos e sagrados. O poder dos símbolos é tal, que apenas invocar qualquer destes selos planetários em papel, pedra ou metal já causa grande movimentação dos poderes dos astros em nossa vida. E mais ainda quando o consagramos. 

Segue abaixo um dos selos/imagens de Vênus projetada.

Ótima sexta pessoal.




Meses e sua importância mitológica para a astrologia.

 Janeiro. 

Sobre este mês existem várias questões a serem analisadas. Primeiro: Janeiro é o primeiro mês do ano astronômico, mas não do ano astrológico que para muitas culturas antes de Roma, havia regido as datas e acontecimentos para os povos. Quando isso foi superado, houveram questões como o ano solar e o calendário lunar, mas o passo do Sol real como pontos a serem analisados para o começo real do ano, e janeiro sempre esteve neste local de renovação, sobretudo numerológico. Segundo: Janeiro sempre esteve associado a uma época de pouca produtividade, mas uma época transitória e por essa razão ele encabeça o recomeço do percurso solar em torno de si mesmo, mas não de sua renovação energética. E aqui há a terceira questão a ser analisada: Janeiro é um mês de preparação e não um mês de execução, já que este mês marca a mudança interna que deve ser feita para o próximo ciclo que vem em Março. Sendo assim, até mesmo os deuses de janeiro estão de alguma forma associados a uma mudança de postura e visão de mundo, mas não uma época para decidir nada. 

Janus que dá nome ao mês é o Deus romano biforme que representa em si mesmo as mudanças constantes que existem em nós que influenciam nossas escolhas e realizações. Mudar uma postura mudaria tudo? Janus responde a isso. Mas as Moiras eram as senhoras do dia 1° de janeiro. Dia dois era o dia de Innana na Suméria. E o dia seis era dedicado a Morringan para os celtas. Dia 3 no Egito era entregue a Isis em sua faceta mais abrangente como senhora da Lua, mãe do Sol e das estrelas. E já no dia 8, era celebrado em Roma o Justitia, dedicado a deusa da justiça. 12 era o dia de vários pequenos deuses do lar e da casa na Europa ocidental enquanto no dia 17 na Grécia era celebrado o dia de Atenas guerreira. 23 de janeiro no Egito era dedicado a Hathor, deusa lunar egípcia e irmã de Ísis. No dia 26 era dia de celebrar Cernunnos, o deus da fertilidade celta e um dos deuses de maior importância neste panteão. Dia 27 era dedicado a senhoras dos grãos e da colheita: Deméter, Cibele e Gaia. E no dia 30 de janeiro em Roma era celebrado o dia sua Pax em honra das deusas Pax e Salus. 

Sobre os festivais e adorações mais frequentes de janeiro, temos o mês de maior honra ao culto da Lua e suas fases pois este era o mês de alto inverno e as fases da Lua eram cruciais para medir o tempo do plantio futuro e também o calendário lunar era erigido em janeiro na maioria das culturas antigas, pois era o momento de medir os estoques de alimentos, a possibilidade de colheita e do abate da carne. Não é atoa que janeiro foi incomodado por milênios de cultura a ideia de organização para o ano e preparo. Neste 2026, contaremos com uma Lua cheia muito poderosa em câncer conjunta a Júpiter já no dia 3 de janeiro e devemos colocar a mão na massa neste dia! Será um bom momento para rituais, para práticas espirituais e principalmente para se abrir para novas possibilidades de fundo espiritual em sua vida. Mas também é um dia para se organizar, lançar coisas, projetar e se preparar para o que quer fazer. Uma boa herança que herdamos dos nossos ancestrais. 

É curioso notar que Dezembro é um mês paternalista enquanto janeiro é um mês mais maternal e dedicado ao cuidado, a introspecção, a análise, planejamento e busca por tranquilidade interior. 

Aproveite este mês para se preparar! Faça sim seus planos e os torne possíveis! 


Um ótimo novo ano para todos!


Divagando

 2026 vai ser um ano fácil ou difícil? 

Responder a essa pergunta é bem complicado, pois as previsões são mais certas quando feitas para mapas individuais, já que mesmo as previsões globais irão atingir cada um de uma forma. Então não posso afirmar que 2026 sera hom ou ruim e na verdade, isso não existe, pois veja na pandemia, no ano de 2020. Foi um dos melhores anos da minha vida e de minha família. Para muitas pessoas foi péssimo e todos os astrólogos focavam em dizer que seria um ano pesado, mas para mim não foi mesmo! Assim como para os que estavam mais próximos de mim. Todos tivemos anos ótimos. Mas quando chegou em 24, todos tivemos um ano péssimo enquanto todos falavam de um ano de progresso. Mas não meço isso apenas por mim e os meus, mas pelas análises gerais que acompanho. Para muitos, o ano de 26 têm se mostrado nas previsões como um ano difícil para dinheiro mas ótimo para as relações. Isso para uns 55% dos mapas que fiz, pois para outros 45% estão com um ano péssimo para amor e péssimo para a saúde, mas ótimo para trabalho e para viagens. 

Estão vendo como essa pergunta não tem uma resposta certa?! Por isso afirmo, 2026 será o que tiver que ser. Seja bom seja ruim. Pois mesmo um ano que comece difícil pode ser tornar benéfico.


Foi pensando nisso que eu elaborei o serviço de leitura mensal no valor de R$ 35,00 ou então o serviço PDF com apenas os trânsitos diários das efemérides sobre seu mapa Natal no valor de R$ 150,00. Caso queira, me envie uma mensagem para agendarmos pois tenho um limite de 8 vagas por mês.

Estudo de caso: Hyleg e o tempo de vida.

 Brigitte Bardot

Hoje a musa do penteado que leva seu nome, faleceu aos 91 anos. Brigitte Bardot marcou os anos 60 e 70 como uma estrela francesa da beleza e do estilo de vida pop. Era muito querida e nos deixa meses após seu último aniversário em 28 de setembro. Por essa razão, calculei seus anos de vida e cheguei a seguinte resultado: 

Sol é seu Hyleg. Saturno seu Alcocoden. Vênus não é bom para isso. Com isso, Saturno sendo seu doador dos anos e recebendo bons aspectos de Júpiter e Mercúrio indicaram ao todo 95,5 anos para ela que faleceu aos seus 91 anos, mas Marte um maléfico essencial retirou dela 1,3 anos o lhe deixava com 94 anos e 2 meses. Ou seja, ela ainda contava com 2,7 anos totais dados por sua carta, porém ela faleceu antes. Por isso analisei se este era um ano e um momento de crises e através de seu mapa de revolução solar, vemos o porquê disso. Primeiro: ela estava num ano de casa 8 ativada com o regente da casa 1, Júpiter na casa 8 exaltado. Segundo: em sua carta de revolução solar deste ano, Lua regente da casa 8 estava na casa 1 em recepção a Júpiter. Isso favoreceu que os temas da morte se elevassem em sua vida. Terceiro: seu lote da Fortuna estava em seus anos de Capricórnio numa liberação anual para Câncer no último dia 3 de janeiro 2025, o que também enfraquecia sua saúde e vitalidade. Ela faleceu após uma intensa Lua nova na casa 1 oposta a sua Lua na casa 7 neste ano regido pela Lua e suas fases. Ou seja, este de fato era um ano de crises para ela que já estava em seus anos finais e contou com um mal trânsito do regente da casa 1 na casa 8. 


Espero que ela descanse bem e em paz. 

Abaixo o mapa dela disponível no astroseek.com.








Passagem de Saturno por Áries.

 Saturno em Áries. 

Parte Final. 


Saturno entrará novamente Áries neste 15 de fevereiro de 2026 e marcará o retorno de seus temas para aqueles que nasceram com Saturno em Áries enquanto marcará coletivamente o mundo com sua passagem por este signo que é sua queda e triplicidade. 

Podemos esperar um trânsito tenso, pois Saturno está a cargo de Marte e portanto tornasse mais autoritário, violento e impaciente. Então podemos esperar um trânsito dado a situações coletivas que indicam violência, impaciência e maus modos como grosserias desnecessárias, pessoas mais sem tato para situações delicadas e alguma brusquidão nas relações coletivas. Enquanto podemos nos ver mais autoritários, intransigente e um tanto impositivos. Mas a queda de um astro tão grande indica quedas de muitos grandes por aí e neste lado é bom que qualquer um com poderes tenha cuidado com como irá dirigir seus assuntos, pois a queda virá tão logo quanto o poder. 

A natureza também sente este impacto sendo Saturno senhor do tempo, da agricultura e do controle das estações pelo tempo. Sendo assim, podemos ver que as temperaturas serão atingidas, assim como a produtividade alimentar que de un lado aumenta, mas de outro enfrentará dificuldades. Aos agricultores, atenção a pragas, secas e problemas de mercado. Também podemos esperar muitos terremotos, tempestades torrenciais, maremotos e muitas quedas nos recursos naturais de uso humano como eletricidade e gás. Podemos ter alguns sérios problemas com isso bem como na conectividade em geral. Cortes e quedas são carro chefe deste Saturno de natureza mais cortante. 

Áries também é o domínio do Sol que se exalta por aqui. Saturno vai de encontro aos líderes, aos governos e as estruturas de poder. Qualquer país e principalmente aqueles com Saturno em seus mapas em ângulo na entrada do sol em Áries na virada do ano novo, poderá enfrentar greves, rupturas de poder, invasão fronteiriça e até mesmo catástrofes naturais. Mas aqueles que são párias sociais podem alcançar grandes cargos e mesmo os rebeldes podem encontrar aclamação entre todos. Porém, nada que é feito com Saturno em Áries dura para sempre no contexto social. Mas indicam de alguma forma um novo ciclo coletivo. 

Este signo também é o exílio de Vênus que acompanha Saturno em um local de seu desconforto e sobre essa ótica pouco convencional para ser explorada, sinto-me muito apreensiva em perceber que a violência contra o feminino vai aumentar! Assim como os rompimentos amorosos e a promiscuidade. De certa forma, Saturno tira um pouco o brilho das relações conjugais, mas abre as portas para o sexo por sexo e o prazer pelo prazer sem compromisso. Isso porque as pessoas tendem a verem mais a si e suas necessidades do que as necessidades do outro. Artes, prazeres e diversão torna-se uma busca, mas nada parece satisfazer-nos! Mas isso é bom, porque novos hobbies, hábitos, prazeres, atividades intelectuais e até novas conexões e amizade podem surgir em virtude disto. Mas saibam que as relações tendem a frivolidade. 

Contudo, Áries também é um poder para Saturno e por isso ele não ficará nas sombras dos acontecimentos, já que ele promete uma busca maior por coisas novas, por liberdade, por conquistas mais sólidas, por acreditar em novas coisas, por ser do contra e tudo bem, por se expor mais, por ser mais o que quer ser sem medo, por se impor mais e até ter mais coragem. Mas ele não fará isso sem antes mostrar muitos medos, vergonhas, incertezas, tolimentos, descrença e desilusão. Afinal, ele é mau por natureza e não dá nada que você não tenha que conquistar. 

No campo social haverão novas descobertas tecnológicas, novas terras e novas armas podem surgir, assim como novidades de mercado e de relações mercantis, principalmente envolvendo agricultura e pecuária. Em sociedade vejo com bons olhos revoltas populares e rupturas. O mundo estático numa só ideologia ou noutra pode nos deixar submissos aos governantes que nunca querem nada para nos, mas para seus projetos. Espero ver mais deste lado de Saturno em Áries. Vejo muitas reviravoltas sim, mas também uma tendência mais militar e ordenadora para o mundo que também refletem uma busca maior por independência entre os países que podem abandonar acordos, desfazer concelhos internacionais e até se excluir de algumas organizações sim. Não estranhem se um ou outro país romper com os demais. A busca por autenticidade, liberdade e glória pessoal ou nacional estão aí para todos buscarem com Saturno em Áries que ficará neste signo até 15 de abril de 2028. Então se preparem para uma longa temporada de Saturno na cabeça do carneiro. 

Ótimo trânsito a todos! 

Quem quiser uma análise do retorno de Saturno, fale comigo pois ofereço uma leitura desde trânsito em específico que será entregue em 15 de fevereiro via link. Valor será de R$ 186,00. Pagamento no pix, boleto ou cartão.

Passagem de Saturno por Áries.

 Saturno em Áries. 

Parte II de III. 


É melhor reinar no inferno do que servir no céu. 

John Milton


Ele transita em Áries de 25/05/2025 a 02/09/2025. Depois retorna a Peixes onde fica até 15/02/2026, quando entra definitivamente em Áries onde permanece até 14/04/2028. Fica retrógrado em 27/07/2026 direto em 11/11/2026. Retrógrado novamente em 10/08/2027 até 24/11/2027. 

Vou identificar a condição de Saturno em Áries pela perspectiva da astrologia tradicional na astrologia mundana segundo Guido Bonatti. É curioso que ele determine o posicionamento dentro das revoluções solares, mas percebo que, após analisar muitos ingressos de Saturno nos signos antes da revoluções solares, temos certa coesão sobre os temas que Saturno significa nos signos. É por isso que trago sua visão e análise aqui hoje.


“Se Saturno fosse o Senhor do Ano, e estivesse em Áries ou sua triplicidade, isso significa a severidade dos assuntos de homens grandes e nobres, que estão nas partes orientais; mas principalmente em Áries."


De onde se ele estivesse em Áries, ele significa uma multidão de ventos, e a morte de mulheres de oração, ou daquelas pertencentes à religião, e isso nas áreas específicas no oriente médio, mas também a escassez de provisões de vinho e manteiga, e até mesmo de óleos e gorduras. De fato, se ele fosse impedido, isso significaria uma multidão de ladrões e cortadores de estradas, e muitas tribulações na revolução. E se ele fosse o único significador, e fosse cadente do Ascendente, não aspectando-o, e ele fosse direto, isso significa que o impedimento e a angústia entrarão sobre os nobres.


E Abū Ma’shar disse que se ele estivesse retrógrado, ele destruiria as casas de substâncias e seus cofres; e mais severamente se ele recebesse a disposição de Marte, porque então isso significa frio severo e a morte de animais, além do que ele disse sobre batalhas e guerras. Se, no entanto, ele não aspectasse Marte, o frio do inverno seria severo, de acordo com a disposição da região, e os animais morreriam nele. E ele disse que se ele não estivesse retrógrado, isso significaria que haveria contenda entre aqueles que fazem negócios juntos, e pilhagem, e maldade, e mais fortemente se Marte o aspectasse de um ângulo. Se, no entanto, ele o aspectasse de uma casa cadente, o impedimento seria diminuído, ou melhor, seria praticamente totalmente abolido.

.

E Māshā’allāh disse que se Saturno estivesse direto em um ângulo, isso significa muitas chuvas, e as contendas dos ricos; e mais fortemente, se ele recebesse o governo de Marte e sua força — pois isso significa então que os rústicos ou pessoas comuns lutarão com o rei. E se ele fosse retrógrado, a condição dos homens seria sobrecarregada. E ele disse que se Saturno recebesse a disposição de Marte e da Lua ao mesmo tempo, isso significaria frio severo e a morte de animais, guerras e batalhas.”

 

Há aqui um tom saturnino que vem de encontro ao que vemos se formar no mundo atual: guerras, contendas, revoltas sociais, crises econômicas, graves e problemas climáticos. Serão efeitos que Saturno poderá dispor durante seu retorno em Áries mas não necessariamente de maneira maluca ou desenfreada. Apenas na revolução solar de 2028 vemos algum caos mais forte para o mundo, mas durante o tempo de Saturno em Áries teremos um rebuliço civil e no mundo da política!

 

Agora vamos ver o trânsito de Saturno em Áries pelas casas. 


Noções gerais. Astrologia tradicional. PS: nada do que está descrito aqui é determinante, pois é necessário uma leitura mais completa dentro do seu mapa natal. NÃO LEVE AO PÉ DA LETRA. São temas gerais dos temas que Saturno possa representar. 


Saturno para quem tem casa 1 em Áries: Corpo físico, mental e motivações em destaque. Há maior cansaço físico e esgotamento mental e sim, é importante cuidar da saúde, mas principalmente é importante cuidar das vontades e dos desejos que podem sim ficar mexidos. A relação com pessoas de autoridade e amizades também serão abaladas de alguma forma, assim como o repertório profissional, principalmente no que toca às mudanças de emprego ou carreira. 


Saturno na casa 2 para quem tem o ASC em Peixes. As finanças vão oscilar num primeiro momento e depois podem mostrar algum declínio ou diminuição de riquezas , mas outras fontes de recursos podem ser obtidas também. Alimentação e tratamentos podem ser alvo de reavaliação ou de alguma dificuldade.


Saturno na casa 3 para quem tem o ASC em Aquário. Viagens, mudanças, foco em irmãos, família próxima e papeladas são o alvo deste trânsito que poderá marcar um período agitado e focado na rotina e no dia a dia. Assim como nos estudos e nessas relações mais próximas. 


Saturno na casa 4 para quem tem o ASC em Capricórnio. Despesas com o lar, assuntos do passado, foco em reformas, mudanças, atenção à figura do pai e família no geral serão o foco deste novo momento que também é marcado por finalização de muitas coisas e até algum investimento para a velhice ou para comprar coisas mais definitivas como um carro ou lote. 


Saturno na casa 5 para quem tem o ASC em Sagitário. Os temas das diversões e dos romances entram em foco e podem mostrar alguma dificuldade e inquietação nesta área. Gastos com filhos ou preocupação com os mesmos é esperada, assim como atenção a hobbys e a diversão e até a documentos e ofícios junto a embaixadas. 


Saturno na casa 6 para quem tem o ASC em Escorpião. Há sim alguma preocupação com a saúde de familiares e a sua própria, mas também imprevistos e coisas da rotina sendo bem desgastantes além de obrigações difíceis e pesadas sobre você. Atenção a contratação de serviços e de empregados. Essa área poderá dar um pouco de dor de cabeça, assim como animais de estimação. 


Saturno na casa 7 para quem tem o ASC em Libra. Nesta posição devemos estar atentos a questões de justiça, batalhas, dificuldades com terceiros, casamento e importunação envolvendo terceiros. Maior facilidade de entrar em embates e também de precisar se desfazer de alguns contratos como aluguel. Também é bom saber que processos podem andar e ofícios podem começar ou terminar. Mudança de casa pode acontecer também. 


Saturno na casa 8 para quem tem o ASC em Virgem. Heranças, dívidas e problemas nas despesas dos parceiros são um foco. Por outro lado, tratamentos e cuidados de doenças e problemas burocráticos como multas são o foco deste trânsito. É importante cuidar da saúde emocional durante essa fase, bem como dar certo foco nas despesas. 


Saturno na casa 9 para quem tem o ASC em Leão.Maior indício de mudanças para lugares longínquos ou fora do país são o tópico, bem como formação e estudos que podem ou ser iniciados ou paralisados. Também é um momento de procurar tratamentos e se consultar com conselheiros e especialistas. Mas a fé e a relação com a espiritualidade pode entrar em choque ou em processo de revisão. 

 

Saturno na casa 10 para quem tem o ASC em Câncer. Muita atenção às crises na carreira e a dificuldades de se relacionar com pessoas do entorno profissional. Além de tudo poderá ser indicado alguma apatia ou crise profissional ou ainda a forte necessidade de se remodelar profissionalmente. A família do parceiro pode precisar de alguma atenção ou ainda dar um pouco de trabalho. 


Saturno na casa 11 para quem tem o ASC em Gêmeos. Salário pode ser um alvo de crises ou de necessidade de se aplicar a uma nova fonte de renda. Processos envolvendo burocracias governamentais e justiça podem ser iniciados, além de novos trabalhos e explorar outras fontes de recursos.  


Saturno na casa 12 para quem tem o ASC em Touro. Colocando a casa 9 e a 10 em evidência temos um período que remontam sim a preocupações com o trabalho mas mais mesmo com o ambiente ou com o tipo de trabalho em si. Sonhos e conexão com o mundo espiritual serão alvo de certo afastamento e inconstância. Mas podemos perceber que é um momento em que o nativo precisa se cuidar espiritualmente. 


Reforçando, estes são aspectos gerais e como Saturno é um maléfico, sempre pensamos em alguma confusão envolvendo ele, mas tudo depende de como ele está posicionado em sua carta. 

 

Continua no próximo texto.

Passagem de Saturno por Áries.

 Saturno em Áries. 

Parte I de III. 


"Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir". George Orwell. 


Ele transita em Áries de 25/05/2025 a 02/09/2025. Depois retorna a Peixes onde fica até 15/02/2026, quando entra definitivamente em Áries onde permanece até 14/04/2028. Fica retrógrado em 27/07/2026 direto em 11/11/2026. Retrógrado novamente em 10/08/2027 até 24/11/2027. 

O retorno de Saturno não é um bicho de sete cabeças e não representa nenhum salto evolutivo. Ele apenas retorna para cumprir suas promessas natais que dependem de seu estado na carta e de seus significados. Por exemplo, se ele é regente da casa 11 de seu mapa e está em Áries, você pode sentir os feitos de Saturno sobre seus amigos, suas esperanças, seus benefícios e salário. Também pode indicar um tempo de envolvimento com questões governamentais e uma certa preocupação com o futuro. Tudo depende de como ele está em sua carta. Nosso texto falará sobre o trânsito de Saturno a nível coletivo já que ele é um planeta social. Vamos a leitura. 

Saturno abandona as águas abissais piscianas e adentra o calor revigorante de Áries onde Saturno tem sua queda, mas consegue se refazer, pois entra num signo masculino e que lhe concede força na triplicidade colérica que ele recebe quando está no domicílio de Marte.

Saturno é um planeta velho e lento que agora ingressa num signo jovem e agitado que lhe conferirá mais secura, vez que Saturno é Frio e Seco e Áries e Quente e Seco. Com esta qualidade em excesso ele torna-se mais resistente, inexorável, impermeável e rígido, podendo manifestar seu lado mais severo e autoritário. Da mesma forma, Saturno neste local deseja ordenar as coisas e refazer a ordem de tudo. Será mais intransigente, célere e incansável. Podemos esperar o inimaginável e o chocante com este trânsito onde nada fica no lugar e tudo será cortado, mastigado e engolido. 

Ninurta é o Deus assírio / babilônico e sumério das armas e da agricultura. Era o Deus que trazia o caos para reordenar as coisas e poderia ser destrutivo, mas sempre visava o bem maior. Saturno era o planeta associado a este Deus do início do outono e do fim do verão. E podemos esperar que Saturno vai acabar com a primavera de muita gente (líderes mundiais) e poderá alagar a sociedade para que ela se regule, pois convenhamos que algo de errado não está certo. Mas calma, Saturno favorece renovações, mudanças necessárias e profundas e destruição do que queremos consertar, mesmo que o concerto seja uma esperança tola. Aqui em Áries Saturno será duro, mas competente. E podemos esperar alguma intolerância deste astro para com as picuinhas do entorno, mesmo que Áries seja um signo jovem e despreparo. Haverá medo de fazer o que temos que fazer, mas sentiremos a necessidade de sair da estagnação já que o antagonismo é típico deste posicionamento. Saturno velho X Áries novo. Fazer ou não fazer? Esperar ou estourar? Pegar ou largar? Dicotomias como essas são esperadas em nós mesmos e nas escolhas que serão apresentadas para todos.

Em sua queda Saturno perde seus contornos mais clássicos como paralisia, fixidez e inflexibilidade e torna-se mais inconstante e displicente, nem tão cauteloso ou pragmático. É mais rebelde, impulsivo e até mais autoritário e isso percebemos logo de cara quando ele dá uma olhadinha para os chifres do carneiro. Haverá uma postura mais exigente para nós e para todos do entorno. Sobretudo para aqueles em posição de poder que se sentiram mais fortes, já que, Saturno em Áries favorece o fortalecimento dos líderes, mas também lhes tira o senso de justiça e tudo não passa de poder pelo poder ou de poder pela minha vontade. Todos querem mostrar eficiência e aqueles despreparados serão devorados. As novidades são consequências de atos impensados que, para bem ou para mal, vão mudar o cenário de muita coisa. É o Saturno do antagonismo. A flecha de hoje atinge o alvo depois de amanhã. Claro que as reviravoltas e as crises pessoais e governamentais são maiores durante esse trânsito, mas também são as resoluções de problemas antigos e a finalização de muita coisa que até então estava estabelecida. Acordos são rompidos e novos são formados e de fato, muita coisa nova e chocante vem átona, assim como muitas coisas maluca e até sádica pesa sobre nós. Tiranos se revelam a cada canto, mas homens com outra visão de mundo surgem. Aqueles que esperam algo de novo para o mundo podem enfim ver o nascimento de novos segmentos intelectuais e artísticos por aí. Infelizmente a mortalidade e os acidentes são um outro ponto deste trânsito que são em sua maioria causados pelo despreparo, pelo egoísmo e pela imprudência. A violência infelizmente tende a crescer com este trânsito. Na natureza a atenção deve estar dirigida aos vulcões, quedas de altura, atentados terrorista, blecautes, cortes de insumos e incêndios. 

Invenções são aceleradas também e há uma certa necessidade de mudar as coisas de lugar. Por isso haverá rompimentos de tratados e criação de novos pactos internacionais. Alianças e movimentos são criados e surgem novos líderes e figuras notórias por todo globo. Há um certo protagonismo entre os mais novos e as figuras masculinas. E por falar em figuras masculinas, Saturno estará no exílio de Vênus que marca um tempo mais seco para as relações e amores passageiros, mas também me chama atenção para a violência e a intolerância para com o feminino e as mulheres. Novas lideranças surgem e o espírito inovador e apaixonado brota no coração de todos nós. Há uma certa renovação nas crenças, mas também há uma impaciência para coisas todas como ultrapassadas. É por isso que nada se mantém por muito tempo quando Saturno está em Áries. Mas aquelas sementes que são bem plantadas duram uma eternidade. Tudo depende do efeito que aquilo causa, pois todos estão mais superficiais e um tanto insensíveis para as coisas e por isso buscam resultados fugazes em tudo. Saturno está na exaltação do Sol e por isso tudo está mais voltado para o eu e para a demonstração de poder. Mas somente aquele que tem alguma razão de ser, já que não adiantará de nada dizer que pode fazer algo sem uma base que lhe sustente. 

Já no começo de seu trânsito em Áries, Saturno fica conjunto a Scheat, uma estrela bem complicada que promete todo tipo de rompimento com tudo. Então não estranhe se no começo deste trânsito tudo aparecer de cabeça para baixo. Depois ele encontra-se com Passeio, uma estrela de mal genio e da natureza de Marte que aumenta o lado mais competitivo e belicoso de Marte. Os perigos que alertei acima tornam-se mais notáveis durante este trânsito que felizmente, dura pouco. Por último ele se encontra com Deneb Kaitos, uma estrela de natureza Saturnina totalmente voltada para nós e ações próprias que podem ser negativas. Tais quais a preguiça, a autodestruição e nervosismo. É uma estrela que predispõe a um estado físico mais doente e debilitado, assim como indicará mais propensão a perdas de todo gênero. Isso no aspecto COLETIVO, já que não carta tudo implica o onde, como e com quem esse Saturno em Áries conversará em sua carta. Mas para todos nós, podemos esperar um momento bem peculiar e agitado para o ingresso deste astro na quente casa ariana. 


Continua no próximo texto.


O que é zodíaco?

ESTE NÃO É UM TEXTO MEU. Estou repassando pois é o mais bem escrito que já li a autora nunca mais postou nada para lhe creditar os préstimos...